Tudo organizado do meu jeito: a personalização

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Será que desenvolvemos interfaces realmente focadas no conteúdo relevante ao usuário?

Essa é uma questão que levanto sempre que vejo novos portais de conteúdo ou novos serviços lançados.

Muitas vezes não é possível fazer personalização de conteúdo. Em alguns casos, essa impossibilidade acaba afastando o usuário, que fica mais distante do conteúdo que realmente deseja. Seja num portal de conteúdo, telefonia móvel, esporte ou até mesmo comercio eletrônico, só há benefícios quando conseguimos trazer o usuário cada vez próximo.

Separei alguns exemplos de personalização simples para compartilhar:

.

renands+bbc+ex.jpg

BBC

bbc.co.uk

Permite que o usuário selecione o tipo de conteúdo que deseja exibir na sua home. As opções são divididas em áreas, como entretenimento, TV, conteúdo infantil, viagens, esporte e música entre outras.

Além disso, abre possibilidades de mover o conteúdo da home – você pode preferir que determinado tipo de conteúdo apareça no topo da sua home quando acessar o site.

.

renands+espn+ex.jpg

ESPN

espn.com.br

Possui um mecanismo de escolha rápida de três esportes que mais interessam a você. Assim, toda vez que o usuário acessar o site, ele tem a sua área personalizada com as últimas notícias de cada esporte escolhido.

.

renands+tmobile+ex.jpg

T-mobile

t-mobile.com

Possui um mecanismo que permite ao usuário escolher qual o seu perfil e quanto gasta por mês em minutos. Essa informação permite que o usuário visualize o melhor plano de acordo com as suas escolhas.

Independente das limitações e dificuldades de cada sistema de gerenciamento e da atualização de conteúdo dos grandes sites, devemos sempre nos preocupar em buscar soluções que facilitem uma melhor navegação e experiência do usuário. [Webinsider]

.

Avatar de Renan Manço

<strong>Renan Manço</strong> (renanmanco@gmail.com), publicitário, formado em design e arquiteto de informação da Digitas Brasil. Também mantém um portfólio no site <strong><a href="http://www.renands.com/" rel="externo">Renads</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

5 respostas

  1. Olá Patrícia,

    Eu acredito que tudo que envolve as pessoas, e suas experiências como usuário deve-se permitir uma personalização.

    Claro que esses exemplos citados acima se aplicam melhor a sua proposta que no caso envolve informação, conhecimento e vendas.

    Se pensarmos desta forma, cada vez mais teremos serviços/produtos que são personalizados de acordo com o que gostamos/esperamos ver.

    O Site da Netshoes http://www.netshoes.com.br/ é um exemplo bacana de ser explorado, pois ele oferece algumas funcionalidades que fogem dos sites comuns brasileiros de comércio eletrônico.

    Vamos mantendo contato que logo mais envio um outro site de e-commerce que está saindo do forno.

    Abraços
    Renan

  2. Olá Renan,
    achei muito interessante e concordo plenamente com o tema deste post.
    Você citou exemplos de empresas grandes. Você acha que uma pequena ou média empresa também poderia usar o recurso da personalização em seu site?
    Poderia dar um exemplo de uma loja virtual?

    Obrigada.
    Abs.,
    Patrícia

  3. Imagino que a palavra chave é acessibilidade ao usuário. E também flexibilidade. Dinamisno já é um termo ultrapassado quando levado a proximidade que um veículo deve ter para atrair e manter usuários.

    Muito bom Maninho, parabens.

  4. Renan belo artigo,
    Ainda sou um estudante de web,mas a nível de usuário,tudo que escreveu faz sentido e é a realidade.
    Quanto mais fácil,dinâmico e interativo,melhor fica para achar o que procuramos,e uma vez que isso aconteçe,vamos voltar sempre ao portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *