Seis anos de Webinsider

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quem administra um site sabe como é grande a distância entre o que se deseja alcançar e o que se pode ter naquele momento. As vitórias vêm aos poucos.

O Webinsider faz seis anos agora em junho e há bem uns três anos já tem um novo projeto de melhoria na interface… que até ontem não tinha saido do papel. Foi desenvolvida pelo mesmo designer da interface atual, o Phillip Rodolfi.

Só agora, tanto tempo depois, pudemos pegar o que o Phillip entregou e acrescentar novos features. Não é fácil conviver com nossos obstáculos e impossibilidades. Tenho certeza que você entende o que estou falando. Mais um mês estará no ar, esperamos…

É chato ouvir coisas do tipo (e concordar): ? Como pode o Webinsider, que tem tantas matérias boas sobre web 2.0, não oferecer comentários? ? E com tantos textos sobre webstandards, porque seu código ainda não está 100% lá? ? Como ter tantos textos bons sobre buscas e a busca interna não ser lá essas coisas?

É verdade. Por outro lado, já melhoramos amplamente em outros objetivos, como nossos resultados nos buscadores, por exemplo. Por muito tempo o Webinsider quase não aparecia nos resultados de busca, mas hoje está muito bem neste ponto. É do Google e outros buscadores que vem a maior parte dos leitores (exceto quando o UOL dá chamadas na home; os resultados são sempre impressionantes).

Agora que estamos perto de completar seis anos com a mesma interface (é motivo de orgulho ou sinal de relaxamento?), algumas mudanças estão a caminho, com a ajuda da Webroom, desenvolvedora de Uberlândia, e o talento do Henrique Costa Pereira, e do Flavio Kaminisse. Vamos ter comentários, uma busca bem melhor, código exemplar, mais conforto para leitura, melhor exibição para anúncios, melhor arquitetura e outras benfeitorias. Não vai ser nenhuma mudança radical, mas está ficando bom… e depois vamos prosseguir e partir para a fase dois do planejamento.

Estes dias também têm me mostrado o valor do teletrabalho. Henrique (que teve o mérito de arrancar o que só estava na minha cabeça e colocar na tela) e Flávio estão em Minas, eu no Rio e às vezes em Brasília. E viva o Skype, o Writely e o software livre. Sem contar que esses anos todos o Ícaro está sempre lá resolvendo tudo, direto do Rio Grande. Ele que salvou o Webinsider do incêndio em 2001 e faz tudo até hoje.

Os vídeos antigamente

E falando em seis anos, é interessante perceber de mais longe como os avanços não são tão rápidos assim. A primeira matéria publicada pelo Webinsider comentava que as transmissões de áudio e vídeo pela internet começavam a tomar importância, marcando o início de uma virada, pois em 2000 apenas uns 5% dos provedores de acesso ofereciam opções de banda larga ? isso nos Estados Unidos.

Hoje vemos o sucesso de sites como o YouTube, onde os usuários enviam seus vídeos e os compartilham. O Brasil é o segundo no mundo a levar mais usuários para o YouTube, algo semelhante ao que aconteceu com o Orkut e o Fotolog.

Demorou, mas entramos na era do vídeo na internet e do conteúdo gerado pelo usuário. Há ainda um longo caminho a percorrer… vamos ver daqui mais seis anos.

Exibir anúncios só para determinadas cidades?

Algumas vezes já ouvi clientes dizerem que anunciariam em sites, desde que pudessem exibir seus anúncios apenas para determinada cidade. Certamente muitos sites deixam de vender banners porque não conseguem ainda direcionar propaganda especificamente para determinadas cidades ou regiões.

Acabo de saber por press release que isto já é possível, pelo menos para usuários do sistema oferecido pela Predicta, (que é o nosso caso, que ótimo). Um novo módulo da ferramenta de adserving permite segmentar a mensagem publicitária de acordo com a cidade ou estado de acesso do usuário (com baixa taxa de erro). O sistema identifica a origem da conexão e encaminha a mensagem mais adequada àquela praça, o que é muito bom para sites com grande número de pageviews e baixo percentual de pessoas cadastradas. Vamos saber mais sobre isso com a Predicta e contaremos aqui. É ótima notíca para sites que comercializam espaço em banners.

O marketing depois de amanhã

Falei em banners? Recomendo a leitura do livro O Marketing depois de amanhã, de Ricardo Cavallini. É escrito originalmente para publicitários e fala de tecnologia de forma calma e tranquila, para todo mundo entender. Apesar do foco estar nas possibilidades e caminhos da propaganda, é leitura útil e interessante para todos nós. Os publicitários não são os únicos a ter um trabalho muito alterado pela internet em relação ao passado e encaram de frente uma nova área se descortinando. Se hoje as novidades estão nos dispositivos móveis, há um mundo de outras possibilidades já maduras e é disso o que trata o livro. [Webinsider]

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. Oie Vicente,

    Tá lembrado de mim? Aquela menina que te conheceu no Rio de Janeiro, que foi pra Londres e que voltou para ser Arquiteta de Informação graças aos workshops do Webinsider! hehehe…

    Toda sorte do mundo pra você. E estou sempre aqui, devorando tudo o que vocês publicam.

    Abraços,

    Ana Paula.

  2. Oi Iris, você está certa, é um superbanner que entra no topo.

    Ontem a tag ainda não estava pronta e por isso estava sendo exibido o full banner, que evidentemente ficou boiando.

    O superbanner assusta um pouco, mas é um formato bom para o anunciante e espero que aceitável para o leitor. Vamos ver..

    []s do

    Vicente

  3. Realmente tenho que concordar com comentários anteriores, a mudança do site perde a identidade construída em 6 anos.

    Mas em compensação me agradou muito não aquelas colunas amarelas seguindo do lado de fora do texto, que davam muito contraste e tiravam a atenção para o que estava escrito. Não sei se esse marrom claro vai ter tanta força de identidade, mas é mais leve pelo menos.

    E os comentários, creio que é o melhor feedback que o site vai ter, realmente estava faltando. Parabéns.

  4. A um bom tempo acompanho a Webinsider e tive hoje a grata surpresa de visualizar um design limpo e atraente.
    Tenho que elogiar o design pois conteúdo de qualidade não falta!
    Abraços.

  5. la vem a chata again – parabéns pelo projeto WEBINSIDER e logicamente os colunistas q se nao fossem ele o q seria o webinsider mais um site no meu da net …..

    mas este bege ai nao gostei sorry, 6 anos de construção de uma identidade legal e muda assim a cor constrastante de vcs pra um beginhu xoxo – agora a diagramação e disposição dos destaques estao MUITOO MELHOR usuabilidade ai foi nota 10, agora o design em si o trabalho com as cores mudando totalmente a id q levaram 6 anos pra fixar na mente dos usuarios ai sorry mas nao gostei 😉 o topo e banner uol se destaca mais q o resto do site nao tem o mesmo peso nivel..enfim ja falei demais…;) ah e aquele banner 468 perdido no espaço do topo tira aquilo e poe um super banner pelo menos pegara toda a extensao do layout no seu comprimento la no topo este de 468 ta muito perdidao com espaços na laterais perdidos a toa

  6. Parabéns Vicente!
    O Webinsider de cara nova e os seus novos features continuarão a fazer do site uma das maiores referências da Internet brasileira.
    Um cordial abraço e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *