Você já aprendeu a diferença entre sistemas de áudio e a importância de um som com qualidade para seu home theater, agora entenda a melhor localização e as diferenças entre caixas acústicas.
O impacto pretendido nas modernas trilhas sonoras do cinema, literalmente migradas para o ambiente doméstico, via áudio digital, só é possível ser alcançado pela qualidade e instalação corretas dos alto-falantes e caixas que compõem o sistema.
Tivemos uma primeira noção sobre a instalação em nossa matéria anterior, agora vamos entender com mais detalhes como configurar o seu ambiente para a melhor recepção do som.
O som digital no cinema, seja ele Dolby ou DTS, oferece uma miríade de possibilidades aos sonoplastas dos estúdios para a realização de efeitos especiais de áudio, mixagem e deslocamento do som, através do ambiente de audição.
Isto é possível nas recentes trilhas sonoras por causa do número de canais discretos e da maneira como esses canais são dispostos na sala de exibição e/ou no home theater.
Um diagrama sobre isso foi mostrado no artigo anterior, quando vimos a diferença entre sistemas de áudio 5.1, 6.1 e 7.1.
Basicamente, ele consiste de três canais frontais, formando o chamado “front stage”, dois ou três canais surround, formando o “surround soundfield”, e um subwoofer (o “.1” das trilhas sonoras).
Cada um desses canais exigiria, por causa das características das salas domésticas, de tipos de alto-falantes diferentes, para que o máximo rendimento possa ser obtido. Mas, antes de instalar, é bom saber um pouco sobre as características dos alto-falantes mais usados nas instalações de áudio.
Todo e qualquer alto-falante tem uma característica própria de dispersar a onda sonora. Fisicamente, o som é resultado da pressão das moléculas de ar, resultante do movimento de pistom, neste caso, de um cone, que serve de transdutor de um sinal elétrico, que alimenta o alto-falante. De acordo com a tecnologia usada para construir o alto-falante, ele pode ser basicamente os seguintes tipo de dispersão:
1 — Radiação direta: é o tipo mais comum de alto-falante e de caixa acústica. Ele dispersa o som para frente, em um ângulo que varia com o tipo de alto-falante e com o tipo de cone.
2 — Dipolares: caixas dipolares dispersam o som para frente e para trás, mas as duas ondas sonoras resultantes estão fora de fase uma em relação à outra.
3 — Bipolares: são quase idênticas às caixas dipolares, dispersando o som para frente e para trás, porém as duas ondas sonoras estão em fase uma com a outra, e na forma de um 8. A dispersão no caso pode ser lateral ou contra a parede, de acordo com as características de design e aplicação das caixas.
4 — Omnipolares: a grande vantagem da configuração omnipolar é que a dispersão se dá em praticamente todas as direções. O som é irradiado para frente, para trás e para os lados. A eficiência desta dispersão, entretanto, depende muito da maneira como a caixa omnipolar é desenhada. Por outro lado, as omnipolares têm aplicação em praticamente todas as instalações de áudio, irrespectivamente da sua colocação no ambiente.
Para aplicação em home theaters, várias combinações são possíveis. Idealmente, as caixas omnipolares, bipolares e dipolares devem ser preferidas, nesta ordem, para instalação e ajuste do campo sonoro surround (?surround soundfield?), por causa do aumento relativo de dispersão entre elas.
Caixas de radiação direta convencionais são adequadas para os canais frontais direito e esquerdo, mas não para o canal central. Neste tipo de caixa, dois alto-falantes para graves e médios (woofer/mid-range) são montados lateralmente a um alto-falante para agudos (tweeter), de forma a que a simetria entre os dois lados da caixa seja mantida.
Esta simetria é importante no canal central, para que haja uniformidade de dispersão, no palco imaginário (soundstage frontal) criado pelas três caixas da frente.
Em qualquer hipótese, a instalação de caixas pelo ambiente deve sempre levar em consideração que o som irradiado chega primeiro ao ouvinte, na proporção de 30% do som da fonte, seguido, com ligeiro retardo, de 70% do mesmo sinal, porém refletido nas paredes adjacentes, como mostra o seguinte diagrama:
O posicionamento de caixas acústicas próximo de paredes ou obstáculos deve ser evitado, sempre que possível. Paredes em particular, tendem a dar reforço às freqüências mais baixas, com ênfase exagerada nos graves.
O posicionamento das caixas frontais direita e esquerda pode e deve seguir a tradicional do “triângulo eqüilátero”: calcula-se a distância entre as caixas em função da distância das caixas ao ouvinte, formando assim um triângulo.
No caso de um home theater, o canal central deve ficar mais atrás, formando um arco com as caixas frontais. Se isso não for possível, torna-se obrigatório fazer um ajuste de retardo (“delay”) das caixas frontais no decoder, o mais preciso possível.
Este ajuste e o posicionamento das caixas estará correto quando o som reproduzido estiver uniforme, ao longo da extensão de todas as queixas, produzindo a sensação de um palco imaginário.
O posicionamento dos canais surround tem como base a posição da cabeça dos ouvintes e principalmente a altura da parede onde as caixas serão instaladas. E embora não exista uma regra absoluta, o ideal seria medir a altura da parede e instalar a caixa em cerca de 2/3 da mesma, a partir do chão.
Caixas de radiação direta, se instaladas, devem apontar uma para outra (paredes opostas). Caixas dipolares, bipolares e omnipolares devem ser instaladas de acordo com as instruções do fabricante.
Ajustando o subwoofer
Finalmente, o posicionamento do subwoofer, seja ele de que tipo for, pode ser feito em qualquer localização frontal ou traseira, já que o ouvido humano é incapaz de localizar os sons graves. Devem-se evitar cantos e proximidade de paredes, se possível. A calibração deste tipo de caixa é complexa, e não será comentada neste artigo.
O subwoofer deve ser colocado no chão da sala, mas nunca de maneira a interagir com as paredes próximas, caso contrário irá reforçar os sons graves em demasiado, e produzir um som artificial. Uma maneira razoável de saber se o subwoofer está funcionando corretamente é observar se a reprodução de voz adquire um tom anasalado, ou se a reprodução de graves torna o resto do áudio pouco definida.
Se for o caso, deve-se corrigir o volume do amplificador do subwoofer e/ou mudar o corte de freqüência no crossover do decoder, lembrando que quanto mais alto for este corte, maiores são as chances de se obter um som grave que interfere nos médios-graves, anasalando as vozes, como já citado. Outros detalhes de ajuste não serão comentados neste artigo. [Webinsider]
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Paulo Roberto Elias
Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.
141 respostas
Já se passaram 13 anos dessa postagem, porém vejo que continuas contribuindo com ótimos comentários.
Gostaria de uma opinião sua sobre o setup que tenho em casa.
Possuo um sistema 5.1 com um receiver com suporte à caixas de presença (Atmos).
Por limitação de espaço, as caixas surround ficam posicionadas no teto (embutir) praticamente encima da posição do ouvinte. E, devido a isso, não percebo os sons surround com a mesma clareza e intensidade que tinha quando usava caixas surround tipo bookshelf posicionadas na lateral do sofa (na minha antiga residência).
Seria possível fazer algum ajuste para melhorar a performance das caixas surround considerando que elas estão embutidas no teto e não tenho como mover? Ou seria melhor utiliza-las como caixas de presença overhead e deixar sem canais surround?
ahh me esqueci de comentar… a sala e retangular e tem 36 metros quadrados… retangulo de 9 x 4 metros dividida em dois ambientes. TV fica numa das paredes de 9 metros, em um dos lados. Quase um quadrado de 4 x 4 aonde estara o home, mas aberto com o outro ambiente…
Ol’a Paulo, boa noite.
Muito boa a reportagem… obrigado.
Estou planejando um home theater na minha sala e fico na duvida entre instalar as caixas de forma padrão, sendo as frontais no rack e as surround atras do sofa, ou usar caixas embutidas no teto. Se a melhor opcao for colocar os falantes no solo, estou pensando em adquirir um home da Onkyo 7800 que j’a atende Dolby Atmos com as caixas frontais, ou pode ser utilizados esses dois canais extras para compor um 7.1. Mas a duvida e…coloco as caixas assim ou compro caixas da JBL para imbuir no gesso? O que da melhor acústica?
Obrigado pela atenção
Olá, Ivan,
A mixagem nos estúdios torna obrigatória a posição dos alto-falantes da forma convencional, amplamente divulgada em passado distante pela Dolby. E em se tratando de Dolby Atmos, eu sugiro, se me permite, ler uma coluna mais recente sobre o assunto: http://br74.teste.website/~webins22/2014/10/29/dolby-atmos/.
A colocação de caixas no teto só deveria ser aplicada caso você queira montar um sistema com reprodução Dolby Atmos/DTS:X.
A colocação de caixas atrás do sofá só deve ser feita para a extensão do surround lateral (Dolby-EX ou DTS-ES).
Se possível, instale as caixas no sentido do maior comprimento (9 m). Caso contrário, faça a angulação necessária com as caixas frontais esquerda e direita, apontando-as para o “sweet spot” (onde você estará sentado), a não ser que estas caixas sejam omnidirecionais.
Espero ter ajudado.
Muito boa a matéria. Eu sou um ”caçador” de baixas frequências, em qualquer ambiente eu sempre vou saber onde colocar a caixa de grave para dar a melhor resposta em relação ao local de onde se quer ouvir. Uma dica simples: é necessário ter a mão algumas músicas que você conheça muito bem os vários níveis de graves e sub graves. Então é só colocar a caixa ou caixas em diversas posições no ambiente e testar, pacientemente, para ver qual local vai refletir perfeitamente todos os níveis de grave. Mas até hoje nas várias mudanças de casa e ambiente, nunca consegui botar minhas caixas em um lugar onde todas as frequências de grave trabalhassem em igual proporção, até porque geralmente o melhor lugar não é aquele onde fica mais estético. Trabalhar o som grave é uma das tarefas mais difíceis em qualquer ambiente.
Oi, André, você está certo. Aquilo que você descreveu chamava-se antigamente de WAF (Wife Acceptance Factor), em referência aos obstáculos enfrentados na vida em comum, quando a esposa do usuário aceitava ou não mudanças no ambiente. Muito embora, eu tenho amigos que fazem isso por conta própria.
Olá, Martins,
O subwoofer deve ser apoiado no chão e jamais em qualquer estante.
A posição do subwoofer pode ser estabelecida de várias maneiras. Uma das receitas indicadas por especialistas e amplamente divulgada pela Internet (veja, por exemplo, em vídeos do Youtube) consiste em colocar o sub em uma cadeira ou poltrona, no lugar onde o instalador usa como referência (sweet spot) para calibrar todas as caixas. Depois é só reproduzir conteúdo com bom nível de graves e sair rastejando pela sala, até descobrir o local onde o grave é melhor reproduzido. Este é o local onde o sub deve ficar.
É possível também instalar o subwoofer ao lado da TV, entre os canais frontais esquerdo e direito. Neste caso evita-se instalá-lo próximo da parede.
Muitos usuários preferem colocar o subwoofer em um canto da sala, opção esta que não me agrada pelo reforço excessivo de graves. Aliás, tem um fabricante de subwoofers que diz no anúncio que os modelos deles não foram desenhados para instalar nos cantos.
De qualquer forma, é a preferência e o ouvido de cada um que dita a melhor instalação.
Estou montando um ht 7.2 com dois sub,e meu rack tem dois nichos laterais sem fudo, ou seja, os sub ficaram apoiados no piso da sala.Pergunto, a posição correta dos subs são nas laterais da tv ou do rack?
Muito obrigado pela informação
Olá, de novo, Jully,
Eu peço desculpa pelo transtorno, mas eu recebi o desenho, que imprimi e fiz depois uma análise, esperando poder lhe ajudar:
Primeiro, as más notícias: do jeito como as caixas surround estão posicionadas no seu design, as chances de reprodução correta de surround são mínimas, e eu até me arrisco a dizer que nem para Dolby Surround 2.0 ela serve.
O menos incorreto seria posicionar as caixas surround na parede em frente à TV, ao lado de onde se localiza a cama, mais especificamente no lado de onde estão as mesinhas de cabeceira. Note que você não indica no desenho a posição do “sweet spot”, que é o ponto de referência de onde as medidas de ajuste e calibração são feitas. Se você não conhece bem o assunto, eu lhe sugiro ler a coluna deste link: http://br74.teste.website/~webins22/2007/06/08/a-diferenca-entre-sistemas-de-audio-51-61-e-71/.
Como o sistema é sem fio, em princípio nada lhe impede de instalar as duas caixas surround na parede adjacente à cama, uma de cada lado, acima das mesinhas de cabeceira. Aí, neste caso a pessoa que estivesse na área da cama poderia ter uma percepção bastante razoável de qualquer trilha 5.1 ou acima.
Se isso não for possível, considere a possibilidade de eliminar as caixas surround e “virtualizar” o som surround através do setup do seu equipamento.
Fora isso, não sei mais como lhe poderia ser útil.
Jully, para facilitar as coisas você pode encaminhar o seu esboço para o nosso editor Vicente Tardin (vtardin@br74.teste.website), que ele se encarrega da mandá-lo para mim.
Acho que seria menos perda de tempo para nós ambos. uma vez recebido o seu design eu posso dar uma opinião mais concreta, ok?
Oi, Boa tarde! Vou ver se consigo explicar melhor, até fiz um esposo mas não consegui anexar;
Então estou montando um Home Theater no quarto e optei pelo Home Theater Blu-Ray 3D Wireless HT-F5525WK da Samsung e gostaria de saber somente sobre as 2 caixas traseiras Spk (Surround) se posso coloca-las, ao invés de na frente da onde esta as caixas frontais Spk (Front) e Subwoofe e Spk (Center) claro que numa distância, se posso posiciona-las na parede do lado de onde esta a tv e os outros alto-falantes. A distância do painel onde esta a tv desse outro painel onde quero colocar as caixas traseiras e de 1 metro.
Olá, Jully,
Eu não entendi direito o posicionamento das caixas surround que você está planejando, porque as caixas surround são preferencialmente laterais e não ficam no fundo (este espaço seria ocupado pelas caixas “surround back”). Assim, eu lhe ficaria grato se pudesse mandar uma descrição mais precisa do arranjo todo, e não somente das caixas traseiras, ok?
Oi, Bom Dia ! To querendo montar um aparelho de home theater no meu quarto e optei pelo modelo HT-F5525WK wireless da Samsung por não precisar passar fio,(caixas traseiras), mas como estou fazendo um painel na onde fica o computador do lado do painel da tv gostaria de saber se posso colocar as caixas traseiras de lado ao invés de no fundo de frente para TV , o que vc acha ? Porque apesar de falar que é sem fio tem o fio nas caixas ligado no modem ,assim esconderia esses fios.
Olá, Antonio,
Normalmente as televisões tem saída digital ótica (Toslink), que permite conectar a TV ao receiver ou processador externo instalado. O subwoofer é parte integrante deste último equipamento, porque na maioria dos modelos de TV não existe previsão para um subwoofer passivo ou saída de pré para subwoofer ativo.
Dependendo do receiver, você pode ter as chamadas zona 1 e 2, com caixas acústicas em ambientes diferentes.
Boas, eu queria saber se posso ligar o são da minha televisão as colunas do teto, e também se posso meter um soboofer perto da televisão,o k já me disseram tenho k passar um cabo da tel a central, pergunto k tipo de cabo, as colunas tenho na sala e nos quartos.
Olá, Eduardo,
A instalação ortodoxa e recomendada pela Dolby é a de caixas surround a 2/3 de altura nas paredes laterais, podendo ficar um pouco mais baixa ou alta. Eu já ouvi caixas no teto e continuo preferindo o gabarito da Dolby.
Uma das razões por este tipo de localização é o ângulo de dispersão dos drivers, que costuma ser limitado. Se as caixas forem de radiação direta, este ângulo depende muito da interação médio/tweeter, e por isso os melhores resultados são conseguidos com as caixas razoavelmente alinhadas com as pessoas que se sentarem na parte de trás da sala.
Se você não tem opção a não ser instalar no teto, certifique-se que o suporte te permita mudar a caixa de posição para cima, para baixo e para os lados. E depois, faça um cálculo o melhor possível da distância dos alto-falantes aos ouvintes, entrando com este valor no ajuste de retardo (delay) no setup do processador que você está usando. Para cada mudança de posição, este valor deverá ser conferido, de modo a se determinar o melhor ângulo ou direção das caixas.
Olá Paulo,
Tenho um par de JBL E10, e queria saber se posso colocá-las instaladas no teto com pé direito de 3 metros, com um rebaixamento em gesso de +- 50 cm, iria usar um suporte ajustável para direcionar o som para os ouvintes no sofá, alguma recomendação? A sala é grande em L e o Home ficaria instalado em um dos lados do L e o sofá não encosta na parede, pois a sala é grande e sobra um espaço atrás dele, só que é passagem na entrada do apto, por isso quero evitar pedestal.. O que acha, qual o direcionamento a cx deve ter? Tks, Eduardo
Olá, Paulo,
Na minha opinião não se deve colocar caixas acústicas para audição pública no chão. Procure colocá-las em uma altura de maneira a cobrir auditivamente a área que na qual se pretende que o som se espalhe.
Tome as caixas surround das salas de cinema como exemplo: elas são colocadas mais ou menos à meia altura das paredes laterais, mas cobrindo em dispersão a área da plateia. Ali são múltiplas caixas, para instalação lateral, mas no seu caso a instalação deverá ser frontal em relação às pessoas que assistirão à cerimônia, podendo ficar mais para os cantos com uma delas no centro. Como qualquer caixa acústica tem características de dispersão e eficiência distintas, a sua montagem pode e deve prever a possibilidade de angular as caixas até que o som atinja a maior área possível.
Note que eu tenho pouca experiência com este tipo de instalação. Seria interessante consultar alguém especializado, se o orçamento lhe permitir.
Boa tarde!
Prof. Paulo, gostaria de uma opinião, tenho três caixas de som acústicas para serem colocadas no páteo da escola. O páteo tem 40 m por 30 m e 10 m de altura, formando uma espécie de um vão e depois dissipa na parte inferior da escola, o páteo é todo em baixo da escola com teto de 6 m de altura.
A minha dúvida, é melhor instalar as caixas no chão do páteo ou acima do páteo uns 10 m no vão citado.O que o Sr. acha?
Grato!
Oi, Marco,
Eu acho isso pouco provável, porque a chamada Zona 2 é prevista para a reprodução em formato estéreo 2.0, a não ser que o fabricante do seu equipamento diga o contrário.
Note que as saídas de caixas acústicas para a Zona 2 são separadas das demais, tornando inviável instalar 5.1 na sala principal e 2.0 + sub na outra.
Entretanto, se as saídas para a Zona 2 do seu equipamento forem amplificadas separadamente nada lhe impede de adicionar um subwoofer amplificado ao conjunto de duas caixas da zona 2.
Basta instalar um modelo de subwoofer com entrada de caixas acústicas, chamadas de “High-level inputs” ou até mesmo “Speaker-level inputs”. A fiação das saídas das caixas é conectada nestas entradas primeiro e as caixas acústicas dos canais esquerdo e direito conectadas às saídas “High-level” do subwoofer.
Este é, aliás, o método tradicionalmente usado por muitos audiófilos ortodoxos, que preferem controlar o corte do crossover pelos circuitos do subwoofer. Neste caso, eles indicam no setup que o subwoofer não foi instalado e retiram o sinal das caixas frontais esquerda e direita.
Se a Zona 2 não for amplificada, a solução é usar as saídas de pré-amplificação e conectá-las a um amplificador estéreo separado e fazer o arranjo caixas mais subwoofer como descrito acima.
Gostaria de saber se consigo usar um sub em cada ambiente em um sistema 7.2 , ficaria o 5.1 na sala , e na varanda duas caixas sowrond + sub , isso e possível ?
Oi, Mariella,
Eu não testo equipamentos e portanto não tenho hábito de indicar fabricantes ou produtos. Entretanto, recentemente eu tomei conhecimento de que a Absolute Acoustics (http://www.absolute-acoustics.com.br/) tem uma série especial para caixas de teto, e eles são muito gentis para um eventual contato. Eu sugiro que você entre em contato com eles, especificando as características do seu equipamento.
Tenho um ht sony tz 140 e gostaria de substituir as caixas surround por caixas embutidas de teto.O que indicaria? Marcas…potência? Obrigada
Muito obrigado Paulo por tirar minha dúvida.
Gostaria de lhe fazer uma nova pergunta.
Venho lendo muito sobre o assunto de impedância. Tenho um receiver com saída de 8ohms e adquirir recentemente as caixas Jamo que mencionei na pergunta anterior, ela tem uma impedância de 6ohms. Não vou utilizar com muito volume, mas será que posso ter problemas?
Evandro
A maioria dos receivers tem uma tolerância quanto à impedância das caixas. Ela parte de um valor nominal, geralmente 8 ohms. No manual ou até mesmo no setup é possível achar que tolerância é essa.
Lembro a você que a impedância (resistência à passagem da corrente) varia de acordo com a freqüência. E tanto amplificadores quanto caixas são submetidos a esta variação. Se a impedância nominal das caixas Jamo é declarada em 6 ohms, e o receiver tiver ajuste para tal no setup, esta seria a melhor escolha.
Em muitos receivers existe um circuito de proteção na saída. Teoricamente, ele impediria que as ligações com as caixas, se em curto, possam danificar os amplificadores.
Oi, Evandro,
Em princípio não haverá problema algum. Apenas você tomar cuidado com o volume de reprodução. Outra possibilidade seria amortecer o ambiente com material absorvente de sinais de áudio, até o ponto de atingir uma reprodução confortável, sem a perda de dinâmica.
Olá, Paulo.
Preciso saber se em uma sala de 13m2 posso usar caixas torres Jamo s526 http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=en&rurl=translate.google.com&tl=pt-BR&u=http://www.jamo.com/speaker-types/home-cinema-systems/%3Fsku%3DS526HCS&usg=ALkJrhggDaLLqBYwHok3Ru0t-bM17SyV7w
Desde já obrigado.
Evandro
ok, ajudo muito mesmo assim! Obrigado!
Olá, Frederico,
É uma situação complicada a sua. A única coisa que eu posso sugerir é você usar os recursos de ajuste do decodificador de áudio para minimizar o erro de geometria que fatalmente ocorrerá. No seu caso, os ajustes de nível e retardo (delay) serão particularmente importantes.
Quanto à posição das caixas, talvez a melhor solução é esquecer momentaneamente o lado maior do L do sofá, até porque não seria possível ajustar de maneira satisfatória para os dois lados.
Para as caixas laterais, talvez a melhor instalação seja nas paredes, em uma altura de aproximadamente 2/3 a partir do chão e com a área de radiação voltada para baixo.
Lamento não poder lhe dar mais ajuda. Boa sorte.
olá Paulo, estou querendo adquirir um sistema 3D e 5.1 da samsung. Mas acontece que é um pouco complicado para montar pois sao dois sofas dispostos em “L” e a tv esta direcionada para o sofa menor que seria a parte de baixo do “L”. Nao posso por os alto-falantes laterais em um pedestal pois possuo uma gata muito atentada e as paredes lateais estao a 80-90cm de distancia do sofa menor. Como seria a melhor posicao do home para que os dois sofas(e as vezes entre eles ja que colocamos um colchao pois sao tres pessoas) sejam igualmente beneficiados. *Na parede contraria à do sofa maior ha uma estante grande.
Olá, Calil,
Eu suponho que você tenha ligado os alto-falantes em paralelo, correto?
O cabo de ligação deste tipo, seja lá de que terminal faz apenas o tráfego de sinal, cabendo ao equipamento que está sendo interligado determinar aonde estão as portas de entrada e saída. Se você, por exemplo, liga um aparelho de reprodução de MP3 nas caixas, a saída do primeiro deverá ser escolhida, e o sinal sai do MP3 para as caixas. Resta saber se haverá potência suficiente para uma reprodução correta.
O design de dutos nas caixas segue fórmulas de cálculo de acordo com o tipo de alto-falante e com o design da caixa. A posição do duto é determinada por este design.
Olá Paulo,
Consegui 3 pares de caixas de som de PC, desmontei-as e fiz 1 par com 3 falantes cada. Agora tenho 1 par com 6 falantes. Então tive que montar em madeira outras caixas.
Quero tirar duas dúvidas:
– Não quero cabos saindo das caixas, daí pensei em plug P2 fêmea acoplados nas caixas e quando em uso, o P2 macho do MP3 para as caixa. Pergunto, o plug P2 fêmea tanto recebe quanto envia?
– Segunda pergunta, o duto (saída de ar) deixa o som com melhor qualidade quando feito na parte da frente ou na parte de trás?
Obrigado.
Calil
Olá, Wellington,
Eu sinceramente sinto muito, mas estaria agindo contra a minha consciência e experiência se lhe dissesse que seria correto instalar subwoofers dentro de qualquer móvel. Na realidade, quanto menos interação deste tipo de caixa com o ambiente melhor. E é por isso que muitos subwoofers são montados no chão com spikes, que são aquelas ponteiras de metal em forma cônica, com a parte aguda virada para baixo.
Por outro lado, é possível que muita gente não note esses problemas que eu estou citando, e se você realmente quer fornecer móveis deste tipo tente pelo menos o máximo de afastamento das paredes do móvel e o isolamento da base do sub, com o uso de pés ou tapete de borracha bem grossos.
Olá Professor,
Faço moveis planejados e gostaria de saber qual o tamanho ideal de um módulo de móvel para colocar o SubWoofers?
Esse módulo pode ser do tamanho exato da caixa do SubWoofers, ou deve ter centímetros a mais para não prejudicar a qualidade do som? desde já agradeço sua atenção.
Oi, Luciano,
O seu caso é parecido ao do leitor Fabricio, que postou um comentário antes de você, mas vou repetir a resposta:
Os receivers trabalham com o número de caixas que você instalar nele. Quando o reconhecimento das ligações não é automaticamente detectado, basta entrar no setup e informar a presença ou ausência de caixas acústicas no sistema.
Sobre o desempenho, o ideal seria ter o conjunto completo, mas isto não lhe impedirá de ter um som de alta qualidade. E explico por que: as caixas laterais, tanto frontais quanto surround, conseguem simular um canal central, ao emitir sons em fase simultaneamente (Surround Back, no caso das caixas traseiras).
Para alcançar esta qualidade é preciso, entretanto, que você dê atenção não só à instalação física mas também à calibragem das mesmas no ambiente.
Olá Paulo,
Eu irei receber dentro de alguns dias um onkyo 7.1 5600 de um amigo que esta no japão, porém a minha duvida é a seguinte minha sala é pequena tem apenas 12m e eu preciso saber é se eu ligar este aparelho no formato 5.1 eu terei algum problema com o aparelho? Pode danificar o aparelho? Ou apenas não terei o melhor desempenho por não estar em um formato 7.1? Obrigado
Olá, Fabricio,
Problema algum. Basta entrar no setup do novo aparelho e ajustar a presença das caixas, indicando a existência ou não delas.
Alguns receivers têm um um sensor que faz este desligamento automaticamente. Mesmo assim, eu lhe aconselho a verificar se está tudo em ordem no setup, inclusive porque você terá que fazer os outros ajustes de praxe, como nível, delay, etc.
Parabéns pelo post Paulo.
Gostaria de tirar uma dúvida.
Tenho um receiver Denon 5.1, gostaria de adquirir o Denon avr x3000. No entanto este é 7.2. Como utilizá-lo no com minhas caixas 5.1? Pode ocorrer algum problema?
Obrigado
Oi, Fabrício,
Infelizmente, nenhuma. Porém, a instalação de caixas no teto só é recomendada para som ambiente. Se a instalação é para outra finalidade, evite o teto e escolha um local onde elas possam te dar uma estereofonia decente.
Tenho um receiver onkyo e desejo fazer um zona 2 na varanda. Estou em duvida entre a polkaudio rc85i ou a bose 191. Pelo que vi a melhor resposta da bose acontece quando instalado na vertical e não teto.
você tem alguma experiencia com este tipo de caixa, poderia me ajudar?
Olá, Haroldo,
Alguns receivers tem o que se chama de “Zone 2”, que são saídas separadas para um segundo ambiente.
Essas saídas são necessárias para o correto casamento de impedância entre a saída do amplificador de potência e as caixas em uso. Se a impedância não for casada e baixar a valores que a saída não consegue suportar, corre-se o risco de queimar as caixas e o amplificador de saída.
Por isso, se o seu equipamento é provido deste recurso você poderá usá-lo sem susto. Normalmente, o acionamento da Zona 2 desliga os alto-falantes correspondentes da amplificação 5.1.
Olá Paulo, boa tarde. Gostaria de tirar uma dúvida. Estou fazendo uma área de lazer fechada e gostaria de colocar um som ambiente no teto de gesso. Tenho um home teather Sony 5.1 e queria saber se posso usá-lo para ligar os falantes do teto e se posso ter a opçao de usar separadamente o home pra ver um filme, por exemplo e o som ambiente para ouvir uma musica apenas. Obrigado Haroldo.
Olá, Martinho,
Em princípio, a própria caixa, se for de duto sintonizado e radiação frontal, tem uma saída de ar calculada pelo fabricante. Assim, em princípio, uma segunda saída de ar não deverá ajudar em nada a reprodução do som.
Se o duto da caixa for traseiro, o ideal seria que a caixa não fosse instalada no teto. Mas, como já declarei a outros leitores eu não tenho experiência nisso, portanto o ideal seria você consultar a JBL para uma opinião mais precisa.
Poderia me tirar a seguinte dúvida? Instalei caixas de som JBL no teto em gesso da minha sala. Ficou muito bom, mas Acho que tenho que instalar saídas de ar no teto, certo? Existe acessório específico para isso?
Oi, Fernando,
Em princípio, instalar um subwoofer embutido no teto não teria problema, desde que ele esteja firme e sem ressonância com paredes adjacentes.
O resultado de rendimento é imprevisível, eu pelo menos não tenho experiência alguma com isso, e portanto você deve levar isso em conta, antes de tomar uma decisão.
Cuidado com a sua área lateral. O espalhamento do som deve ser dirigido para a sala onde está seu home theater e não para outros ambientes. Para esta finalidade existe a instalação de receivers com a chamada Zone 2.
Paulo,
Posso embutir o subwoofer no teto?
Instalei a minha TV na parede de fundo da minha sala. Na posição oposta tenho uma área aberta separada por uma porta de vidro. Os surrounds eu pretendo instalar no teto próximo à porta de vidro com auto-falantes no modelo bipolar, de modo a fazer com que o som chegue também à área externa. É uma boa idéia?
Agradeço sua orientação.
Abraço, Fernando.
Que post sensacional!
Parabéns Paulo Roberto, as suas dicas foram muito uteis
Bom dia, Paulo,
Gostaria de sua ajuda para esclarecer algumas dúvidas. Eu estou reformando um apartamento no qual a tv ficará em uma sala que foi incorporada à sala principal, ampliando esta. Desejo colocar a tv de forma que ela funcione tb como dvd em um dia de festa. Ou seja: quero poder colocar um dvd de show, por exemplo, e ter a imagem, sendo q a música se espalhe pelos dois ambientes integrados. Mas desejo que as caixas fiquem embutidas no teto. O que me diz?
Olá, Ana,
Caixas embutidas no teto se prestam melhor para som ambiente, sem dúvida, onde não se exige a necessidade de localização de instrumentos no espaço. Você pode fazer este tipo de instalação, mas não poderá usá-la sem erros para a exibição de um filme, por exemplo. A mixagem de filmes é feita se observando a instalação convencional para home theaters.
Paulo….gentileza me de uma orientaçãoi. Estou por adquirir TV Smart Sone 55″ e igualmente o home theater BDV-N9100WL da sony. Sou leigo em tecnologias. Pergunto o poisicionamento das torres devem ficar frente a frente.
Olá, Nivaldo,
As torres frontais devem formar um triângulo equilátero, com você sentado em um dos vértices, portanto elas ficam de frente para quem ouve, se necessário em ângulo. As caixas frontais devem formar um ligeiro arco com a caixa central, de modo a simular a tela panorâmica de cinema.
As caixas surround, como neste caso são de radiação direta (monopolares) e com ângulo de dispersão menor, devem ser posicionadas uma de frente contra a outra. Como são torres, você pode colocá-las ligeiramente à frente do sofá principal ou, se preferir, de frente ou um pouco atrás do mesmo.
Paulo, tenho um HT 7.1 Modular e comprei um Receiver Sony STR-DH820 7.2 canais, posso ligar as 2 saídas do subwoofer do receiver numa única cx. subwoofer? (cabo divisor RCA)ou seria melhor conectar somente 1 saída neste único subwoofer? perderei potência por não ter 2 Subwoofer? OU SEJA por ser 2 saídas de Sub elas dividem a potência?
