Ainda estamos no começo de 2014 e, para que esse ano realmente seja diferente profissionalmente para as pessoas, mudanças de atitudes são necessárias, principalmente em busca de otimizar o tempo no trabalho.
Saber utilizar o tempo a seu favor é um grande diferencial para os profissionais, independente a área de atuação. Pois, são grandes os resultados que se tem com a capacidade de organizar bem o tempo de serviço, produzindo adequadamente dentro dos horários de trabalho, evitando horas extras e dando os retornos necessários.
Porém, as dificuldades para um profissional se adequar a esta demanda de mercado é muito grande.
Pensando nisso, há várias ações que podem e devem ser tomadas, veja alguns pontos que destaco:
- Liberte-se de elementos eletrônicos que tiram o foco do trabalho como é o caso do computador conectado na internet: chats, redes sociais, skype, curiosidades… Tudo isso desvia a sua atenção, sabota seu foco e dificulta a realização de tarefas. Reserve um tempo no seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado;
- Focalize as ações a serem tomadas, para isso faça uma lista de todas as tarefas do dia e ordene suas realizações, fazendo as mesmas na sequência estabelecida e dando o devido foco a cada uma delas;
- Evite se comprometer com mais do que suporta. Para parecerem produtivos muitos profissionais acumulam várias obrigações – muitas dessas nem mesmo são de sua responsabilidade –, e desejam resolver tudo. Saiba que cada um tem seu escopo de trabalho e é pago para isso, assim, focalize seu objetivo-fim;
- Evite levar para empresa problemas pessoais, muitas vezes isso é impossível, mas evite que esses impactem pesadamente nos resultados do trabalho, lembrando que a alta de concentração na tarefa em execução pode levar a retrabalho ou prejuízos muito maiores;
- Motive-se e faça sempre o melhor, muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação, acomodação que gera desmotivação;
- Por mais que seja convidativa, a procrastinação gera acumulo de serviços, assim evite deixar tudo que se pode fazer hoje para o amanhã, pode parecer que não haverá problemas, mas pode ter certeza que o resultado não será positivo;
- O descanso é fundamental. Nenhum profissional é 100% todo o tempo, temos que cada vez mais exercer o famoso ócio criativo. Assim são necessárias relações balanceadas. Separe suas atividades em: Crises (importante e urgente), Urgências (urgente, mas não importante), Planejamento (importante, mas não urgente) e Rotina (nem importante e nem urgente).
Ao estabelecer bem esta relação com o tempo, há melhorias para sua vida pessoal, acabando com o mito de que o colaborador dedicado é o que só pensa no trabalho. Só pensar no trabalho não é bom, pois afeta diretamente a nossa saúde, família e qualidade de vida. Quando planejamos nossas atividades, conseguiremos ser produtivos. [Webinsider]
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