O caminho que o usuário percorre no seu site

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Voltamos ao cenário do nosso texto anterior (veja ao lado): um almoço com nosso amigo jornalista cheio de dúvidas sobre os dados de acesso e comportamento dos usuários do site que edita.

O ambiente era agradável e prosseguimos nosso papo sobre métricas. Uma pergunta de nosso amigo também aparece com muita freqüência nos cursos que ministro:

– Como saber se o caminho que o usuário está percorrendo é o que os mentores do site planejaram?

Quando se lança um site, é muito comum perceber que a navegação feita pelos usuários é distinta do que se planejou.

Porque o usuário entra sempre sem um manual de navegação. E um site normalmente não é criado com setas de onde se deve clicar primeiro e em qual seqüência. E mesmo se isso for tentado, nem todos seguirão o mesmo percurso.

Porque ir e vir como se acha melhor faz parte da liberdade da internet. O ideal é que a comunicação do site esteja bem clara, de forma que o usuário entenda que para conseguir ver o próximo conteúdo, o clique previsto deve ser dado.

Num site de comércio eletrônico a coisa não é muito diferente. Quem trabalha com um sabe do que estou falando. Mas será que sabe qual é a taxa de interesse versus compra? Isso também pode ser visto no caminho percorrido, mas é tema para o próximo artigo. O importante é utilizar um aplicativo de medição de audiência de sites que tenha tabelas claras e mostre passo a passo o caminho do usuário.

Depois de estudar estes dados, reaja modificando o site como achar mais apropriado.

Um exemplo da necessidade desta tabela: – Como saber se os usuários de um site de noticias estão vendo as matérias relacionadas? Se acha que basta ver a lista de matérias vistas no Most requested Pages, errou feio.

Lá ela não vai estar listada como matéria relacionada, e sim como matéria como todas as outras. Mas no caminho percorrido você vai vê–la com a próxima página do usuário. Se você programou o site para que ela fosse uma matéria relacionada, pode assumir que foi visitada porque estava disponível no local e hora apropriados. E este é um assunto para a próxima matéria… ainda antes da sobremesa. [Webinsider]

Virginia Carcavallo é especialista em webmetrics e analytics.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *