É comum as pessoas tratarem com estranheza o termo etiqueta empresarial, não tendo a real noção da importância dos profissionais de uma empresa saberem se portar, mas o impacto da capacitação interna nessa área, traz resultados diretos nos negócios, proporcionando o crescimento de uma empresa.
Muitas vezes, profissionais altamente capacitados e competentes no que fazem acabam sendo demitidos de suas empresas por uma questão de postura. Logo, se pode concluir que competência técnica não é tudo e que profissionais que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos, ou seja, etiqueta no convívio, acabam tendo menores chances de sucesso.
O que é?
Etiqueta empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais. Seu objetivo é reduzir, ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas, suspeitas e mal entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes que se relacionam.
Assim, é a capacidade de escolher o comportamento correto perante o convívio social dentro de uma empresa, para que se alcance o sucesso nas relações de negócios e para que se estabelecerão relações sólidas entre os clientes e colaboradores. Essa preocupação deve abranger todo o contexto da empresa, desde o office-boy até o presidente, todos devem ter uma imagem coesa de etiqueta empresarial.
Dicas de etiqueta empresarial
- Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial. Assumindo um compromisso, esse se torna sua responsabilidade, principalmente o horário. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso.
- A vestimenta diz muito para as outras pessoas, assim, é recomendável roupas discretas, sem modismos. Decotes, cores berrantes, dentre outros erros, devem ser evitados, para não perder com a seriedade. Também tenha muito cuidado com higiene pessoal.
- O ditado ‘a primeira impressão é a que fica’ deve ser levado à sério, assim, sempre seja cordial e prestativo desde um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
- Sempre ao entrar em um local solicite licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado.
- Comunique-se corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.
- Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém ereto e de forma adequada.
- A maioria das corporações possuem códigos de ética e de conduta a serem seguidos. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção.
- Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, em um local onde qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.
- Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite, ao máximo, assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
- Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso.
- Além do celular, também é necessário cuidados com outras ferramentas tecnológicas,principalmente com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas para utilização dessas, por isso busque saber os limites.
- Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente dentro da empresa. Esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback.
- Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Todavia, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo, desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.
- Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros. Muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e, principalmente, ceder.
[Webinsider]
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