Muito se tem falado do Twitter, serviço norte-americano que permite postagens de, no máximo, 140 caracteres e que vem ganhando adeptos no mundo inteiro, o chamado “microblogging”. O conceito é muito simples, mas o efeito é incrível. O resultado é uma mistura de blog com serviço de mensagem instantânea (MSN), no qual os posts são enviados sem a necessidade ou expectativa de uma resposta. Fala-se para o mundo, com a velocidade de uma mensagem instantânea.
Se pararmos para pensar, a limitação de tamanho das mensagens é uma implementação simples que traz diversas conseqüências positivas, como a alta velocidade em que a informação se espalha, a ausência de uma linguagem formal, a necessidade de síntese. Tudo isso vem para preencher uma demanda de publicação ainda mais rápida e sintética do que os blogs estavam acostumados a oferecer. Uma pequena implementação com conseqüências que se encaixam perfeitamente nas demandas de um novo mercado de usuários.
As postagens dos usuários são baseadas em uma pergunta inicial proposta pelo Twitter: ?O que você está fazendo??. E realmente é um prato cheio aos adolescentes, ansiosos por novos meios de se comunicar, socializar e criar uma identidade própria. Um jovem que acaba de assistir um filme no cinema pode fazer seu comentário em tempo real e ser ouvido por toda sua rede de amigos. Isso tem um poder incrível quando se fala de relacionamento entre adolescentes e nesse sentido o sucesso do Twitter já era de se esperar. O que não se esperava era outro uso da ferramenta, voltado para assuntos mais ?sérios?, entre o público mais adulto e a indústria da mídia.
A razão de tal utilização é obvia, se pensarmos na ferramenta como forma de comunicação rápida. Usuários em busca de informações em tempo real, principalmente jornalistas, se favorecem muito da utilização da ferramenta. As notícias aparecem antes no Twitter e aí então são replicadas em blogs, de forma mais aprofundada. Só depois então são publicadas em matérias da mídia tradicional, de forma mais didática e trabalhada para o usuário comum. É uma vantagem competitiva para quem trabalha com informações quentes e ideal para as pessoas ávidas por novidades.
No Brasil, o serviço foi adotado de forma rápida entre blogueiros, jornalistas e caçadores de tendências, os chamados “early adopters”, que estão visualizando a ferramenta como forma obrigatória de se informar e relacionar. Além disso, tais early adopters também têm utilizado a ferramenta como meio de socialização.
O Twitter é capaz de estabelecer relações através de sua ferramenta de assinatura, na qual um usuário pode “assinar” o perfil de outro e acompanhar as postagens dele. E isso é muito interessante, pois permite uma aproximação que poderia ser bem mais difícil, ou até mesmo impossível, com outras ferramentas, como o e-mail. Torna-se mais fácil estabelecer relações com pessoas que você admira ou compartilhar pensamentos de modo natural, sem a necessidade de uma apresentação formal.
Como a maioria dos serviços da internet, por estar em uma fase inicial, o serviço não tem um público cativo definido. A tendência natural é que seja utilizado em massa por algum grupo, possivelmente os jovens, assim como o Orkut, e deixe espaço para o crescimento de novos serviços mais focados. Mas isso deve demorar ainda um ano, ou dois.
Não se sabe se o Twitter veio mesmo para ficar. Pessoalmente acredito que deva ganhar um espaço, mas fora das proporções das grandes redes sociais. [Webinsider]
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Renato Shirakashi
<strong>Renato Shirakashi</strong> é um dos criadores do <strong><a href="http://www.via6.com" rel="externo">Via6</a></strong>.
