Analisando os segredos de sites de sucesso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Marcello Póvoa (foto), consultor e ex–Diretor de Criação da Globo.com (veja currículo completo mais abaixo) vai detalhar o que há de mais atual da teoria de criação de sites ao pragmatismo da competição inerente ao mercado, ou seja, o “mundo real”. A análise de produtos de sucesso real levará a uma melhor compreensão dos fatores que levam um site a alcançar a liderança em seu segmento..




OBJETIVOS


  • Ensinar o macro–processo de criação e desenvolvimento
    de um produto de mídia interativa.
  • Formar um acurado senso analítico de visão de
    produto sob perspectivas diversas: interface e usabilidade; arquitetura
    da informação, estratégia de branding; marketing
    e negócios.
  • Despertar o senso crítico em relação aos
    diferenciais de sucesso em um produto de mercado de massa em diferentes
    segmentos de negócio.
  • Gerar uma discussão multidisciplinar dos caminhos estratégicos
    de grandes “players” do mercado de internet.


PÚBLICO–ALVO

Profissionais das áreas de marketing, publicidade, conteúdo
e jornalismo, design, arquitetura da informação, informática,
análise de sistemas. Estudantes com alguma experiência
prática das mesmas áreas.


CONTEÚDO

Sessão 1 – Introdução ao processo de criação
e desenvolvimento de produto

  • Definição do problema
  • Métrica de objetivos estratégicos
  • Pesquisa e Marketing Intelligence
  • Arquitetura da Informação
  • Interface (HCI) e Usabilidade
  • Branding (e design gráfico)
  • Macro visão de tecnologias de cliente e servidor.

Sessão 2 – Search Engines (Yahoo e Google)

  • Como surgiram as search engines
  • Análise Yahoo
    – A evolução do produto: de puramente uma busca
    à multifuncionalidade
    – Macro arquitetura da informação e usabilidade
    – Sistema de busca por diretórios
    – Branding
    – O negócio
  • Análise Google
    – A evolução do produto: de tese de PhD a um produto
    revolucionário
    – Macro arquitetura da informação e usabilidade
    – O super–algoritimo de busca Google
    – Branding
    – O negócio

Sessão 3 – Case dos grandes portais (UOL, IG, Globo.com
e MSN)

  • Como surgiram os portais de Internet
  • Os líderes do mercado mundial e brasileiro
  • Macro Arquitetura dos portais
  • Análise UOL
    – posicionamento
    – Macro arquitetura
    – O negócio
  • Análise IG
    – posicionamento
    – Macro arquitetura
    – O negócio
  • Análise Globo.com
    – posicionamento
    – Macro arquitetura
    – O negócio
  • Análise MSN
    – posicionamento
    – Macro arquitetura
    – O negócio

Sessão 4 – Case Big Brother – Convergência de Mídias

  • O fenômeno digital
  • A convergência das Mídias
  • Distribuição Multicanal
  • Análise do Big Brother
    – O conceito de conteúdo convergente
    – Interface (HCI) e Usabilidade
    – Branding
    – O negócio

Sessão 5 – Painel de Discussão e Conclusão

  • Exercício sobre a síntese dos fatores do sucesso
  • Discussão em grupo
  • Conclusão

DURAÇÃO DO CURSO



O curso será ministrado em uma única aula, das 9 às 19h (com dois coffee–breaks de 20 minutos cada e 1 hora e 20 minutos de almoço).


METODOLOGIA

O curso será realizado através de aula expositiva,
com a utilização de datashow e
acesso à internet, para a apresentação
de casos reais. Também haverá exercícios e
dinâmicas de grupo, com debate e reflexão
sobre as questões apresentadas.




………………………………………………………………………………………..



Marcello Póvoa fundou recentemente a MPP Solutions, empresa de consultoria e desenvolvimento em mídia interativa. Até Março de 2003, Marcello foi o Diretor de Criação da Globo.com (sendo atualmente consultor), a empresa de Internet & Convergência de Midias das Organizações Globo. Marcello tem trabalhado com o conceito e estratégia dos produtos online da Globo.com (Portal banda estreita, banda larga, dispositivos móveis, iTV) desde o start–up em 2000, até hoje, quando o portal está entre os maiores do país. Anteriormente, trabalhou oito anos em Nova York e tem inúmeros projetos de mídia interativa premiados internacionalmente. Foi Diretor da IconMediaLab que, durante sua gestão, foi eleita pela revista Advertising Age como uma das três melhores Agências de Mídia Interativa do mundo. Clientes: Sony, Motorola, IBM, banda “The Who” e outros. Possui Masters of Science em Communications Design pelo Pratt Institute, Nova York, além de participar de atividades acadêmicas na New York University, School of Visual Arts e palestrar em conferencias no Brasil e internacionalmente. Marcello Póvoa é também autor do livro “Anatomia da Internet” (Casa da Palavra).


Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *