Os aplicativos de resumo de livros tem ganhado cada vez mais popularidade entre os leitores ávidos. Quer conhecer o Blinkist e o que ele tem a oferecer? A gente te mostra!

 

Blinkist: O App de Resumos de Livros

Criado em 2012 por um grupo de amigos que adoravam ler e compartilhavam entre si o resumo de vários livros lidos durante o ano, o Blinkist é um aplicativo que disponibiliza resumos de livros de não-ficção em inglês e alemão, através de um app e da web.

O que é o Blinkist

O Blinkist é um aplicativo de resumos de livros. Eles lêem, resumem e narram um livro de não ficção em resumos de até 15 minutos. Os livros estão disponíveis em inglês e alemão, as duas línguas nativas da empresa. Os livros podem ser lidos através de um aplicativo para Android e iPhone. Eles também podem ser escutados através de audiobooks nas mesmas plataformas.

Planos do Blinkist

Seguindo a tendência de try before you buy (ou teste antes de comprar), o Blinkist oferece 3 planos: Freemium, Plus e Premium. Além destes planos, também existem as soluções corporativas, que são disponibilizadas sob medida para cada empresa.

Blinkist Grátis

O plano grátis, ou freemium – como as empresas gostam de chamar o modelo em que você tem acesso limitado ao conteúdo antes de pagar -, é limitado a um livro por dia, em texto ou áudio. A única outra funcionalidade disponível é a navegação pelo aplicativo para descobrir quais são os outros livros disponíveis, que não podem ser acessados neste plano.

Blinkist Plus

O plano Plus do Blinkist te dá acesso a todos os livros da biblioteca deles em texto, mas limita o áudio a um livro por dia. Ele também te permite grifar partes importantes do texto e salvar os livros para serem lidos offline, por um valor de 50 dólares anuais.

Blinkist Premium

O plano Premium do Blinkist te dá acesso a todas as funcionalidades do plano Plus, com os adicionais de audiobooks ilimitados, envio das partes grifadas para o Evernote e envio dos livros resumidos para o Kindle. Este plano, que custa 80 dólares anuais, é o mais completo oferecido pela empresa.

Vale a pena assinar o Blinkist?

Se você é fluente em inglês ou alemão, gosta de uma leitura descomplicada e rápida e não quer se aprofundar imediatamente em algum assunto, você pode cogitar assinar o Blinkist. A leitura resumida muitas vezes assusta aos amantes da leitura, mas é bom ficar ligado no propósito deste tipo de aplicativo. O foco deles não é agradar a quem ama ler, se perder em enredos e histórias emocionantes ou passar horas folheando um livro para entrar em um novo mundo e descobrir novas histórias. A leitura é técnica, densa e tem o propósito de educar, não entreter.

Alternativas ao Blinkist

Muitas pessoas procuram alternativas ao Blinkist, por se tratar de um modelo novo de aplicativos e que não é muito difundido no Brasil ainda. Algumas alternativas que encontramos foram:

12minutos

O 12minutos é um app brasileiro, sendo o primeiro do Brasil nesse estilo. Ele oferece centenas de resumos de livros, chamados por eles de microbooks.

Os microbooks são curados e escritos pela própria equipe do 12minutos, com a promessa de serem consumidos em texto e áudio em cerca de 12 minutos. Todos os pontos chave das obras são contemplados nos microbooks, dando ao leitor uma visão geral sobre o livro antes de consumí-lo por completo, para ajudar na decisão de leitura e na escolha de quais temas se aprofundar mais. Funciona como um filtro, com mais informações do que a contra-capa de um livro.

Para dar aos leitores a chance de escolher quais serão os próximos livros resumidos pelo 12minutos, eles criaram a Wishlist, que é uma lista de desejos contendo inúmeros livros que estão abertos para votação. Você pode votar nos livros que mais quer ver na plataforma deles. Para os que têm dúvidas sobre como os microbooks são criados, você pode ver aqui o processo de criação de microbooks do 12minutos.

Todos os livros também estão disponíveis em áudio, sendo um livro grátis por dia no modelo Freemium ou toda a biblioteca disponível em texto e áudio na assinatura Premium, que custa R$298,80 por ano.

Caso você tenha mais dúvidas sobre o 12minutos, vale a pena conferir o texto do fundador, Diego Gomes.

GetAbstract

O getAbstract é uma das plataformas mais antigas ainda em atividade. Ele foi lançado em 1999 e, atualmente, está disponível nas mais diversas plataformas, como smartphone, tablet, desktop, e-readers, kindle, audiobooks e PDFs para impressão.

Além dos resumos de livros, o getAbstract oferece artigos acadêmicos, papers, relatórios econômicos, video-talks e outros materiais focados em negócios e empreendedorismo.

O acervo é grande, contando com mais de 450 editoras e mais de 10 mil títulos, das mais diversas áreas. Já em português, nós não temos a mesma sorte. São apenas 530 resumos de livros e 63 vídeos traduzidos para a nossa língua nativa.

Os planos são mais diversificados do que os do concorrente alemão:

getAbstract Starter

O plano Starter do getAbstract te dá acesso a apenas metade da biblioteca do aplicativo, por 59 dólares. As categorias contempladas são: Auto-ajuda, Produtividade, Habilidades, Carreira, Dinheiro, Essenciais de Negócio, Saúde e Bem-estar, Mente e Alma, Criatividade, Ciência Popular, Motivação e Inspiração, História e Biografias, Política e Sociedade. Este plano não libera o acesso às plataformas de e-reader e audiobooks.

getAbstract Starter+

O plano Starter+ do getAbstract também limita o acesso à mesma metade da biblioteca contemplada no plano Starter, mas com disponibilização do conteúdo para audiobooks e e-readers. O valor, neste caso, é de 99 dólares.

getAbstract Pro

O plano Pro do getAbstract contempla todas as categorias disponíveis, adicionando Liderança, Gerenciamento, Marketing, Vendas, Finanças, Economia, Digitalização e TI, Recursos Humanos, Produção e Logística e Inovação às categorias disponíveis nos outros planos. O valor deste plano é de 299 dólares por ano.

O aplicativo também disponibiliza soluções corporativas, que você pode ver acessando o site da empresa.

Considerações Finais

Os aplicativos de resumo de livros estão ganhando cada vez mais mercado e sendo aceitos pelos consumidores. Cabe a você escolher a melhor opção para o seu formato de leitura e para os conteúdos que você gosta de consumir.

Se você gosta de livros de não-ficção e quer escolher melhor as suas leituras, não posso deixar de recomendar o 12minutos. Nós estamos trabalhando muito para produzir um conteúdo com qualidade e que contenha todos os pontos-chave das principais obras de não-ficção da atualidade, então não deixe de conferir o nosso app!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+