Desde já agradeço….
Olá, Weslley,
As saídas de subwoofer dos A/V receivers são saídas de pré-amplificação somente, e dedicadas para o uso correto do bass management. Não faz nenhum sentido usar as duas saídas em um único subwoofer, já que a saída de uma delas dá a você o sinal que o subwoofer precisa para ser amplificado. A potência em uso será a do amplificador do subwoofer instalado, e este é desenhado também em função do driver e da caixa (baffle).
Nesta questão da potência, se a do sub atual é insuficiente, a melhor opção seria trocar por um outro modelo. Antes disso, porém, experimente instalar o subwoofer em um canto da sala: assim ganha-se mais grave com menos amplificação. Apenas um subwoofer deveria te dar o grave adequado para o LFE, a não ser que você tenha uma sala de tamanho exagerado ou problemas acústicos insolúveis na mesma. O uso de mais de um subwoofer para melhorar a distribuição de graves é possível, mais não radicalmente necessário.
O modelo do home é DVD HOME THEATRE SYSTEM DAV-TZ200
Obrigada
Paulo Roberto, muito interessante seu artigo.
Estou precisando de uma grande ajuda sua. Desculpe pois sou muito leiga no assunto, vou tentar explicar meu problema da melhor forma possivel.
Atualmente tenho um home theater Sony, desses comuns que compra em lojas de departamentos, acho que tem 600 w. Atualmente as caixinhas frontais ficam em cima do rack e as sunround (traseiras) ficam atras do sofa (ambas ficam na altura de +ou- 60 cm e cada possui impedancia de 3ohms).
estou mudando para um novo apartamento e esses fios que ficam pela sala me encomoda muito… tava pensando em comprar caixinhas com a mesma potencia e embutir no teto (gesso). ai ficariam duas no teto direcionando para o rack e duas no teto atras direcionando para o a sofa. Estou com muita duvida se isso pode ser feito. Preciso decidir o quanto antes pois o gesso sera colocado essa semana.
Espero que possa me ajudar.
Obrigada
Thais
Olá, Thais,
A minha sugestão é que você procure no comércio de alto-falantes (lojas de eletrônica) caixas acústicas desenhadas especificamente para embutir em paredes.
Por outro lado, eu preciso te alertar que caixas no teto não são recomendáveis para a reprodução de som multicanal, seja de filmes ou de shows. Mas, a decisão é sua, já que a presença das caixas no solo te incomodam.
Oi, Ricardo,
Eu desconheço este tipo de montagem, e desconheço qualquer modelo de alto-falante adequado para a mesma.
Até onde eu entendo este assunto, a melhor montagem para alto-falantes surround é aquela que produz a maior dispersão possível, de acordo com as características de cada driver ou design de caixa acústica.
Nada lhe impede, entretanto, de tentar este tipo de montagem e, se der certo, ficar com ela.
Em princípio, eu acho um contrassenso a montagem de qualquer tipo de caixa no chão, irrespectivo de para onde ela aponte. De forma que, se perguntado sobre isto, eu não me sentiria à vontade para recomendar algo nesta direção.
Paulo, parabéns pelo artigo, muito interessante e esclarecedor.
Li em alguns sites, opiniões de pessoas que posicionaram as suas caixas surround no chão apontadas para o teto e tiveram uma boa experiencia.Esse posicionamento pode ser utilizado em ambientes pequenos e que não há a possibilidade de instalação dos mesmos atrás da posição do ouvinte?
Agradeço antecipadamente pela resposta
Olá, Henrique,
A altura das caixas da frente deve preferencialmente ser aquela em que ato-falantes médios e tweeters ficam na altura dos ouvidos das pessoas sentadas à frente, ou mesmo um pouco acima.
O fato do sistema simular ou não as caixas traseiras é, neste caso, irrelevante.
Qualquer que seja o posicionamento final das suas caixas, o critério é sempre o mesmo: observar a formação espacial do palco sonoro pelas duas (ou três) caixas dianteiras. Você deverá ser capaz de identificar as diversas seções de instrumentos com clareza, a profundidade e a dispersão lateral da massa orquestral. Este julgamento é valido para qualquer programa estéreo (2.0). E eu sugiro o uso de gravações clássicas bem executadas, se elas estiverem disponíveis.
Paulo boa tarde,
Suas orientações sem dúvida são esclarecedoras, porém meu caso é um pouco mais específico. Comprei um home theater Bose Cinemate II (2.1 que simula as caixas de trás) e tenho dúvidas quanto ao posicionamento da altura das caixas, as mesmas devem ficar próximas a altura dos ouvidos quando sentado (em média 90cm)?
Obrigado
Sobre cabos HDMI, eu sugiro a leitura da minha coluna que cobriu a saída do protocolo versão 1.4 e cobre também a questão de bitola de cabos e comprimentos: http://webinsider.uol.com.br/2011/03/17/hdmi-versao-1-4/
Em relação a aumentar o número de saídas do receiver, no seu lugar eu só o faria se de fato o processador que ele usa desse provisão para a decodificação correta dos canais surround back. Se vale a pena ou não, eu acho que depende muito da maneira como você assiste cinema. Os formatos de mixagem 6.1 e 7.1 só têm tido aplicação em trilhas sonoras de filmes. Dependendo de como são feitas, os resultados costumam ser muito melhores do que as mixagens 5.1. Nem todo mundo irá apreciar a diferença. Ou seja, é um modo de reprodução para quem realmente curte cinema sem dispensar qualquer melhoria.
Ok professor, vou fazer isto. Mais uma vez obrigado. Eu li em algumas dúvidas de outros usuários a respeito de cabos hdmi e a surroud 6 e 7. Meu receiver é para 5.1 mas existe um modo de operá-lo em mais duas colunas com a compra de um módulo de potência. Vale a pena o investimento? Pelo que li do seu artigo me leva a crer que não é mto viável. Com relação aos cabos hdmi a dúvida fica por conta da marca (estou pensando em um AR) e com extenção de 12 mts para ligar o projetor. Existe perda qdo o cabo é muito longo?
Zama,
Se você me permite uma sugestão, eu diria para reproduzir o velho e bom Dolby ProLogic, com um filme de sua preferência. Se as caixas surround estiverem instaladas corretamente, o som emitido pelas mesmas ficará difuso no ambiente, isto é, impossível de ser localizado.
Depois, repita o teste, mas desta vez usando uma trilha 5.1 com sons localizados e com máximo de separação entre direita e esquerda. Novamente, se as caixas estiverem corretas em relação ao sweet spot, você aí deverá ser capaz de localizar cada som emitido.
Obrigado pelas respostas professor. Vou deixar o sub a uns 40 cm de uma quina de vidro, acredito que ali terá menos atrito que em outras partes do ambiente. Minha dúvida cruel ainda fica por conta das surround que segundo as especificações do aparelho pede um angulo x2 a 120 graus a sudeste e sudoeste do sweet spot e ñ a leste e oeste como eu havia colocado. Estou me batendo também qto a melhor altura já que por questões de comodidade ficaria melhor fixado no teto ao invés dos incômodos pedestais. As especificações acomselham de 60 a 90 cm do sweet spot. Atualmente elas estão a 1,20 do SS o que me faz pensar que está errado tanto posição qto altura
Olá, Zama,
Em primeiro lugar, a sua dúvida sobre o subwoofer:
Toda e qualquer colocação de caixas acústicas deve evitar, dentro do possível, a sua proximidade com superfícies ressonantes. Qualquer tipo de material que entre em ressonância com alguma freqüência emitida provocará distorção na reprodução, sem falar na vibração irregular que emite algum som e distrai a audição.
Basta você notar que os melhores suportes para caixas acústicas são fisicamente inertes. E ainda existem muitos audiófilos que acreditam que mesmo componentes eletrônicos devem ser instalados em superfícies inertes, inclusive e principalmente aqueles que usam motores (drivers) e transportes.
Quanto à calibração e posicionamento das caixas frontais, toda e qualquer alteração de posição deve ser acompanhada pela medida da distância entre elas e o sweet spot (posição de referência para a audição do som). O processador interno dos decodificadores fará a computação automática do retardo, segundo a distância medida. Pequenas diferenças, entretanto, não costumam trazer prejuízo.
Assim, se as caixas frontais não forem dispostas em arco, a medida da distância entre elas e o sweet spot irá fazer as correções na reprodução que você precisa.
Como saber se o ajuste está correto? Existem vários métodos, e eu sugiro a audição de uma boa gravação de música sinfônica, onde o ouvinte observa os quesitos posicionamento das várias seções de instrumentos, profundidade de campo (palco sonoro) e dispersão lateral, quando for o caso.
Se eu entendi bem o seu comentário, os seus ajustes foram feitos com calibrador interno do processador (uso de microfone). Nada lhe impede de fazer o mesmo manualmente e comparar. Se fizer isto, comece com todos os níveis em zero dB e altere para baixo ou para cima cada caixa individualmente, para compensar as suas posições na sala e eficiência acústica. A medição deve preferencialmente ser feita com um medidor de pressão sonora, conhecido por alguns como decibelímetro. Se não tiver um, o jeito é ajustar de ouvido, mas o faça com calma e cuidado.
Outra dúvida que tenho e acabei esquecendo de mencionar é qto a calibração das frontais. Estou usando, para uma distância de 3 mts: FL de 9 db, a central de 11 dB e a FR de 9 dB tbem considerando que o ponto de recepção é uma acomodação de oito lugares em que se estende por td a linha das três caixas. Qdo uso a configuração do calibrador o ruído emitido é lançado afim de perceber se incomoda ou ñ a audição? Eu perco mto se ñ deixar a disposição da FL e FR em arco com a central mais recuada? No manual estabelece que devem as 3 ficarem alinhadas. Coloquei tbem as surround logo as extremidades da acomodação e a um altura de 2 mts fixas no teto, e o manual menciona de 60 a 90 cm, além do que deveriam ficar mais recuadas para as costas da acomodação
Parabéns pelo artigo professor! Tenho um HT com cxs Boston. Minha dúvida é qto ao possível posicionamento do sub pra dentro de um nixo de h= 60cm p=50 e l=30. Sei que foi mencionado que ele deve ficar livre, mas qual seria o dano no que tange a qualidade caso eu o deixasse ali dentro. Sua freq. É de 50 a 170 Hz, e ele tem uns 30×40 cm
Olá, Paulo,
Em primeiro lugar, parabéns pelo conhecimento acumulado sobre o assunto. Vejo que você tem muitos seguidores e eu, com muita vontade de aprender sobre como otimizar o desempenho de meu HT, já me coloco como seu mais novo seguidor.
Mas, vamos ao que interessa. Acabo de comprar um Onkyo HT S-5500. Sei que minha sala é pequena para um 7.1, mas busco uma maneira alcançar o melhor desempenho do equipamento. Minhas maiores dúvidas são:
1 – qual a melhor posição, em termos de altura, para as caixas de surround back? Podem ser instaladas em pedestais (altura do ouvido) ou é melhor colocar suporte na parede?
