Este ano seu cliente vai anunciar mais na internet

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Nos primeiros anos do início da operação comercial da internet no Brasil, ocorridos há pouco mais de 12 anos, as pessoas, as instituições e até mesmo as empresas privadas não sabiam ao certo quais mudanças o “mundo online” traria às suas vidas, seus negócios ou suas atividades.

Se havia dúvidas quanto a até que ponto participar daquele “novo ambiente” representado pela internet, também não era intuitivo direcionar investimentos para campanhas publicitárias na web. Por um longo período o setor de publicidade online no Brasil não recebeu o mérito devido sequer pelas grandes empresas, muito menos pelas pequenas.

Isso já começa mudar. Em 2007, cerca de 2,7% do bolo publicitário do País foi aplicado em mídia online. Em valores financeiros, o número ainda é pequeno quando comparado ao investimento estimado ocorrido nos EUA, no mesmo período no setor: cerca de 77 vezes mais, segundo o instituto eMarketer.

O setor da mídia online movimentou cerca de R$ 500 milhões no Brasil e US$ 21 bilhões nos EUA, em 2007 ? o que se pode esperar para o ano novo?

Nota-se uma crescente participação de empresas, de portes variados, que já identificaram na internet uma oportunidade de ampliação da base de clientes (público direcionado e selecionado), com baixo custo de investimentos, facilidade na medição de resultados (estatísticas online instantâneas) e busca de negócios em novos mercados além dos limites tradicionais de atuação (bairros, cidades, regiões etc.).

Como qualquer outro “veículo” publicitário, a internet requer estratégia na criação e desenvolvimento da campanha, além de acompanhamento permanente e periódico dos resultados obtidos.

Para valer como um lembrete, relaciono algumas dicas simples que poderão ser usadas por aqueles que pretendem divulgar no mundo virtual seus produtos ou serviços:

1. Não deixe mais a web fora do planejamento de sua campanha de mídia;

2. Amplie a visibilidade de sua marca com a publicidade online nos sites de buscas e rede de afiliados. As “buscas patrocinadas” ou links patrocinados são anúncios de texto similares a um classificado, têm baixo custo e atrairão público novo para seu site;

3. Distribua sua verba também nos sites que considera pertinentes para seu público. Escolha entre portais de informações e notícias, sites com conteúdo regional de sua cidade ou bairro, sites de entidades ou associações do setor ou aqueles que mostram conteúdo específico de seu mercado de atuação ? você atingirá um público mais selecionado e obterá melhores taxas de cliques aproveitados;

4. Não abandone seu anúncio online. De forma similar à mídia tradicional, os anúncios na internet devem receber acompanhamento diário, via relatórios estatísticos, que permitam propiciar ajustes na campanha e identificar resultados reais concretizados;

5. Anúncios mais elaborados, com imagens, logotipos ou fotos, em banners promocionais interativos, hot-sites ou inseridos em widgets fixam sua marca sem desagradar visualmente o usuários. Nesse caso, peça ajuda a profissionais de sua confiança;

6. Não exagere na escolha de palavras-chaves. Foque nas relacionadas principalmente ao seu negócio ou você poderá desperdiçar cliques recebidos;

7. Remeta o usuário proveniente de seu anúncio online para uma página exclusiva de seu site ? ele perceberá a atenção especial que lhe foi dedicada.

Se você é publicitário ou profissional na área da internet e participa, de forma direta ou indireta, do mercado de mídia online, não se surpreenda: 2008 será lembrado como o ano que a publicidade online decolou no Brasil.

Mais alguém acompanha minha aposta? [Webinsider]

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Avatar de Eduardo Favaretto

<strong>Eduardo Favaretto</strong> (eduardo[at]ibuscas.com.br) é empreendedor e escreve no <a href="http://www.ibuscas.com/blog" rel="externo">iBUSCAS blog</a> sobre internet, inovação e tendências no mundo digital.

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4 respostas

  1. Este assunto para nossa empresa sem duvida alguma traz alegria e entusiasmo pois temos apostado neste segmento de midia na internet.

    Novos desafios para empresas profissionais que desejam tratar midia virtual como prioridade na intencao principalmente de atender a clientela que ainda nao conhece o potencial deste universo on-line. Parabens pelos esclarecimentos.

  2. Bacana essa materia. As oportunidades de negócio geradas pela Internet devem ser vistas pelos profissionais de marketing como um mundo novo a ser desbravado, e não como uma versão virtual daquilo que fazemos na publicidade off-line. Tentar adaptar as ações de marketing tradicional para a Internet é um erro que você pode evitar procurando compreender e explorar os diferenciais da Internet.

  3. Joaquim, entendo que os ambientes publicitários dos EUA e Brasil são bem diferentes. Propositalmente fiz questão de mencionar os valores financeiros envolvidos no setor de Internet, apenas para exemplificar tal quesito.

    Respondendo sua questão: segundo a estimativa do mesmo instituto (eMarketer), o bolo publicitário nos EUA em 2007 movimentou um total de US$ 287,5 Bilhões – a publicidade on-line ficou com uma fatia de participação de 7,4% (US$21,4 Bilhões).

    Grato pela sua observação.
    Eduardo Favaretto

  4. Muito bom o artigo, excelente saber o futuro promissor da publicidade on-line, isso é ótimo para todos que trabalham na área como eu.
    Agora quanto aos números a idéia ficou vaga, pois não tem como comparar investimentos entre Brasil X EUA, seria interessante saber qual a porcentagem que esses 21 bilhões representam dentro do bolo publicitário americano.

    Abraços

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