Uso o Twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez.
Muita gente comentou que não ia durar. Mas, em poucos anos, o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar.
Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez e transparência.
E com uma web cada vez mais acessada pelo celular, nada mais útil. Você pode estar na rua ou em trânsito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora.
Pode ser a trabalho ou para trocar mensagens rápidas, pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir.
O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.
É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas.
Portanto dá para tirar algumas dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação:
Menos é mais
Os 140 caracteres considerados limitados são mais do que suficientes para passar uma boa mensagem, chamada ou link. No Twitter simplicidade e objetividade são tudo. E criatividade cabe em qualquer embalagem.
As pessoas gostam de interagir
São milhares de tuitadas por segundo em todo mundo. Nossa necessidade de comunicação, falar e ouvir é a função básica da ferramenta. O Twitter trabalha bem também com outras mídias e redes, dinamizando redes, grupos e discussões.
Comunicação boa pode ser mensurada
É como se você gritasse na janela e pudesse sentir a intensidade do eco. Você pode medir com eficiência quem leu, quem retuitou, quem comentou, é uma comunicação instantânea, dinâmica e participativa.
Personalização na web tem seu valor
Ninguém é obrigado a seguir ninguém no Twitter. Cada um monta sua lista, são micro redes pessoais conforme o gosto e preferências. Saber formar seu público e listas é um trabalho diário, de grão em grão, que requer atenção e critérios. Quanto mais cuidado, mais valor terá.
Pequenos também têm voz
Você não precisa de uma grande estrutura para divulgar e fazer ações de mídia. Pequenas empresas, autônomos e organizações alternativas têm a oportunidade de fazer ações que podem ter grande impacto a custo mínimo. É a chance de testar também novas estratégias e ousar mais na comunicação.
Conteúdo e interação
Como tudo na web, para manter um público atento e cativo você tem que fornecer bom conteúdo e original, e com frequência. Trabalho de formiga, constante e diário.
E sempre abusar da interatividade, dialogando, respondendo sempre, provocando, deixando sempre um canal aberto.
O Twitter tem muito a ensinar sobre as tendências da web em cada momento.
Aprenda a traduzir estes movimentos e faça sua comunicação pegar carona nestas ondas. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Sua relevância no Twitter depende… de seus tweets
- Você procura milhões de fãs ou de promonautas?
- O valor do redator que sabe conversar na rede
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.
Roberto Tostes
Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.