Mais de uma década se passou após o surgimento de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) no mercado e ainda podemos perceber o quão tem sido falha a disseminação de seu conceito entre os pequenos e médios empreendedores.
O conceito de CRM destaca a importância de captar, não de uma única vez, o maior número de informações de cada pessoa que mantém contato com sua empresa.
E a partir de uma interpretação consistente do potencial e grau de fidelidade de cada uma delas, é possível selecionar o grupo que valerá a pena dispensar esforços para conquistar/manter como cliente.
Não bastar ter o conceito de CRM bem consistente na cabeça dos líderes e da equipe de marketing.
É preciso fazer com que todos da companhia percebam sua importância. Entender a forma como os dados são registrados no sistema, a preocupação em compartilhar informações sobre a evolução do seu relacionamento com o cliente e compreender suas necessidades são detalhes que podem garantir resultados positivos em campanhas de prospecção, retenção e fidelização de clientes.
Ninguém pode negar o quanto a ferramenta seduz e chama a atenção, mas o que a grande maioria dos vendedores da ferramenta não se esforçam para dizer, obviamente, é que a proposta de nada vale se a visão do líder e, consequentemente, da empresa, continuar limitada.
É necessário estar preparado para a difícil tarefa de olhar para dentro. Conhecer melhor sua empresa antes de querer conhecer seu cliente. Enxergar o que está por trás do conceito de CRM, entender como os processos da companhia devem ser estruturados ou reestruturados na ferramenta e como toda esta percepção será retransmitida para a equipe
Isso irá permitir que o CRM alcance o seu objetivo principal, o de iniciar e gerenciar o relacionamento com clientes. Acompanhar de perto o processo de customização e implantação da ferramenta auxiliará, e muito, neste exercício. [Webinsider]
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5 respostas
Oi Ana Paula, eu concordo plenamente com você, existem inumeras empresas que se renderam ao processo crm sem nem se quer se dar ao trabalho de preparar seus funcionarios para este tipo de estrategia de relacionamento, estes administradores esquecem que muitas das pessoas que integram o quadro de funcionarios da empresa nao são especializados em marketing e podem não entender a importancia desse canal dentro da empresa, logo ao inves da melhoria no relacionamento e do crescimento continuo, esse problema de comunicação pode resultar em um retorno nulo para a empresa. Este ano adotei um software de CRM da marca sugar, atravez de uma empresa chamada Alldreams, alem do exelente e completo programa, que aglobava uma serie de ferramentas inesistentes nos outros que testei anteriormente, recebi toda a assistencia para integração possivel, estou feliz com o desimpenho de meus funcionarios e a empresa conseguiu uma grande melhora na comunicação interna, automaticamente elevando nosso desimpenho comercial.
A quem interessar eu recomendo o link
http://www.alldreams.com.br/
Att
O CRM é de suma importância no crescimento e desenvolvimentos das empresas, facilitando comunicação e processos. O SalesForce realmente é uma excelênte ferramenta
de gestão de relacionamento com o cliente ( CRM ) em Curitiba a GCI Informática empresa
do Grupo GCI, distribui e faz todo processo de implantação do SalesForce.
Vale a pena conferir : http://www.gci.com.br/Solucoes/Paginas/CRM-Gestao-de-relacionamento-com-o-cliente-salesforce-curitiba.aspx
Eduardo J. Daniel
http://www.gci.com.br
Olá Ana Paula, como vai?
Bom artigo! De fato é essencail o entendimento de como se funciona (e do que se quer) para melhor atrair e gerir clientes.
Só diria que esse é um processo de formação dos processos da empresa, feito então durante seu início. Ou seja, primeiro você entende seu cliente e depois estrutura seus processos para melhor atendê-lo.
Eu sou fã e entusiasta do bom atendimento ao cliente e gosto de ver diferentes formas de ver isso acontecendo.
Isso e outras coisas me motivaram a começar uma empresa com meus amigos, a Empreendemia, onde desenvolvemos um aplicativo social de CRM gratuito e focado em empresas.
Se quiser dar uma olhada melhor, é só me escrever pedindo um convite (ainda está na fase beta).
Abraços,
Luiz
Olá Mauro, obrigada pelo comentário.
Na verdade o nome do artigo é CRM…a difícil tarefa de olhar para dentro..
Uma pena terem mudado aqui no site.
Verdade! Quando não se olha dentro de si não há como se superar.