Se você tem clientes, com certeza organiza as informações deles em algum lugar, seja em agenda ou planilha, pelo menos. Mas sempre que um deles tem alguma dúvida, você sabe exatamente onde procurar a informação em seu histórico?

Ter um controle detalhado ajuda sua empresa a crescer, seja aumentando a satisfação dos clientes, seja utilizando as informações para gerar mais negócio. Por isso, nem sempre as planilhas são uma solução viável a longo prazo. Foi desse problema que nasceu o software de CRM.

Utilizado no mundo inteiro, o CRM tem potencial de organizar informações e alinhar todas as equipes em torno do cliente. Neste artigo, expliquei um pouco sobre o que é esse serviço e o que você deve considerar na hora de escolher um provedor. Vamos lá?

O que é software de CRM

CRM significa Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. É um sistema oferecido por várias empresas diferentes – duas famosas que você provavelmente conhece é Salesforce e Pipedrive.

O serviço envolve o tratamento inteligente de dados dos clientes, com funcionalidades que envolvem armazenamento de dados em nuvem, dentre muitas outras. Tudo pode ser acessado em um mesmo lugar, com todas as equipes acompanhando o histórico do cliente em tempo real (geração de leads, oportunidade de venda, todos os contatos, etc).

Se você tem uma empresa de cinco funcionários com dois grandes clientes, a necessidade do software de CRM se perde. Agora, se são dez funcionários e número de clientes está nas dezenas, as coisas ficam complicadas. Equipe de marketing e vendas podem ficar desalinhadas, o que é o começo do fim para muitas empresas.

Em qualquer um desses negócios um pouco maiores, a geração de dados é muito grande. Imagine só ter que atualizar uma planilha toda vez que um lead é gerado, que um contato é feito, que um feedback é recebido?

NO entanto, esse não é o único motivo pelo qual você deveria considerar contratar um software de CRM. Existem funcionalidades em um serviço que o outro não tem e é preciso compreender o que você precisa antes de assinar o contrato com a empresa de CRM.

software de crm

Entenda melhor essa dinâmica a seguir.

Funcionalidades de um software de CRM

A plataforma do software de CRM permite que funcionários cataloguem ligações, conversas, informações, ou seja, todas as atividades possíveis. Por meio desses dados, é possível identificar oportunidades de upselling e cross-selling, sem contar a possibilidade de um vendedor continuar o trabalho do outro sem problema algum.

Tudo isso é feito por meio do compartilhamento de arquivos, previsão de vendas, mensagens instantâneas, integração de e-mails e redes sociais, dashboards, dentre outros formatos de conteúdo.

Além de otimizar o relacionamento com o cliente através do gerenciamento inteligente de dados, o CRM também ajuda a empresa toda a se integrar. Isso porque os colegas de equipe podem se comunicar, bem como fornecedores e outros prestadores de serviço. Todas as interações ficam salvas por lá.

Você ainda pode integrar serviços ao CRM. Se você já tem um software de gerenciamento de fornecedores, por exemplo, pode escolher um serviço que possua integração com ele. Ferramentas de automação de marketing, como o RD Station, também podem ser integradas.

Mas como escolher dentre todas essas funcionalidades? Continue lendo para entender melhor como optar pelo serviço que mais supre suas necessidades.

Como escolher um software de CRM

Para aproveitar todas as vantagens que o CRM traz, é preciso escolher aquele que combina mais com o tipo de serviço que você oferece. Acompanhe algumas dicas:

  • Nem todo CRM é construído na nuvem. Você pode considerar um armazenamento em servidor na empresa – muitas preferem essa opção porque precisam integrar com algum serviço interno. Se é o seu caso, considere a opção. Se não, pode compensar mais ter um CRM na nuvem.
  • Saiba quais funcionalidades você precisa: todo negócio é único quando o assunto é processo. Além disso, conforme a empresa cresce, as necessidades também mudam. Por isso, ao contratar, garanta que existe uma possibilidade de upgrade.
  • Muitos outros serviços são essenciais para o seu negócio. Por isso, o software de CRM precisa oferecer a possibilidade de integração com todos eles. Se estiver tentado a escolher algum que não integra, reflita qual serviço vale a pena trocar. Toda implementação e mudança dentro de uma empresa leva tempo, você pode arcar com isso?
  • Peça demonstrações gratuitas e faça testes. O CRM será o ponto de apoio principal de todas as equipes. Nada melhor do que começar com um teste gratuito, certo? Quando for testar, preste muita atenção à usabilidade. Seus funcionários vão aprender a mexer rapidamente? É agradável utilizar a plataforma?
  • Se puder, escolha um CRM próprio para sua indústria ou segmento. Ele vai oferecer uma solução mais bem recortada. Um exemplo é o CRM SuaHouse, próprio para o mercado imobiliário.
  • Peça treinamentos. Isso vai fazer toda a diferença na hora da implementação. Muitos serviços oferecem webinars e calls para tirar dúvidas, conte com isso para que o CRM entre na rotina de todos mais facilmente.

Se a sua empresa está procurando um CRM e é SaaS, aconselho a leitura: SaaS: cinco métricas que toda empresa deve ficar de olho.

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