Um assunto com certeza polêmico é a produção de briefings em agências web e produtoras online.
Normalmente, o departamento de criação reclama que ou o briefing não traz informação nenhuma, ou traz muitos dados irrelevantes.
A verdade é que, na grande maioria dos casos, os briefings pecam por não expressar a real expectativa do cliente. É justamente esta falha que faz o projeto ir e voltar várias vezes, o que implica em refações e aumento dos custos operacionais.
Briefing inicial para planejar a ação
Acredito que existem dois pontos importantes a serem abordados nessa questão. O primeiro deles é o briefing inicial para o planejamento da ação. Quando o atendimento faz a coisa certa e o cliente não tenta bancar o gênio da comunicação, o ideal é fazer perguntas mais genéricas e que darão espaço para a criação trabalhar mais à vontade.
Briefing de planejamento da ação
- O que queremos dizer?
- Para quem (público-alvo)?
- O que esperamos que a pessoa faça depois de ser impactada por essa informação?
- Histórico de comunicação, identidade visual a ser seguida, restrições e outras informações importantes.
- Verba disponível
Isso costuma ser o suficiente para que o planejamento encontre soluções interessantes e viáveis para as ações que irá propor, sem ficar obrigado a fazer um hotsite ou uma guerrilha em redes sociais só porque o cliente ouviu falar que isso é “a onda do momento”.
Mas, depois que a proposta estratégica é aprovada, ou quando ela já foi definida pelo cliente ou pela agência offline, é necessário que o atendimento faça um refinamento do briefing, mais focado, para alinhar as expectativas com o cliente antes do desenvolvimento do projeto.
Muitas vezes o cliente cria uma série de expectativas que podem não ser atendidas, causando uma frustração enorme. Além disso, o detalhamento ajuda também os responsáveis pela aprovação do trabalho a avaliar o esforço, o que facilita a aprovação do projeto, reduz a ansiedade do cliente e evita problemas com o departamento de tecnologia.
Briefing de produção para projetos web
Vou mostrar um modelo de briefing de produção para projetos web que normalmente utilizo – o caso é real, mas os nomes foram omitidos. Considere que, neste exemplo, o documento foi apurado pelo departamento de comunicação contratante e não pelo fornecedor contratado, que as perguntas do briefing inicial (para o planejamento) já foram respondidas e que a TI será responsável pelo desenvolvimento.
1. O que queremos contratar
Breve descritivo do que deve ser contratado e das entregas esperadas. Exemplo: Redesenho de arquitetura e leiaute dos subsites A, B, C e D. Os quatro sites deverão seguir o mesmo modelo de arquitetura e ser planejados para desenvolvimento em Lumis 4.21 versão Java.
1.1 Entregas esperadas
Exemplo:
- Protótipo navegável do site completo (wireframe) em Axure
- Leiaute das telas-tipo em PSD, camadas, para os 4 sites
- Produção de conteúdo em flash (animação para home)
- Documento de governança de conteúdo
2. Objetivo de comunicação
O que queremos alcançar com a ação? Exemplo: A área técnica da instituição X tem a necessidade de criar subsites para as quatro ações internacionais que são promovidas em conjunto com entidades parceiras no exterior. A premissa dessa demanda é seguir o modelo atualmente utilizado para o site Y, com algumas melhorias que serão listadas a seguir.
- Os subsites devem permitir atualização de conteúdo de forma simples.
- O leiaute proposto deve ser permanente e não precisar ser substituído ano a ano. O projeto deve prever uma forma de atualizar não apenas o conteúdo, como a edição do encontro, para que não tenhamos mais a necessidade de todo ano fazer a troca do leiaute do site apenas porque no header consta o ano da edição e a cor das peças publicitárias mudou). Sugere-se ainda a utilização de um layout padronizado para os quatro sites, o que permite o melhor posicionamento da marca e identificação da instituição X como patrocinadora da ação.
- O site deve facilitar a disseminação do conteúdo em redes sociais.
- Sugestões de novas áreas (além daquelas que estão sendo solicitadas explicitamente e das que já constam no site Y) são bem-vindas.
- O site deverá ser facilmente replicado para outros eventos semelhantes que eventualmente venham a existir no futuro.
- Melhorar a atual organização de documentos existentes no site Y.
3. Mensagem chave
Defina aqui a mensagem essencial da comunicação.
