Gestão de conteúdo, apoio ao conhecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Livro: Gestão de conteúdo
Autor: Eduardo Lapa
Editora: Brasport
Clique para comprar




Vicente Tardin

Ao seguir um caminho já trilhado por organizações de comunicação, que têm no conteúdo seu maior valor, as empresas enfrentam problemas para lidar com a quantidade de informações que publicam em seus sites e intranets.

Processos manuais aliados a fluxos de trabalho poucos definidos representam ineficiência e custos altos.

As empresas hoje necessitam ter seus sites atualizados com freqüência porque utilizam os recursos da internet para obtenção de vantagem competitiva e para seus trabalhos mais operacionais.

A descentralização pode ser a resolução para a necessidade de funcionários sem conhecimentos técnicos publicarem conteúdo. Neste momento, a área de tecnologia deixa de ser responsável por publicar o conteúdo referente ao negócio da empresa e este trabalho passa para as mãos de quem detém a informação.

Esta passagem é crítica para as empresas, para dizer o mínimo. Além de publicar, é preciso transformar informação em conhecimento.

O livro de Eduardo Lapa foi produzido justamente para as pessoas que compreendem e são encarregadas de desatar este nó. Conversamos com ele.

– Por que você sentiu a necessidade de escrever esse livro?

– Estudamos gestão do conhecimento há alguns anos e sentimos nas organizações uma dificuldade muito grande de organizar, capturar, categorizar e disseminar conteúdo relevante para a empresa. Somado à isso, verificamos que existem poucas bibliografias que tratam a gestão de conteúdo como tema central. Então, veio a necessidade de criar uma obra brasileira sobre esse tema.

– Em que estágio você avalia estão as empresas brasileiras (pequenas, médias e grandes) em relação a sistemas de gestão de conteúdo?

– Atualmente consigo enxergar claramente três níveis de maturidade com relação à gerenciamento de conteúdo. Se pudéssemos encarar isso como gerações, existe a primeira geração de gerenciamento de conteúdo, onde os departamentos criam websites e as pessoas dependem da área de tecnologia de informação para publicação. Geralmente existem links e documentos pendurados em páginas web.

Numa segunda geração, já existe uma centralização e tentativa de organização de conteúdo, com mecanismos mais fáceis de publicação de informações.

A terceira geração já está mais próxima da solução de portais corporativos, onde já existem facilidades imensas de publicação de conteúdo, já existem mecanismos de personalização e distribuição seletiva de informações e principalmente suporte a comunidades de prática.

– O livro fala em gestão do conhecimento. Você diria que os sistemas de gestão de conteúdo são ferramentas que se encaminham para a GC?

– Podemos enxergar a gestão de conteúdo como um alicerce para a gestão do conhecimento. Se pensarmos na abordagem que o livro segue, a gestão do conhecimento deve se preocupar com conteúdo, contexto e narrativa. Este livro trata uma das vertentes da gestão do conhecimento, que é a questão de gerenciar conteúdo e suas variantes.

– Quem é o leitor que se beneficia deste livro?

– Não é um livro técnico, o que possibilita sua leitura para gestores departamentais, profissionais de marketing, profissionais de GC e inteligência competitiva. Todavia, mesmo sem ser um livro técnico, existe um capítulo dedicado à tecnologia de informação, o que traz consigo todo o aparato necessário para a boa escolha de um sistema de gestão de conteúdo. Para os profissionais da internet, considero leitura obrigatória. [Webinsider]

Coleção Webinsider são livros editados ou co-editados pelo Webinsider.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Olá,
    Vou fazer meu TCC sobre sistemas de Getão de Conteúdo… E estou à procura de livros…

    Queria saber mais sobre este livro que parece abordar sobre me assunto! Não estou conseguindo entrar no site da braspor para compra-lo!!

    Alguem pode me ajudar…
    Obrigada,
    Alice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *