A palavra webinar é nova no seu vocabulário? Você não tem a mínima ideia de como usar essa ferramenta a seu favor? Não se assuste. Você não está sozinho, afinal, são muitas as novas terminologias e ferramentas digitais que surgem a todo momento.

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Nós vamos mostrar para você que webinar não é nenhum bicho de sete cabeças e é bem provável que você já esteja, na prática, mais familiarizado com essa ferramenta do que imagina. Talvez, você apenas não conheça a terminologia.

Nós preparamos esse post para responder as principais dúvidas sobre o que é um webinar, como funciona e seus benefícios. Pronto pra começar? Então, vamos lá!

O que é Webinar

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A palavra webinar é uma abreviação da expressão “web based seminar”, que quer dizer “seminário realizado pela internet”. Nada mais é do que uma videoconferência, na maioria das vezes – mas não necessariamente – transmitida ao vivo.

No caso dos vídeos gravados, eles são transmitidos em horários pré-determinados. Da mesma forma que ocorre em uma palestra presencial, a conferência online pode abrir espaço, ao final, para interação com o público, neste caso, por meio de um chat específico.

Os temas a serem abordados em um webinar podem ser informações relevantes para os ouvintes (Marketing de Conteúdo) ou informações direcionadas para promoção ou venda de algum produto ou serviço.

Se você vai usar a webinar como Marketing de Conteúdo ou Marketing de Vendas, isso dependerá do seu objetivo e/ou das necessidades da empresa. Porém, nos dois casos, o primeiro passo deve ser um planejamento estratégico. E seja criativo.

Formato de webinar

Uma característica do webinar é a comunicação unilateral. Existe um apresentador/palestrante que fala e o público ouve. Algumas plataformas permitem interação por meio de chat específico.

Importante saber é que o webinar vem sendo muito usada pelo Marketing Digital, com grande tendência de crescimento. São inúmeras pesquisas sobre o futuro da internet que colocam os vídeos em posição de destaque.

As vantagens

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O webinar é uma ferramenta valiosíssima no seu processo de Marketing Digital porque impacta todas as etapas do funil de vendas.

Ela é eficiente na atração e geração de leads (para ter acesso ao webinar, é preciso fornecer seu e-mail de contato), no processo de nutrição, no fechamento das vendas e no relacionamento/retenção do cliente.

Quer outros motivos para você se “apaixonar” pelo webinar?

  • Alcance ilimitado – com o webinar, você não precisa se preocupar com espaço no auditório ou na sala de reuniões.
  • Custo – uma webinar pode sair bem mais em conta, se comparado com um evento presencial ou até mesmo com a produção de e-books, por exemplo.
  • Facilidade – você também pode esquecer toda aquela trabalheira de organizar um evento. É fácil e não exige muita sofisticação para gravar um vídeo.
  • Multiuso – o  conteúdo de um webinar pode ser usado em outros formatos, como textos para blogs, podcasts, apresentações de slides, e-books etc.
  • Engajamento do público: o vídeo estimula a participação dos ouvintes e eles podem interagir e obter resposta durante o webinar. Essa proximidade respinga positivamente nas conversões.
  • Reforço de confiança: ao dominar o assunto em pauta, você transmite conhecimento e preparo, criando confiança e abrindo caminho para se chegar ao consumidor.
  • Reação em cadeia: o webinar atrai os leads para a sua lista de emails, aumentando também as interações com o seu website, blog e redes sociais.
  • Aumento nas vendas: no final, todo mundo quer vender mais e um webinar, com os benefícios acima, vai levar você até esse ponto.

Qual a melhor plataforma

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Não dá pra dizer que uma plataforma é melhor que a outra. Existem várias opções de transmissões para webinar, pagas e gratuitas. As mais populares são o Facebook, YouTube e Hangouts.

As plataformas GoToWebinar, WebinarJam e Twitch oferecem alguns recursos específicos. Existem ainda a WeBex, GoToMeeting, Adobe Connetc Webinars e várias outras.

Cada plataforma tem as suas vantagens e desvantagens e a escolha vai depender do seu objetivo (relacionamento ou venda) e do perfil do seu público.

Em outras palavras, a plataforma deve atender o que você precisa. Mas é aconselhável que você conheça o perfil do seu público e identifique onde ele está.

Pode ser, por exemplo, que o seu cliente seja mais familiarizado com o Facebook e nem saiba acessar outra plataforma. Facilitar a vida dele vai gerar resultado pra você.

Passo-a-passo de como fazer um webinar

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Você entendeu o que é um webinar e o benefícios dessa ferramenta para os seus negócios. Agora, vamos aprender como preparar uma conferência online para transmissão ao vivo.

O seu sucesso vai depender de um bom planejamento, detalhando todas as ações. Não menospreze isso.

Veja então cada etapa:

1. Defina o seu objetivo

Tenha claro o que você pretende alcançar, porque “o que fazer” e “como fazer” dependerão disso. O objetivo será a sua bússola e tudo deve caminhar na direção dele.

2. Escolha o tema

Dedique uma atenção especial, porque o tema vai impactar positivamente ou negativamente no seu resultado. Ele deve estar em sintonia com os seus objetivos mas, ao mesmo tempo, ser relevante para o seu público. Uma pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a identificar o que esse público quer.

3. Defina recursos de suporte ao conteúdo

Para garantir que a sua apresentação prenda a atenção dos ouvintes, explore os recursos visuais. Normalmente são usados slides e anotações, criando um clima descontraído e agradável, promovendo interações. Seja criativo, sem exageros.

4. Equipamentos técnicos

Você não conseguirá uma transmissão ao vivo sem uma conexão de internet muito boa. E os equipamentos e recursos necessários são:

  • Câmara: o principal equipamento para uma webinar ao vivo. Mas não precisa ser nada sofisticado. Você pode usar uma webcam e até mesmo o celular ou tablet.
  • Cenário: evite todo tipo de distração. Aposte num fundo discreto.
  • Som: não adianta nada você ter um conteúdo bacana, mas que ninguém consegue ouvir direito. Por isso você vai precisar de um microfone – o ideal é um modelo de lapela ou direcional.
  • iluminação: um softbox, por exemplo, instalado perto da câmera pode resolver o seu problema.

5. Defina a plataforma

Essa é uma etapa muito importante e também deve ser tratada estrategicamente. Como já mencionamos anteriormente, existem inúmeras opções. Dedique tempo e atenção especial nessa escolha.

6. Escolha a data

Defina o dia e o horário da transmissão. Essa ação pode parecer irrelevante, mas não é. Imagine se o seu webinar coincidir com um jogo da seleção brasileira? Ou se você agendar para uma véspera de feriado? Evite concorrência de outros eventos e fique atento aos interesses do seu público para que ele possa assista a sua transmissão.

7. Crie sua landing page

Landing page é uma página na internet com as informações sobre o seu evento e onde o usuário preencherá o formulário (pequeno – com nome e e-mail) e encontrará o botão de inscrição. Invista em um visual sem muitos detalhes, com um título que chama a atenção e uma frase convidativa.

8. Espalhe a notícia

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Agora é hora de divulgar o seu webinar para o público-alvo. Use a criatividade, mas não se esqueça de três ferramentas poderosas no Marketing Digital, que são o e-mail marketing, as mídias sociais e CTA – Call-To-Action.

9. Elabore um roteiro

Mesmo que você ou o seu palestrante tenha todo o conteúdo do webinar na ponta da língua, é uma boa ideia preparar um roteiro completo da apresentação. Lembre-se que, no caso de uma transmissão ao vivo, pode dar aquele branco na hora H (e isso realmente acontece). Assim, o roteiro será a salvação.

10. Faça o seu show

Chegou o grande momento. Garanta que você ou o seu conferencista tenha uma equipe de apoio nos bastidores. Esse é o pessoal que vai cuidar dos detalhes e imprevistos. E também ajudará na seleção das perguntas, caso você tenha uma demanda muito grande.

11. Monitore os resultados

Acabou a apresentação? Isso não significa que o seu trabalho também terminou. Lembra que você tinha um objetivo? É hora que checar se ele foi alcançado. Avalie o número de participantes e faça uma breve pesquisa entre eles. Isso pode ser realizado, por exemplo, via e-mail.

12. Reproduza o seu webinar

Certamente, tem muita gente que gostaria de assistir o seu webinar mas perdeu a oportunidade. Então, apesar de ter sido uma apresentação ao vivo, é claro que você gravou tudo. E é claro também que você vai aproveitar esse material ao máximo. Use, por exemplo, o YouTube.

Então, está convencido da importância do webinar para o seu negócio? Deixe aqui o seu comentário.

 

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