Tableless e o medo de mexer com padrões web

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muito se debate hoje em dia a respeito do uso de padrões web no desenvolvimento para internet em detrimento de recursos proprietários dos navegadores, em especial do Internet Explorer. Como boa parte do debate é pontuada por demonstrações de preconceito, vão aqui alguns detalhes importantes que você precisa saber sobre padrões web:

1. Padrões web NÃO têm como principal foco usuários de Linux ou browsers de texto

Grandes nomes do software proprietário estão apostando em padrões web. O site da Macromedia é um belíssimo exemplo de layout tableless, construído com XHTML e CSS. A Macromedia está trabalhando duro para tornar o Dreamweaver compatível com os padrões web. A mesma coisa estão fazendo a Adobe no GoLive e a Microsoft no FrontPage. Praticamente todas as plataformas de software hoje estão movendo grandes projetos ao redor de XML.

2. Sites desenvolvidos com padrões web NÃO tem aparência de telas do bloco de notas

http://www.adaptivepath.com/
http://msn.espn.go.com/

Dê uma olhada nesses dois belíssimos sites e tente adivinhar qual deles é tableless. A poderosa linguagem CSS foi criada justamente para que você tenha liberdade de criar um site de aparência impecável. Há disponíveis todos os recursos necessários para a criação de sites de encher os olhos, e muitas coisas são inclusive mais simples do que o que você está acostumado a fazer.

Ah, claro, se você não olhou os fontes, os dois sites são tableless.

3. Privilegiar informação textual e preocupar–se com semântica NÃO o impedem de usar imagens ou Flash

Um bom exemplo: www.americanlongevity.net, muito bonito. Há uma animação em Flash na página inicial, o site é muito rico em imagens, e possui inclusive um tour pela empresa em Real Video.

Quando um desenvolvedor diz que se preocupa com a informação textual ele não está querendo dizer que seu site só possui texto. Está na verdade destacando o fato de que se preocupou com o que vai acontecer quando, por exemplo, o Google tentar indexar aquele site.

4. HTML e CSS NÃO são linguagens complicadas que vão tirar o seu sono

Talvez você tenha tentado aprender HTML há três ou quatro anos. Eu sei, você tem mesmo motivos para temer a linguagem. Deixe–me contar: a guerra dos browsers acabou e muita coisa mudou de lá para cá. Hoje a grande maioria dos browsers é consideravelmente complacente com os padrões e boa parte da complexidade foi eliminada. Ao invés de ser apenas uma linguagem a mais para se aprender, CSS se tornou um simplificador de HTML. Escrever CSS é bastante simples e tornou a tarefa de escrever HTML muito mais simples do que há três anos.

5. Você NÃO precisa esquecer tudo o que você sabe e aprender do zero um novo jeito de pensar

Sim, é um novo jeito de pensar. Mas você pode migrar gradualmente e obter significativo benefício a cada passo. Comece ignorando todo o blá blá blá sobre semântica ou tableless e aprenda CSS. Posso apostar como você vai ficar apaixonado com o ganho em produtividade e simplicidade. Depois siga aprendendo uma coisa de cada vez.

6. NÃO é sobre Opera, Mozilla ou Netscape

Eu uso Opera e não o troco por nada. Mas não é por isso que desenvolvo segundo os padrões web. Aliás, deixe–me avisá–lo que a grande maioria dos sites que não seguem os padrões funcionam muito bem no Opera. Uso padrões web porque isso me permite desenvolver muito mais rápido, com qualidade maior, sites mais leves e acessíveis, e que aparecem melhor no Google. Uso padrões porque faço em questão de minutos serviços de manutenção que antes me tomavam dias.

7. Você realmente NÃO sabe o que está perdendo

Esse negócio todo é bom. É muito bom. Quando dizem que você vai desenvolver melhor e mais rápido, estão falando sério. E posso apostar que é muito melhor do que você está imaginando agora. Boa sorte! [Webinsider]

Elcio Ferreira (elcio@tableless.com.br) é diretor de tecnologia da Visie e um dos autores do site Tableless

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Observações muito pertinentes, o maior entrave no desenvolvimento de web ainda é o preconceito que as pessoas têm em relação às linguagens e aos browsers. Essa mentalidade de site pesado = site caro = site de qualidade precisa acabar o quanto antes! 🙂

  2. Muito bom artigo cara..
    Exelente, e umas das coisas surpreendentes de aprender sobre padro~es web é que vc se empolga..n quer mais parar…de 2005 pra cá, a internet se profissionalizou…..

    V
    Agora temos dois periodos distintos Antes e depois de 2005…
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *