planilha de custos para criaçãoDesde o último texto sobre Negociação, no qual citei uma famigerada planilha de custos para jobs online, recebi vários e-mails me solicitando, se não a própria, ao menos que eu cedesse algumas dicas de como montar uma planilha eficaz.

Não me surpreendi com o grande número de pedidos de uma cópia da planilha…

Sabemos que muitos aqui no seu dia-a-dia se vêem às voltas com a dificuldade que é montar uma estimativa/orçamento defensável… Digo defensável porque é este o termo que me ocorre ao lembrar das inúmeras vezes em que temos que sentar frente a frente com um cliente para defender os números e atividades previstas para um determinado projeto/job proposto.

Resolvi então tentar formalizar aqui algumas dicas que podem ajudar e orientar a tarefa de elaborar uma estimativa. A planilha é só o produto final apresentado ao cliente. Antes dela várias etapas precisam ser esclarecidas e cumpridas.

1. O briefing

O primeiro passo é estar de posse de um briefing completo/detalhado, que traga todas as informações sobre o projeto a ser desenvolvido.

Por exemplo, se tivermos um projeto para um hotsite de lançamento de um produto, uma linha de maquiagem… Temos que receber do cliente toda a informação necessária: qual o foco conceitual do lançamento? O que deveremos priorizar na ação: conhecimento do produto? Compra/venda? Teremos mídia online? Se sim, qual será o objetivo para esta? Gerar cadastros? Gerar tráfego? Branding?

Existirá uma promoção? Concurso cultural? Existe uma base de dados utilizável? De que verba podemos dispor? Temos limitações de uso de tecnologia? Vamos usar som? Locução? Vídeo? Haverá produção de fotos e conteúdo ou receberemos o material do cliente?

Hoje tenho desenvolvido com meus clientes um modelo de briefing “ideal”, que também foi criado a oito mãos, fruto das idas e vindas e refações decorrentes de briefings que nunca traduziam plenamente a demanda necessária.

Fazer um bom briefing é uma tarefa delicada… caberá a este assunto um próximo texto que, com certeza, escreverei.

Mas, enfim, o que eu quis dizer é que só de posse de um briefing completo (e na maioria das vezes é preciso correr atrás do esmiuçamento de pontos indefinidos do briefing para poder completa-lo) é que podemos começar a vislumbrar o valor de um projeto em horas de trabalho.

2. Reunião de criação e planejamento

O ideal, principalmente em produtoras/agências mais estruturadas é que antes de colocar no papel um valor estimado para o projeto, façamos uma reunião de equipe para levantar as possibilidades criativas e de produção. Criação, Planejamento, Gerência de produção, Atendimento e Mídia online (se houver uma demanda de mídia incluída) avaliam o briefing e fazem suas sugestões de ações.

No caso do hotsite acima utilizado como exemplo, poderíamos pensar que haveria uma ferramenta interativa onde o usuário pudesse “maquiar” uma modelo virtual e brincar com as cores da coleção lançada… poderia haver um concurso cultural que premiasse a melhor frase… poderíamos ter um e-mail MKT inicial e formatos diferenciados de mídia etc.

3. Elaboração de uma proposta criativa e de produção – Fluxo de informação

Após uma criação coletiva e levantamento de idéias, o planejamento e produção passam a trabalhar na apresentação da proposta destas idéias (em geral em forma de um fluxo de informação estruturado muitas vezes já em um wireframe).

Nesta etapa devemos colocar no plano as melhores e mais viáveis idéias para serem apresentadas como opções ao cliente.

Sabendo o que poderá ser produzido, orçar!

Só então partimos para o orçamento propriamente dito. Colocar no papel todos os serviços e etapas necessárias para as opções de produção do job planejadas.

Tenho usado uma seqüência lógica para avaliar as etapas de cada job:

a. Planejamento

i. Quantas horas dedicadas à elaboração do plano pelo profissional de planejamento? Neste item podemos ter um profissional júnior, pleno ou sênior e os valores das horas de cada um serão diferentes.
ii. O plano aqui é muito mais conceitual e estratégico.

b. Arquitetura da Informação

1. Quantas horas dedicadas pelo profissional de AI?

a. Design Information
i. Wireframe: desenvolvimento da estrutura do site;
ii. Usabilidade: estudo do modo de utilização do site pelo usuário

c. Criação

i. Neste item temos ainda subdivisões e para cada função e qualificação profissional estabelece-se um valor de hora/homem.

1. Projeto Gráfico

a. Design de interface
b. Direção de arte
c. Ilustração
d. Animações/efeitos
e. Tratamento de imagens

2. Redação

a. Criação de Redação: desenvolvimento de textos;
b. Copy Desk de Texto: adaptação de textos para o publico alvo.

d. Implementação e Tecnologia

i. Aqui também várias qualificações e especializações profissionais determinam os valores de cada função.

1. Gerência de TI (Tecnologia)
a. Especificação da melhor tecnologia a ser utilizada: Linguagem de Programação, Banco de Dados; etc.

2. Modelagem de Banco de Dados
a. Preparação do Banco de Dados para receber as informações

3. Programação Java, .NET, html, Flash:
a. Quantas horas de cada programação?

4. Montagem:
a. Ajusta o encaixe das informações de todas as linguagens de programação utilizadas no projeto.

5. Ajustes da Implementação: verifica e faz os devidos ajustes de programação;

e. Qualidade

i. Testes/Revisão: verifica se o trabalho desenvolvido esta de acordo com o briefing fornecido pelo cliente e o funcionamento do projeto desenvolvido;

1. Checking de navegação, links, textos, layouts.

f. Gerência de Projetos

i. Produção e conteúdo: verifica a recepção de material pelo cliente, acompanha a produção do projeto quanto à linha de comunicação e seu funcionamento e distribuição de horas gastas.

1. Para este item em geral atribuo um percentual do projeto.

No final, multiplica-se tudo pelos valores que atribuímos a cada tarefa, soma-se tudo e obtemos o total do job.

E muitas vezes depois disso tudo ainda temos as rodadas de negociações, pois os clientes sempre, invariavelmente, ainda mais os “nacionais” acham caro e gostam de pechinchar.

Enfim…

Cada atendimento ou profissional responsável por orçamentos vai compondo seu jeito próprio de estimar e orçar.

A questão mais delicada aqui é o valor da hora/homem que definimos, o que faz com que o mercado seja tão dissonante em termos de valores. [Webinsider]

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+

  1. Sergio

    Onde está o artigo Planilha de Custos?
    Nã que o conteúdo acima (sobre Liderança) seja desinteressante, mas acho que ou título ou texto estão no lugar errado!

  2. Ana Cenamo

    Caríssimos,
    Incrível como esta planilha é solicitada!
    Meu intuito ao escrever sobre ela foi dar os inputs para que cada um soubesse montar a sua e não exportar excells por aí, mas… Dica: monte um excell e crie células com todos os serviços que vocês acha que vai prestar. É assim que eu faço, job a job. Claro que existem serviços comuns… Hotsites, peças de mídia, e aí usa-se a mesma e sempre boa planilha. Mas, vejam só o exemplo: tenho que orçar o serviço de fazer e implementar uma ação de MKT viral. Quem sabe como orçar isto? Usa-se de criatividade. Pense em todas as etapas e coloque-as linha a linha. Depois cria-se uma coluna de horas e aloque ali as horas. Depois insira outra coluna com os valores de cada hora de trabalho (cada empresa tem uma que depende de n fatores – custos fixos, nível do funcionário dedicado e sua hora para a empresa, etc). Mais uma coluna com as fórmulas de multiplicação – horas X valor = total e está pronta!
    O que não posso é dividir com vocês a minha planilha pronta… posso assessorar quem quiser fazer uma e me mostrar, ok?
    abs
    Ana

  3. Daniel Areias

    Hum sim… Creio também que cada planilha seja pensada da melhor maneira possível encarando as necessidades de cada um.
    Modelos são bem vindos na hora de se comparar ou ter alguma noção de um determinado processo.
    Gostei muito das dicas. Parabéns!

    Sds,
    Daniel

  4. Ana Clara

    Anderson,

    Sinto muito, mas como vc pode ler acima, já expliquei que a planilha é algo conceitual. Cada um deve montar a sua, em cima de sua experiência e prática diária.
    Você tem que se basear no conceito para Montar a sua própria, ok?
    Abs
    Ana

  5. Sidney Reis Machado

    Gostaria de Obter uma Planilha de Custos na àrea de Confeccao de Uniformes, uma Planilha que me dê acesso para Lancar todas as Despesas para se obter uma Resposta Concreta de Lucro ou Prejuizo, etc.

  6. Ana Clara

    Desculpe-me, mas não tenho uma planilha mágica que calcule estas coisas. Aliás, não tenho uma planilha para enviar. Cada um tem que montar a sua. Meu texto é conceitual.
    Abs

    Ana

  7. mariano capote

    Meu Deus, tadinha da colunista!
    Ela está especificando como se monta panilhas e não vendendo panilhas de custo,muito menos focadas,como as ultra requisitadas panilhas sobre picole de pamonha,assim o Brasil não vai pra frente ,se não soubermos compreender um texto.

  8. Ana Clara

    Puxa Mariano, que bom ouvir uma voz solidária à minha causa! 🙂
    Fico até imaginando que pode ser um bom negócio este, hem? Criar e vender planihas…
    Realmente fico um pouco preocupada com esta demanda, muito porque ela reflete a não leitura de tudo que se debateu acima. Acho que vou escrever outro texto sobre este assunto e ver se consigo de uma vez por todas dar ou apagar de vez a luz sobre este assunto.
    Tks!
    Ana

  9. Armando Ferraz Santos

    (AKI TEM) Galera ALLLOOOOWWWW ATENÇÃO

    Ela ensinou a pescar o peixe e não está dando o peixe não, e outra do que adianta ter a planilha se vocês não saberão usar …

    Vamos lá pessoal chega de preguiça e todos abrindo a planilha em branco e usando o que nossa amiga Ana Clara nos ensinou não vai doer nada risos

    Abraços

    Armando Ferraz

  10. Manoel Henrique Lino

    Planilha mágica, sendo distribuída?
    Opa tabém quero!
    Pessoal, procurem um especialista em custos ou um profissional de Administração / Economia / Contábeis.

    Ninguem faz mágica sem ao menos um contato com a empresa que será aplicada a planilha de custos!

    A autora, meus parabéns, gostei muito do artigo.

  11. Alexsandro Brum

    Brasil… país de pessoas acomodadas. Uam nação que tem tudo para estar no 1º mundo mas que graças a sua preguiça mental, continua onde está.

    O que as pessoas deveriam aprender a fazer é a ler. O título ja diz tudo: Monte a sua planilha de Custos. Não é Copie a minha e através desta, monte sua planilha de custos.

    Ana, parabéns pelo artigo claro e objetivo.

  12. Ana Clara

    Oi Aleksandro,

    Estou quase me decidindo a escrever um novo texto, sabe? Um texto sobre como as pessoas hoje desejam receber o conhecimento pronto e pouco se dedicam a elaborá-lo… Uma planilha pronta de custos? Deve até existir, mas… que graça tem a vida se recebemos aquilo qie necessitamos pronto?
    Vivemos uma época de preguiça ou de falta de capacidade de pensar, analisar, criar e elaborar???
    Obrigada pelo apoio.
    Abs
    Ana

  13. Michele P. Araujo

    Prezados senhores:

    Solicito se possível for, o envio de um modêlo de planilha de custos (gastos mensais com casa, aluguel,gastos pessoais,etc), pois preciso equilibrar meu orçamento doméstico.
    Sem mais, agradeço.

    Michele.

  14. Luiz Aurélio G. Cecilio

    Necessito montar um planilha de custos de empresa de ôninus urbano, para demonstra a defasagem das tarifas praticas.
    Gostaria de contar com a sua ajuda, para me auxiliar nesse trabalho.
    Grato pela sua atenção.

    Luiz Aurélio.

  15. Mayana

    Realmente, num país como o Brasil as pessoas ainda não conseguirem entender um texto. Mas, sugiro que sua proposta está um pouco longe da demanda das pessoas que pediram seu auxilio. Uma procurou auxilio para sobre empresa de bolsa, outro planilha de custos de empresas de ônibus, outra orçamento doméstico. Talvez, realmente precise esclarecer o seu texto.

  16. queria montar uma planilha para colocar minhas contas em dia

    queria montar uma planilha para organizar minhas monhas contas tudo em dia para pagar e tambem fazer eu vendo perfumemes e devo fazer uma planilha de quem me deve que tem comtas em aberto!

  17. Douglas Balieiro

    Oi pessoal. Aproveitando a discussão, quero indicar meu blog q trata justamente dessa questão, q é uma das mais frequêntes na Web: quanto vale seu trabalho, quanto e como cobrar, como relacionar custos, métodos de precificação, procedimentos e orientações para profissionais freelancers mais e menos experientes… No blog vc vai encontrar respostas p/ as dúvidas mais frequêntes, além d diversos artigos interessantes e pesquisas sobre média d salário. Dêem uma passada por lá e deixem seus comentários! O endereço é: quantocobrar.blogspot.com.

  18. André Ferraro

    Olá Ana,

    Parabéns pela iniciativa de estigar o leitor a pensar sobre os custos envolvidos em um projeto…

    Mas não tem como ignorar os comentários que as pessoas fizeram… acho que deu pra dar várias risadas, pois com certeza essas pessoas apenas bateram o olho.

    Acho por um lado triste ver a preguiça das pessoas, porém não tem como negar que é realmente muito divertido ler este comentários, principalmente sobre CONTAS PESSOAIS e até para empresa de produtos pneumáticos!! Demais!!

    Abraços e boa sorte com esses alguns pseudos-leitores.

  19. Andreza Araujo

    Como que essas pessoas conseguem ser tão alienadas?
    Será que é tão difícil entender um pequeno texto como o seu?
    Parabéns pelo seu trabalho!!!!
    Ei crianças….a Ana não é mamãe de vocês, então vamos trabalhar ao invés de pedir que ela faça a tarefinha.

  20. APRIGIO PRADO

    Gostaria se possivel me fosse enviado um exemplo de planilha de custos para uma loja de moveis e eletrodomesticos. Sendo a mais detalhada possivel.
    Ana parabens pelo seu trabalho.

  21. ARTUR TAVARES

    Gostaria de ter uma planilha atualizada de Mão-de-Obra especializada, Porteiro,Vigia, Telefonista,etc.(Salarios,Insumos,Encargos Sociais,Despesas e Impostos.)

    Você vai ajudar muito,estou iniciando umanova atividade sozinho.MuitoObrigado.

    Artur Tavares

  22. carine michele

    Por favor,
    Gostaria de um modelo elaborado de uma planilha fixo ou variável p um projeto meu de contratação de uma empresa prestadora de serviço c orçamento
    Obrigada,
    Carine

  23. Christie Fortes

    Por favor,
    preciso de um modelo de planinha fixa, variável e real para a nossa empresa que trabalha com prestação de serviço através de correspondência bancária, mas uma planilha que defina nosso funcionamento interno, exemplo: nossas comissõe recebidas com nota e sem nota, nossas despesas mensais fixas e variáveis, etc.
    Caso tu tenhas alguma pronta favor enviar-me pois estou com muita urgência.
    Obrigada
    Christie

  24. Fabio Munhóz

    Nossa!!!

    Impressionante como as pessoas não se dão ao trabalho de LER E COMPREENDER/INTERPRETAR/PENSAR sobre o assunto proposto.

    Seria muito bom se todos nós tivéssemos uma lâmpada mágica para fazer nossos desejos se tornarem realidade sem pensar em como TRABALHAR para conseguir.

    Ana, me desculpe pela sinceridade…rs

    Gostaria de agradecer pelo artigo, esta sendo muito util, principalmente agora que estou iniciando a minha empresa.

    Gostei muito do seu artigo sobre liderança também, comprei o Monge e o Executivo 5 min. depois de ler o seu artigo.

    Um Abraço,

    Fábio

  25. Elcio Figueiredo

    Ana, preciso de uma planilha para revisão de custos da NAVE DISCOVERY.
    Se tiver aquela com custo do combustível, foguetes e tudo mais, será interessante. Rs….

    ANA, Brincadeira…

    Adorei seu artigo você abordou todas as partes do processo de desenvolvimento.

    Apenas gostaria de colocar, alguns pontos como os custos de Aluguel, Software, Depreciação dos equipamentos, banda larga etc…

    Artigo fabuloso, meus parabéns.

  26. Miguel Zacarias Neto

    Vejo muita gente falando sobre custos variáveis e fixos.
    Agui encontrei pelo menos pessoas que vcs mandaram uma planilha, tão dificil de se econtrar, as vezes em ótimos livros e segundo os comentários lidos, é muito boa.
    Peço a gentileza de me encaminharem, pelo qual agradeço
    Miguel

  27. Rodrigo Rodrigues

    Ana,

    Parabéns pelo artigo, se ainda cabe 4 meses depois…

    Mas acho que você deveria ter feito mesmo a tal planilha e vendido a todos que aqui pediram-na, porque talvez depois desses meses todos já tivesse arrecadado mais do que o meu e o seu salários juntos… Apesar de, sem sombra de dúvida, a informação que você concedeu de graça seja muito mais valiosa que a própria planilha em si.

    Acredito que essa síndrome de pessoas que estão acostumadas com tudo pronto, vem da forma como uma ferramenta de procura como o google pode ser acessada sem nenhum conhecimento prévio. Você joga uma string de procura lá e voilá… Planilha de gastos/custos encontrada, ou mesmo artigo de como fazer uma planilha encontrado.
    Ah, já que essa pessoa escreveu esse artigo, se fosse eu só teria escrito se tivesse a planilha, portanto ela tem e vai me passar se eu tentar escrever com português pelo menos inteligível
    Alguns tiveram sucesso no português, outros não, mas nenhum conseguiu a planilha, imagino.

    Bem, vamos ver se conseguimos que todos percam a preguiça pelo menos, ao invés de tentar mudar o Brasil usando a educação, o que seria o correto.

    Obrigado pela aula gratuita!
    De controle de cobrança e de português, além de paciência e educação.

  28. Marcos R Gatto

    Ola, boa tarde…

    Estou gerenciando uma empresa pequena que nunca teve um software que pudesse controlar os custos de produção para formação de preços de venda.
    Sendo assim, peço se possivel, enviar uma copia, exemplo e etc de uma planilha que pudessemos calcular nossos custos.
    grato

  29. João Paulo

    Olá Ana,
    Boa NOite!

    Voce tem alguma planilha para saber o custo de aluguel de maquinas de informatica, tipo serviço de hosting dedicado + mao de obra dos funcionarios?

  30. Patricia

    Por favor me ensine a montar uma planilha de custos. Tenho um laboratório de patologia clínica e preciso calcular os custos dos exames… mas não estou conseguindo. Nem sei onde começar.
    Obrigada.

  31. Leonardo

    Pessoal, para alegria de todos e felecidade geral da Nação, existe a tal Planilha de Custos Pronta!!Obbaaa!!!!!
    Está condensada em de folhas de papel chamados LIVROS… (prazer)!
    Dêm uma folga pra Ana e procurem pelas pessoas que vou citar abaixo:
    Obs: Na empresa de vocês, paga-se bem?? Qual é o e-mail do RH?? Estão contratanto montadores de planilhas?

    Ana, reitero meus parabéns!

    MARTINS, Eliseu.Contabilidade de custos – 9.ed ? São Paulo: Atlas, 2003.

    PADOVEZE, Clóvis Luís. Curso básico gerencial de custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig,2005.

    DUTRA, René Gomes. Custos:uma abordagem prática ? 5.ed ? São Paulo: Atlas,2003.

    BEULKE, Rolando. Estrutura e análise de custos ? 1.ed ? São Paulo: Saraiva, 2001.

    LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: planejamento, implantação e controle. ?3.ed ? São Paulo: Atlas, 2000.

    LEITE, Hélio de Paula. Contabilidade para administradores ? 4.ed ? São Paulo: Atlas, 1997.

    CONTADOR, José Celso. Gestão de operações: a engenharia de produção serviço da modernização da empresa ? 2.d ? São Paulo: Edgard Blucher, 2004.

    FIGUEIRADO, Sandra. Controladoria: teoria e prática ? 3.ed ? São Paulo: Atlas, 2004.

  32. Ivo de Oliveira Ferraz

    Ana vc deu o primeiro passo. Temos que caminhar a partir dos conceitos.
    Leonardo não é facil transpor dos livros para cada realidade de uma pessoa ou de uma empresa ou de uma função dentro de uma empresa.
    Incrível como só o Douglas afirma que pode dar uma resposta.
    Eu faço isso há muitos anos e posso colaborar também.

    Só para comentar: Aprende mais rápido quem aprende com quem sabe. A Ana passou apra nós a base conceitual agora é continuar.

  33. Leonardo

    Quero reconsiderar o que escrevi anteriormente: não quis banalizar o assunto, muito menos ser pretensioso ou desqualificar alguém. Foi uma maneira de provocar os que pensam assim e que querem tudo mastigado ou apenas estão curtindo…
    A leitura que fiz da mensagem da Ana foi: para uma boa negociação deve haver embasamento, de custos. Devemos conhecer a nós mesmos para negociar.
    Sugeri tal literatura justamente para obtenção de conceitos e julgamentos sobre o tema Custos. Concordo com o Ivo quanto a dificuldade de se adaptar o conteúdo dos livros para a realidade de cada pessoa, porém, é o que deve ser feito.
    Acho importante toda orientação para o que deve ser considerado ao custear, mas é impossível alguém repassar uma planilha (esta que já é um presente de Deus) pronta, pois, a parte mais difícil é justamente abastece-la, buscar as informações (peculiares) dentro da própria organização.
    Elogio novamente a Ana por iniciar a exposição de opiniões sobre o assunto, o que poucas pessoas fizeram.
    Estou há bastante tempo no setor automobilístico, em Desenvolvimento. Trabalho a pouco com Custeamento (lidando com ?$? grana) e sei quase nada. No entanto, acredito que enriquecemos muito quando trocamos experiencias, não planilhas.

  34. Ricardo Vilarim

    Cara Ana Cenamo

    Gostei muito do seu texto, continue a informar didaticamente e conceitualmente todos os pontos importantes para uma boa gestão de negócios, parabéns…
    Acho que aqueles que estão pedindo as planilhas devem entender que o texto trata conceitualmente esse tema, uma planilha deve ser criada de acordo com as características de cada negócio. É importante que se conheça o negócio e estabeleça as contas que devem ser controladas.
    É muito fácil construir uma planilha dessas, no entanto é trabalhoso, porém nada que não possa ser realizado por uma pessoa que conheça a operação do negócio. Bem agora eu vou vender meu negócio!!! Sou consultor com 20 anos de experiência formado em Administração, com especialização em finanças corporativas, gestão de projetos e gestão de TI. Já atuei em diversas indústrias, Banco, Varejo, Atacado, Auditoria, Telecomunicações e Consultoria. Aqueles que desejarem coloco-me a disposição para discutir sobre o assunto e realizar a construção de informações para gestão de seus negócios. Segue meus contatos. Empresa: Plenus Consultoria e Soluções de Negócios, Consultor Ricardo Vilarim, e-mail: ricardovilarimpires@gmail.com fone: 21 81448730. Abraço a todos…

  35. Raimundo Eloy de Souza Junior

    Olá Ana.

    Gostaria de recber de voce, uma planilha de custos para execução de serviós na área de Mão-de-obra temporaria Lei 6.019 comservão e limpeza e Terceirização de Serviços Enunciado 33l/93, pois preciso discutir com o cliente com base em calculos reais e com os pés no chão. ficarei imensamente grato.

    Eloy Souza

  36. Andressa Miranda

    Estou precisnado de uma planilha que contenha todos os custos fixos de uma empresa. Tenho que montar uma planilha de gastos com os custo fixos dos ultimos seis meses.

  37. Cláudia Sadú

    Parabéns. Por gentileza estamos precisando com Urgência de uma planilha.. Uma firma pediu-nos (por sermos de fins não economicos) uma planilha do que gastamos por mês, para manter a entidade que não gera recursos e beneficia 32 outras entidades . Nossos gastos são com materiais p/escritorio telefone , condução e outros..Precisamos assim de uma planilha onde posamos colocar esses itens para enviar a firma requitante. Muito obrigada. Sucesso

  38. Anthrax

    Como existem pessoas acomodadas e imediatistas, ou será que podemos chamá-los de analfabetos funcionais? Aqueles que sabem ler mas não conseguem compreender o que leram…risos

    Fico pensando como deve ser a vida profissional dessas pessoas que querem tudo mastigado… devem ter uma rotina muito chata de re-trabalhos e tarefas repetitivas, devem ser operadores de planilhas eletrônicas…risos

    Imagino como elas devem ter valorizado a formação acadêmica que tiveram [se tiveram…risos], será que se formaram pegando tudo pronto na net? Ou será que aprenderam a namorar e/ou transar vendo filmes eróticos ? heheheheheheh Para aqueles que solicitam as planilhas, realmente… não duvidem que tenham aprendido dessa forma…risos

    (…)

    Ana, parabéns pelo artigo !

    Realmente condensa bem a idéia de como planejar uma planilha de custos para um projeto web.

    O Leonardo do comentário #54 deu uma de bom samaritano e citou alguns livros sobre custos e planejamento. Excelente !

  39. Ana Cenamo

    Pessoal,

    Faz muito tempo que não respondo aos comentários por falta absolutamente de TEMPO. Cuidando agora da Getty Images tive que me dedicar ao novo negócio, que no fim das contas envolve sempre as mesmas coisas: gestão de pessoas, custos, negociações, etc. E sabem o que estou tendo que desenvolver do ZERO aqui? Uma boa e eficaz planilha de custos! Diferente, com novos itens novos serviços…Agora tenho que orçar serviços de Storage de Arquivos Digitais e serviços de Photo Assignement: fazemos produção fotográfica pelo mundo afora e isto dá um trabalhão para orçar: locação, casting, equipamentos, diárias de equipe, ganho da empresa, etc. TUDO igual!
    De novo digo a vocês: o que eu fiz neste texto foi dar a luz conceitual de COMO fazer uma planilha. Agora cada um deve fazer a sua.
    Abs,Ana

  40. Maria Amélia Martins de Lima

    Oi Ana, gostaria que me enviasse um modelo de planinha de custos para uma loja(distribuidora) de água mineral.Não consigo fazê-la dar lucro.
    Preciso de uma orientação urgente.
    Um abraço
    Maria Amélia

  41. César Augusto

    Caríssima Ana,

    Li todos os comentários feitos aqui, e como alguns que deram pitacos, não me contive dei boas risadas, pois fechei os olhos e relembrei de alguns momentos vividos em sala de aula, de quando fui aluno até os tempos atuais, em que leciono. Realmente existe muita gente com preguiça mental. Fiz um pedido pelo seu email, mas, não se trata de ferramentas prontas, mas, principalmente, de artigos que se apliquem à área de finanças em PP, pois gostei de sua forma de se expressar.
    Mais uma vez quero parabenizar por sua coluna e desejar o sucesso merecido!!!

  42. Alessandro Pacheco

    Estou com dificuldades em montar um custo da empresa em que trabalho, gostaria que voce me ajudasse a montar a planilha de custo da empresa, que é de alimentação para empresas e penitenciarias, servimos: cafe da manha, almoço, cafe da tarde e jantar.
    Abraço
    Muito obrigado

  43. celia

    ANA, PARABÉNS PELO ARTIGO, PENA QUE NEM TODOS ENTENDERAM. OLHA PESSOAL, NÓS CONSEGUIMOS MONTAR UMA PLANILHA DE CUSTO PARA VCS. TRABALHAMOS COM ISSO , É SÓ NOS PROCURAR, ACERTARMOS OS HONORÁRIOS E CUIDAMOS DE TUDO.

  44. lucimeire

    Parabéns pelo artigo. Montei uma loja para comercialização de cosméticos, mas a atuação está muito informal e gostaria de ter um maior controle / gestão do negócio. Para isso, necessito de planilhas para este fim, principalmente para que eu possa fazer uma acompanhamento do estoque(entradas e saídas, margem de lucro), vendas (preços de entrada e saída), custos, etc, nada muito aperfeiçoado, mas necessário para um melhor acompanhamento da empresa. Pode me ajudar?

  45. Alfeu Rodrigues Gomes

    Apesar da minha profissão ser Vigilante não ando vigiando meu orçamento doméstico e me perdi totalmente,espero contar coma ajuda de vocês para que eu possa sair desde abismo me enviando um simples planilhas para eu retomar o controle do meu orçamento urgente,já não sei mais o que fazer ando cortando de tudo.

  46. Fabrício Rebecchi Duque

    Ana Clara, bom dia!

    Realmente você é uma SANTA além de dar o caminho das pedras, que poucos usam de seu tempo para ensinar é hoje a palavra tempo remete ?Vale Ouro? ainda consegue agüentar certa turma de acomodados!
    Obrigado pelas dicas, consegui esclarecer algumas duvidas.
    Sucesso é um grande abraço!

  47. Edilaine Tomazelli

    Oi Ana, estive olhando os comentarios e tive a percepçao de como sao preguisosas as pessoas, bem tinha esquecido… moramos no Brasil…. rs.
    […]
    Pessoal para quem nao sabe nem relógio trabalha de graça, é tao simples digitar no próprio google planilhas de custos e contratar os serviços que estao disponiveis.
    Nao… mais é muito mais fácil sair pedindo (incluvise com Urgência) as planilhas.É o fim do mundo isso!!!!
    Sabem o que é isso pessoal??? COMODISMO!!! Eita povinho que nao gosta de fazer nada sozinhos. Por essa e outras razões o Brasil nao vai para frente.

    Ana um bjao pra ti :)*, sucesso! Parabéns pela sua calma. rs

  48. MARCELO

    Prezada Ana,
    Que tal uma planilha com gráficos contendo:
    01 – Quantas pessoas acomodadas;
    02 – Quantas que não entenderam NADA o que está escrito lá em cima;
    03 – Quantas que leram e entenderam;
    04 – Quantas que nem sequer sabem como formatar uma medíocre célula em excel.

    Parabéns pelo artigo, e para o próximo,sugiro elaborar uns desenhos para os mais desatentos.

  49. Reinaldo

    Bom analisando pelo princípio Poliana(pelo lado bom de tudo), nos podemos nos destacar e sempre teremos empregos garantidos, diante destes que não buscam aprender e sim viver à sombra de outras pessoas. Que sabemos um pouco a mais, porque fomos atrás da informação, pensamos e procuramos e tentamos fazer.
    Mas eu vou lhe ajudar em parte, existe na internet uma planilha do tipo freeware, ou seja gratuita chamada Pró-família, muito bem elaborada, de autor que ora, infelizmente, não recordo, que atentde os necessitados de controle de gastos pessoais.
    Espero que tenha ajudado.
    um abraço

  50. valdir dias tomas

    estou pensando em montar uma loja de móveis pois trabalhei no ramo por muitos anos,não como proprietário e sim como empregado como montar combaixo custo.

  51. Antonia

    Estou precisando montar uma planilha de custos para escola de educação infantil e ensino fundamental de 1ª a 4ª série é possivel ajudar-me?
    Obrigada desde já
    Diretora

  52. Jovani Lacerda

    Aqui está um retrato do Brasil , cria-se polêmica até sobre o básico , vamos pensar mais , agir mais , e tentar criar menos atalhos ,do céu só cai chuva e as vezes outras cositas mais como aviões , mas planilhas mágicas ainda não vi cair nenhuma . Oh meu Deus vamos pensar pessoal.

    Um abraço a todos , hummm kd minha planilha??he he he…

    Jovani

  53. cliff oliveira

    pelos post que eu li
    um otimo plano de negócios é vender planilhas prontas
    🙂

    ótimo artigo,
    se o pessoal não consegue entender a planilha, de nada vai adiantar ter uma prontina

  54. Michele Oliveira

    Oi Ana, parabéns pelo artigo!

    Estou montando uma escola de idiomas, e gosria muito que você pudesse me enviar uma planilha de custos, ja que tenho os custos fixos e os váriavei. Meus variaveis vão girar em torno do meu número de turmas, e professores, já que os professores são pagos hora aula. Se você tiver algo nestes padrões gostaria que me encaminha-se.

    Também se for possível, o envio de um modêlo de planilha de custos (gastos mensais com casa, aluguel,gastos pessoais,etc), pois preciso equilibrar meu orçamento doméstico também, principalmente nesta nova fase que estou entrando agora.
    Sem mais, agradeço a sua atenção.
    Abraços,
    Michele

  55. DALTON WAGNER DA SILVA CORREA

    GOSTARIA QUE ENVIASSE UM MODELO DE PLANILHA de gastos de entrada e saida para ter um orçamento referente ao que gastamos durante o ano, muito obrigado.

  56. Augusto Bertolin

    Parabéns Ana!

    Muito bom o seu artigo, infelizmente existem pessoas que não entendem o contexto, a moral da história.
    É uma pena que você tenha se empenhado em fazer um estudo para escrever esse artigo para pouquíssimas pessoas aproveitarem. Se quer mal lêem os comentários postos na página. Quantas vezes encontrei pessoas pedindo planilhas e quantas vezes você tem dito que não era o ideal pegar planilhas prontas.
    Pensando nisso, fiz uma pesquisa no google e peguei vários links com downloads de planilhas. Espero que as pessoas leiam e parem de ficar batendo na mesma tecla.

    Bom trabalho Ana.

    Segue links de planilhas, espero que ajudem os necessitados!

    http://www.celsojunior.net/blog/2007/08/21/download-planilha-de-calculo-e-custo/

    http://www.unb.br/administracao/decanatos/dex/formularios/planilha.xls

    http://proex.epm.br/coex/modelo_planilha_custos_espec_aperf.htm

    http://info.abril.com.br/download/windows/wcat45_1.shtml

    http://info.abril.com.br/download/4756.shtml

  57. nivea maria

    Olá boa noite, estou desesperada precisando de uma ajuda urgente, estou no termino de meu curso de turismo e preciso entregar meu TCC, que é uma consultoria, estou implantando um sistema de gestão em qualidade em atendimento só que preciso de uma planilha de custo é o que ta sendo mais complicado para minha equipe, por favor me ajudem.
    nesta planilha temos que ter treinamento de pessoal, quanto custaria a implantação do sistema IISO 9000 OU 9001 E ASSIM VAI.

