Quando o assunto é internet, um dos temas mais importantes da atualidade é segurança. Como é abrangente, esse texto é o primeiro de uma série que vou escrever. Afinal, com tantas coisas acontecendo mundo afora, as pessoas ainda não pararam para pensar que o seu computador, seja o de casa ou o do trabalho, é exatamente igual a um cofre, pois guarda informações valiosas lá dentro.

O problema é que esses ?cofres? não estão tão seguros quanto merecem, pois nos esquecemos de trancá-lo ao sair e deixamos todas as nossas jóias e pertences lá dentro, visíveis e vulneráveis a qualquer um.

Engana-se quem imagina que uma linha de defesa formada por firewall, anti-spam, antivírus e anti-spyware é garantia de sossego. Para assegurar a sua ?riqueza?, você precisa utilizar ferramentas especializadas na proteção de dados, que são verdadeiras aliadas para manter os arquivos sempre protegidos.

Hoje em dia, um kit básico para ?defender? sua rede é essencial. Que tal ter neste kit um e-mail auto destrutível? Falando assim até parece coisa de missão secreta, né? Não é exatamente isso, mas sim um jeito de manter seus dados seguros e guardar apenas aquilo que é realmente importante.

Imagine enviar uma mensagem para alguém, que não ficará armazenada nos seus ?Itens Enviados? e o destinatário não poderá imprimir, encaminhar ou fazer um print screen, portanto, ele poderá apenas ler o e-mail ? e uma única vez -, pois quando ele fechar a mensagem, ela ficará indisponível.

Blindar os dados é importante, mas, além disso, precisamos proteger também a comunicação, que pode ser interceptada a qualquer momento.

Um bom elemento que você pode levar no seu kit e assegurar também a sua comunicação são os softwares que você carrega no bolso e lhe garantem proteção até para navegar na internet em um computador público. Estou falando de programas que você baixa dentro do seu pendrive e armazena todo o histórico de navegação dentro dele, junto com os seus e-mails, a sua assinatura digital e os seus documentos importantes.

Preste atenção! Dados são coisa séria, quem dirá os da sua empresa. Já imaginou poder monitorar, em tempo real, o e-mail de um funcionário e ver se ele está guardando bem os dados sigilosos da empresa? É, segurança na rede é um tema realmente abrangente. Ferramentas para isso então, nem se fale!

Existem tantas maneiras de deixar o seu ?cofre? assegurado que você nem imagina. Mas depois eu conto mais. [Webinsider]

.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+

  1. Rafael Manta

    O artigo é inteligente e nos lembra de um fato que muitas vezes nós deixamos de lado e não damos a devida importância… Prestar atenção nos mínimos detalhes de um e-mail, analisar bem a resposta que se vai dar numa janela de downloads ajuda, e muito, a evitar essas desgraças. Nunca é cedo ou tarde demais para se precaver!!

  2. João

    O negócio é sempre ter um antivirus instalado no pc. Eu sempre faço teste com os antivirus pra saber qual é o melhor pro mu pc. O Psafe antivirus foi o melhor na minha opiniao.

  3. rodrigo

    ótimo artigo. NADA MELHOR QUE PROTEGER NOSSOS PERTENCES. Antes eu tinha dois antivirus no meu pc aí me falaram que nao era bom. Deixei só o avira. mas porra ficou terrivel. Entao resolvi reinstalar o psafe e foi a melhor, ta até hoje.

  4. Santos

    também gostei do artigo. ressalto que apenas com o programa psafe, tanto meu celular (android) quando meu pc ( mac) estao super seguros. o psafe é um programa que avisa sempre que algo malicioso se aproxima e no mesmo momento ja destroi. Vale a pena fazer o teste.