O ano passado foi interessante, mas este ano promete um “boom” para a área de comunicação na internet, que não é mais tendência ou “o futuro”. Hoje qualquer empresa precisa praticar o marketing digital, independente de faturamento ou número de funcionários.
As redes sociais crescem e influenciam ações na sociedade. Empresas aumentam sua presença na web, pois já sentiram que ações online produzem vendas reais. E com isso a verba publicitária para a web vai dando a sua leve “crescidinha”.
Evoluímos de uma época em todos eram webdesigners ou programadores (eu peguei este tempo) para outra com mais variações, como webwriters, designers de interfaces, programadores Flash e analistas de redes sociais.
Ganhamos certa visibilidade – se na minha época de faculdade eu era um dos únicos a acreditar que “fazer sites” tinha algum futuro e função da área de comunicação. Hoje, o vestibulando de publicidade sonha em trabalhar com redes sociais, Google e tudo mais.
O mercado em expansão precisa de bons profissionais e quem é novo precisa aprender para buscar seu espaço. Para estes, a saída é exercitar o o lado sobrinho.
Definição de sobrinho: ser vivo que desenvolve projetos de comunicação, programação ou suporte técnico (formatar máquinas, instalar o Word) para empresas, organizações e grupos de familiares ou amigos. Uso numa frase: “O site da minha padaria foi feito pelo meu sobrinho, ele gosta muito de internet”.
No entanto, vários profissionais que estão hoje nas agências começaram como sobrinhos. Esta frase é a raiz da dica: “na nossa área, você não precisa estar dentro de uma agência web para fazer projetos interessantes.”
Seja notado fazendo trabalhos e projetos, mesmo que nunca tenha pisado em uma empresa de comunicação.
Não basta ter um Twitter relevante, conhecer muita gente no Orkut e desejar aprender e trabalhar com web. Pode ser um requisito para a área, mas com este perfil existem milhares de jovens que também desejam a mesma vaga que você.
Aprenda a trabalhar
Estes são alguns pontos para criar e manter sua diferenciação no mercado, sendo um sobrinho.
Um pouco de produção não faz mal a ninguém: mesmo que seu foco seja redação, atendimento ou outra área não relacionanda com arte ou produção, invista seu tempo em cursos, tutoriais ou workshops de Photoshop, Illustrator, HTML, CSS, Flash e tudo mais.
Não precisa ser um expert, mas pelo menos desenvolva uma visão sobre como funciona a produção e como ela afeta o produto final.
Desenvolva sua inteligência emocional, você só vai ganhar com isto: já aprendeu alguns truques e macetes da área, fez até seu site pessoal ou blog, agora está na hora de arrumar “clientes”. Nesta fase o importante é quantidade e falo sério.
Seu primeiro trabalho está longe de ser sua obra prima e seu refinamento só acontecerá quando desenvolver vários projetos, posts, layouts ou estratégias.
Cultive sua “cara-de-pau” e ofereça fazer o site da sua sala, um blog para sua turma de inglês, hot sites para as festinhas de amigos e conhecidos, páginas para empresas dos seus tios e o que mais aparecer. Aprenda a negociar, valorize seu trabalho cobrando dinheiro ou troque por lanches, bebidas ou que for. Se acreditar que o projeto será legal, faça, mesmo que de graça.
Cuide de seu filho chamado portfolio: já executou alguns sites, seu blog cresce a cada dia em visitas e até foi convidado para escrever em outros locais. Pode ficar tranquilo que já te notaram, mas é preciso concentrar tudo em uma ferramenta e este é o seu portfolio.
O portfolio não é exclusividade dos diretores de arte ou redatores, basta saber montar. Quem busca planejamento, mídia ou até atendimento terá um trunfo a mais na hora da seleção.
O conceito de uma pasta com vários .jpegs perde espaço para uma pasta cheia de cases e resultados que aqueles conceitos geraram.
Por exemplo, quem busca a área de planejamento pode, através do portfolio, mostrar como chegou à ideia de um hotsite para a festa da faculdade. Se fizer uma pesquisa com os alunos, monte um gráfico; se usar um insight, mostre de onde buscou e coloque os resultados.
A faculdade não tem todas as respostas, se especialize.
O consumidor a cada dia fica mais resistente ao marketing, que por sua vez exige constante profissionalização. Não existe mais a figura do redator ou diretor de arte que faz tudo. Pois se fizer, não fará bem.
Aprofunde
A criação de interfaces envolve detalhes e minúcias que não são familiares a quem está acostumado a montar peças gráficas. Assim como o atendimento – se você entende muito de folder, mas pouco de web, o máximo que irá conseguir será trazer um projeto de “site-folder” para a agência.
A faculdade fornece o básico, mas o mercado quer mais em troca de uma chance. Pense nisto e comece a estudar um pouco da área que pretende atuar. Reserve algumas horas do dia para conhecer mais, ler e produzir. Isto tudo fora de tarefas ou provas da academia.
Estude algo que gosta bastante, pois assim não será um trabalho e sim uma diversão. #sobrinhofeelings para todos. [Webinsider]
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Raphael Lacerda
Raphael Lacerda (raphael@mercadobinario.com.br) é sócio na empresa Mercado Binário, agência de automação e leads de venda
6 respostas
Parabéns pelo texto!!! Me identifiquei muito com o que foi exposto e agora tenho a ceteza de que estou no caminho certo, a única coisa que ainda tenho achando ruim é a falta de teórica em alguns cursos, eles ensiam a usar a ferramenta mas muitas vezes não ensinam o que ela é e as vezes fica em uma prática superficial. Apesar da pouca idade que tenho e ainda ser um iniciante, fiz alguns cursos assim e continuo fazendo, mas meu professor tem se tornado cada dia o google e os vários sites que acho.
Gostei muito do texto.Acabei me identificando um bocado,pois estou começando na profissão sobrinho.
Obrigado pelas dicas !
Parabéns pelo texto Raphael, você conseguiu colocar pontos importantes. Também comecei em 1997 como “sobrinho” e somente muitos anos mais tarde, me formei em Web Design, para posteriormente ministrar aulas na faculdade, para os Cursos de Comunicação Social nas disciplinas de de Produção na Internet e Mídia Digital. O lado “sobrinho” de 1997 foi muito importante.
Exelente!
pensei que estava no caminho errado..
show de dicas!
Muito bom!!
Excelentes dicas!
Parabéns!
Ótimo texto!
Saber um pouquinho de cada área, mesmo que não seja a sua é importantíssimo.