Mapeamento de carreira, vai encarar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Todos nós iniciamos nossa carreira em algum ponto e geralmente temos objetivos pessoais e profissionais a serem atingidos.

No decorrer do percurso, sofremos alterações no trajeto profissional, por opção própria ou apenas resultado de algum evento externo. Desta forma, em determinado momento podemos estar profissionalmente distantes do ponto onde começamos e mais distantes ainda do ponto onde desejamos chegar.

Devido a correria do dia-adia, muitas vezes podemos não perceber estes desvios de rota e mais ainda o caminho para onde estamos rumando.

O mapeamento da carreira é um item muito importante para uma vida profissional bem sucedida. É a verificação de onde estamos e onde queremos chegar, para que sejam efetuados eventuais ajustes na trajetória.

Existem algumas atividades que podem auxiliar o mapeamento de carreira:

Histórico profissional: elabore um histórico profissional com todos os passos, desde o início da carreira até os dias atuais

Histórico setorial: elabore um histórico do segmento onde você atua profissionalmente. O objetivo é entender as variações do segmento em relação às variações na carreira do profissional.

Mapeamento de competências: relacione as competências (pessoais, profissionais, comportamentais) necessárias para o sucesso profissional.

Descritivo dos objetivos profissionais: elabore um descritivo dos objetivos (cargos, qualificações…) a serem alcançados em um ano, em cinco anos, em dez anos e vinte anos.

Análise de aderência: levando em conta os objetivos profissionais e as competências requeridas, verifique quais competências são essenciais ao sucesso profissional e que precisam ser desenvolvidas e como desenvolvê–las.

Mapeamento dos desvios: tão importante quanto saber onde se está é saber quando e onde ocorreram desvios de percurso. O objetivo aqui é entender a situação e prevenir novos desvios de rota.

Para realizar as atividades acima duas condições são essenciais:

Sinceridade: seja sincero com você mesmo, não importa o quão difícil seja entender sua carreira.

Disciplina: disciplina para elaborar as atividades acima e revisar todos os passos regularmente. [Webinsider]

.

José Luis Amâncio (financeir@globo.com) é economista, com especialização em comércio eletrônico, planejamento empresarial e logística, Coach e Lider Coach.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *