Comunicar suas ideias de forma clara e apresentá-las a um público é requerimento de muitas carreiras de sucesso. Seja você médico, professor, jornalista, empreendedor – chega uma hora em que é inevitável falar em público.

No entanto, quando você menos espera, a glossofobia (fobia de falar em público) aparece. Por menor que seja, o nervoso pré-apresentação pode causar efeitos negativos, seja para seu trabalho ou para sua saúde mental. Ainda assim, é bastante comum: calcula-se que 25% das pessoas sofram desse mal.

Mas por que será que falar em público provoca tanto estresse? Vamos entender melhor os motivos e listar algumas dicas para você se sentir mais confortável da próxima vez que for se apresentar para as pessoas.

falar em público

Por que temos medo de falar em público

Entender por que isso acontece pode ajudar a superar o nervoso. A primeira coisa que você precisa saber é que o medo não precisa necessariamente afetar a apresentação – você pode estar suando frio e ainda falar muito bem! O problema está em como nos sentimos no momento. Alguns fatores contribuem para as sensações ruins:

Fisiologia

Medo e ansiedade são respostas do nosso sistema nervoso a situações de ameaça. Quando nosso corpo é confrontado, ele se prepara para batalhar ou fugir. É isso que leva à experiência de medo que conhecemos tão bem: palmas suando, coração batendo forte e o pensamento de “eu nunca mais vou fazer isso na minha vida”.

Quem experimenta ansiedade em outras situações na vida tem mais tendência a passar por ela também na hora de falar em público. Mas existem pessoas que só têm medo nesse momento. Há ainda quem sinta “sensibilidade à ansiedade”, que é o medo de ter medo.

Crenças

Outro fator responsável pelo medo de falar em público é a crença que temos em nós mesmos como apresentadores ou palestrantes. A ansiedade aparece, geralmente, quando as pessoas superestimam o que está em jogo ao se apresentar, acreditando que qualquer erro pode prejudicar toda a sua vida.

Claro, isso não é verdade. Erros acontecem, mas é pouco provável que prejudiquem todo o trabalho duro que você teve até aqui. Foque em contar a sua história e apresentar o que você preparou. Defenda seus pontos de vista e tudo ficará bem.

Situação

Por mais que existam pessoas com tendência a ficarem ansiosos ao falar em público, algumas situações podem reforçar o medo:

  • Falta de experiência: quanto mais horas de apresentação pública, mais confiança você terá.
  • Avaliação: quando existe uma avaliação em jogo, seja real ou imaginária, há mais chances de se sentir nervoso.
  • Status: pessoas com status importante para você podem despertar mais ansiedade, assim como quando o público é de pessoas de uma área diferente, com a qual você não tem familiaridade.
  • Novas ideias: quando a apresentação é sobre algum projeto novo, você provavelmente vai sentir mais pressão.

Habilidade

Outro ponto que contribui para o medo de falar em público é a habilidade que você tem com essa atividade. Lembre-se de que, por mais que existam apresentadores natos, sempre há como melhorar e crescer.

Quem se aplica e treina tende a se tornar bom nisso e se destaca, qualquer que seja a área de trabalho. Quanto mais competente você se sentir, mais calmo estará quando for falar.

falar em público

Dicas para perder o medo de falar em público

Agora que você já compreende quais são os fatores que reforçam a glossofobia, pode tentar controlá-los e colocar tudo em perspectiva antes da próxima apresentação. Além disso, veja algumas dicas práticas que podem auxiliá-lo nesse processo:

  • Comece aos poucos: se você começou agora a se apresentar em público, tente começar aos poucos. Peça a amigos e família para serem seu primeiro público e avance a partir daí.
  • Prepare-se sem decorar: nada pode ajudá-lo mais a se sentir calmo do que a preparação. Procure treinar várias vezes, mas evite decorar o discurso. Isso pode aumentar ainda mais a ansiedade.
  • Conheça a audiência: antes de começar, encontre algumas pessoas na fileira de frente e apresente-se a elas. Durante a fala, foque nelas quando sentir o medo aparecendo.
  • Engaje a audiência: por falar em público, procure trazê-lo para a sua fala, com perguntas que envolvam as pessoas.
  • Aceite o nervoso: mesmo quem tem muita experiência fica nervoso na hora de falar. Por isso, aceite que isso pode acontecer e não aumente a própria ansiedade se preocipando com isso. Siga em frente!
  • Estude as técnicas dos melhores: um ótimo jeito de se tornar mestre das apresentações em público é estudando quem entende do assunto. Assista vídeos e compareça a palestras para entender como eles fazem e desenvolver suas técnicas com base nisso.
  • Fale sobre a vida pessoal: fale um pouco sobre sua vida quando montar suas apresentações. Seja qual for o tema, você pode ter tirado inspiração dos seus filhos, por exemplo. Além de engajar a audiência, isso faz com que o medo de falar em público diminua, já que são assuntos que você conhece como ninguém.

Ame o feedback

Com essas dicas, você tem chances de diminuir bastante o medo de falar um público. Para comprovar o efeito que isso terá na sua performance, não deixe de sempre pedir feedback. Além disso, quando suas apresentações forem gravadas, estude sua fala. Assim, você só tende a melhorar!

Para saber mais sobre como lidar com o feedback, não deixe de ler esse post e entenda como conciliar o amor e o ódio por ele.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+