Olá! Tudo bem? Você pode me dizer seu nome e o que você gosta de fazer? Sim, você! Talvez tenhamos interesses em comum, ou ideias, ou amigos…
Que tal trabalharmos juntos? Eu e você, online, em apenas um job. Que tal criarmos algo?
Penso em uma campanha, algo simples, em apenas três passos:
- 1. Quem somos e o que queremos?
- 2. Quais serão nossos objetivos e números?
- 3. E afinal, como vamos fazer nossa bagunça?
Imagine algo simples. Quem é você? Do que você gosta? E o que você precisa? Entendendo isso nós podemos fazer qualquer coisa. Você vai ser o foco da campanha, então escolha se vai ser o seu trabalho, lazer, sonho ou talento.
Você escolhe, nós divulgamos juntos, ok? Vamos tratar nosso trabalho como um Job. Simples e rápido.
Considerando que sabemos sobre você e sabemos o que queremos, temos o primeiro passo: objetivos.
Para o segundo passo, nosso trabalho é definir o target. Para isso, você possui site bacana? Sim, pergunto para saber o nosso meio oficial de contato. Enfim, nosso target vai ser criar uma rede de influência. Implica em visitas, contatos, cadastros ou mesmos multiplicadores. Você vai decidir os objetivos e as metas.
Enfim, estamos correndo, vamos pular para um terceiro passo: ações. Claro que vamos definir goals e como medir tudo – afinal se você escolhe os números, você decide como medir, certo? Assim é mais fácil e podemos juntos focar no mix de ações para pensarmos juntos.
Pare e pense um pouco. O que você tem à sua disposição, nesse momento, para impulsionar nossa campanha? Enquanto isso, segue uma lista de ideias. Mas é preciso sua colaboração para inovar e ter sucesso.
Estágio 1: Redes Sociais de Pessoas
Vamos iniciar pelo início e criar nossa rede pessoal.
- 1. Facebook: Será nosso site oficial ou página da campanha. A nossa base na web!
- 2. Google+: Como o Facebook mas organizar nosso público, eventos e gerar conteúdo.
- 3. Linkedin: Faremos nossa rede business. Será mais formal, com projetos e grupos.
- 4. Twitter: Nosso multiplicador de infos e ações. Usaremos o nosso e da nossa rede.
Estágio 2: Bancos de Conteúdo
Vamos registrar arquivos e compartilhar para crescer em público e acessos.
- 1. YouTube: Para criar nosso canal e multiplicar vídeos, entrevistas, arquivos e referências.
- 2. Pinterest: Muito mais que fotos, será nosso banco de imagens para pins, pessoas e trabalhos.
- 3. Slideshare: Para arquivar e multiplicar nossas referências, comunidades e linkabilidade.
- 4. Instagram: Nossa timeline geradora de content em tempo real para todo o resto.
Estágio 3: infos e favoritos
Vamos escrever um pouco também e construir nossa rede de informação.
- 1. Wikipedia: Para construir o seu perfil, escrever sobre você, seu trabalho e projetos.
- 1. Yahoo Answers: Vamos participar de temas, responder três perguntas por dia e vamos linkar.
- 1. Google: Correndo otimizar todos nossos coneúdos e povoar as ferramentas do Sr. Google.
- 1. Blogs: Também vamos apoiar blogs, enviar matérias em multiplicar nossa rede de informação.
Depois de tudo pronto, informações relevantes e rede de influência, vamos enfim criar nosso canal pessoal. Uma fonte de informação, criada, coletada e multiplicada em todos os nossos canais e ações. Vamos gerar, criar e replicar. Esse é o ponto final, a concentração de toda nossa rede. Que tal?
Enquanto você pensa vou respirar e dar um break. Chega por enquanto! Estas são ideias com foco em social media marketing. Apenas a metade do trabalho. Agora é com você, dependo de suas propostas para crescermos. Agora é a sua vez, o que me diz? Quais são as suas ideias?
[Webinsider]
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Iuri Brito
Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.
12 respostas
Vou compartilhar mais algumas dicas com o pessoal: No AntiSocial eu postei um artigo bem especifico para Social Media Marketing e minha idéia é reeditar ele constantemente conforme os conceitos forem evoluindo http://antisocial.munbolins.com.br/social-media-marketing.
Lá vai mais outra: Ultimamente estamos vendo um crescente aumento na busca e na criação de conteúdo para blog corporativo, e em alguns casos pessoas até substituem um termo pelo outro. Blog Corporativo é uma coisa e Blog Marketing é outra, estou trazendo esse ponto ao assunto por que em Social Media Marketing, sabemos que blog corporativo trabalha a imagem da empresa e blog marketing em como propagar e melhorar a interação da empresa com o cliente e do cliente com a empresa, tanto em nível de busca, quanto em nível de navegação e usabilidade. Então para que o roteiro de operacionalização de uma campanha siga da maneira mais harmônica possível, deve ter claros os conceitos que regem a estratégia prevenindo assim que se criem passos com as mãos e cliques com os pés! Agir dentro da estratégia com uma percepção errada dos conceitos acaba fazendo com que o potencial das ferramentas utilizadas não seja utilizado ao maximo.
Paz no coração e Luz na razão.
Simplesmente genial
Curti muito o texto, mostrou de uma maneira bem didática o que a sua agência se propõem a fazer =)
acho que um site que poderia ser um agregador seria o: http://www.meadiciona.com
seria um guia das ações talvez.
Desculpe se viajei.
Abraços!
Ponto positivo para você na questão ? Ações de Social Media Marketing devem ter sempre essa postura interrogativa incentivando o usuário a participar do processo de execução da ação! Quanto ao O que queremos? devemos ter cuidado, por que muitas vezes as ações de Social Media Marketing desencadeiam reações não previstas, tanto positivas quanto negativas e ambas acabam agregando + ou – valor a ação, é por uma dessas que existem ferramentas como o Social Monitor da Dialeto, que mostra estatísticas de sentimentos dos posts dentro da blogosfera.
Quanto aos grupos sociais… Foco no Orkut pelo menos para o público brasileiro, por que o Brasil é o único país que utiliza mais o Orkut do que o próprio mecanismo de busca da Google. O Orkut é uma sopa de personalidades ativas emanando relacionamento e se interligando por diversos círculos de conhecimento. Chega a ser um tanto caótico mas os entusiastas da matemática moderna sabem que o caos é aparente… Mas como rede de relacionamento informal o Orkut deve ter a atenção de qualquer ação de SMM. Como rede formal indico o via6 por que ele é que é nosso similar brasileiro ao linkden. Quanto aos canais o YouTube é sem sombra de dúvida o maior canal de compartilhamento de vídeo e tem a possibilidade de ações virais partirem do YouTube para os perfis adentro do Orkut… Então atenção especial ao YouTube!
Quanto ao Wikipedia é uma maravilha por que é onde trafego muito qualificado é gerado, mas se seu site não tiver atenção especial e criar conteúdo relevante você apenas estará dando força para o usuário buscar o conteúdo no site da concorrência. Não sei como anda o BlogBlogs mas ele é nossa referencia nacional para Social Bookmarking.
Vou deixar mais um ponto não citado… Compartilhamento de notícias… O Dihitt é nossa referencia e sou prova que ele gera um trafego qualificado muito grande, dentro do mesmo segmento esta Ueba… Linkk… E tantos outros.
Também tem sistemas de compartilhamento contextual de conteúdo como o Sphere… É um serviço ainda pouco usado por sites e blogs, mas já é utilizado por grandes nomes em conteúdo como TMZ.com, TIME, People.com, The Wall Street Journal e o próprio WordPress.
Acho que me estendi… Espero ter ajudado a todos.
Paz no coração e Luz na razão.
Salve Iuri!
Grande profissional, grande amigo, grande artigo.
2 metros e 5 de inteligência digital.
abração
@tiagomx
Incrível.
Brito,
Ótimo artigo, não só pelo conteúdo, mas principalmente pelo ritmo e informalidade.
Parabéns!
Meus Parabénssssssssss
muito bom mesmo
http://www.megadigitalbrasil.com
Como assim não dá pra salvar no delicious?
Parabéns pela forma como escreveu o artigo, Iuri. Esse tipo de bate-papo com o leitor é o que falta em muitos autores desse canal.
Continue firme, as informações também foram de alta relevância.
Grato,
Jesus é lindo demais!
Olha está suepr dica de como criar campanhas em redes socias.
MASSA 3!