15 respostas
eu concordo com eles KKKKKK
A web e as ferramentas que nela se encontram podem ser usadas ignoradas ou ser vitima delas, dependendo de:
Objetivos especificos de quem as usa sujeito ao
Nivel de conhecimento do contexto tecnologico da web por esta pessoa ou, grupo atuando em conjunto e sincronizadamente desde diferentes pontos do globo.
vc pode nao gostar dos aplicativos da web ou de um aplicativo especifico, mais elas de uma forma ou outra se vc usar a web PARA QUALQUER OBJETIVO/COISA em algum momento vao mudar seu comportamento/atitude/persepção dentro do mundo virtual isto é inevitavel devido a que cada internauta tem uma forma particular de experimentar a web e é claro desde a diversão, os negocios e os meios academicos,
ao vc dizer nao gosto de isto ou aquilo vc acaba por dar vida a algo que de outra forma poderia ser desconheido para outros antes de vc dar seu comentario. ironia… pois é é meu ponto de vista, respiro web todos os dias pois é meu trabalho, a internet é assim… o que vc vai fazer dela??!
saudações
Max
As grandes empresas de jornalismo possuem um serviço chamado broadcast q serve exatamente para dar pequenos flash de notícias o mais rápido possivel. Quem depende de noticias (como investidores da bolsa) não pode se dar ao luxo de navegar em centenas de sites de noticias, durante horas, pra ficar informado enquanto grandes negócios são perdidos. O Twitter é um broadcast para pessoas comuns q querem saber das coisas e pessoas mas têm mais o q fazer q passar o dia na net lendo looooogos posts, mensagens de orkut, e-mails intermináveis, etc. Quem não entendeu isso, precisa acender a luz antes de sair atirando.
Escrever a minha vida em um lugar publico?
Falar aonde eu vou, com quem eu estou, aonde eu trabalho, o que eu como, aonde eu como, tudo isso para qualquer pessoa ter acesso?
Eu acho loucura…
Já tenho opinião contra o Orkut e mantenho a conta para recado de amigos que não sabem usar e-mail. Procuro não divulgar dados meus na internet.. e agora querem que eu escreva minha vida numa página para outras pessoas lerem e comentar?
Estão ficando completamente malucos!!!!!
Acreditem, eu não sou neurótico, nunca fui seqüestrado… mas acho que o Brasileiro se expõe de mais na internet
O twitter é apenas mais um hype que não vou surfar, por ser irrelevante pra mim…
Acho relamente improvável que 140 caracteres possam acrescentar algo a minha experincia com web
E acho que o delay entre algo útil aparecer no twitter e em outras ferramentas é simplesmente desprezível, mesmo para quem vive de notícias quentes…
Twister não é uma moto da Honda? kkk
Acho o Twiter mais uma ferramenta que se soma com o tsunami de informação que temos que digerir todos os dias.
Eu usaria uma ferramenta que ELIMINASSE a necessidade de tantas informações para ler diariamente e não mais uma para me atolar nessa lama toda de blogs, emails, messengers, sites, telefones e etc.
Então acho que vc não leu o texto, vou copiar um trecho aqui:
A razão de tal utilização é obvia, se pensarmos na ferramenta como forma de comunicação rápida. Usuários em busca de informações em tempo real, principalmente jornalistas, se favorecem muito da utilização da ferramenta. As notícias aparecem antes no Twitter e aí então são replicadas em blogs, de forma mais aprofundada. Só depois então são publicadas em matérias da mídia tradicional, de forma mais didática e trabalhada para o usuário comum. É uma vantagem competitiva para quem trabalha com informações quentes e ideal para as pessoas ávidas por novidades.
E qual a necessidade de saber pra a real funcionalidade da ferramenta? Se vc nao sabe, é porque não é uma ferramenta pra você. Se fosse, vc já saberia ou usaria.
Mas vc tem todo o direito de não gostar. Só avalie o uso dos seus termos acidos antes de generalizar com imbecil ou chamar a ferramenta de inutil. Pra vc ela pode ser agora. Quem sabe um dia vc nao se junta a turma dos imbecis, né?
Um abraço e encerro por aqui minha participação nesse tópico.
Manu,
1ª quando falei sobre o termo Web 2.0 é por que o serviço de Microblogging (Twitter) faz parte dessa massa.
Desconfia? http://www.google.com.br/search?q=Twitter+web+2.0
2ª
Infelizmente o nicho de drogas que vem da web 2.0 é gigantesca, de dez ideas , duas são aproveitáveis, vide exemplo MySpace, Orkut, ICOX, Technorati entre outros( Que não tem nada haver com microblogging e são invenções realmente aproveitáveis e rentáveis. ).
3ª
Minha opinião foi ácida e continua sendo sobre o Twitter, a real funcionalidade dele ainda não foi divulgada(foi? qual é?), não da pra imaginar um Blogueiro ou profissional em pleno almoço atualizando seu Twitter porque os seus followers querem saber oque ele está comendo!!! isso é praticamente vida Minority Report.
Não aponto erros à ninguém, inclusive à você Manu, só acho infeliz botar fé num sistema tão fraco e tão inútil.
Aquele que acha o twitter útil, que diga apenas 1 utilidade ou se cale para sempre.
(( Não quero arranjar briga não, mas por favor pense bem esse sistema é igual o lula, ninguém sabe pra que serve, oque fáz e qual futuro ele terá ))
Fabio, tá bom então. Vou ali junto com os imbecis enquanto vocês discutem seriamente a utilidade da internet.
E, se vc nao leu o comentário anterior, ele falava sobre Orkut. Antes de despejar sua raiva frustrada sobre web 2.0, é conveniente ler os comentários. A propósito, onde falaram aqui sobre web 2.0?
Não da……essa Web 2.0 está fora de foco, eu até postei no meu blog sobre esse rídiculo Microblogging, mas cá entre nós, é totalmente inutil, quem é o imbecil que vai ficar lendo as pontagens de outro imbecil?
É até romantico criticar esse serviço, afinal ele não tem utilidade alguma!
Agora sobre o infeliz comentário do(a) Manu, oque tem Haver Microblogging com Orkut ?
Twitter é programa de programador alienado com web 2.0 acha que está abalando usando esses serviços.
Eu fico muito triste de ver blogs de noticias como o IDGNow apoiando esses serviços infâmes apenas para estarem em destaque na janelinha da Web 2.0, Apresentamos o Twitter para o brasil, logo somos cool. Se enforquem por favor.
Não sou de fazer comentários ácidos e apimentados, mas eu ja estou ficando de saco cheio de ver essa enxeção de linguiça web 2.0.
Meu Twitter já tem 32 followers…
O orkut, quando lançou, nao era popular. Lembro de ter meia duzia de amigos durante quase 1 ano, até que começou a bombar. O Twitter ta sendo o mesmo. Tenho o meu desde o ano passado mas parece que agora ele começa a engrenar (e parece muito legal! tou adorando!)
Quem quiser me seguir: http://twitter.com/manumania
🙂
Na verdade o único defeito do Twitter é que ainda não se propagou no Brasil como deveria. Ao contrário do Orkut, que virou febre logo em seu lançamento, o Twitter é uma ferramenta já conhecida há algum tempo pelos early adopters, mas a maioria das pessoas que usam a internet (e o Orkut) nunca ouviram falar dele.
E como já li em algum lugar e achei certo (acho que foi aqui mesmo que li) eu vou aonde meus amigos vão. Ou seja, se o Twitter for divulgado a ponto de cada usuário conhecer um outro usuário que possua Twitter daí sim ele vira febre… Eu, por exemplo, possuo e uso o Twitter ocasionalmente. Mas não conheço mais NINGUÉM do meu ciclo social que o possui (mas todos possuem Orkut, MSN, e-mail, etc).
Acho é um lance da mente humana. A grande maioria dos microposts do twitter realmente não serve pra nada, mas o interessante é que se o cara começa a colocar determinadas coisas começa a ficar meio interessante. É uma tendência que precisa ser observada, pode ser uma evolução do conceito blog.
Ow yeah! E já estou viciado! 🙂 É bem mais interessante do que posts inteiros e dá pra acompanhar muito mais coisa simultaneamente.
Acho que ultrapassei 140… 😉