    Obrigada.

  58. Fabiana Lima Morais

    gostaria de uma planilha que fosse de facil entendimento e manuseio, que podesse aplicar os custos de obras de casa populares

    atenciosamente

    Fabiana Lima

  59. Dayse Tattyanna G. de Luna

    Gostaria de receber um modelo de planilha de custo para um treinamento que vou dar numa clinica de olhos, esse treinamento será para três pessoas.

    Urgente

    Sem mais muito grata!

  60. Vera Fernandes

    Ana

    Ótimo material, especialmente para quem está começando, como eu, com uma empresa de comunicação.
    Por outro lado, acho que vou deixar o jornalismo de lado e abrir uma empresa de fabricação de planilhas de custos.
    Acho que rende mais…
    A propósito…. tem planilha de custos para empresa de planilha de custos? (hehehehehe)

    Pelo menos deu pra rir um montão.

    Vera Fernandes

  61. CLAUDIO ABRANTES

    Boa tarde,
    Como posso montar uma planilha que me ofereça o valor real de compra deste produto, uma vez que tenho valores diferentes para o mesmo produto?. Daí comop vou saber quando estou efetuando uma venda e consequentemente qual o valor de minha margem delucro em cada produto??

  62. Juliano

    Bastante gente precisando meter a mão no bolso e contratar um consultor pra área financeira. Afinal de contas, é pra isto que servem os profissionais de diferentes áreas.

    E aí, do que adianta uma planilha pronta se vocês não sabem usá-la?

    Até pensei num sisteminha de cálculo genérico para administradores que, no final, emitisse um resultado do tipo SUCEÇU!1! ou TRY AGAIN. =P

    Mas como eu preciso me sentir enturmado:
    ME MANDA ALGUMA COISA PRONTA AE ANA!!1!

  63. Wendell Magalhães

    Gostaria de receber uma cópia de uma planilha de custos fixos de uma loja de informática pra que possamos aqui calcular nossos custos e preço final de nossas mercadorias.
    Wendell

  64. José Antonio Vieira

    Somos fabricantes de etiquetas transfer para calçados e para produtos ortopédicos em breve estaremos fabricantes papel transfer., vc poderia me enviar uma planilha para estamparia(silk screen)e outra para industrialização de papel,se possível, sendo que a prioridade e para estamparia

    Qualitransfer

    José Antonio

  65. Luis Gustavo de Oliveira

    Bom dia Ana, gosatria de saber qual a melhor forma de calcular custo na area textil,estamparia,tinturaria, e acabamento. HOje calculo em hora maquina setor por setor com tudo incluso , m.o,embalegem,gás, depreciação,etc.
    Acredito que esteja tudo bem real, minha unica duvida e quanto a crédito e debito de impostos e como forma um preço de venda adequado ao meu produto junto aos meus concorretes.

    Muito obrigado, Gustavo

  66. lareni Nascimento

    Preciso de um modelo de planilha de custo, que tenha todos os custos fixos e variáveis, e que gere o saldo liquido da empresa mensal ( ou positivo ou negativo) e através desta planilha seja construido o grafico de ponto de equilibrio da empresa.

  67. silvana

    eu estou precisando de ajuda,pois tenho feito gastos dinecessários e o que recebo não está dando para cubrir o que estou comprando,então resolvir proucurar ou criar uma planilha de custo para poder controlar os meus gastos,pois tenho projetos importantes e preciso fazer uma economia.

  68. Fernando Cunha Sena

    Aproveitando essa oportunidade, gostaria que me enviassem uma ação,caso tenha, dos principais custos de uma empresa de Call Center, onde também apresente uma proposta de redução desses custos.

  69. Reinaldo

    Vou ganhar dinherio aqui:

    Monto a planilha que vc quizer no excel cobro R$ 150,00 por planilha pagamento adiantado com depósito em dinheiro na minha conta corrente e após uma semana mando a planilha prontinha para os interessados se diliciarem… interessados entrar em contato no meu e-mail. todoki@bol.com.br

    Depois eu posto aqui quantos interessados tive ok?

    rsrsrs…

  70. Marcello Fantini

    Esse texto está de parabéns….nos mostra um horizonte que todos temos e podemos criá-lo de várias formas, basta nos dedicarmos.

    Já os senhores que gostariam de planilhas de custos, eu faço na boa, claro com um certo custo R$ 10,00 por planilha.

    Acho que assim uniria o útil ao agradável.

    Quem quiser, pode entrar em contato.

  71. Sílvio Mota

    Caros amigos,

    Estou com uma certa dificuldade em elaborar uma plhanilha de custo da minha campanha para vereador, gostaria de receber algumns modelos de plhanilhas, se possílvel, ficarei muito grato.
    Atemciosamente,

    Sílvio Mota

  72. Sílvio Mota

    Caros amigos,

    Estou com uma certa dificuldade em elaborar uma plhanilha de custo da minha campanha para vereador, gostaria de receber alguns modelos de plhanilhas, se possílvel, ficarei muito grato.
    Atenciosamente,

    Sílvio Mota

  73. Adalberto

    Gostaria de saber como posso montar uma planilha de custo para avaliar o desempenho dessa agencia.

    Tenho 2 barcos que fazem passeios diarios ao valor de 40,00 cada passeio

    Como faço para montar uma planilha para empresa dessa.

    Grato

  74. Luciano Rother de Souza

    Srs, bom dia!

    Quem procura por uma planilha de GESTÃO FINANCEIRA sugiro que utilize o software HÁBIL (www.habil.com.br). É um software livre, ou seja, não cobram taxa nenhuma pela utilização, possui atualização etc, etc, etc.
    Esta não é uma solucção para todos, mas resolve o problema de alguns!!! Quem busca por uma planilha que traga resultado fiananceiro, ou seja, pago x e recebo y quanto me resta de resultado liquido, bruto etc, o melhor realmente é cameçar listando em uma boa e velha planilha de Excell…
    Trabalho no dpto de CUSTOS em uma empresa de transporte e logística e como esperiência de fato cada caso é uma caso diferente e as panilhas devem ser desenvolvidas conforme a necessidade de cada um.

    Ana, parabéns pelo tópico e o mais importante você já fez que é disponibilizar os meios para que cada um monte sua planilha conforme a necessidades, basta um pouco de criatividade e força de vontade.

    Abraço a todos e sucesso!!!

    Luciano Rother de Souza
    Engenheiro de Produção

  75. Antonio Guilherme

    Prezados amigos,

    Com meus sinceros e cordiais cumprimentos, solicito seus bons préstimos e especial atenção no sentido de verificar a póssibilidade e viabilidade de ajuadar-me com relação a elaboração de uma Planilha de Custo para minha campanha de Vereador, gostaria se possível receber alguns modelos.

    Na certeza de contar com vosso apoio e atendimento ao meu pleito.

    Cordialmente,

    Guilherme

  76. jacira maria da costa ribeiro

    gostaria de receber de vsas, uma planilha para exportar o referido produto , quaisos custos que se alteram para o mercado externo , desde ja agradeço pela atenção dispensada e reitero meus protestos de elevada estima e consideração, sem mais,para o momento despeço-me.
    Atenciosamente

    Jacira Maria da Costa Ribeiro

  77. EDUARDO SAKUMA

    peço a gentileza de enviar uma planilha de custos de tintutaria industrial, c/ caldeira movida a oleo p/ caldeira. e se for possivel uma planilha movida a lenha ou similar.
    muito obrigado

    12/08/08

  78. Pedro Henrique

    URGENTE !!
    Preciso urgentemente dessa planilha de custos, principalmente para o meu primo que é mecanico e nao conhece nada de informatica.

    Obrigado,
    Pedro

  79. Rugle

    Boa tarde,

    se pude me ajuda eu precisaria de uma planilha de custo na area de atacado e Transporte de Carga, são sete vendedores com cada caminhão e um caminhão de carga, queria ver se tem algumas planilha custo para estar fazendo indiviadualmente o resulto (positivo ou negativo) de cada vendedor ou cada caminhão.
    Obrigado.

  80. luiza

    Poxa adorei sua materia mais gostaria de obter, montar uma planilha de custos para controle domestico como gastos fixos mensais etc. Caso possam me enviar agradeço muitoooo!!!

  81. mauricia marques

    ola, bom dia, gostaria muito de receber uma planilha de custo, que enovelve em geral na parte administrativa da empresa, com recebimentos faturamentos etc…e parabens pela materia…

  82. André Tonin

    Ana Clara eu acho que se vc vender oque as pessoas estão lhe pedindo vc vai faturar um bom dimdim , pq hj em dia todos querem tudo de mão beijada sem esforço algum

    Otimo Texto

  83. Cintia

    Ola Ana,

    Gostaria que me enviasse por favor um ex de planilha de custo de material, material que irei orçar, jogo o preço de custo e uma porcentagem para chegar ao preço do cliente entende..
    Vou esta trabalhando compreço de custo mas e jogando um lucro em cima para passasr para o cliente.

    Grata
    Cintia Cristina
    Triangulo Eletrificação
    (034) 3238-5221

  84. N/A

    Ahahahahahahaha, meu Deus. Esse deve ser o melhor blog de piadas da internet. Tem gente pedindo planilha pra peixaria, loja, casa, carro, prostíbulo, campanha política e o diabo a quatro. Pouquíssimas pessoas entenderam o espírito do texto. Meus deus, foi divertidíssimo.

    Gente, tenham seriedade e leiam o texto antes de fazer perguntas idiotas já repondidas.

    A autora um obrigado pelas dicas. Sou da área de finanças, mas me interesso pelo setor de desing e isso foi de grande ajuda. Att.

  85. Ana Cenamo

    Caríssimos leitores,
    Depois de mais de 2 anos que escrevi este texto continuo recebendo as mais incríveis solicitações de planilhas. O N/A acima tem razão: é uma piada que nem todos tenham entendddo que eu não sou uma frabricante/criadora de planilhas. Sou uma humilde mulher de negócios, mãe de três filhas (sendo uma um bebê de 10 meses) que cuida da área de vendas hoje da Getty Images do Brasil, de uma casa, um marido e quatro gatos… Mal tenho tempo hoje de criar uma planilhazinha para mim mesma! mal tenho tido tempo de atualizar meu MS Money, que é o melhor gerenciador de finanças pessoais que conheço e, aliás, recomendo para alguns controles acima solicitados. O que me espanta aqui é a falta de ousadia de muitos! Criem! Ousem, tentem fazer suas planilhas! O caminho das pedras conceitual está aí! Trilhá-lo cabe a cada um!
    Abs,
    Ana

  86. jose ailton

    Que mane planilha que nada, tem que fazer que nem eu fiz meter a cara e trabalhar. quem nao sabe dos custos fixos e variaveis do seu negocio? so se for burro, quem nao sabe calcular seus lucros? so se ele for medico e ai querer dar uma de mecanico.

  87. Alfeu Rodrigues Gomes

    Apesar da minha profissão ser Vigilante não ando vigiando meu orçamento doméstico e me perdi totalmente,espero contar coma ajuda de vocês para que eu possa sair desde abismo me enviando uma simples planilha para eu retomar o controle do meu orçamento doméstico urgente,já não sei mais o que fazer ando cortando de tudo.

  88. JOSE CLEBIO

    ESTOU ENTRANDO NO RAMO DE DIVULGAÇÃO.
    TENHO AS MÁQUINAS E A PARTE SERIGRÁFICA.
    MAS NÃO TENHO NADA DE PLANILHA DE ORÇAMENTO,PLANILHA DE CUSTO, ENFIM, TODO ESSE APARATO TODO QUE UMA EMPRESA PRESCISA PARA QUE POSSA ANDAR COM OS SEUS PRÓPRIOS PÉS, ENTÃO, O QUE VOCÊS PODEM ME AJUDAR?

