A oportunidade faz o patrão. Vamos mudar isso?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Enquanto reprodutores da própria vida somos, coletivamente, anteriores aos patrões.Nos tornamos humanos depois de aprender a agir em coletividade. Na caça. Na agricultura. Até dividirmos as funções entre produtores, distribuidores e consumidores finais. Os gerentes dos processos assumiram as rédeas. Se nomearam patrões. E nós acreditamos. Estava pronta a hierarquia, a seqüência de ordens, a cadeia de comando.Hoje temos tecnologia suficiente para retomarmos, com naturalidade, nossa alma coletiva. Você nunca me viu mais gordo e mesmo assim lê e reflete sobre meus textos. Pode, até, usar minhas sugestões num projeto seu. Terei contribuído com cenários ou sugestões para uma nova fase produtiva de sua vida sem nunca ter sentido a presença de seu olhar.

O patrão (ou chefe, ou dono) é figura que se materializa como cogumelos nos terrenos adequados. Só existe porque se alimenta da gente, de nossa disponibilidade para produzir, da necessidade que nos empurra para a satisfação imediata de comida, de bens, de conforto.

A oportunidade faz o patrão. Ou tem feito ao longo dos últimos duzentos anos. Até agora.

Hoje, o patrão só consegue existir passando primeiro por nosso cérebro. Depois nossos músculos. Depois, eventualmente, nos ocupando no controle de algumas máquinas.

Cada vez mais a reprodução da nossa existência passa por ações que envolvem conhecimento. Muitos donos de empresas já perceberam isso e cedem para seus aliados a participação no resultado dos empreendimentos através de ações.

Essa foi a grande motivação da Microsoft em abrir seu capital. Fundada em 1975, a Microsoft abriu seu capital em 1981 quando estava plenamente capitalizada. Analistas provaram que a abertura de capital foi uma única atitude que permitiu que a empresa sobrevivesse até hoje e se tornasse uma das mais poderosas do mundo.

“Quando abrem seu capital, essas empresas não o fazem para levantar fundos a fim de construir fábricas. Elas o fazem para monetizar o valor dos programas de aquisição de ações de seus funcionários”, escreve Thomas A. Stewart, no livro “Capital Intelectual”.

Aqui no Brasil só recebemos ordens, tapinhas nas costas e demissões. A indiferença dos patrões é tamanha que nos faz pensar em quão inoperantes somos em mostrar para eles nosso valor. Sim. Agregamos valor para os empreendimentos enquanto executores, ao vestirmos a camisa da empresa. Mas não é só isso. Enquanto consumidores, também legitimamos produtos e serviços. E continuamos a garantir sobrevida a estes patrões inoperantes enquanto cidadãos, chefes de família, educadores etc.

É hora, pois, de roubar a alma a estes patrões que nos atormentam nos últimos duzentos anos.

A regra é simples. Vamos começar a pensar antes de executar toda e qualquer ordem. Vamos avaliar o quanto de fato ganhamos com nossa neutralidade diante de um comando estúpido. Vamos, nós mesmos, nos aliar com ex?comandados e tentar coletivamente buscar alternativas.

É difícil. Muito difícil. Mas se até seu patrão consegue, por que não você? [Webinsider]

.

<strong>Marco Roza</strong> é jornalista e diretor da <strong><a href="http://www.mdm.com.br/" rel="externo">MDM</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *