O sucesso no e-commerce é o resultado de uma combinação de disciplina operacional e foco contínuo na satisfação do cliente.
Diante do crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo, as empresas precisam buscar estratégias para se sobressair frente à concorrência. De acordo com pesquisa do Sebrae, 40% dos brasileiros fazem compras online mais de uma vez por mês. Para atrair esses consumidores, as lojas virtuais devem usar estratégias que garantam uma boa gestão.
O estudo mostrou, ainda, que 61% realizam a compra de produtos pela internet, enquanto 22% optam pelas lojas físicas. Entre os fatores que explicam a preferência pelas lojas virtuais estão os preços melhores, conforme apontado por 73% dos entrevistados; a comodidade e a praticidade de receberem os produtos em casa (72%); e as promoções mais atrativas (69%).
Entre outras vantagens oferecidas pelo e-commerce aos consumidores estão a disponibilidade das lojas 24 horas por dia, sete dias por semana; facilidade para buscar uma variedade de produtos e marcas; e as diferentes formas de pagamento.
Mas para conseguir bons resultados com o e-commerce, o empresário precisa priorizar a estruturação de um gerenciamento a fim de manter a loja virtual ativa e otimizada. No ambiente virtual, a concorrência tende a ser bastante acirrada, afinal, com um clique o consumidor consegue mudar de uma loja para outra.
Dessa forma, o Sebrae orienta ter organização, criar um planejamento de pesquisa, entender a jornada do consumidor e utilizar estratégias de marketing para assegurar uma boa gestão e conquistar os resultados desejados.
Desenvolver campanhas promocionais para a captação de novos leads também é uma medida importante. Para isso, a equipe precisa priorizar a organização. Há ferramentas que podem auxiliar no processo, como o calendário personalizado online, que possibilita a organização das tarefas de todos os colaboradores de forma virtual.
Estudo aponta tendências para o e-commerce
As perspectivas para o e-commerce são promissoras. O estudo E-commerce Trends 2024, realizado pela Opinion Box, mostra que o consumidor brasileiro tem demonstrado maior adesão às novas tecnologias, o que tende a impactar no crescimento das lojas virtuais.
De acordo com o estudo, diante do crescimento do e-commerce, as marcas que ficarem longe do ambiente virtual perderão cada vez mais espaço ao longo dos anos, pois a preferência dos consumidores é por esse tipo de interação.
Roupas, calçados, eletrônicos, artigos de higiene e beleza, eletrodomésticos, alimentos, medicamentos, cursos, viagens e livros são, nesta ordem, as dez principais categorias mais procuradas pelos consumidores nas lojas on-line.
A maior parte dos consumidores (71%) realiza as compras por meio do smartphone. Outros 27% usam computador e notebook, enquanto 2% recorrem ao tablet. As pesquisas para compra são feitas pelo Google (61%), pelo site ou aplicativo da loja que o consumidor pretende comprar (47%) ou na busca por marcas conhecidas, pelas quais já há o interesse na compra (40%).
Os dados do estudo demonstram o comportamento dos consumidores brasileiros no ambiente digital, evidenciando oportunidades para quem pretende investir no e-commerce e destacando a importância de um trabalho direcionado das empresas para suprir as demandas e as necessidades desse perfil de consumo.
Melhorar a gestão do e-commerce
Há estratégias específicas que podem alavancar as vendas do e-commerce. De acordo com o Sebrae, o investimento em marketing digital é uma das técnicas usadas para conquistar o público. Desenvolver abordagens de SEO e realizar a prática do link building ajudam a garantir melhor posicionamento em mecanismos de busca, como o Google, o que irá aumentar a visibilidade da loja. A presença nas redes sociais, com um engajamento ativo, também pode contribuir para criar uma comunidade em torno da marca, ampliando o alcance.
Outra estratégia recomendada é o foco na aquisição e retenção. A E-commerce Brasil orienta que organizar a loja virtual pensando em manter os próprios clientes e captar novos é um método que garante fluxo constante e crescente de receitas. Na prática, o consumidor faz a compra, retorna e indica a marca para conhecidos.
Experiência do consumidor
Para um melhor planejamento, a fim de converter visitantes em clientes, o Sebrae reforça a importância da organização do estoque. É necessário que os produtos estejam cadastrados, armazenados e prontos para serem rastreados. Isso assegura que os pedidos sejam entregues em tempo hábil, aumentando a satisfação dos clientes.
Também é preciso estar atento às questões relacionadas à privacidade e segurança do e-commerce. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece que as informações pessoais sejam protegidas. Para passar maior confiança e credibilidade, a loja online deve estar de acordo com as regulamentações estabelecidas pela legislação e ser transparente em relação ao compromisso com a segurança e com a privacidade.
O Sebrae destaca, ainda, que a experiência da trajetória de compra do cliente deve ser a melhor possível, desde o pré até o pós-venda. A empresa deve se concentrar em processar os pedidos sem erros, cumprindo o tempo estabelecido e estando aberta a resolver as questões relacionadas a devoluções e trocas de forma ágil.
Também é indicado que a empresa analise, regularmente, o desempenho e mensure a experiência do usuário. A E-commerce Brasil esclarece que entender os indicadores relevantes para empresa, como as taxas de retenção e abandono e o valor médio de pedido é fundamental para otimizar as vendas e os lucros.
Disciplina e foco no cliente
Gerenciar um e-commerce de sucesso vai muito além de listar produtos e esperar vendas. Como vimos, o mercado digital está em constante transformação, e acompanhar as tendências exige um nível elevado de disciplina e organização.
As empresas que não apenas seguem as novidades, mas também se antecipam às mudanças, têm uma vantagem competitiva significativa. O estudo que analisamos destaca que as tendências de personalização, automação e o uso estratégico de dados estão moldando o futuro do setor. Portanto, empresas que dominam essas áreas estarão mais preparadas para crescer.
Além disso, focar na experiência do consumidor é essencial. Não basta ter um site funcional, é preciso oferecer uma jornada de compra intuitiva, fluida e que atenda às expectativas crescentes dos clientes. A experiência que o consumidor tem ao navegar pela loja online, desde a facilidade na busca por produtos até o suporte pós-venda, faz toda a diferença. No fim das contas, o sucesso no e-commerce é o resultado de uma combinação de disciplina operacional e foco contínuo na satisfação do cliente, fatores que, juntos, garantem um crescimento sustentável e lucrativo. [Webinsider]
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Artigos de autores diversos.
Uma resposta
Há décadas que eu importo mídia de música e de filmes. Ultimamente, as restrições da alfândega se tornaram draconianas, injustas e sem direito a recurso. Recentemente, a alfândega resolveu devolver à loja um simples SACD, que eu comprei cerca de um mês atrás, sem me deixar entrar com recurso e sem maiores explicações sobre o motivo da devolução. Eu comuniquei isso à revenda, que também ficou confusa. E ela, revenda, nada pode fazer a respeito. Prévio a esta decisão, os Correios solicitaram o meu C.P.F., mas isso de nada adiantou. O disco em questão (SACD multicanal) não tem similar no país, portanto a sua importação não lesa ninguém, a não ser a quem compra. Lamentável, e sem solução!