Seus formulários permitem usar a tecla TAB?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Hoje iremos abordar outro fator fundamental no uso de formulários que é muito pouco lembrado pelos desenvolvedores, o Tabindex.

O Tabindex é a ordem de navegação dos itens de um aplicativo através da tecla TAB. É um recurso ou requisito, como você preferir chamar, extremamente necessário em qualquer tipo de aplicação, seja ela desktop, web ou mobile.

Os formulários não ficam de fora desta regra. A ordem de navegação dos itens é importantíssima, principalmente para o usuário que vem de um legado do passado, como softwares desenvolvidos para DOS e Unix, na época em que mouse ainda era um periférico raro e muito mais conhecido pelas desenvolvedores desktop.

As aplicações estão rumando cada vez mais para o modelo web, principalmente pela conectividade, interatividade e velocidade de acesso promovida em qualquer lugar que tenha um navegador compatível. Mas nada as impede de manter este recurso de navegação tão útil.

Depois de feita uma análise e montado o HTML estruturado (aquele HTML baseado em padrões), pode?se navegar pelos campos de um formulário de forma ordenada e não “flutuante” (pulando para cima e para baixo no formulário com a tecla TAB). É claro que aqui sempre levamos em conta o fator tableless e os webstandards. Padrões são a premissa básica para o desenvolvimento.

Caso você já tenha um formulário e não quer passa?lo para o padrão, facilmente você poderá fazer com que ele tenha este recurso de ordem de navegação dos itens, ou Tabindex, mais comumente chamado.

Utilizando o atributo tabindex=”x” que pode ser incluída no seu input, onde “x” é o valor da ordem do campo, facilmente os elementos do formulário ficarão ordenados de acordo com o que foi estabelecido.

Na imagem acima verificamos através da numeração por onde o cursor irá navegar quando o usuário estiver pressionando a tecla TAB:
Abaixo o código fonte:

formularios_01.jpg

Usando este atributo tabindex pode?se “forçar” a navegação entre os elementos na ordem desejada.

O atributo tabindex deve ser colocado em cada elemento que se deseja ordenar a navegação. No nosso caso usamos apenas input do tipo text, porém este recurso funciona com qualquer elemento de formulário.

Espero ter ajudado a quem ainda não conhecia este recurso e que estas dicas possam ser usadas em benefício dos seus trabalhos. Logo voltaremos a falar mais sobre formulários. [Webinsider]

.

<strong>Rodrigo Donini</strong> (donini@gmail.com) é analista/desenvolvedor, líder de desenvolvimento nas tecnologias Microsoft client/server/web.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *