SEO no e-commerce: detalhes que irão turbinar a sua loja

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Use bem as palavras-chave, atualize o conteúdo, cuide das meta-tags e da descrição

Para deixar o seu e-commerce no topo das buscas do Google use bem as palavras-chave, atualize o conteúdo, cuide das meta-tags e da descrição.

 

Estar no topo dos resultados de busca do Google é a situação ideal para todo e-commerce. Ser visto entre os primeiros certamente transmite relevância e autoridade e, ainda melhor, torna-se a principal fonte direcionadora de clientes.

Uma pesquisa da HubSpot mostra o que todos já sabem: 75% dos usuários nunca passam da primeira página de resultados. Outro estudo, da Sistrix, aponta que o primeiro resultado orgânico no Google tem uma taxa média de cliques de 28,5% e que o CTR médio (taxa de cliques) cai drasticamente após a posição um, chegando a 15% e 11% na segunda e terceira colocação, respectivamente. Já o site que aparece como o décimo do ranking no buscador tem uma taxa de cliques de apenas 2,5%, o que ainda assim não deixa de ser bom.

Não se trata de uma questão de sorte, garante Luis Martins, Teach Lead  SEO da Corebiz, mas de trabalho dedicado a otimizar o conteúdo. O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que visam à adaptação e à melhora de uma página para que esteja sempre bem ranqueada nos resultados do Google.

Para alcançar essa “glória”, Luis Martins aponta cinco dicas de ouro:

Definir palavras-chave relevantes

Aqui trata-se de um ponto crucial e um dos principais pré-requisitos para que o algoritmo do Google coloque o site em uma boa posição. Para definir os termos, a dica é contar com a ajuda de ferramentas como o Semrush, o Google Keyword Planner e o Google Trends. É importante definir as palavras-chave e usá-las com inteligência, inserindo um bom número dentro do site, desde que haja sentido, é claro.

Atualização é importante

O Google dá preferência a sites que são atualizados com frequência, o que torna a criação de um blog dentro da própria página uma solução muito interessante e com conteúdos significativos. Além disso, essa estratégia ajuda a atrair visitantes que aumentarão o tempo de permanência nas páginas e reforçarão a relevância do site para o algoritmo.

Meta tags bem configuradas

Esses elementos são partes do código-fonte das páginas em que ficam especificados o título e a descrição. São informações vitais para o Google exibir o conteúdo de qualquer loja virtual na página de resultados. Aqui a tática é ser objetivo e incluir as palavras-chave consideradas mais importantes.

Crie uma meta-discription atrativa

O termo se refere ao resumo da página que aparece embaixo do título com o link nos resultados de pesquisa do Google. Se essa informação não chamar a atenção do público, provavelmente o usuário não clicará. Ao passo que deve despertar o interesse no conteúdo, não pode criar falsas expectativas.

Conte com estratégias específicas

Desde a aplicação até o monitoramento de desempenho de todas as estratégias aplicadas, o SEO precisa de ferramentas e de profissionais experts nesse universo. Cada e-commerce se torna único quando projetos personalizados de alto nível entram em cena. Portanto, vale investir em empresas que englobam tudo isso.

Aliar bons serviços e conteúdos a uma visibilidade expressiva por meio dos mecanismos de busca é um dos principais segredos para alavancar vendas e mostrar o que o seu negócio on-line tem a oferecer. [Webinsider]

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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