2 – como escolher os cabos HDMI, além de saber que devem ser 1.4, high speed, folheados a ouro, correto? Vale a pena comprar os da bluejeans?
3 – para uma rede 220v, como a da minha cidade, um transformador e um condicionador de energia seriam a melhor opção? Há diferença significativa entre os fabricantes? Esta opção já seria melhor que estabilizador ou modulo isolador?
Grande abraço,
Renato.
Olá, Renato,
Obrigado pela leitura da coluna.
As caixas surround back devem ser sempre instaladas atrás da posição de audição, com uma distância de cerca de 1 metro ou um pouco mais, dependendo do espaçamento entre elas e as caixas surround laterais. A ideia é criar um envelope sonoro que circunde o ouvinte na parte de trás da sala, percebe?
O ideal é que as caixas sejam instaladas na parede traseira, na mesma altura das outras caixas surround (cerca de 2/3 do altura da parede), mas se não houver jeito, suportes podem ser usados, para uma altura pouco superior ao nível dos ouvidos.
Sobre condicionadores de energia, o seu uso é sempre aconselhável independente da voltagem da rede. Estabilizadores, auto-transformadores ou isoladores não cumprem a mesma função. Existem modelos da SMS a preços abordáveis, e podem ficar ligados permanentemente.
Cabos HDMI de boa qualidade não precisam necessariamente serem caros. E hoje em dia existe uma grande variedade no mercado, bastando que você escolha a marca da sua preferência. Os cabos devem ser high speed (1.4 ou 1.3 estão fora das especificações recomendadas e não influenciam na pinagem) e com boa blindagem. Nunca usei cabos Blue Jeans, mas também nunca li nada negativo sobre eles. Um site que tem bons cabos, de todos os preços, é a Videosonic.
Espero ter ajudado.
Paulo bom dia , queria saber se vc recomenda um HT da Phillips , pois eu acabei de comprar ele.
O modelo é Home Theater 5.1
Blu-ray 3D HTS3564/78, pois sou leigo no assunto.
Olá, Ridson,
Eu não recomendo equipamento para nenhum leitor, basicamente porque eu não tenho bancada para fazer testes e mesmo se tivesse, nunca recebi equipamento de nenhum fabricante para avaliar. Às vezes, coincide de eu ter um dado equipamento ou um amigo que me dê espaço para fazer testes no dele, e mesmo assim as análises são muito subjetivas. Não seria ético da minha parte não declarar isto, porque eu não quero influenciar a cabeça do leitor com qualquer opinião minha.
Note que a qualidade de um equipamento também vai muito em função do que você pretende usar para instalar. Eu espero que você entenda e concorde que equipamentos de múltiplas funções são ordinariamente limitados em vários quesitos, quando comparados com equipamentos separados, para executar as mesmas funções. Além disso, equipamentos montados com módulos separados permitem que o usuário troque componentes ao invés do conjunto, o que é útil ao chamado “upgrade”, percebe?
Pode ser, entretanto, que o seu equipamento integrado possa ser inteiramente do seu agrado, em função do seu grau de exigência quanto à qualidade final. Não só isto, mas só o fato de você estar usando como fonte de reprodução mídia de alta resolução (discos Blu-Ray) já ajuda a contornar muitas das limitações de reprodução de qualquer equipamento.
Em qualquer hipótese, eu recomendo que, para obter o máximo de qualidade possível, você não deixe de obedecer as regras de instalação usadas em todos os tipos de equipamento deste tipo, coisas como colocação das caixas, por exemplo. Então, ao receber o seu HT novo, não deixe de ler o manual e se instruir quanto à montagem correta dos seus componentes.
Oi, Fábio,
Com 2 metros atrás do sofá você não terá problemas para instalar caixas para os canais surround back, que deverão ficar atrás e de acordo com o recomendado pela Dolby e pela THX.
A posição das caixas surround esquerda e direita deverão preferencialmente ficar nas respectivas laterais. A instalação em cima, com os alto-falantes apontando para baixo pode até funcionar, mas no meu ponto de vista está errada.
Seria o caso de se fazer um teste, se possível, ou então esquecer este tipo de instalação e colocar as caixas em tripés nas laterais com altura igual ou superior a dos ouvidos de quem estará sentado no sofá.
Olá Paulo!
Primeiramente, parabéns pelo material disponibilizado, muito bom mesmo!
Tenho um Receiver da Sony HT-SS380 e no meu novo apartamento preciso colocar as caixas traseiras embutidas teto de gesso (comprei suportes e telas de acabamento). Tenho uns 2m atras do sofá e uns 50cm para um dos lados (o outro lado é livre). A dúvida é onde posicioná-las neste espaço e se devem ficar viradas para baixo ou direcionadas (com uma certa limitação). Ou, ainda, seria melhor trocar as caixas?
obrigado!
Fabio
Oi, Bruno,
A nomenclatura padrão para o subwoofer é “.1”, indicando que ele é um canal com um funcionamento restrito de uma faixa restrita de baixa freqüência, usada para efeitos especiais, chamado de LFE.
Os fabricantes se valem disto, para indicar o emprego de um segundo subwoofer, embora a nomenclatura nada tenha a haver com subwoofers, pois o LFE pode ser reproduzido por caixas convencionais também.
A instalação do segundo subwoofer deveria, em princípio, ser orientada pelo próprio fabricante, mas nada lhe impede de instalá-lo exatamente como você quer.
Só lembro a você que instalar subwoofers dentro de racks poderá provocar um aumento de vibração no móvel e no equipamento e/ou distorção na reprodução.
Oi Paulo, gostaria de saber sobre o sistema de HT 7.2. Ele possui 2 subwoofers? É isso? Se for, qual a posição que eles devem ficar na sala? Para ficar com uma aparência legal pensei em colocá-los ao lado da caixa central (sub1 + central + sub2) e isso tudo no rack abaixo da tv que está na parede. Pode ser assim?
Obrigado!
Gostaria de saber se é possível embutir as caixas que já vem em um home theater (Samsung por ex.) ou as de embutir são especificamente para este fim. Muito obrigado.
Luiz,
Existem sistemas de alto-falantes especificamente construídos para serem embutidos nas paredes. As caixas convencionais, para serem aproveitadas, devem ser instaladas em suportes apropriados.
Oi, Aline,
Sem experiência alguma neste tipo de instalação, seria leviano da minha parte dar a vocês uma opinião mais precisa.
Entretanto, existem alguns fatores a se considerar, que dependem apenas do senso comum:
Primeiro, que existem alto-falantes especificamente desenhados para paredes e tetos, embora eu nunca tenha visto este último tipo nas revendas brasileiras. Veja, por exemplo, exemplos dos modelos disponíveis em http://www.videosonic.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=4030
Segundo, que gesso é um material quebradiço e pode depois dar uma tremenda dor de cabeça, caso as unidades (drivers) não forem bem instaladas.
Eu sugiro a vocês consultar a BSA (http://www.bsaaudio.com/capa.asp), que inclusive fabrica unidades de teto, ou qualquer outro fabricante de caixas local, que possa dar suporte, antes da instalação ser feita.
E finalmente, deve ser exercido o necessário cuidado com as posições dos alto-falantes, de maneira a respeitar a dispersão correta dos formatos de cinema, como por exemplo, o 5.1 ou acima.
Olá, professor,
Eu e meu marido estamos nos mudando, e pensamos em instalar um home theater na sala, com algumas das caixas de som no gesso (rebaixamento do teto). Isso fica bom?
Obrigada,
Aline
Oi, Marcos,
Pelo que eu pude ver este teu sistema é um pacote fechado em termos de conexões.
Existem duas maneiras de se instalar subwoofer amplificados em um home theater:
A primeira, mais corriqueira, é ligar o subwoofer em uma saída de pré-amplificação dedicada, e neste caso os principais ajustes são feitos no A/V receiver ou processador. Quando o sub tem uma chave que contorna o seu circuito de crossover interno ela deve ser acionada, caso não tenha, o knob do crossover do sub deve ser rodado totalmente na direção dos ponteiros do relógio. Os ajustes são feitos pela Bass Management do receiver.
A segunda, que muitos puristas preferem, é ligar os fios das caixas esquerda e direita da saída dos amplificadores às entradas de caixas do subwoofer, e destas para as caixas propriamente ditas. No setup do receiver ou processador, indica-se que não existe subwoofer ligado ao sistema, e com isto o bass management automaticamente coloca as caixas frontais como “full range”, ou seja, com a eliminação do ajuste de crossover e volume, que são feitos no subwoofer.
Eu creio, salvo melhor juízo, que você não conseguirá usar nenhuma destas duas opções no seu LG modelo HT806ST.
Restaria ainda usar um subwoofer passivo (sem amplificador interno), a ser instalado após ou entre as caixas esquerda de direita.
Eu não recomendaria esta instalação, por causa do estresse em cima do amplificador. O fabricante declara 141 watts RMS por canal, mas eu não faço fé alguma nesta especificação, sem valor em tolerância de carga, que eles nem falam!
A saída, talvez a única, seria verificar se o subwoofer atual é ativo e se os ajustes do LG são pré-configurados para ele ou não. Se a saída for para subwoofer ativo e as configurações modificáveis, você pode trocar o sub por outro modelo do seu agrado.
Saudações:
Meu nome é Marcos tenho um home da LG modelo HT806ST de 850W rms,acho que o suhwoofer deixa um pouco a desejar gostaria de saber como posso fazer para melhorar. E possivel colocar um segundo sub ou substituir o atual por um mais potente? Qual sua opinião? Agradeço sua atenção e fico no aguardo.
Oi, Paulo,
Não existem regras para a instalação de caixas acústicas que não podem ser quebradas. Em princípio, você deve seguir aquelas orientadas pelo fabricante das mesmas, se eles fornecerem alguma.
Você deve respeitar as características de dispersão acústica das caixas e colocá-las nas posições indicadas nos esquemas amplamente publicados para sistemas 5.1 ou acima.
Note que potência não tem nada a haver com percepção. Se as caixas apresentam muito brilho, procure instalá-las com material acústico absorvente mais próximo às mesmas. Carpete, por exemplo, é muito bom para este tipo de instalação. Se as caixas soam abafadas, é preciso analisar por que. De qualquer forma, coloque-as em espaço livre de material absorvente.
A posição do subwoofer depende do seu método de audição. Colocado no canto da sala, ele tende a dar reforço nos graves, mas a sua colocação definitiva depende do tipo de subwoofer e da análise sobre a presença de ondas estacionárias, coisa que não conseguiria lhe ensinar aqui na área de comentários.
O que eu posso recomendar é que movimente as caixas até achar a melhor colocação entre as mesmas. Procure mudar o ângulo das caixas esquerda e direita, até que a parte frontal fique ajustada, sem precisar do canal central. Use uma fonte estéreo (2 canais), de preferência com música clássica, para este tipo de avaliação. O resto é experimentar bastante, até você ficar satisfeito.
Comprei um home theater com caixas satelites da Lg de 850w rms 5.1
só que não to tendo a sensação que tinha com outro home theater que eu tinha de apenas 105w rms
Minha sala é apenas 4×4 e infelizmente tambem é mais pro canto da parede que sobra espaço pra mim colocar o home theater
E tambem parece que nos outros comudos o subwoofer da mais graves do que na propria sala. Porque disso?
Quero saber quando de espaço um sofá tem que esta das caixas traseiras
e se as caixas frontais tem que esta meio inclinadas pra mim igual as caixas traseiras?
Marcus,
Se você vai usar a sala só para ouvir música, duas caixas já lhe bastam. Porém, mesmo usando caixas do tipo torre, você não deveria dispensar um subwoofer amplificado de boa qualidade.
Caixa acústica é uma questão de gosto, ouvido e principalmente de poder aquisitivo de quem compra. O mercado nosso é restrito, mas existem boas opções. Portanto, pesquise com calma antes de comprar.
Não fique preocupado com o tamanho da sala, nem com especificações de potência. Foque a tua atenção na qualidade do material que você estará comprando!
Muito obrigado pela sua resposta, Paulo. Também já tinha ouvido que caixas de embutir são mais para som ambiente. Será que você poderia me sugerir então as caixas acústicas para ouvir música? Quantas você acredita serem necessárias para uma sala de 45 metros quadrados.
Muito obrigado novamente,
Marcus
Oi, Marcus,
Eu não conheço estas caixas, a ponto de te dar uma opinião mais precisa.
Pelo tamanho dos drivers que ela usa (2.5″), em full range, a não ser que ela seja tenha muito eficiência, é bastante provável haver uma perda significativa de algumas faixas de freqüência, particularmente na região de médio-agudo.
Mas, você não pode se fiar na minha opinião, porque não as ouvi. O melhor seria que você tentasse uma instalação provisória, fora da parede, e ver como elas tocam com um material de sua referência.
Apenas uma outra observação: normalmente caixas instaladas no teto se prestam melhor para som ambiente e não para ouvir música, na minha opinião.
Prezado Paulo Roberto Elias.
Gostaria de uma opinião sua a respeito de quantidade e distribuição de caixas acústicas. Minha sala de estar tem 45 metros quadrados, fazendo um pequeno L. Tenho 1 par de caixas de embutir Bose Virtually Invisible 191. Minha pergunta é se você acha suficiente para o ambiente e que distância uma da outra devo manter. Esqueci de dizer que neste ambiente não terei vídeo, somente áudio, e que as caixas ficarão no teto, sendo o pé direito de 2,55.
Muito obrigado,
Marcus Tulius
Oi, Paulo,
Cada alto-falante e cada projeto de caixas tem as suas próprias características de dispersão, como mostrado acima no texto.
A instalação de caixas frontais segue regras conhecidas, uma delas se refere ao local onde ouvinte estará sentado, chamado de “sweet spot”.
Se forem duas caixas apenas (esquerdo e direito) o ouvinte deve formar um triângulo equilátero com as caixas frontais. Se isto não for possível, as caixas podem ainda serem anguladas para dentro, favorecendo a dispersão dos tweeters, em relação à posição do ouvinte.
A altura das caixas deve preferencialmente estar de forma que a posição do tweeter e do médio (ou woofer) se nivele com o ouvido da pessoa localizada no sweet spot. Isto quer dizer, na prática, que não se instala caixas frontais no chão, a não ser que elas sejam desenhadas para tal (canais de retorno no palco, por exemplo). Caixas normais devem ser instaladas em pedestal próprio.
Para saber se a instalação está correta usa-se uma gravação de música sinfônica de referência. Os instrumentos devem ser localizados corretamente no espaço e o timbre os mesmos coerentes com o tipo de instrumento reproduzido.
Isto aí é o básico. Você pode se informar com o fabricante das caixas, para ter dicas ou informações que te ajudem na instalação.
Caro Paulo, tenho um amigo que se julga mto pesquisador do google e disse ter lido lá que a altura
do L/R no nosso palco é indiferente (podem ficar fixas formando 90 graus do chão, mais altas na parede em relação ao ouvido de quem se senta no sofá) pois o som se “espalha”… Trata-se de caixinhas do tipo satelite de um all in box que ele adquiriu!!!! O que vc tem a dize sobre isso? Tweeters no “palco” ou canais de voz não possui melhor eficiência se posicionados a altura do ouvido, ou levemente inclinado?
Oi, Mateus,
O que você está descrevendo é uma configuração de cabeamento de caixas acústicas, divididas por faixas de freqüência. Isto significa que o seu sistema é de dois canais físicos de áudio, ou seja, estéreo convencional.
Você pode, mesmo assim, usar um sistemas de dois canais para reproduzir filmes. Basta que seja instalado um player capaz de decodificar a fonte multicanal do filme em vídeo e enviar o sinal na saída em dois canais. Esta conversão é chamada de “downmixing”, e funciona bem em amplificadores estéreo. Para conseguir surround seria preciso instalar um sistema multicanal.
bom, eu achei muito util o seu post, porem eu gostaria de tirar uma duvida.
eu tenho um minisystem com 6 canais, 2 para medio grave, 2 para medio agudo e agudo, e os outros 2 para o grave. qual seria a melhor forma de me dispor de som para obter melhor desempenho para filmes?
Olá, Edu,
Ato-falantes, como componentes de caixas, são instalados de acordo com a orientação do designer das mesmas.
As caixas propriamente ditas, se de radiação direta, devem apontar em direção ao ouvinte localizado no chamado “sweet spot” (isto já foi tema de outra coluna) e no caso de surround de radição direta, lateralmente, apontando um para o outro.
Caixas omnipolares, bipolares e congêneres são acompanhadas de um manual, que orienta o usuário de como instalá-la corretamente.
gostaria de saber qual e a posicao de um alto falante se para cima ou par baixo , horizontal ou vertical isso nao foi explicado .obgd.
Oi, Mauricio,
A referência para os canais esquerdo e direito é a posição do usuário sentado em frente da tela e olhando para a mesma.
Assim, os canais esquerdos (frente e traseira) estarão do seu lado esquerdo e vice-versa. Um bom exercício para esta verificação é acionar o gerador de ruído rosa dos discos de teste, que mostram simultaneamente a posição das caixas na sala. Vários modelos de A/V receiver geram ruído de calibração com o uso de um diagrama semelhante.
Estando eu posicionado em frente ao HT como devo cnsiderar esquerda e direita é em relação a mim ou ao HT.
OU seja qual a rear left e qual a rear right?
é esquerda e direita em relação a mim ou ao equipamento?
Olá, Mario,
As caixas frontais devem ficar em uma altura do chão tal, que a posição dos alto-falantes de agudos (e médios, se existentes) fiquem aproximadamente na altura dos ouvidos de quem está sentado em frente às mesmas. A regra não é absoluta, ela tem tolerâncias e no caso específico do canal central, que deveria estar alinhado com as caixas esquerda e direita, é possível colocá-lo acima ou abaixo desta posição, sem grande prejuízo à reprodução.
O ângulo aproximado das caixas frontais depende muito da sua área de audição e da dispersão das caixas usadas para os canais esquerdo e direito. A regra básica está descrita na página citada para o comentário 36: http://www.the-home-cinema-guide.com/surround-sound-speaker-placement.html
Para determinar o melhor ângulo com as caixas que você usa, coloque-as de frente para a parede oposta e depois as vire para a área da sala aonde está localizado o local de audição. Faça pequenos movimentos e observe o resultado reproduzindo, se possível, música sinfônica em estéreo. Se a reprodução estiver uniforme a angulação estará próxima da ideal.
As caixas surround devem ser instaladas de acordo com as orientações dos fabricantes. Caixas de radiação direta devem ser posicionadas de acordo com o texto acima e viradas uma contra a outra. No caso de 7.1 os canais surround back devem ficar atrás da área de ouvintes, mas havendo parede imediatamente após a mesma, elas devem ser anguladas para baixo, de modo a apontar para o centro da sala.
Se você pretende usar caixas embutidas deve então procurar os modelos feitos para este tipo de instalação, caso contrário o resultado será imprevisível.
Paulo, ola!
Qual a distancia que as caixas devem ficar do chao? no caso do 7.1 e quais angulos ideais para as caixas?
Por uma questao de estetica pode-se usar uma arandela e embutir no gesso as caixas. como fica o som nestes casos, ja que nao estao direcionadas para o ouvinte diretamente?
Obrigado.
Att.
Mario
Oi, Eduardo,
A grande maioria dos receivers tem um equalizador dentro do setup. Muitos dos modelos atuais têm inclusive um programa para fazer ajustes nas caixas, com a ajuda de um microfone que vem com o aparelho. Para acioná-lo é preciso seguir à risca as instruções do fabricante, inclusas no manual de instruções do usuário.
boa tarde eu gostaria de saber como equalizar meu ht porque eu não consigo equalizar ele
muito obrigado desde já
Prezado,
Eu lutei muito na vida, fui auto-didata e tenho justificado orgulho pelos títulos que eu conquistei ao longo da minha existência. Não vejo motivo para escondê-los ou sentir vergonha deles, achando que eu possa estar sendo pedante.
Quanto às minhas paixões pelo resto, eu deixo para a sensibilidade do leitor achá-las.
Além de ocupar o meu tempo escrevendo, eu tenho procurado ajudar as pessoas, na medida das minhas limitações, e não tenho interesse em competir com nenhum profissional destas áreas.
Se você gostou do texto, espero com sinceridade que lhe possa útil. E obrigado pela referência.
O que um Dr. em bioquímica pode saber de caixas de som? Creio que tu saibas mais do que muitos especialistas, no entanto coloco como desnecessária suas credenciais acadêmicas. Seriam melhor credenciais que te liguem com essa paixão pelo som de definição e qualidade. Esqueça as referencias acadêmicas. Pega menos mal. Parabéns pelo conhecimento!
Oi, Gilberto,
Dando uma olhada nas especificações do teu receiver da Yamaha, eu notei que ele tem entrada digital de áudio para as conexões de DVD/LD e TV/DBS, sendo para DVD/LD os conectores são um coaxial e outro ótico.
Se o seu receptor Net HD for o da Pace (gabinete preto), você só pode usar a saída coaxial do mesmo, o que restringe a sua conexão à entrada coaxial de DVD/LD. Caso contrário tanto faz usar DVD/LD ou TV/DBS, porque ambas possuem entrada ótica.
Se a TV tem entrada HDMI, ligue a saída HDMI do aparelho da Net na mesma. O som será obrigatoriamente estéreo de dois canais, mas serve para quando você não quiser usar o receiver.
Bom Dia Paulo , tudo certo ?
Paulo , tenho um HT composto pelos seguintes aparelhos , como seguem abaixo :
Receiver – Yamaha RX V595a
Tv Samsung Plasma
VCR Philips Stéreo
DVD 525 Pionner
Eu instalaei uma NET HD e não estou sabendo aproveitar o som dos canais 5.1 .O VCR faz parte desse conjunto , pra mim hoje é uma peça meia fora de uso e , êle , faz parte de toda conecção anterior à instalação da NET HD . Eu posso retirar o VCR e ligar a saida da NET HD direto no Receiver ?
Outra duvida , é se o cabo HDMI da NET , trans porta som e imagem para a TV e onde entraria o Receiver nesta história?
Paulo , desde já , agradeço pela sua atenção.
Abraços Gilberto Dias
Olá, Francisco,
O alinhamento preferencial da caixa central é feito traçando-se uma linha reta entre o meio da caixa central (metade da altura da mesma) e a posição das caixas laterais entre os alto-falantes de graves e agudos, para caixas de duas vias, ou na altura do alto falante de médios.
Como eu não posso fazer um esquema na área de comentário, mando este link com as figuras que você precisaria ver: http://www.the-home-cinema-guide.com/surround-sound-speaker-placement.html
Esta regra não é absoluta. A própria Dolby admite uma discrepância de altura entre a caixa central e as laterais, desde que ela não exceda muito a altura da TV. Neste caso, ainda é possível angular a caixa central para cima ou para baixo, de acordo com a localização da mesma abaixo ou acima da TV, respectivamente.
A melhor regra de posicionamento de todas essas caixas é colocar o alto falante de agudos (tweeter) o mais próximo da altura dos ouvidos de quem está sentado. Mas, aqui novamente a regra pode ser quebrada, e pode-se posicionar as caixas um pouco mais acima.
Por favor, gostaria de saber se a caixa central tem que, obrigatoriamente, estar na mesma altura das frontais direita e esquerda e/ou das surround. Muito Obrigado.
Olá, Bruno,
No antigo fórum americano que eu freqüentava anos atrás, existia uma brincadeira com o nome WAF (Wife Acceptance Factor), e funcionava da seguinte forma: quando aparecia um equipamento novo (e caro) a turma de marmanjos se questionava se a mulher deles iria concordar com a compra, e aí os outros davam uma nota para o tal fator de aceitação da esposa. Tudo indica que você está no mesmo grupo. Mas, existe sempre um lado bom nisso tudo, quando a pessoa que está do nosso lado tem razão e nos compele a fazer de novo e direito.
No seu caso, o que precisa ser feito é colocar a reprodução de acordo com os parâmetros da reprodução multicanal. Se pelo menos a posição das caixas centrais e as do surround estiverem corretas, é preciso fazer os ajustes de nível e retardo entre elas.
O ideal seria você se munir de um medidor de pressão sonora (decibelímetro), mas pouca gente tem um, e assim o jeito é você confiar nos seus ouvidos. Comece com todos os níveis em 0 dB e aumente ou diminua o nível entre as caixas até que todas tenhas o mesmo volume.
Para o cálculo do retardo, você tem que se munir de uma trena ou régua, e medir a distância das caixas ao ponto de referência da sala (sweet spot), e entrar com este valor no seu processador ou receiver.
O nível do subwoofer, se for amplificado, é ajustado no potenciômetro de volume do mesmo. Se você não consegue determinar o ponto de crossover ideal, eu te sugiro deixar este ajuste em 80 Hz e todas as caixas ajustadas como “small”. Se, em função disso, houver distorção ou saturação de graves nas caixas da frente ou traseiras, aumente o valor do crossover para 100 Hz ou acima, com o cuidado para não deixar vazar médios para o subwoofer.
Se, depois de tudo isso, o som continuar ruim, é possível que as suas caixas não sejam adequadas para a dinâmica dos programas contidos nas trilhas sonoras dos filmes, e aí só trocando as mesmas ou o sistema inteiro. É difícil opinar de longe, e por isso eu sugiro você consultar alguém da sua confiança, para dar uma ouvida no seu sistema, e tentar avaliar o desempenho do mesmo.
Ola Paulo
Meu problema é o seguinte:
Tenho uma sala de dois ambientes 3×4.5 no ambiente em que esta a TV fiz uma “engenharia alternativa”(gambiarra).
Furei a laje e passei os fios dentro do forro coloquei os auto falantes preso no teto(esquerda e direita) ficando assim distante dos 2/3 da altura recomendada, não bastasse isso coloquei o subwoofer encostado no canto da parede embaixo e ao lado da TV e ainda quero obter bons resultados.
Sei que será impossível tendo em vista que fiz tudo contrário do que você já mencionou.
Mas como fui fazendo as coisas e depois decidi pesquisar sobre o assunto, agora que furei o teto fiz o suporte e pintei tudo(sabe que ficou com aspecto bom).
Será que poderia me dar alguma dica de regulagem, tipo aumentar alguma coisa pra compensar outra ou terei que me desfazer da pequena gambiarra que fiz.
Descupe pela ignorância com o assunto, mas é que realmente não entendo nada.E minha esposa como muitas, não para de me criticar dizendo que fiz tudo errado e que não melhorou nada nossa qualidade de som.
Obrigado por enquanto.
Marco,
Os canais HBO tem áudio 5.1, dependendo do programa transmitido, e até onde eu sei, tanto Net/NetHD e Sky/SkyHD passam Dolby Digital integralmente.
Com isso, você pode ter sinal Dolby de 1.0 até 6.1, desde que você use a saída digital do decodificador do provedor de sinal, e conecte a mesma num processador externo com decodificador Dolby Digital.
Ola, Paulo…tdo bem?
Olha so, embora saiba que isso nao é responsabilidade sua, mas se souber, me diga; os canais HBO tem audio 5.1, nota, se meu HT ta instalado, preciso de mais alguma coisa pra ver os canais com esse audio?
sem mais…
Olá, Marcia,
Em primeiro lugar, é preciso verificar todas as conexões, presumindo que a sua TV tenha saída de áudio analógica e o HT da Sony uma entrada equivalente. Então, eu presumo que você tenha usado um cabo analógico com dos RCA em cada ponta, correto?
Se isso tudo foi feito, então é bom saber se a entrada do HT corresponde ao modo acionado. Se houver, por exemplo, mais de uma entrada analógica, em qual delas a ligação foi feita, e qual modo aciona esta entrada.
Veja também se a saída da TV está atrelada ao controle de volume. Se estiver, acione o mesmo até ter o som desejado.
Comprei esta semana um HT Sony DAV-DZ275 5.1 850w. Liguei minha TV nele, fiz as instalações das caixas conforme o manual. Quando coloco qualquer mídia, tudo funciona muito bem. Porém se eu selecionar a função TV/VIDEO do HT e só ligar a TV não sai som no HT. Minha TV é Phillips 29″. Tem alguma dica?
Oi, Leandro,
Vamos por partes:
1 – a altura de 2/3 da altura total da parede não é uma fórmula imutável, mas, por outro lado, aproximar as caixas mais para o nível dos ouvidos de quem senta está errado, porque destrói um dos objetivos do som surround, que é o espalhamento do som pela sala, para criar ambiência. Veja como exemplo as salas de cinema e note como as caixas laterais são montadas a uma certa altura da platéia. Não é obrigatório se instalar a 2/3, mas não se deve fugir muito disso!
2 – montar caixas no teto é uma coisa que eu nunca vi, desde que eu entrei neste hobby, e, sinceramente, duvido que vá funcionar direito.
Os parâmetros de mixagem do áudio multicanal em estúdio obrigam a colocação das caixas nas posições preconizadas pelos desenvolvedores de codecs (Dolby, DTS, etc.), que, por sua vez, obedecem a padrões impostos pelos estúdios de cinema, obedecendo largura e altura de tela, etc.
Isso quer dizer que as posições das caixas têm que obedecer a esses critérios, mesmo dentro de casa, percebe? Pequenas diferenças nas montagens e adaptações dos tipos de caixas nos diversos ambientes são permitidas, desde que a mixagem não seja alterada. Existem testes em disco, se o usuário estiver na dúvida, para verificar se a montagem está correta, e eu posso te dizer, por experiência própria, que as orientações dadas por sites como o da Dolby estão mais do que corretas!
Eu, se fosse você, não faria isso. Existem métodos de montagens de alto falantes nas paredes, vendidos no comércio. A maioria deles é mais adequada para surround, e seguem os mesmos parâmetros das caixas convencionais!
Olá, Paulo Elias.
Muito obrigado pelas informações. Parabéns. Tenho duas perguntas a fazer.
1) No artigo, você menciona a instalação das caixas de som normalmente a uma altura de 2/3 da altura da parede da sala. Considerando que os ouvintes, no meu caso, estarão sentados no sofá, posso localizar as caixas na altura dos ouvidos de quem se senta no sofá?
2) Estou reformando minha casa e tenho visto em outras obras muita gente instalando as caixas do home theater no teto (as três frontais e duas traseiras), embutidas no rebaixamento de gesso. Isso pode ser uma solução adequada?
Saudações.
Prezado Leonardo,
Eu não tenho a tabela que você quer, e sinceramente nunca me preocupei com isso. Acho até que já li algo publicado uma vez, mas o assunto é, se me permite o comentário, de uma tolice ímpar!
Veja porque: um amplificador de potência é, para todos os efeitos, uma forma de aumentar a corrente do som de origem, de tal forma que ela possa ser submetida a um processo de amplificação controlado. Na prática, isto significa que, para uma potência “X”, o controle de volume irá trabalhar na atenuação da mesma (motivo pelo qual quando se mostra volume se usa sempre o sinal negativo, por exemplo, -50 dB).
A atenuação é importante, porque, com o aumento da modulação da fonte, a corrente exigida para reproduzi-la é muito alta. Se ela ultrapassar a capacidade de amplificação do amplificador, uma parte da onda não será reproduzida (“clipping”), gerando distorções e possivelmente queima, tanto da saída, quanto dos alto-falantes associados. Muitos amplificadores implementam circuitos de proteção, para evitar isso. Mas, a melhor maneira é aumentar a potência do amplificador propriamente dita. Ou seja, quanto maior for esta potência, mais tolerante ao clipping serão os estágios de saída. Claro que o problema não é tão simples assim. Muitos audiófilos modificam as fontes de alimentação de seus amplificadores, com este mesmo objetivo.
Em resumo, compre o equipamento com a maior potência que o seu dinheiro lhe permite. Equipamentos atuais, na faixa de 90 a 100 Watts RMS por canal são mais do que satisfatórios, e na vida real, apenas uns 5 a 20 Watts são efetivamente usados. A proteção que eu lhe citei se refere à dinâmica do programa (picos de onda com enorme amplitude) e aí, amigo, com som digital não se brinca!
Sobre salas, o ideal é, geralmente, usar o sentido do comprimento, ao invés da largura, aumentando, desta maneira, o espaço para a propagação do som.
Se isso não for possível, como me parece ser o caso da sua atual instalação, existe ainda a possibilidade de variar a angulação das caixas frontais. Isso é feito tomando-se como referência o principal ponto de assento (sweet spot) e posicionando as caixas esquerda e direita de tal forma que elas apontem para este ponto. Você pode ainda tentar abrir ou fechar um pouco o ângulo das duas caixas, para ver se isso tem alguma influência na reprodução. Tome como referência de reprodução o espalhamento uniforme de uma gravação orquestral. Se possível, use uma gravação de música clássica bem feita, ou discos de testes.
Caro Paulo Elias,
Agradeço pela paciência com nós amadores…
1 – Você teria uma tabela simplificada correlacionando o tamanho da sala do HT com a potência (RMS) do som?
2 – No meu caso, a sala é 3m x 3.5m, a TV está na parede de 3,5m, e o sofá do espectador está encostada na parede oposta. É possível aproveitar o som 5.1 nessas condições? Qual seria o posicionamento ideal das caixas no meu caso?
EU SABIA QUE A RESPOSTA SERIA RÁPIDA, MAS NÃO TÃO RÁPIDA!! O RECEPTOR TEM SIM ESTA SAÍDA E AINDA TEM OUTRA SAÍDA DUPLA DE AUDIO. OBRIGADO PLA EXPLICAÇÃO. SÓ FALTA AGORA ACHAR UM HT BOM E BARATO. FELIZ NATAL
Prezado Everton,
É possível sim. Eu não tenho as especificações do seu receptor, mas posso lhe adiantar o seguinte:
Você deve procurar na parte traseira do mesmo a saída de áudio digital, que no caso é ótica. Você só precisa ligar esta saída num A/V receiver ou HT integrado capaz de receber este sinal e possuir decodificador Dolby Digital. O cabo ótico é do tipo Toslink. Manuseie com cuidado, e não dobre, porque ele é frágil, ok?
BOA TARDE, PAULO ROBERTO. TENHO UM RECEPTOR TRADICIONAL DA SKY (AQUELE PRATEADO COM UM CÍRCULO PRETO NO CENTRO), GOSTARIA MUITO DE INSTALAR UM HOME THEATER NELE. MINHA TV É UMA LG 29″ FLATRON TELA PLANA, COM UM SOM MUITO BOM, MAS GOSTARIA DE ALGO MELHOR. SE EU COMPRAR UM HT (SOMENTE AS CAIXAS ACÚSTICAS) CONSIGO INSTALÁ-LAS NO RECEPTOR DA SKY E OBTER O TÃO SONHADO 5.1 DOS CANAIS HBO? E SE A RESPOSTA FOR SIM, COMO DEVEREI PROCEDER A INSTALAÇÃO? GRATO E AGUARDO BREVE RESPOSTA!
Entendido!!!!!! Vou aproveitar melhor meu HOME. Obrigado.
Olá, Honório,
Este ajuste faz parte do setup para a reprodução multicanal do seu sistema. O zero, neste caso, se refere a 0 dB, e a variação em torno deste valor irá depender do tipo de equipamento usado, por exemplo -6 a + 6 dB.
O objetivo do ajuste é equilibrar a amplitude (volume) de reprodução entre todas as caixas. Para fazer o ajuste deve-se, inicialmente, zerar o volume das mesmas, e depois, com a ajuda de um medidor de potência sonora (decibelímetro), gerar ruído rosa (através do próprio equipamento) e medir a saída de cada caixa. Se houver diferença de volume entre as mesmas, faz-se a compensação aumentando-se ou diminuindo-se paulatinamente os valores em torno do zero dB.
Este ajuste só deve ser feito depois que as caixas estiverem posicionadas corretamente no local de instalação. Se o usuário não tiver um medidor de amplitude, ele pode fazer o ajuste de ouvido, e aí, é claro, vai depender do senso de observação de cada um a diminuição do erro cometido.
Muitos equipamentos vêm dotados de microfone próprio para este tipo de ajuste, e aí, neste caso, o usuário deve seguir o método de medição indicado pelo fabricante.
Olá, Paulo Elias. No SETUP do HOME, para regular as caixas, existe um campo que creio é o volume, onde, a partir de 0, vai-se para mais ou para menos até 6. Pergunto: aquilo realmente é volume[altura do som] ? Se é, o que é melhor a partir do 0 ? Desculpe-me a ignorãncia, em eletronica estou no 0, conto com o seu vasto conhecimento para aprender um pouco e usufruir melhor de meus equipamentos. Você já me foi útil quanto à TV digital. Tinha pressa, mas agora, lendo seus escritos sobre, vou esperar essa tecnologia[no Brasil] amadurecer.
Elisabete,
Se você se refere a caixas 5.1/6.1 para ligá-las ao seu computador, você deverá se referir à codificação do fabricante da placa-mãe, que indica que conectores entram nas respectivas posições da entrada de áudio.
Geralmente, as fêmeas são coloridas, de maneira a que o usuário evite errar de conector. Se errar, também não tem problema, é só reconectar na posição certa.
É provável que, junto com o driver usado pelo adaptador de áudio do seu computador exista um pequeno programa, para gerar tons ou música, de maneira a que você reconhecer e verificar a posição correta de cada caixa. Além disso, você poderá este recurso e o controle de volume do sistema operacional ou do próprio adaptador, para equilibrar o som entre as caixas.
como coloco minhas caixas do micro para funcionar
Bruno,
O que você diz sobre os subwoofers reproduzindo médios é verdade, mas existem maneiras de se evitar isso. As fórmulas ou receitas são complicadas e atendem caso a caso, porque dependem do tipo de design de filtro usado, entre outras coisas. Por causa disso, eu não me atreveria a ensinar ninguém a fazer isso.
O que eu posso fazer, entretanto, é explicar o seguinte: todo instrumento musical emite notas com um som chamado de fundamental (com referência à freqüência da nota) e os seus harmônicos, que são múltiplos do mesmo. O ouvido humano tende a ouvir menos direcionalidade (e localização no espaço) à medida em que a freqüência cai, e embora muita gente argumente que sons em torno de 120 Hz são audíveis, o assunto ainda é objeto de enorme controvérsia.
Em qualquer hipótese, o que o ouvido humano identifica são harmônicos de notas emitidas pela maioria dos sons do contrabaixo, que dá a sensação de localização deste instrumento no espaço.
Cristiano,
Infelizmente, numa coluna e num espaço tão restritos, é literalmente impossível atender ao que você me pede.
As possíveis soluções para o seu problema, no meu entendimento, são:
1 – contratar um profissional para fazer a sua instalação ou arrumar um amigo que entenda disso (muita gente consegue);
2 – Ler o manual com atenção. Eu sei que a maioria das pessoas odeia ler manual, mas não tem outro jeito, porque lá deverá estar descrito o tipo de cabo e o tipo de conexão desejados. Se não tiver, você tem direito a recorrer ao suporte do fabricante. Eu sei, os suportes são ruins, mas não custa nada tentar (boa sorte!).
3 – procurar pela Internet as características de cada cabo e/ou procurar revendas que, independente da venda, prestam esta ajuda ao usuário. Aqui não me compete fazer propaganda de empresas, mas até pela Internet dá para você ser atendido por e-mail. E se for fazê-lo, procure descrever os seus problemas com detalhes, se possível.
Se nada disso der certo, tente o seguinte:
Usar HDMI ou cabos de vídeo componente (veja qual dos dois seu sistema aceita) para ligar o leitor/gravador na TV. Usar cabo coaxial ou ótico, para ligar a saída digital ao seu sistema. Fazer o setup dos equipamentos, de acordo com o manual dos mesmos. Faça devagar e se muna de paciência, porque todo o começo é sempre difícil, e ninguém nasce sabendo!
Não sei por onde começar, tenho home theater ht 1100 da sony 5.1, tv lcd 42p. philips ambilight, sky + e gravador de dvd da lg dr175, não consigo fazer todas as conexões, não tenho cabo de hdmi e optico, não estou sabendo como fazer para fazer toda a instalação, gostaria de sua ajuda, desde já muito obrigado.
por favor alguem pode me ajudar a fazer uma caixa de som que a parte contraria do cone fique pra fora tipo aquelas da SOM SC seria para um woofer de 15 a caixa tenque ser de um sistema que de bastante volume e batida pois eu vou usar um voicer de 15 da khromus, poderia me passar as medidas o projeto da caixa dutada que os dois alto falante fiquem com o cone pra dentro da caixa e fora so apareça a parte de ferro
Na imensa maioria dos home teathers, inclusive os caros, os subwoofers produzem nao somentes os sons sub-sonicos, como deveriam, mas tambem os sons médios graves. A linha de um baixo, por exemplo, é divida em canais estereos ou mesmos em mais canais (5.1), portanto, o que se ouve em casa nunca é de alta fidelidade, pois ninguem instala 5 woofers de 8 polegadas rodeando um sofa, por exemplo.
Agora só falta o meu home
Ao Jair Vaz,
O receiver Sky tem que ter uma saída, provavelmente ótica, de áudio digital. Se não tiver, entre em contato com o suporte da Sky, para resolver isso.
O som Dolby Digital 5.1 corresponde a um bitstream, que tem que passar por um cabo deste tipo, o qual deve ser conectado na respectiva entrada (coaxial ou ótica) do seu A/V receiver ou pré-amplificador. O sinal é então direcionado ao decodificador interno, antes de ser reproduzido pelo conjunto das caixas.
Espero não ter ficado dúvidas.
Muito esclarecedoras suas informações e, para mim, oportunas pois sempre ficava em dúvidas quanto a estas disposições. Os equipamentos comprados não as informam.
Bem útil
entenda a melhor localização e as diferenças entre caixas acústicas.
Quando utilizei pela primeira vez um 5.1, em 1999, pensei o que não seria da vizinhança quando eles chegassem a venda em lojas populares. No trânsito já são uma praga, é permitido ouvir música e obrigar a população a acompanhar o balanço; o cidadão comum é multado por ouvir um fonezinho de celular! As construçoes são de gesso, finas e não isolam nem o barulho do banheiro. EStou escrevendo, acreditem… sistemas de som nas residencias que construímos hoje serão intoleráveis causa de discórdia entre vizinhos, a praga urbana do século XXI…
Gostaria de saber como conectar o HT para ouvir o som de filmes da televisão ( SKY ) visto que alguns filmes do HBO são transmitidos em 5.1.assim como dos canais de audio?
Agradeço a atenção.
Penso que a condição de posicionamento do subwoofer deve se levar em consideração um aspecto que imagino determinante mas desaconselhado pelo articulista: se o subwoofer for de pouca potência ou passivo e não alcançar os graves desejáveis, o posicionamento deste é preferível nos cantos da sala distando algo em torno de 20 a 30 cm de cada parede. Haverá, como explicitado no artigo do Paulo um aumento de intensidade dos graves, apenas cuidando o audiófilo que esta intensidade não obscureça os médios e agudos, restando para tanto, mais uma vez, o devido corte no crossover do subwoofer, tanto nele próprio como na equalização do receiver.
Posição Caixas de Som.
ah desculpe pelos erros ortograficos ah e é HOME THEATER nao como esta escrito no comentario anterior. (nois erra mas nois correge rsrs)
puxa to vendo que vou ter q entrar com uma jucial contra a loja que intalou meu home tweeter. ta tudo errado aqui em casa rsrsrs. Agora eu seu pq sempre quando estou essistindo um filme pareceq tem alguem repetindo tudo. O artigo esta sendo de valia. continue assim pelo no fimde semana eu consigo arrumar um poco essa desordem. Obrigado
vc devia mostrar o exemplo através de um desenho para facilitar o nosso entendimento mais visua , mas boa dica valeu
Muito Interesante !