A pizza é um dos pratos mais consumidos do mundo, e muitos pensam que a pizza teve origem na Itália. Certo? Errado! A origem da pizza é vasta e bastante curiosa.

Sua longa história abrange séculos e milênios, unificando os países da Europa e depois continentes e todo o mundo.

A origem da palavra pizza é incerta. Em italiano significa “torta” e pode ter vindo da palavra grega pitta ou da palavra latina pinsa, que significa pão achatado. A invenção da própria pizza também é incerta e não pode ser atribuída a uma pessoa nomeada.

Vamos abordar neste artigo toda a história da pizza. Conheça tudo desde a sua criação até a forma como ela chegou no Brasil.

Onde foi inventada a pizza?

Pizza, como tantos outros alimentos, não se originou no país para o qual é agora famoso. A menos que você tenha pesquisado o assunto, poucos sabem de onde veio a pizza. Você, como muitas pessoas, provavelmente sempre pensou que Pizza era estritamente uma criação italiana.

Existem diversas versões sobre onde foi inventada a pizza. Mas a mais aceita é que ela foi descoberta pelos egípcios há 6.000 mil anos.

Mas, o primeiro grande avanço na história da pizza aconteceu no século XVI com a chegada dos tomates do Novo Mundo.  Junto ao tomate. Os molhos feitos de batata logo se tornaram parte integrante da pizza italiana, que mais tarde se espalhou por todo o mundo.

A mais antiga casa conhecida de pizza antiga vem da ilha da Sicília, onde o arqueólogo encontrou restos de pães achatados e ferramentas para sua fabricação.

Uma das primeiras menções à pizza veio dos escritos históricos de Dario, a grande conquista da Europa. Menciona o hábito de seus soldados de assar pão achatado em seus escudos, que depois foram cobertos com queijo e tâmaras.

O Império Romano e especialmente a área em torno de Nápoles e Pompeia eram famosos pelo uso de pizzas como refeições diárias. Há vários escritos históricos daqueles tempos que mencionam sua habilidade em fazer pães achatados que foram posteriormente temperados com várias coberturas.

A história da pizza moderna

A chegada dos tomates do novo mundo representou um ingrediente para a incrível ascensão da popularidade da pizza. O centro de inovação das pizzas foi centrado na cidade de Nápoles, onde os cozinheiros locais começaram a implementar a famosa cobertura de tomate.

A origem da pizza moderna começa no final do século XVIII, a pizza alcançou grande popularidade nas ruas de Nápoles. Foi vendido nos bairros mais pobres da cidade, que se tornou destino turístico popular de muitos marinheiros italianos e europeus que visitaram a cidade.

À medida que a pizza se tornou mais popular, os vendedores que vendiam se tornaram mais organizados. A primeira pizzaria moderna Antica Pizzeria Port’Alba foi inaugurada em 1830, e logo depois disso muitos outros a seguiram.

Como a pizza se popularizou?

O momento que solidificou a popularidade da Pizza na Itália aconteceu em 1889, quando o famoso chef de pizza de Nápoles, Raffaele Esposito, fez três pizzas para Umberto I, então Rei da Itália e sua esposa, a Rainha Margherita di Savoia.

Curiosa, a rainha ordenou que os guardas lhe trouxessem um desses pães da Pizza. A rainha amava o pão e comia-o toda vez que estava fora do meio do povo, o que causava certa consternação nos círculos da corte.

Para homenagear a rainha que era tão amada por seus súditos, Raffaele decidiu fazer uma pizza muito especial só para ela. Ele assou uma Pizza coberta com tomates, queijo Mozarella e manjericão fresco (para representar as cores da bandeira italiana: vermelho, branco e verde).

Isso se tornou a pizza favorita da rainha Margherita. Quando se espalhou a notícia de que essa era uma das comidas favoritas da rainha, ela se tornou ainda mais popular entre os italianos.

Ela também começou uma tradição culinária, a Pizza Margherita, que dura até hoje em Nápoles e agora se espalhou pelo mundo. Assim, Raffaele Esposito foi o primeiro pizzaiolo real.

Da Itália para o mundo

Sua apresentação de pizza de sucesso fez com que seus projetos fizessem parte de uma cultura alimentar italiana. A consumação de pizza continuou a se espalhar por toda a Itália. Assim, a origem da pizza se tornou popular em todo o mundo.

O momento que trouxe a verdadeira fama internacional da pizza aconteceu após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nesta época, os soldados que voltavam das frentes europeias trouxeram consigo um apetite por este incrível prato.

Outra grande promoção para a pizza aconteceu durante a década de 1950, quando muitas celebridades americanas de origem italiana começaram a promover a pizza. Mais notavelmente Jerry Colonna, Frank Sinatra, Jimmy Durante e o astro do beisebol Joe DiMaggio.

Como as novas pizzarias se formaram em toda a América, o começo da moderna indústria de pizza começou a nascer. Algumas das mais famosas franquias mundiais de pizza fundadas naquele período eram a Pizza Hut em Wichita, Kansas, Domino (1967) e Papa John’s (1984).

Logo, várias pizzarias começaram a ser abertas ao redor do mundo. Não só as franquias, mas também pequenos restaurantes e pizzarias ajudaram na história da pizza popular. Vários empreendedores investem na pizza e formas criativas de servi-la surgem o tempo todo.

origem da pizza 3

A história da pizza no Brasil

Assim como no resto do mundo, a pizza se tornou muito popular no Brasil. A história da pizza no Brasil começa em São Paulo, trazida por imigrantes italianos, no final do século 19. Os imigrantes foram quem trouxe a pizza para o Brasil.

Uma das primeiras pizzarias abertas no Brasil ficam no bairro do Brás, conhecido bastante pelo comércio agitado. Acredita-se que o primeiro pizzaiolo do Brasil seja Carmino Corvino, original de Nápoles e uma das pessoas creditadas como quem trouxe a pizza para o Brasil.

Mas antes de as pizzarias serem abertas no Brasil, as pizzas já eram bastante populares nas ruas. Eram consumidas como lanche a qualquer hora do dia. Também eram vendidas por meninos com estufas de cobre, cheios de pizza já pré-cozidas.

A partir da década de 50, as pizzas se tornaram populares em todo território brasileiro. A história da pizza no Brasil cresceu e hoje somente em São Paulo, existem mais de 12 mil pizzarias, além de lanchonetes e padarias que vendem pizzas.

A pizza é tão amada em São Paulo, que ficou estabelecido uma data comemorativa para ela. No dia 10 de julho, é comemorada o dia da Pizza em São Paulo.

Assim é origem da pizza no mundo e no Brasil. Gostou de conhecer a história da pizza? Conte nos comentários qual é o seu sabor preferido!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+