  89. Tarciso Antonio Silva & Alcelinda Braga de Menezes Silva

    Eu e minha esposa moramos em Manaus, estamos iniciando no ramo de vendas de produtos variados ( bolsas, bijouterias, cintos, camisas, etc.) os produtos já foram adquiridos em outra cidade (SP), gostaria de fazer uma planilha em que pudessemos incluir todos os valores gastos na aquisição dos produtos, afim que pudessemos calcular o preço final de venda com margem de lucro seguro, vocês podem nos ajudar.

  90. GLÁUCIA BORTOLASSI

    Gostaria que me enviasse um modelo de planilha de gastos domésticos, para que eu possa dessa forma me organizar.
    Quanto mais rápido melhor, pois estou precisando.
    Obrigado.

  91. William

    Oi Ana, eu ja estudei sobre custos, mas preciso de ajuda no quesito de orçamento… é mais ou menos assim, há uma terra do qual haverá plantações nela e eu terei q saber a sua rentabilidade, para isso, eu precisaria saber o seu tamanho, o qtd q eu colheria por m², a qdd de colheita no ano e o preço de venda, ai eu terei q saber todos os custos q terei, o preço da terra, os custos com preparação do terreno, mão-de-obra, água, adubo, impesticidas, % médio de perda de colheita considenrando as variações climáticas da região, e etc… para saber se haverá lucro, ou qdo começarei a lucrar. Você tem alguma dica a me dar para eu montar esta planilha? Algo a acrescentar?
    Grato

  92. Selmira Nunes Gioda

    Estamos estruturando nosso setor de custos e buscando informaçoes sobre o tema achei interessante a sua colocacão, então gostaria de que fosse exemplificado uma planilha de custos.Um abraço

  93. Glênio Tonon

    Compreendi perfeitamente o artigo da colunista. Ela tem toda a razão ao conceituar a elaboração de planilhas de custo. Faço planilhas de custos de várias áreas e tenho uma específica para Comunicação (8 departamentos) e genérica para Marketing (8 ferramentas). Posso enviar a quem precisar, mas para trabalhar com ela será necessário ter toda a metodologia de trabalho que aplico na minha empresa. Por este fato acho, sinceramente, que não será útil a ninguém.

    Para criar uma planilha de custos é realmente importante os paços descritos por Ana. Elaboro minhas planilhas, mais ou menos, com esta metodologia.

  94. grace cabral

    Gostaria de receber uma planilha de custo familiar/residencia,por ex.: aluguel,cond.,luz, compra mensal p/ casa, escola etc…. Talvez assim fique + facil p/ economisar.

    grata,

  95. Agra Costa

    Senhora Professora, tenho a mais absoluta certeza de que todos desejam um esclarecimento acadêmico, ou alto explicativo, com exemplos, parabéns pela informação apresentada, é de sobremaneira de grande valia, mas, como a senhora sabe perfeitamente neste mundo globalizado, tudo e todos, devem referenciar o que sabe, não é prequiça…

  96. Rosane de Cássia Dias

    Gostaria de receber o modelo de planilha de custos para uma empresa de prestação de serviços na area de plantio e colheita de soja.Ou me mande o seu para que eu tenha uma noção. Obrigada

  97. welliton gonçalves de assis

    gostaria de receber uma copia da panilha de custos pois estou montando uma empresa de onibus de turismo… e gostaria de ter uma planilha para gatos e valores anualmente da empresa pois trabalho com o exel mais sei que tem programas mais simples e melhores de se trabalhar….
    obg…
    welliton

  98. Luzia

    Administro uma micro empresa do meu esposo, pois nunca administrei nada em minha vida relacionado adm de empresa. Preciso de uma ajuda sua, uma tabela de custo e lucro da Empresa.
    Bom trabalhamos com aluminio, fabricação de esquadria e chapa de aluminio (ACM), preciso de uma tabela que discrimine, o tempo em que passamos dentro da obra, e o lucro da obra juntos com os funcionários.
    Temos 20 Funcionários.
    Serei grata se puder me ajudar

    Sds,
    Luzia Neves

  99. Rogério

    Olá Ana Clara, tudo bem? espero que sim!
    Na empresa aonde trabalho estou desenvolvendo o Centro de Custos e avaliação de Desempenho, anteriormente meu foco era somente a parte operacional, e hoje a visão é global (administrativo, operacional, financeiro, etc…), estou sempre a procura de novidades e modelos de planilhas que me ajudem a desenvolver melhor o meu trabalho, estou precisando saber mais sobre rateio de contas, o que vc pode me ajudar, ou tem alguma planilha de Custos como modelo para me ajudar, ficarei no aguardo, obrigado
    Certo de sua costumeira atenção
    Rogério

  100. Wilson

    Olá, Pro pessoal que gosta de tudo mastigado, trabalho só pra engolir mesmo, elaborei uma planilha que abre precedente para a customização, conforme artigo, para que possam adpatar a sua realidade. Contato pelo e-mail:wilsonhc00@hotmail.com
    A voçê Ana, abraços e parabéns.

  101. Alexandre Borgert Espíndola

    Boa tarde, gostaria q me mandasse um modelo de planilha de custo de uma empresa de comunicação visual, onde seus produtos são ( banners, Faixas, Envelopamento de veículos, Placas, Decoração de Ambientes, Plotagens, etc).
    nesse orçamento vai produtos calculado em m², metro linear ou unidade.

    agradesso des de ja

  102. Rose

    São exatamente 23 horas; pode apostar que dei boas risadas lendo os coments deste blog; e não adianta pedir pra parar de pedirem planilha, pq infelizmente a cultura de não ler antes de perguntar, é típica do brasileiro;
    Ana, parabéns pelos esclarecimentos, só sinto que poucas pessoas conseguiram te entender, mas não é culpa sua. Não se preocupe.
    E a cada planilha de custos que se precise montar, nunca uma irá ser igual a outra, o conceito será o mesmo, mas a planilha, sempre terá uma coisinha ou outra que as diferenciem.
    Abraços.

  103. Ozenir

    Gostaria de aperfeiçoar melhor no meu trabalho, me ajuda a enviar uma planilha de custo mais fácil de controle, dessas entrada e saidas.

    custo de transporte, refeição,luz,telefone,agua,folha de pagamento.

    Ozenir

  104. marta alegretti

    Necessito criar uma planilha na qual eu possa pre-estimar minha obra(projeto de decoração), porem considero muito os riscos, visto obra ser meio que imprevisivel – já perdi contratos por não ter uma pré-estimativa…qq dica é bem-vinda! Obrigada!

  105. Meyre Dias

    O artigo é muito esclarecedor Ana,
    mais eu gostaria de receber uma planilha
    de orçamentos domésticos assim tipo
    despesas pessoais, alimentação,faculdade,
    luz telefone etc… tenho uma dificuldade
    imensa em fazer
    e ficaria muito agradecida.
    Obrigado
    beijos e boa semana p vc

  106. Ana Paula

    Ana,
    apesar de o teu texto ter sido escrito em 2004 ainda continua fazendo sucesso! Parabéns!

    E infelizmente, mesmo depois desse tempo todo, as pessoas continuam achando que você escondeu a planilha em algum lugar secreto para que ninguém ache! Puxa… um Excel básico não é tão difícil assim!

    Boa sorte no seu mundo!
    Ana

  107. Ademir Mota

    Ana Paula,

    Concordo plenamente com você… Isso é incrível, como pode??

    O texto acima passa as coordernadas a pessoa só tem que prestar atenção e coloca-las em prática.

    Parabens Ana.
    Abraços!

  108. Vivian

    Olá, primeiramente, meus sinceros elogios a sua inicialidade em ajudar.
    Minha empresa, trabalha com construção civil em geral, e tenho dificuldades de orçar.
    Você teria uma planilha referente a construção civil?
    Grata.

  109. Rinaldo

    Dear Ana
    I know you can`t do it for every one , and after whatch all coments from my friends here, I cot my self Laughing. corse you can`t .I am so sory about it.
    I`ll left my Email here if in the future you have any idea or if you know about any software for free Download . sabordiverdade@hotmail.com
    It can help me so much .

    By the Way. I think you`r so smart and polite in all the your answers above . you got an fan
    Drive Safely alligator I`ll see you around

  110. leila

    Desculpe a intromissão mas é que se não mandasse um endereço onde tivesse um modelo não iria mais conseguir dormir!!!!! E pelo visto a autora tbém não…
    Outra dica é perguntar ao Dr. google, é simples e rápido. É preciso aprender a interpretar o que os textos dizem, e este aqui não está dando modelos e sim tentando explicar de que maneira se deve proceder para se organizar…

  111. Fernando Palmeira

    Gostaria muito de receber um modelo planilha de custos no segmento de Familia. Pois irá me ajudar muito na desenvoltura de meus gastos em casa
    desde ja meu muito obrigado .

  112. LEVI CARDOSO

    Parabéns, o texto é excelente,as respostas mais ainda.
    Infelizmente as pessoas estão acostumadas a buscar Super-heróis – aqueles que subistituíram a varinha mágica ou o pir-lim-pim-pim do Sítio do Pica-pau amarelo.
    Infelizmente vivemos na era do imediatismo, dos Cursos de curta duração, dos atalhos, dos mauses, dos consultores que mais parecem distribuidores de de comprimidos – -olha tome duas vezes ao dia e… than!!!tudo pronto!!!
    Por isso cresce tanto a procura por Lipoaspiração, Redução de Estômago, Big Brother, Modelos de Revista Masculina, Condomínio em que ninguém se conhece, Fast-food etc.
    O mínimop esforço…
    Dizem que tempo é dinheiro, porém dinheiro mesmo estão fazendo aqueles que usam o tempo preciso para pensar soluções – Bill Gates, Steve Jobs etc – enquantos os apressadinhos instalam programas e mais programas – isso quando são eles que instalam – sem sequer ler uma linha do manual – lêem apenas aquela papeleta que vem na caixa – 0 chamado passo-a-passo.
    Existem N cursos, livros e apostilas de custos que busquei na internet ou instituições, que após lê-los pude observar que não é nenhum bicho de ste cabeças, basta querer ler, meditar e experimentar.
    Sra.Mulher maravilha, tenha uma boa semana, e espero que ninguém peça à senhora para usar seu laço da verdade para extrair uma planilha do Bill ou do Jobs (rs).
    À todos: mão à obra.

  113. Daniel

    Primeiramente parabens Ana, desde 2004 seu texto esta sendo lido.
    O que mais me preocupa, com todos estes comentarios, comentarios nao, pedidos, e que quase todos estao abrindo um negocio ou ja sao empresarios, e o pior, que existem varios do ramo da educaçao e nao sabem ler.
    Me preocupa, o Brasil esta tentando acabar com o analfabetismo certo, e o que ele vai fazer com o mau alfabetismo.

    Novamente como alguns ja citaram, a Autora do texto que voces nao leram, nao tem planilha nenhuma.
    Se voces nao querem elaborar uma planilha, entao PAGAM um profissional. Eu tenho certeza que possui varios em suas cidades.
    Ana meus parabens, eu li, reli, captei a sua informaçao e fiz a minha propria planilha, que modestamente ficou otima.
    Desculpe a falta de acentos problemas com o teclado.

  114. Joyce

    Gostaria que me enviassem também um modelo de planilha de custo referente a uma micro-empresa de confecção de uniformes escolares. Trabalhamos com Licitações Públicas.

    obrigada.

  115. Eliane Cardoso

    Boa tarde!!

    fazemos parte da empresa Junior FAEF, onde é uma organização dentro da faculdade, onde se exercita desde já os conceitos estudados, para assim dar precesso e planejamento de estrategias as empresas que nos solicita o trabalho.
    No momento, estamos com o projeto de centro de custo para melhor estabelecer nossos serviços, porém gostariamos se possivel que nos enviasse um modelo de planilha centro de custos para controle interno dos serviços prestados, assim dar uma credibilidade maior as emrpesas onde prestamos nossos serviços.

    Obrigada!!

    Eliane Cardoso

  116. julia

    Eu li tudo e não vi
    nenhuma planilha de custos aqui.
    Preciso fazer um trabalho de historia
    e não acho de deito nenhum uma planilha de custos,
    se vocês puderem ajudar!!!
    como fazer uma planilha de custos??
    tenho que fazer um projeto de simulação
    de uma empresa de comida, entre esses fatores
    preciso fazer uma planilha de custos que
    é o primeiro passo!!
    quem sabe explicar por favor escreva abaixo disso

    obrigada!!!

  117. Luiz Henrique

    Gostaria que você me enviasse um modelo de custos para que eu possa atualizar aqui da fábrica. A fábrica é de Pastas Suspensas para arquivo. Aguardo contato.

  118. KELLY CRISTINA MARQUES

    Por favor me ensine a montar uma planilha de custos. Estou iniciando com uma escola particular e preciso calcular os custos? mas não estou conseguindo. Nem sei onde começar.
    Obrigada.

  119. Vitor Denis

    Gostei muito da explicação a respeito de custo, estou começando agora nesta área e gostaria de saber como aplico as comissões de venda e de indicação em uma venda de serviços, qual a porcentagem que o mercado está exigindo, grato.Vitor Denis

  120. Felix

    O texto esta perfeito, ruim estão as interpretações.
    Mas isso é um terrivel vicio de nosso povo brasileiro : ter, sem ter trabalho.
    Pela interpretação dada pela maioria ao texto, podemos avaliar o quanto é dificil se estudar nesse país.

  121. Rogerio Ruiz

    Santa Ana hein? Bendita a hora que vc foi inventar de falar em planilha, tem gente querendo planilha ate pra montar o custo de um hot dog (não que não seja necessária), mas é realmente triste ver que o brasileiro sofre mesmo de preguiça aguda, e nem sequer se dão ao trabalho de ler o texto ate o final. Tudo bem que na hora de explanar a criação da planilha o texto foi um pouco superficial, afinal como a própria autora diz é um texto conceitual, mas nunca vi tanta gente pedindo planilha pronta na minha vida, taí, realmente esta dada a largada pra a corrida ao novo nicho de mercado: Planilhas personalizadas! E que vença que não tiver preguiça… Parabens pelo ótimo trabalho e continue polêmica, rs.

  122. Rogerio Ruiz

    Ah, faltou o recado principal: Aos que não querem tudo mastigado e pra ontem, visitem o site do SEBRAE, além de ótimos artigos a respeito de controle de custos e valor de produtos, duas vezes por ano (as vezes mais) eles abrem vagas para cursos gratuitos e online, (outros presenciais e pagos mas com otimo custo x benefício) que podem auxiliar a todos os bichos-preguiça ai de cima a montarem suas planilhas personalizadas, visando seu próprio negócio, com orientação e de quebra trocar experiência com outras pessoas em situação semelhante, espero que ajude, boa sorte a todos, segue o link:
    http://www.sebraesp.com.br/educacao

  123. Patricia

    Cara Ana,fiquei preocupada com vc, afinal quis ajudar e está sendo ajudada; bom afinal uma palavra de consolo faz com q tenhamos um bom sono, em alguns momentos q pensamos 😮 q fiz q n~fui entendida??? Pois talvez eu tenho a resposta; entrei no teu site e pude notar q as tuas dicas são excelentes mas o povo tem preguiça de ler como já foi citado, mas o pior dos piores e q estamos falando de profissionais da sua área ; sabe Ana estou preocupada com o futuro……… Incrivél levandarmos esá questão nesse tipo de espaço.

  124. JLF

    Depois de ler esse montão de comentários, e os pedidos de planilhas, só tenho uma coisa a concluir:

    Ana, você e eu estamos no negócio errado. É montar um negócio de venda de planilhas, e não precisamos mais de montar nossas planilhas de custos, em toda a nossa vida! Dificil vai ser contabilizar as receitas!!!

  125. Leandro Martins de Oliveira

    Boa Tarde!
    Gostaria que me enviasse por gentileza, uma planilha de custos para eu poder controlar meus gastos pessoais.

    Desde já agradeço.

  126. Washington Tavares

    Oi!

    Acabei de ler seu artigo sobre como montar minha planilha de custos e, gostaria de saber se tem possibilidade de recebel-a por email.

    Grato,

    W. Tavares

  127. Camila Mineiro da Silva

    Boa Tarde, gostaria que me enviasse uma planilha de custos para minha micro-empresa de móveis… Estou sem noção de por onde começar!

    Obrigada

  128. Adriano Mata Da Sylva

    Acabei de ler seu artigo sobre como montar minha planilha de custos e, gostaria de saber se tem possibilidade de recebel-a por email.

    Grato
    Adriano Mata

  129. Lucas De Villa Skuts (Pousada Del)

    Tenho uma motel e gostaria muito de receber esta planilha de custo para melhor controlar as horas que clientes ficam de divertindo eu tenho prejuizo

  130. Juliana Andrade

    Olá! Li seu artigo e gostei muito.Gostaria que me enviasse uma planilha de controle de caixa.Estou em um novo ramo de escola de segurança para capacitar pessoas na area de vigilante.E preciso de uma planilha para gerenciar os gastos e lucros.Na Planilha sria necessario identificar quanto entrou e quanto foi gasto.
    Se for possivel enviar por e-mail.
    Muito agradecida!
    Abraço!

  131. Magnus Quandt

    Olá, muita boa sua explicação, a planilha está bem completa, creio que o pessoa com um pouco de força de vontade pegue seu artigo sas ideias e monte sua propria planilha de acordo com o seu negócio, eu realmente usei muitos pontos citados no seu artigo para montar a minha planilha de acordo com o meu ramo.

    resumindo ..

    muito bom arigo =D

  132. Mireille Pannett

    Prezada Sra. Ana Clara

    Venho atravez deste meio de comunicação lhe solicitar uma panilha de custos que possa me orientar no desenvolvimento da ONG que estamos estabelecendo na cidade do Rio de Janeiro pela Paz. Desde de ja agradeço sua atenção e gentileza. Todo apoio e bemvindo seguindo o nome da ONG Together For Peace – Unidos pela Paz.

    Atenciosamente,

    Mireille Pannett

    http://www.togetherforpeace.org.br

    Nosso slogan Eu mímporto com voce.

  133. tarcisio isidoro

    Oi boa noite, acabei de montar uma confecçaõ, com 2 lojas, e pra não facilitar um sócio. Como não posso estar em dois lugares ao mesmo tempo, preciso de uma planilha ou talvez de varias planilhas. Que possam me dar clareza quanto a minhas compras de materia prima, produção, custo com mão de obra, saida da fabrica, entrada na loja, saida da loja e etc.
    já estou criando ref… para todas as peças que crio, como se fosse um chassi onde os numeros me descrevem, modelo, cor, tamanho, material. mesmo assim, conhecendo o que preciso, onde erro, e onde posso acertar, não consigo, ter a luz para criar uma planilha tão complexa. por isso o pedido de socorro.
    agradeço desde já a ajuda e atenção de todos.

  134. Wanderlei Furin

    Quando era comprador (metalurgica), meu gerente chegou e falou: quero uma planilha de custos dos itens A na intranet em 01 semana.
    Sabe quantos itens eram: mais de 100(cem). Como não havia estudado ainda o que era curva ABC, fui pesquisar. Estudei o que era, montei 05 planilhas de produtos diferentes e depois de 15 dias, todas as planilhas estavam prontas e o que é legal, pude discutir com os vendedores de igual para igual sobre os preços. Em resumo, não adianta ficar esperando sentado. Temos de ir atrás das informações, ralar e resolver a questão. Em tempo: Graças a essa ação e outras bem sucedidas,fui promovido a Supervisor.

  135. Lucio Lima

    Ana, veja como há demanda para planilhas simples. O Excel ou MS Money são tão acessíveis, mesmo assim muita gente está ouvindo o galo cantar mas não sabe onde.

    Parabéns pelo ser artigo. Realmente fiquei surpreso com a quantidade de comentários, e concordo com um deles, voce poderia analisar estatisticamente o retorno que teve, é uma boa amostra. Não acha?

    Conheci o Webinsider a pouco tempo, gosto muito dos artigos, e ainda não vi um número tão expressivo de comentários.

    Parabéns também pela administração de seu tempo: trabalho, casa, marido, filhos e ainda 4 gatos. Só as mulheres fazem tudo isso ao mesmo tempo. Estou convencido mesmo.

    Uma boa tarde.

  136. Jussara

    Ana, Excelente trabalho,adorei seu artigo.Parabéns!
    Gostaria de receber um modelo de planilha de custos para uma empresa de Call Center.

    Espero poder contar com sua ajuda.

    Abçs

    Obrigada

  137. Lúcio Lima

    Oi, Ana,

    Acho que as pessoas que ainda pedem modelos de planilhas de custos não estão lendo os comentários. Apenas veem o texto em leitura dinâmica e vão direto ao comentário.

    Coloco-me à sua disposição para elaborar uma planilha genérica, se assim for o seu desejo. Sendo elaborada por quatro mãos, acho que fica mais leve.

    Continuo lhe parabenizando pelo artigo.

    Estou aguardando novos trabalhos. Ok?

  138. Davidson

    Boa noite, estou fazendo o Curso de Tecnico em segurança do Trabalho, e tenho um trabalho pra fazer, è de uma planilha de custo, ASSUNTO vou montar uma empresa com 70 funcionarios, tenho q fazer a planilhacom os EPIs e EPCs, entre outros.
    Como eu começo a fazer a planilha.
    Obrigado

  139. Luciano Lima

    Poxa, ainda continuam pedindo um modelo de planilha a você. Não estão lendo o texto, acredito, vêem o título e fazem logo o comentário.

    Mas seu artigo está muito bom. Inclusive me ajudou a participar de uma negociação. Entendi como era o processo de formação dos custos

  140. Daniela Gomes de Lima

    Olá, boa noite!
    Eu sou estudante de contabilidade e preciso fazer um trabalho de custos.Preciso de uma planilha com o custo de fabricação de uma panela.Se puder me ajudar o quanto antes eu agradeço.

  141. Gilberto Ribeiro dos Santos Filho

    Estamos planejando uma corrida Montain bike, e queriamos uma ajuda para formular uma planilha de custos, Ex. Premiação para atleta de 1º ao 5º lugar, sendo 5ºcategoriasem premios em dinheiro, e premios em troféus, aluger com equipamento, pagamento para ficais, compras de faixas, alimentação de atletas ,etc, etc, etc, valeu muito obrigado.

  142. Justin

    Ana,

    A galera quer mesmo é uma sopa. Aliás, um sopão. Brasileiro é assim mesmo: quer tudo de graça, e alguém que faça o trabalho delle. Desses que nunca sabem de nada… Mas são sabidões e sabichões, dando palpite em tudo para tirar proveito.
    Ana, não deixe que ELLES te explorem.

  143. solange silva

    legal adorei tudo,mas cadê a bendita planilha,afinal foi isso que foi anunciado,que aqui haveria exemplos de planilha,inclusive planilha doméstica,que é a que eu estou procurando.se não tem pra quê anuncia.

  144. Dagmar Ferreira

    Ana, minha cara!

    Que coisa! As pessoas continuam com prequisa de raciocinar. E o que é pior não sabem interpretar um texto tão maravilhoso como o seu. As informações estão claríssimas é só criar de acordo com as necessidades de cada organização. Não leve em consideração os comentários indelicados, pois nós temos que evoluir e muito. E, também investir no conhecimento com uso da informação e sabedoria. Parabéns! Bela contribuição!
    Tenho usado em sala de aula e os meus alunos fazem a planilha dos mais variados projetos de estratégia de RH.

    abraços

    Dagmar

  145. Simone Freitas

    Olá… Sou recém forrmada em ADM e resolvi abri uma empresa e está em andamento e gostaria de uma ajuda. Gostaria q vc me enviasse um modelo da planilha de custos fixo e variáveis de uma bar e restaurante. Ah gostaria tb da planilha de controle de estoque. E no que puder me ajudar agradeço.

    Obrigada.

  146. Carlos Eduardo Silva Oliveira

    Olá Ana li seu texto e resolvi montar minha planilha pra gerenciar a empresa que eu e meu pai abrimos…não sou formado em nenhuma área no momento e estudo para entrar na área de Publicidade e Propaganda, mas acho que é sempre bom entender de controle de finanças, principalmente pra quem vai abrir uma empresa. Fiz uma planilha, que ainda acho que está incompleta, bem simples e gostaria que você pudesse dar uma avaliada nela. Sinto que falta muita coisa, tenho muitas ideias mas preciso pô-las em organização para que através desta eu tenha o resultado esperado.

    Se você puder dar essa avaliada eu ficarei muito grato.

    Obrigado!

    PS.: É de costume em seus artigos as pessoas pedirem planilhas prontas?…eu achei muito estranho. Já pensou em abrir um negócio que vc possa vender planilhas. Pelo menos aqui você terá um lucro legal viu!

    Fio no aguardo Ana!

  147. cristine

    Gostaria de receber uma planilha com varios convenios, mes respectivo,data de envio, data do recebimento e quanto recebemos de cada convenio, quanto foi glosado por cada convenio.

    att.;
    cristine coutinho.

  148. Jean Rezende

    Gostaria muito de receber uma planilha para facilitar meu trabalho de levantamento de custos, estou prestes a fechar um grande contrato com uma grande empresa da região e não consigo desenvolver meus cálculos.

    aguardo retorno,
    Agradeço desde já a atenção!

  149. ROMILDO CONCEICAO DE SOUZA

    Gostaria de receber uma planilha para que eu possa desenvolver preço de vendas, no ramo de atacadista de artefatos texteis ( beneficia e distribui ) artefatos texteis.

    aguardo um retorno,

    att

    Romildo

  150. Silas Grandis

    KKKKK… Pobre ANA! Não acredito que desde 27/07/2006 até agora (09/12/09) as pessoas ainda não se tocaram do intúito do seu texto…Isto é realmente incrível… Na verdade, a maioria destas pessoas não sabem que uma planilha deve ser programada por alguém que entenda o mínimo de Excel e os cálculos nela devem partir de alguém que saiba como calcular o que se quer. Gente…a planilha apenas automatiza e arquiva os cálculos substituíndo papel e calculadora! Estas pessoas não querem pensar e nem gastar $ com um programador. A quantidade de pessoas pedindo me assustou. Será que elas acham que vc é a Madre Ana de Planilhá com tempo disponível para montar uma planilha às cegas para cada necessidade?! Estou realmente perplexo. Abç. (PS:Sou contador e Analísta de Sitemas)

  151. Rafael Fernandes

    Bom dia!

    Espero que possam me ajudar!

    Podem me enviar um modelo de planilha de custos ref. oferta de mão de obra terceirizada para órgãos públicos?

    Aguardo a sua ajuda!

    Rafael

  152. José Antonio

    Na confecção da planilha de preços para locação de veículos além dos custos como: seguro, licenciamento, manuteção, é legal também incluirmos a DEPRECIAÇÃO do veículo. È possível mandar-me uma planilha detalhada, ex.: locação para um período de 24 meses de um veículo qualquer no valor de mercado de R$50.000,00.

    Atenciosamente

  153. Luciano Lima

    Ainda me pergunto por que ainda lhe pedem planilhas de custo. Acho que o título e o primeiro comentário induziram a certa força para suprir carências. Mesmo assim, desejo-lhe muito sucesso.

  154. Felix Deschamps

    Meu Deus! Já me estressei pela colunista, quanta gente pedindo a planilha sendo que ela já deu todas as dicas possíveis para elaboração de uma excelente ferramenta! Talvez seja esse o motivo de tantas empresas falirem no primeiro ano pois os empresários não querem ter o trabalho de elaborar uma ferramenta de trabalho que corresponda a sua realidade e acaba no famoso copy/paste.

    Ana Clara parabéns pois seu texto foi claro como seu segundo nome, rs

    Abs

  155. Vinícius Rosa

    Olá,
    Gostaria que me enviasse um modelo da planilha de custos de serviços que possa ser aplicada/adaptada aos serviços de tratamento estético em uma clínica.
    Agradeço a atenção,
    Vinícius Rosa

  156. EMERSON MOREIRA DE SOUZA

    BOM DIA , GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM UM MODELO DE PLANILHA DE CUSTOS POR PRODUÇÃO E PRODUTOS VENDIDOS. ESTMAOS COMEÇANDO AGORA. RAMO DE PRODUTOS ESPORTIVOS,EX.CARRINHOS/CESTAS DE BOLAS ETC

    EU TENHO ALGUMAS PLANILHAS,MAS FALTA ALGO..

    GRATO

  157. edilson

    boa noite gostaria de planilha ,controlar entada,saida,media combustivel desgastes lonas de freio , lubrificante ,pneus,e manutencao preventivas ,(quanto custa ) OBRIGADO. FICO NO AGUARDO

  158. Marcelo

    Não sei como perdi tanto tempo lendo (e dando risada) do pessoal aí de cima.
    Apenas por curiosidade, procurei algumas planilhas de orçamento doméstico através do Dr. Google, e pude ver que TODAS são iguais e nenhuma substitui a planilha que eu criei.

    Portanto pessoal, mão à obra e parem de encher o saco solicitando planilhas……..

  159. Eduardo Pacheco

    Que pessoal preguiçoso! Vou fazer uma planilha com o nome de todas as pessoas que estão pedindo trabalho pronto para não contratar sob hipótese alguma!

    A colunista escreveu para ajudar a pensar uma planilha, e não para que copiem uma. Deixem a preguiça de lado e comecem a PENSAR o trabalho de vocês. Será muito mais produtivo.

  160. Rafael dos Santos

    Bom dia !!!
    quero abrir um negocio de marmita e marmitex e gostaria de receber uma planilha de custos para ter uma ideia de custos para eu poder formatar minha empresa.
    Obrigado

  161. gildevan pinheiro da silva

    Presados senhores,
    preciso calcular o custo do funcionario q ganha 530,61 sendo 74 funcionarios. Qual o pecentual que devo aplicar pra calcular o custo da empresa.

    grato,

    gildevan.

  162. weverson

    OLÁ A TODOS
    GOSTARIA DE RECEBER O MODELO DE UMA PLANILHA DE CUSTO/PRODUÇÃO DE UMA CONFECÇÃO.
    ESTOU COMEÇANDO NESSE RAMO E GOSTARIA DE UMA AJUDA.

    ABRAÇOS E DESDE JÁ OBRIGADO

  163. Sr. Dinheiro

    Olá,

    O artigo ficou ótimo. Só não entendi aonde pego a planilha de custos. Eu preciso controlar as ligações e sms que mando para o BBB, pois isso tá ferrando meu orçamento.

    Agradeço muito sua atenção e me coloco a disposição para dúvidas e esclarecimentos;

    Atenciosamente

    Sr. Dinheiro

  164. LUIZ CARLOS GIMENEZ

    Olá Ana, ví o seu comentário e infelizmente nosso país está cheio de chupins. Eu mesmo andei procurando algo que pudesse me ajudar a controlar o orçamento doméstico, todavia, não achei nada que pudesse atender às minhas necessidades. Daí, partí para o mão na massa mesmo. Fiz a minha do jeito que necessitava. Portanto, seus comentários são para que todos botem a mão na massa e não fiquem esperando que caia do céu prontinha a tal planilha. Gente, menos devoção e mais ação….

  165. jorge

    olá!
    Gostaria que me enviasse um modelo de planilha de custo, ou me desse uma dica de como posso vender a tonelada de areia que compro por R$10,00 e faço beneficiamento para afina-lá tendo para isso que trabalhar com 2 colaboradores, uma pá mecanica 3 caçambas percorrendo uma distancia de 4km e energia de 220 walts.
    grato.

  166. Thiago

    Gostaria de resceber, uma planilha que me ajude a monitorar minhas compras, viagens da mercadoria, estoque, saida de mercadorias e preços doque pago e doque vendo. Tudo isso no ramo de frigorifico.
    Muito obrigado!

  167. Rosangela Alves da Silva

    Favor enviar uma planilha de custos para Distribuidora de produtos para Comunicação Visual, gostaria também de receber um passo – a – passo de como funciona uma empresa desta.
    Como inicío? Por onde começo? Como compro as mercadorias? Como formulo minha tabela de preço? Qual a margem de lucro posso estar trabalhando?E outras informações se puder.

    Rosa,

  168. Eduardo Maciel

    Gostaria que me enviasse um modelo de planilha para custos e orientação do planejamento para realização desda atividade.
    A Instituição de ensino deseja substituir as carteirinhas de todos os seus alunos para o ano letivo de 2010, teremos apenas 20 dia para a entrega destas.
    Instituição de ensino com Pré-escolar até ensino médio
    A escola conta com 5.000 alunos distribuídos por 6 unidades sedes no Rio de Janeiro.
    A nova carteirinha é de PVC, parecida com um cartão de crédito, possui uma foto colorida e os dados dos alunos.
    Ficou estabelecido que apenas os alunos que possuem toda a sua documentação em dia, poderiam receber o documento.* Elaborar um planejamento completo para satisfazer a nova necessidade da Empresa.
    Deve-se estabelecer custo, tempo, equipamentos, acessórios, materiais, Recursos Humanos, entre outros.
    O pessoal de RH e Logística foi convocado.
    Desde já agradeço.
    Eduardo

  169. joão luiz schander de almeida

    Gostaria de receber uma planilha sobre custo eformação de preço em confecção de camisetas agasalhos calção para micro empresa

  170. joão luiz schander de almeida

    Gostaria de receber uma planilha sobre custo eformação de preço em confecção de camisetas agasalhos calção para micro empresa

  171. Edilaine Bernardes

    Gostaria de uma modelo de planilha de Custos para laboratório de análises clinicas. Precisamos calcular o custo por exame realizado.

    grata,

    no aguardo

  172. LEANDRO D.

    Olá Pessoal!

    Desenvolvo planilhas automatizadas. Sou usuário avançado, já desenvolvi planilhas das mais variadas. Reparei a grande quantidade de pessoas que querem planilhas, portanto resolvi fazer o meu anúncio.

    Quer agilizar a sua empresa? Envie a sua necessidade que realizo o orçamento. Envie o seu pedido para:

    defacio.l@gmail.com

    Até mais!

  173. ionara

    gostaria de receber uma planilha completa com orçamentoe tudo que preciso pra montar um sexshoping, quais as vantagens desvantagens, como eu devo começar adoraria receber uma dica de quem entende tão bem de mercados
    obrigada ionara

  174. Alvaro

    Gostaria de receber, uma planilha que me ajudasse a desenvolver os custos de uma empresa que produz sebo bovino e farinha de carne. Esses dois produtos é resultado do processasmentos de subprodutos de origem animal.

    Aguardo..
    Desde ja agradeço

  175. Nivalda Regina da Costa Paulo

    Olá, minha Amiga, gostaria de aprender a fazer planilha, eu estou trabalhando com perfumes, e preciso de uma ajuda de vc.
    Na planilha tenho que dividir,as seguintes coisas:
    FACES REVENDEDOR CONSUMIDOR

  176. Marcone de Andrade Pereira

    Preciso de uma planilha que me auxilie nos orçomentos de obras e projetos executivos.

    Atenciosamnete,

    Marcone de Andrade Pereira
    Porjetista/Coordenador de obras

  177. Henrique

    Olá Ana Clara,

    Estou montando uma facção de roupas e gostaria de montar uma planilha básica de custo de produção. Não vou trabalhar com matéria prima, apenas prestação de serviço. Minha intenção é saber o custo de peça produzida.

    Grato,

    Henrique

  178. denise

    Gostaria de receber uma planilha de gastos por estou no vermelho com dividas de cartão e cheque…dentre outras..e gostaria de me organizar e começar a pagar essa dividas

    Denise

  179. Alexandre

    Ola, gostaria de saber se vc tem um modelo de planilha de custos para uma empresa de conserto de sapatos, uma sapataria no caso. Desde ja agradeço. Abraço

  180. Vanderlei Gades

    Boa noite!
    Estou com dificuldade de adicionar as formulas corretas para calcular horas extras dos funcionários, poderia me enviar um modelo?

    Att,
    Vanderlei Gades.

  181. Alek Jr

    Boa noite ,
    gostaria de saber se vocês poderiam me enviar uma planilha de custos de serviços para a empressa de construção que estou trabalhando,por que a planilha que eu tenho em maos é muito desatualizada,so tenho a planilha de 2008.
    gostaria de ter em maos a planilha de 2010,com os preços mais atulizados.

  182. Diuma Nunes Lopes de Queiroz

    A empresa é nova na área de construção civil, peguei no zero, não temos planilha de nada, e o que tem não tem fórmulas, fica muito pesada para salvar, eu gostaria de ter um modelo simples,onde conste o nome do funcionário, entrada, saida, definições dos gastos, data, vales, salarios essas coisas.Eu agradeceria de coração.
    Diuma

  183. Marcos

    Olá Ana Clara,

    Estou montando uma confecção de roupas femeninas e gostaria de montar uma planilha de custo de produção até a venda. Vou trabalhar com a compra de matéria prima, Minha intenção é saber o custo de produção e Preço para venda.

    Grato,

    Marcos

  184. MARIA CÉLIA LEMOS

    Quero investir num veículo( van) p prestar serviços de tarnsporte de cargas pequenas.
    Necessito das planilhas de custo e de gastos.

    Obrigada,

    estou no aguardo
    Célia
    02/09/2010

  185. JOSE TIAGO FILHO

    Trabalho com litiação de mão de obra serviços terceirizados e gostaria de receber uma planilha que me auxiliasse nos cálculo partindo do salario incluindo: carga horária, hora extra, adicionais noturno/insalubridade, encargos sociais, insumos, tributos etc.

  186. Samira,

    ola Gostaria que voces me enviasse um modelo de tabela para controlar entra e saida de couro automotivo e tb uma para organizar quantos carros monto em um mes se puderem me ajudar eu agradeço

  187. Joao Paulo

    ESTOU PRECISANDO DE UM MODELO:PLANILHA DE CUSTOS DE TRANSPORTE LOGISTICA CARGAS,COM VALORES DE FRETES, CONSUMO DE COMBUSTIVEL, CONSUMO DE PNEUS, MANUTENÇAO DOS VEICULOS E GATOS DIVERSOS!
    DESDE JA AGRADEÇO!

  188. ana clicia

    Gostaria que ajudasse-me em uma planilha escolar, pois não sei nem por onde vai, a escola é ensino médio fundamental, os professores são pagos por hora de aula, fora despesas como transportes,aos demais funcionários salário, e outros despesas da escola como água, luz, imposto, contas a pagar e receber.
    Desde já agradeço!

  189. ARMANDO GERALDO DA SILVA

    GOSTARIA DE RECEBER UMA PLANILHA DE CUSTO ESPECIFICA EM PRODUÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA, ONDE EU CONSIGA EMBUTIR FRETE DA MATÉRIA PRIMA, IPI, ICMS, ENERGIA, ÁGUA, ETC.
    OBRIGADO…

  190. Cynthia Lucas

    Bom dia!!
    Começei um estágio novo em uma empresa de auto escola, como está sendo novidade gostaria de saber se existe algum modelo de planilha pr obtenção de lucros???
    Teria como me ajudar??

    Att
    Cynthia Lucas

  191. silvia maria do carmo

    Por gentileza gostaria de estar montando uma planilha para alunos de trasporte escolar um modelo de como posso fazer e de pagamento dos alunos sem mas no momento.silvia

  192. podae jardinagem ltda -me

    A empresa é nova na área de poda e jardinagem , peguei no zero, não temos planilha de nada, e o que tem não tem fórmulas, fica muito pesada para salvar, eu gostaria de ter um modelo simples,onde conste o nome do funcionário, entrada, saida, definições dos gastos, data, vales, salarios essas coisas. relacionada a poda e cote de arvores,fariamos muito grato.

  193. débora ribeiro

    estamos abrindo uma oficina de auto eletrica, e gostaríamos que ,se possível,nos enviassem planilhas de atendimentos auto eletricos: ex: lanternas,partida,bateria,faróis,etc…serviços prestados nos veiculos…entrada e saida de veiculos na oficina,saida de material e peças…etc

  194. Raymundo

    Rio, 04 de arbil de 2011.

    Prezados Senhores.

    Gostaria de ver a possiblilidade de receber uma planilha para formação de preços em confeccção, abrangendo a distribuição de custos entre vários produtos, para formação de preços.

    Atenciosamente.

    Raymundo.

  195. JAnete

    Bom Dia, gostaria que me ajudassem a montar uma planilha de custos para poder ver a margem a colocar nos produstos. Aqui o comércio é de peças para tratores.

    Grato
    Janete

  196. fernanda ribeiro

    Olá eu gostaria que voce me ajudasse a montar uma planilha para fazer marmitas para vender na realidade é para ajudar minha mãe, pois a nossa situação financeira não anda muito bem .obrigada desde já ..

  197. WILSON GIGLIO

    Prezada Ana,
    Desculpe utilizar o seu espaço mas estava procurando um modelo de contrato e achei o seu site no google.
    Pela curiosidade fiquei lendo os comentários da sua página e fiquei, simplesmente, abismado com a quantidade de pessoas que não se dão ao trabalho de ler os mesmos. Um absurdo.
    Para todos que querem planilhas sugiro o meu site: http://www.sosempresarial.com.br , temos mais de 500 planilhas mas, prestem atenção, são GRATUITAS !
    Fruto de horas intermináveis de procura na internet, consequentemente, vc pagará por essa pesquisa (valores variados), pela disponibilidade e pelo envio.
    Fiquem a vontade.

  198. Fabio

    Olá pessoal, sou contador e tenho um escritório de contabilidade em SP, se precisar de meus serviços estou a disposição. Atuação: Contabilidade;
    consultoria de custos e tributária;
    Dp. fiscal;
    Dp. Pessoal;
    Abertura, alteração e encerramento de empresas.
    Tks.

  199. Celso Almir

    Bom dia!
    Olha, se eu tivesse conhecimento suficiente seria um consultor em planilhas de gastos. E, podem ter certeza de que ganharia um bom dinheiro. Olha quanta gente precisando dessa orientação.

  200. Ana Cenamo

    Depois de quase 7 anos este artigo sobre planilhas ainda faz sucesso!
    Já oferecemos ajuda, muita gente aqui já disse que faz de graça, outras cobram, etc, etc.

    A grande questão aqui é: exiete uma necessidade imensa de conhecimento sobre como elaborar os custos de qualquer negócio?

    Sim, mas as pessoas querem algo pronto, fácil e na mão.

    Isto não existe!

    Existem algumas soluções prontas e podem ser desenvolvidas outras sob encomenda, personalizadas, mas TODAS, sem exceção exigirão do dono do negócio um envolvimento crítico, análise e estudo para que a ferramenta possa ajudá-lo realmente. Tem que querer fazer e não só que façam por você.

    Espero, mais uma vez, ter ajudado.

    Abs,
    Ana

  201. marli abreu

    gostaria de ter um modelo seu de uma palmilha vol abri um pekeno restorante lanchonete e keria ter como controla gastos e lucros pode me ajuda des de ja muito obrigado

  202. JULIO CESAR BATISTA DINIZ

    Bom dia DR doutora eu gostaria de obiter um modelo de uma panilha de custo sobre o gado de leite.Que eu estou comecando agora e o meu rebanho e de 35 cabecas e a minha media dia no pasto e de 14,6,eu espero a sua resposta mais breve.Um bom dia para a senhora e obrigado.

  203. roberto

    Dra, primeiramente gostei muito do que li. Estou tendo dificuldades em alebarar uma planilha Excell de custo para minha confeccao onde possa apurar o custo de uma peca. Se for possivel e tiver gostaria muito de recebe-la. Obrigado

  204. Daniel Coelho

    OLá Ana, eu tenho uma pequena confecção de lingeries e cuecas. Estou tendo dificuldades para criar uma planilha de custo e finalizar o valor para venda. Como eu poderia estar adquirindo uma planilha para essa minha necessidade?
    Agradeço atenção
    Daniel Coelho

  205. João Silva

    Estou querendo montar uma cozinha não industrial ainda mas quem sabe, mas para isto precisaria de uma Planilha de custo deste ramo de atividade (restaurante).

    abraços fraternos

    João

  206. Aroldo Faria

    Doutora,

    Trabalho em banco e necessito de uma planilha de custos para os serviços de vigilância diurna armada de 44 horas semanais.
    No aguardo de um breve pronunciamento por parte de V.Sa., subscrevo-me.

  207. Aroldo Faria

    Doutora,

    Enviei e-mail agora a pouco, solicitando uma planilha de serviços de vigilância armada de 44 horas semanais, onde esqueci de solicitar um breve relato em todas as linhas que compõem o documento.
    No aguardo, subscrevo-me.

  208. REJANER GARCIA

    Doutora:

    Preciso de uma planilha onde conste relação de custo de uma confeitaria e outra planilha com possíveis produtos para elaboraçào de bolos, tortas e docinhos.

    Desde já agradeço a atenção!!!

  209. roney

    Boa tarde,
    Gostaria de uma planilha onde posso colocar quantidade de salgados, onde ela possa gerar custo total com mão de obra e quantidade de produtos por partes que eu irei utilizar.

    Desde ja agradeço.

    Roney vinicius

  210. JACQUELINE ALMEIDA

    Boa noite!

    Gostaria de orientação como posso obter uma planilha para controlas despesas e faturamento de um restaurante. Que essa planilha possa me dar o lucro/prejuizo, uma visão de balancete.

    Preciso de ajuda.

    Att,

  211. maria aparecida da silva santos

    gostei da matéria e peço gentileza de me fornecer a planilha de custos ,trabalho sem nenhum conhecimento se estou ganhando ou perdendo,me ajude por favor

  212. Wilson Mendonça

    Gostaria se for possível enviar um modelo desta planilha, pois precisamos avaliar os custos de nossos produtos e não sei como montar uma planilha deste porte.

    Obrigado.