4. Histórico e contextualização
Exemplo: A instituição X acompanha as negociações internacionais entre blocos econômicos e a política de comércio exterior adotada pelo governo, ao mesmo tempo em que apresenta propostas e sugestões, sempre defendendo os interesses da indústria brasileira.
Além disso, mantém parcerias com entidades congêneres no exterior, para trocar informações e discutir formas de cooperação econômica. Nesta frente de atuação, encontram-se alguns eventos que a instituição X promove anualmente, como os encontros A, B, C e D, que terão seus respectivos subsites.
5. Público-alvo primário e secundário
Exemplo: Empresários, governo, parceiros internacionais.
6. Funcionalidades desejadas
Árvore de funcionalidades e recursos esperados.
Exemplo:
- Apresentação
- Edição atual
– Inscrições
– Programação
– Currículo dos palestrantes (em pdf)
– Documentos
– Vídeos
– Fotos
– Encontros de negócios
– Visitas técnicas
– Cidade-sede
– Hospedagem
– Edições anteriores
– Classificação de conteúdos por edição
– Currículo dos palestrantes (em pdf)
– Documentos
– Busca
– Vídeos
– Fotos - Atividades paralelas
- Notícias
- Clipping
- Fórum
- Enquete
- RSS
- Espalhe o conteúdo, envie para um amigo, indique
- Links
- Contato
7. Conteúdos a serem desenvolvidos
Deverá ser produzido conteúdo para apresentação, edição atual e cidade sede. Os demais conteúdos serão fornecidos.
8. Referências para benchmarking
http://www.siteexemplo.com
9. Interação com demais sites
Os sites deverão ser identificados como subsites da instituição X, devendo ter ligação com este por meio de links e conteúdos correlatos.
10. Tecnologia
Preparar a arquitetura de forma a ser aplicável no CMS Lumis 4.21 versão Java. O desenvolvimento e a implementação serão objeto de outra contratação.
11. Orientações específicas do cliente
Cliente não quer que seja usada a marca J e não quer que os sites sejam azuis. Além disso, ele quer algo moderno e com elementos vetoriais, sem uso de fotos. Deverá ser utilizada a logomarca dos encontros A, B, C e D.
12. Prazos e entregas esperadas
Prazos:
Data da coleta do briefing:
Apenas uma última informação importante: nunca, em nenhuma hipótese, envie esse modelo como um formulário para o cliente preencher. Relacionamento é o principal papel do atendimento e a confiança do cliente você só conquista no dia-a-dia. [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Beatriz Lins
Bia Lins (bialins@gmail.com) é jornalista com MBA em comunicação corporativa. Atua em comunicação digital, portais, redes sociais, marketing, planejamento, tecnologia e inovação. Mais no Linkedin.
10 respostas
Infelizmente a Mi está correta e esse Agnus não sabe o que diz, leiaute é uma palavra “aportuguesada” como sanduiche (sem acento) e outras, isso é feio porque o português já é uma língua escrita por analfabetos, então o correto continua sendo layout, não escrevam saite só porque estamos no Brasil.
Excelente. Vamos testar este modelo na segunda e volto comentar o resultado.
o/
Excelentes dicas de como coletar informações do cliente antes de fechar um negócio e por a mão na massa! O problema é que a grande maioria dos clientes não sabem bem ao certo o que querem de fato e que quando sentamos para discutir sobre o briefing a coisa toda meio que não sai como esperado!
Mi,dê uma olhada no dicionário e procure a palavra “leiaute”. E cuidado com o que diz!
Olá sempre que tiver dicas e puder me encaminhar, ficaria grata…
Leiaute ??? Pelo amor de Deus escreve direito. Se você não sabe , escreve-se assim layout, ok?
Toda semana sai um nome novo, o ex dono do cadê ganhou 20 Milhões e nem precisou de babozeira alguma, o faceBook vale 50 Bilhões com um Código PHP simples baseado em Cod Cliente de formulários. Agora um monte de nome estranho que nasce e o peão não sabe pra que serve uma linha de conexão com banco de dados.
Excelente. Bom seria se os atendimentos web conseguissem coletar as informações do cliente com precisão e um certo padrão para facilitar o trabalho de todos no processo de planejamento, criação e produção. Este guia deveria ser lido também pelos clientes!
Muito bom, e objetivo sua definição de briefing, não existe um modelo padrão, vai variar de acordo com o desejo do cliente e de seu bolso naturalmente. Valeu!