A internet, enquanto ambiente para investimentos publicitários, apresenta um desenvolvimento constante que alcançou, em 2007, a marca de 40 milhões de usuários. Ou seja, cresceu cerca de 21% em relação ao ano anterior, segundo o IAB (Interactive Adversiting Bureau).
Estes dados aproximam a rede cada vez mais de outros veículos de comunicação, como rádio e TV, em relação ao número de usuários. A publicidade online cresce, mas até o momento um avanço ainda muito inferior ao esperado pelo mercado que investe em anúncios publicitários.
Mas enfim, quais são os motivos que atrasam o crescimento publicitário na internet e fazem com que essa mídia receba apenas 3% dos investimentos totais em propaganda?
São vários os motivos. Entre eles está a constatação, pela ótica dos executivos, de poucos cases de sucesso por parte dos investidores. Ou seja, não existem casos que comprovem que investir em publicidade na internet traz um ótimo ROI (retorno dos investimentos).
Dificuldade em selecionar alvos
Esta visão faz com que muitos executivos fiquem confusos. Porém é possível explicar de forma simples: como o retorno dos investimentos é proporcional ao volume dos valores aplicados e a internet é uma mídia relativamente barata, torna-se difícil perceber resultados expressivos ao apostar nesse veículo, se comparados aos investimentos em outras mídias. No entanto, graças às suas métricas precisas, fica claro que quem investe não se arrepende, pois mesmo que o retorno seja menor que em outras mídias como jornais e revistas, ele é certeiro.
Quanto à idoneidade dessa mídia, constata-se que ela adquiriu com o passar dos anos um grau de seriedade mais elevado, pois, antigamente, os profissionais que dirigiam essa indústria eram conhecidos por serem jovens, possuírem pouco controle sobre os processos do mercado e por incentivar mais a criatividade do que a disciplina.
Hoje, homens, como os fundadores do Google, mostram ao mundo que o negócio não é apenas sério, é também um setor seguro para investimentos.
Muitos executivos sabem que um dos atrativos da mídia online é poder focar no cliente certo, porém poucos reconhecem seus próprios públicos.
Essa dificuldade em selecionar os alvos interfere diretamente na decisão de investir ou não. Em dúvida, é mais fácil apostar em uma mídia de abrangência geral como jornais, revistas e outdoors ao invés de investir em pesquisas que visam selecionar seus públicos. O que esses empresários não sabem é que, mesmo sem o total conhecimento sobre seu público-alvo, eles podem utilizar a internet para testar a melhor área de atuação, devido à flexibilidade de mudar o rumo durante o processo que essa mídia proporciona. Ou seja: errou na mensagem, apague tudo e coloque uma nova proposta.
Cada barreira que surge contra os anúncios na internet não só é superada como essa mídia também mostra-se um dos melhores veículos para a publicidade – pela versatilidade em lidar com diferentes públicos e por oferecer baixo custo.
Quem nunca apostou por ter receio de arriscar em algo novo, hoje está cada vez mais convicto que direcionar seus negócios à internet é uma opção muito lucrativa, segura e certeira para quem deseja focar seus clientes de uma forma simples, inovadora e de qualidade. [Webinsider]
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Dominic de Souza
<strong>Dominic de Souza</strong> é consultor, palestrante e autor do livro "Como vender seu produto ou serviço como algo concreto".
Uma resposta
Os profissionais que comandam a indústria do conteúdo na Internet seguem sendo jovens e continuam priorizando a criatividade (não diria acima da disciplina, mas da padronização).
A questão do aumento do bolo publicitário dos meios on-line passa, ainda, pela aferição de seu verdadeiro público. Enquanto não se definir uma métrica aceita globalmente, os valores tendem a prosseguir irrisórios.
A Internet é o meio mais fácil de ser auditado, mas é o pior, disparado, de toda a história da comunicação.
abs
ALEC DUARTE