Nem todos estão preparados para o home office. E ponto final

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Muitos são os benefícios de se ter uma empresa de tecnologia. Um deles é o tal do home office. Há muito tempo planejei ficar em um local gerenciando uma equipe que não estivesse próxima a mim, fisicamente. Imaginei que adultos centrados e responsáveis seriam plenamente capazes de executar suas tarefas e gerenciar seu próprio tempo. Básico. De forma alguma me imaginei como a “professorinha” da escola fiscalizando se a sala fez o dever.

Assim que tive a oportunidade, comecei a contratar pessoas vindas de outras empresas, algumas de gigantes do mercado de TI e claro, bem recomendadas.

Imagine a surpresa quando em poucos meses descobri o quão “furado” era esse regime, ele simplesmente não se aplicava à minha equipe e para o que eu havia me proposto a realizar.

Na teoria uma maravilha, já na prática…

Era para ter funcionado bem, levando em consideração as premissas iniciais que eu havia adotado. Eu me coloquei como padrão: meus horários são rígidos e entre trabalhar menos e trabalhar o suficiente, sempre acabo trabalhando é muito, autodisciplina sempre foi imperativo.

Não imaginava que todos os profissionais teriam uma dedicação igual a minha, mas também nunca pensei que as linhas de código seriam deixadas incompletas por aqueles que não têm a menor ideia de como fazer gerenciamento do tempo.

Quando se tem pessoas trabalhando em home office, é necessário medir o que é entregue da forma como avaliaria se estivessem trabalhando em um escritório tradicional. A diferença aqui é: as ferramentas que você usa para essas medições são duas: metas e horário de trabalho fixo.

Não confunda liberdade com libertinagem

Ao final de um ciclo de desenvolvimento, você tem que ter ou um funcionário cumprindo horário e mostrando trabalho ou atingindo as metas. O que eu fazia, era definir metas em conjunto com o time e também individualmente. Caso as metas não fossem atingidas, eles poderiam ser cobrados tendo em vista que as metas foram estabelecidas em comum acordo.

O que ocorria: muitas vezes os prazos não eram cumpridos e os integrantes da equipe que estavam trabalhando corretamente ficavam amarrados por aqueles que não estavam (pois seu trabalho dependia do grupo).

E foi aí que a ideia de uma professora do primário passando de mesa em mesa me veio à mente. Não acreditei quando percebi que teria que fazer isso com adultos. Pior de tudo: teria que deixar de vender, exercer atividades operacionais para literalmente fiscalizar um ou dois que estavam colocando todo um processo em risco.

Surgia aí o vilão do micro gerenciamento, que tantos devs odeiam. E ele de fato não existiria se a comunicação interna fosse boa e se existisse um mínimo de disciplina. O micro gerenciamento é desgastante tanto para quem o faz quanto para aquele que é gerenciado. E o tempo mais caro do time, é o seu, que vale muito mais do que o do gerenciado.

Para evitar tragédias

Se você tem uma equipe home office, deve se certificar que seus componentes conversam entre si, mesmo que não se amem profundamente. Indisciplina e falta de comunicação juntas constituem uma fórmula potente para tragédias.

Quando se adota o trabalho remoto, é necessário garantir: aqueles que fazem parte da equipe precisam ter condições de cumprir o comprometido. No meu caso, tive o desempenho de excelentes colaboradores prejudicado pelo efeito em cadeia que alguns produziam.

Não se engane, não são todos que conseguem trabalhar nesse regime. Pondere, deixe de lado a ideia se necessário. O próprio Yahoo aboliu o home office. Conheça os diferentes perfis dentro do seu time e não leve apenas em consideração a resposta à pergunta:

Você consegue trabalhar em home office?

Muitas vezes os colaboradores não fazem ideia do quão são indisciplinados e desregrados.

A existência de diferentes tipos de perfis em um time, mesmo que a atitude de alguns deles seja completamente non sense para você, faz com que o ambiente seja heterogêneo e que coisas incríveis surjam.

A comunicação sim deve ser uniforme e os colaboradores devem seguir regras, independente de estarmos falando de startups ou empresas estabelecidas, de geek ou de hipster. [Webinsider]

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Patrícia Guedes é graduada em Física (UFSCAR) e fundadora da plataforma de compartilhamento de conhecimento Sabixão.

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7 respostas

  1. Lendo a matéria me lembrei da figura do tráfego nas agências de propaganda. Talvez na área de TI deva existir figura semelhante, tal qual o juiz da partida de futebol ou o fiscal de loja, mesmo impactando os custos.

  2. Trabalho como home office há 3 anos e sinceramente não vejo o trabalho como as pessoas colocam. Acho que o único ponto é a motivação, pois fisicamente a pessoa se obriga a motivar-se para fazer pela cobrança de terceiros, e virtualmente a cobrança parte de si mesmo. No mais, vejo que todos os problemas se tem física ou virtualmente.

    Acho que a grande questão é a abertura e a visiblidade do trabalho a fazer e do realizado: se sua empresa não está preparada para gestão e execução virtual, não vai dar certo.

    Participo do gerenciamento de alguns prestadores de serviço home-office onde só existe meta semanal de trabalho e nada mais. O desafio maior é da gestão, ao selecionar e preparar tarefas pequenas e bem especificadas. Se você desenrola ao prestador, ele não vai ter o que enrolar.

  3. Olá Lucas!

    Concordo com você, se a equipe inteira fosse madura e responsável esses problemas poderiam não existir. O que ocorre é um agravamento da situação pois quando se está em um escritório e todos estão alí, disponíveis, a comunicação flui mais rápido e o controle horizontal é bem maior. Acredito que pessoas com responsabilidade não precisam de fiscalização mas acredito também que quanto menor a chance de ruído e defasagem no tempo de comunicação, melhor! E nisso o home office acaba atrapalhando. Como você bem notou, existem diferentes tipos de perfis e a grande frustração foi ver um excelente dev sendo prejudicado por outro com menos espírito de equipe.

    Abraços!

  4. olá patrícia,

    posso até entender sua frustração. mas diria que são poucos os argumentos no seu texto que de fato mostram os contras do trabalho remoto (para o seu time é claro).

    nem todos estão preparados para o home office, da mesma maneira que nem todos estão preparados para assumirem uma infinidade de responsabilidades. isso é normal. quanto mais senior é um dev, mais responsável e maduro ele deve ser.

    me parece que no seu caso o problema estava em um ou dois integrantes do time. talvez eles fossem ser um problema mesmo trabalhando em um local fisicamente. no geral, pessoas boas fazem um bom trabalho independente de modelo de trabalho ou metodologia.

    abs,
    lucas

  5. Na verdade o problema não está relacionado ao home office e sim aos integrantes da equipe, se o funcionário não entrega em home office provavelmente cedo ou tarde você teria problemas com ele na equipe localmente…

    Equipe é tudo, mantenha os bons profissionais e não deixe as laranjas podres, home office na verdade é até uma forma de adiantar esse processo de tirar as laranjas podres

  6. Oi Patrícia, li o seu artigo e entendo o que se passou. Realmente não é todo mundo que sabe ter disciplina pra trabalhar em Home-office, mas atrasos de entregas ocorrem mesmo em ambientes de trabalho sem home-office, principalmente quando a equipe não é senior o bastante. Agora se o problema não é só o atraso mas a falta de trabalho mesmo, então recomendo o Doingcast: http://www.doingcast.com/

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