Como vender seu software mundo afora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Qualquer pessoa ou empresa que desenvolve software pode vender seus produtos para o mundo todo. A internet não possui fronteiras e exportar software hoje é muito fácil. Vamos apresentar aqui uma excelente ferramenta pela qual é possível expor seu produto a um enorme mercado. Os passos, resumidamente, são:

1. Criar uma versão para demonstração (shareware) em no mínimo três idiomas. De
preferência português, inglês e espanhol.

2. Criar um website também em três idiomas, pelo menos, para que mais usuários possam conhecer melhor o software.

3. Pedir o Swift Code ao seu banco de preferência. Trata–se de um código que identifica seu banco para transferência entre bancos internacionais. Você deverá informar ao cliente o número do seu banco, agência, conta e o Swift Code.

4. Começar a vender seu software para o mundo todo.

Ok, exageramos bastante, não é tão fácil assim… Vamos ver dois sites que comercializam sharewares no mundo todo: o Share–it e o RegNow.

Estes dois são os melhores e mais conhecidos sites do mundo para venda de softwares via internet. O Share–it é o mais popular. Possui e–commerce em mais de 150 países e uma grande rede de profissionais fornecedores de soluções em TI espalhadas pelo mundo. Tornou–se um excelente canal de vendas e distribuição virtual.

Então o quarto passo mais acertado seria de cadastrar–se como “autor de software” nestes dois sites e enfim começar a vender mundialmente.

Caso ainda encontre dificuldades em trabalhar com dinheiro e bancos internacionais para receber os pagamentos – mesmo tendo o SWIFT Code de seu banco – você pode usar o serviço da SiliconAction para vender e comprar softwares de outros países. Este site pode comercializar seus sharewares em países da América Latina e oferece parcelamento por cartão de crédito.

Há também o PayPal, um serviço internacional de mediação de dinheiro.

Além de criar seu website, abrir conta no Share–it e no RegNow, não esqueça de cadastrar–se nos milhares de sites de busca de todo o mundo (ou pelo menos em alguns deles…). Existem softwares que podem auxiliar neste processo (um exemplo aqui). É possível contratar serviços de empresas especializadas, como a Cadastra.

Cadastre também seu shareware, junto com o link de compra e download de demonstração, nos mais diversos sites de downloads existentes na web. E faça bons negócios.

No Brasil, além do SiliconAction, há outros dois grandes sites para comercialização online de softwares, o SofteArena e o Arquivo Nacional.

O SoftArena é uma associação entre o Superdownloads e a Cia do Software e possui hoje 3 mil revendas ativas. Proporciona uma excelente divulgação e a meu ver é o melhor canal de vendas e distribuição online de softwares. Para conhecer todas as vantagens oferecidas e publicar seu software neste canal, clique no link “Publique seu Software”.

O ArquivoNacional, bastante conhecido no mercado nacional e de língua portuguesa, também é um excelente canal de vendas e distribuição online, com bastante revendas. O número não foi informado, mas é bastante presente na web.

O empresário do software pode e deve adotar todos estes canais apresentados a fim de aumentar as chances de venda e difusão de seus aplicativos. Uma distribuição exclusiva deve ser analisada com cuidado, pois diminui as chances de vendas. Nenhum destes canais apresentados exigem exclusividade.

Vale lembrar que a internet deve ser uma extensão de seu negócio físico. As ferramentas aqui demonstradas devem ser vistas como novos canais de venda e distribuição de seus softwares.

Uma última dica importante: invista em design. Aproveite esta vantagem que a internet oferece, onde uma empresa pequena pode se apresentar melhor do que concorrentes maiores. Por isso o design e as questões de usabilidade são muito importantes na hora de desenvolver seu site. Vale a pena investir e contar com a colaboração de bons profissionais de design. Aqui no Webinsider você encontrará muitas informações úteis para o desenvolvimento de seu site. [Webinsider]

<strong>Ramos de Souza Janones</strong> (ramos@ramosdainformatica.com.br) é publicitário, engenheiro de software e <b><a href="http://www.laboratoriodeideias.info" rel=externo>consultor</a></b>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Belo Post, Mas estou no inverso dessa questao o mais dificil para mim é ter os Software. Vender nao tenho dificuldade pois montei uma rede de Rep. Se houver interesse de alguem em expandir suas vendas me contate. Abs Assis 51 99797756

  2. Interessante o artigo. Vender é uma parte bem complicada e faz parte do processo de desenvolvimento como um todo. Não adianta nada desenvolver um sistema perfeito, que resolva todos os problemas do usuário se a técnica de venda é ineficaz.

    Também acho que investir no layout é fundamental principalmente para softwares de prateleira. O layout é fundamental para uma boa venda.

  3. Excelente Artigo. Ainda não tenho a uma ferramenta de alto poder de vendas para investir neste tipo de recurso. Mas se um dia eu precisar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *