Marketing nos buscadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Escrevo direto de San Jose, Califórnia, da sala de imprensa do Search Engine Strategies 2005, que cubro com exclusividade para o Webinsider.

Essa é a maior e mais importante conferência sobre Busca do mercado. Esse ano ela já aconteceu em New York, Londres, Estocolmo entre outras cidades, mas aqui é o coração do Sillicon Valley, então vocês podem imaginar a relevância. Todo mundo que importa está aqui. Inclusive o Webinsider J

São 4 salas com apresentações simultâneas, onde entre 8 a 11 de agosto serão discutidos diversos temas, entre eles Otimização de Busca Natural, Links Patrocinados, Blogs, RSS, Relações Públicas, etc.

Há sessões para todos os gostos: entrei em uma ontem e imediatamente me senti em uma aula de matemática, com diversas fórmulas no telão. Era uma apresentação sobre como funcionam os algoritmos dos buscadores.

Um dos conceitos mais interessantes desses dois primeiros dias foi o chamado “Search Engine–PR”, que é o casamento de otimização de busca natural com relações públicas.

Todos sabemos que a influência dos blogs no noticiário aumenta dia a dia e o mesmo acontece com os buscadores. Não é incomum você fazer uma busca por determinada empresa e encontrar resultados não muito positivos a ela.

Cada vez mais os jornalistas usam blogs e sites de busca como fonte de informações para suas histórias. Esse novo segmento ajuda as empresas a lidar com sua presença online, otimiza os resultados de busca natural e permite acompanhamento do que é escrito sobre elas online.

Além disso, seus press–releases podem ser otimizados para que favoreçam seu posicionamento na página de resultados, sendo mais facilmente encontrados pelos robôs dos buscadores. Isso é cada vez mais importante, pois sites como Yahoo News e Google News têm respectivamente 24 milhões e 7 milhões de visitantes por mês nos EUA. E todo o conteúdo é gerado eletronicamente, ou seja, não há um editor que o jornalista possa convidar para almoçar ou enviar seu press release.

Agora com a chegada do Google ao Brasil, todos apostam que o serviço de notícias está entre os que serão oferecidos ao mercado local. Por isso é bom ficar atento.

A lição que fica é que Search Engine Marketing não funciona apenas para vendas ou geração de tráfego. Ele cada vez mais passa a ser parte muito importante da estratégia de marketing de qualquer empresa, tanto para o consumidor de seus produtos, quanto para sua imagem corporativa junto aos formadores de opinião. [Webinsider]

Marcelo Sant'Iago (mbreak@gmail.com) é colunista do Webinsider desde 2003. No Twitter é @msant_iago.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Existem tantas opiniões sobre este assunto, que no final agente nunca sabe quem realmente tem razão. Ao que tudo indica esta é uma questão ainda muito nova para muitas pessoas, e precisamos ficar atentos aos conselhos que alguns que se dedicam exclusivamente a esse tipo de trabalho, tem mais que nós muitas vezes leigos e amadores neste tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *