Youpix: muita descontração, algum conhecimento e networking

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Youpix Festival aconteceu na Bienal, em São Paulo, de 3 a 5 de julho. Foi um grande evento de celebração da cultura da internet. A estrutura lembrou um pouco a Campus Party, com um espaço grande separado em nichos por cores, sem paredes. Além do auditório principal – o único com uma separação do restante da estrutura –, foram montados cinco palcos onde aconteceram painéis simultâneos.

Apresentaram-se convidados das mais diversas áreas, web celebridades, expoentes da social media, pesquisadores e entusiastas. O fato dos palcos serem próximos uns dos outros atrapalhou, exigindo esforço dobrado por parte dos palestrantes e da plateia. Ficou difícil escutar.

O Youpix foi exatamente aquilo a que se propôs: a celebração da cultura da internet, de maneira ampla. Celebrou com diversidade, esquisitices para uns e estranhezas para outros, mas com espaço para todos.

Assisti a apresentações com bastante show e pouco conteúdo, assim como algumas com conteúdo bom e apáticas. As que conseguiram o equilíbrio foram proveitosas. Nos debates com alguns dos blogueiros de maior audiência da internet – do 9GAG aos brasileiros Não Salvo, Treta, Bobagento, entre outros – ficou claro como o humor é levado a sério como negócio e o grande mercado que abarca.

Mas não foi só de descontração e piada que viveu o Youpix. Assisti a um painel sobre um trabalho muito interessante feito nas periferias de São Paulo, o projeto Mural, em que a Folha, através de uma parceria com a organização Internacional Center for Journalists (ICFJ), abre espaço para os Correspondentes Comunitários da Grande São Paulo. Os blogueiros locais inserem notícias do dia-a-dia de suas comunidades na mídia digital, mostrando que há mais do que a violência que estamos acostumados a assistir na mídia.

O show da primeira noite finalizou com Rafinha Bastos. Não pude assistir, era tarde e não havia bar ou restaurante no evento (e nem perto) para abastecer um hipoglicêmico como eu. Mas, pelo que conversei no outro dia com o pessoal que estava no Youpix, acho que não perdi muito: em sua performance, Rafinha mostrou a bunda para a plateia. É isso ai. Nesse mundo globalizado, cada um oferece o que pode.

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Carlo Manfroi (@carlomanfroi) é publicitário, professor, pós-graduado em marketing digital e sócio-fundador da Qualé Digital, em Florianópolis.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *