Na maior parte das vezes os procedimentos, regras, políticas e outras questões burocráticas que uma empresa adota servem unicamente à ela, nunca aos seus clientes.
É muito desagradável para um cliente ter que se adequar àquilo que a empresa pensa que é o correto, por exemplo, obrigá-lo a preencher infindáveis formulários, providenciar cópias e mais cópias de documentos, visitar diversos postos de atendimento ou fazer qualquer coisa parecida quando ele precisa resolver um problema. Simples, em geral.
Não importa que a empresa esteja certa (ela pode até estar), pois o cliente não se importa com isso. Tudo o que vale para ele é que o problema seja resolvido, o produto seja substituído, o serviço cancelado ou o dinheiro devolvido. Ou seja, que suas demandas sejam solucionadas de forma eficiente.
Aproveite as oportunidades onde nem tudo saiu conforme esperado para demonstrar que a sua organização realmente se importa com seus clientes, seja flexível, adote outro ponto de vista, abra uma exceção, seja mais humano, faça alguma coisa para demonstrar que o propósito da sua organização vai muito além de uma simples transação comercial e você colherá bons frutos. [Webinsider]
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Luigui Moterani
Luigui Moterani (@luiguimoterani) é especialista em gestão, inovação e marketing. Site: http://luiguimoterani.com.br//