Jogos sociais no marketing do e-commerce

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A cada ano surge um artifício, uma promessa, para aumentar o engajamento dos consumidores e também as vendas do comércio eletrônico.

Para 2012, a aposta está na ‘gameficação’ das plataformas de e-commerce. Esse já é um mercado promissor no Brasil. Segundo a Superdata, em apenas três anos, o faturamento dos jogos sociais vai saltar para US$ 238 milhões, contra os US$ 136 milhões estimados para o ano que passou.

Jogos sociais funcionam atualmente como ferramentas de marketing para estimular a interação do público-alvo com a marca ou empresa e em breve devem começar a trajetória em lojas virtuais. Os games tornam a compra uma experiência mais divertida e, por isso, podem impactar diretamente no volume das vendas.

Com 35 milhões de usuários no mercado – de acordo com estudo divulgado pela NewZoo –, os games virtuais atraem também pela facilidade de uso, um dos conceitos que devem permanecer quando aplicados ao e-commerce.

A expertise da empresa precisa ser contemplada para garantir o envolvimento do consumidor com o produto de interesse. Integrar jogos ao processo de compra é ainda uma tendência, projetada para começar a se difundir neste novo ano e a expectativa é que ela dê muito certo quando relacionada ao gosto do público-alvo.

Vida real

Grande parte dos jogos sociais é desenvolvida para ser uma extensão da vida real. Assim também funcionam as redes de relacionamento, onde os games poderão repercutir positivamente para a marca. Algumas empresas enxergaram longe e já garantiram presença no ambiente de jogos populares em plataformas sociais, como o Facebook.

Iniciativas que visam o engajamento do consumidor são fundamentais no comércio eletrônico, principalmente por conta da concorrência acirrada vivida pelos empresários do setor. É importante estar à frente das necessidades do consumidor.

Os jogos sociais não precisam estar implementados direto na plataforma de vendas. Eles podem ser disponibilizados nas fan pages, por exemplo, um ambiente propício para aumentar a interação do público e facilitar a inserção de aplicativos. O que está claro é que eles podem ser aliados na hora da venda. [Webinsider]

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Talita Macário é jornalista e profissional de comunicação organizacional. Atua como assessora de imprensa da JET e-Commerce, empresa que desenvolve plataformas para comércio eletrônico.

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