Para entender o que é Gestão do Conhecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Apontada como um novo vetor da administração moderna, a Gestão do Conhecimento (GC) é muito mais um modo de ser (praticar) do que um recurso que se pode comprar.

Dedicada a zelar dos ativos intangíveis corporativos de valor, ela deve ser praticada amplamente por todos nas organizações, sendo relevante aprender, logo no início, que longe de ser algo que se compra, a GC é muito mais algo que se constrói com trabalho, coerência e dedicação.

Gestão do Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. É mais ser do que ter.

Tratada como um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, a GC é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional. E não poderia ser diferente, pois que atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas estão no conhecimento.

O grande patrimônio deixou de ser terras, máquinas ou propriedades. A verdadeira capacidade da empresa prosperar, perpetuar e gerar riquezas está, de fato, muito mais no capital intangível do que no capital tangível.

Só para ter uma idéia do valor do conhecimento em nossos dias, nós mandamos navios carregados de soja para os países ricos. Mas um navio de soja exportado pode valer menos que uma nova cultura de bactérias que importamos, por exemplo.

A GC exige principalmente atenção e cuidados especiais para com as pessoas, uma vez que elas detêm e produzem o conhecimento genuíno. Além disso, nunca se deve perder de vista o desenvolvimento de estratégias baseadas no conhecimento.

Empresas como a Nike, Natura e Sony, entre outras, revelam em comum habilidades e, conseqüência do sucesso empresarial, muito mais o zelo dos ativos intangíveis, estratégias mercadológicas bem definidas para o conhecimento e alinhamento do capital intelectual.

Este último (o capital intelectual), importante não apenas para o perfeito funcionamento e atuação da empresa, mas também pela forte influência positiva que exerce nos resultados da companhia de maneira direta e indireta, produzindo percepções de valor, desafio também do Marketing do Conhecimento (veja artigo ao lado).

Embora a grande importância da aprendizagem e do conhecimento em nossas vidas e empresas, muitas pessoas e organizações ainda não sabem como lidar com estes recursos adequadamente.

Considerando que a GC pode ser aplicada nas mais diversas esferas sociais, incluindo empresas privadas de qualquer porte, instituições de ensino e órgãos governamentais e que o conhecimento é o que faz a diferença em qualquer setor ou negócio, devemos rapidamente desenvolver habilidades novas que nos permitam lidar de modo otimizado com o conhecimento nestas instituições.

Um dos grandes desafios em GC é conseguir olhar para toda a cadeia de conhecimento de valor e em toda ela atuar e melhorar os resultados e o desempenho.

Não é exagero afirmar que mais eficazes serão e mais êxito terão os colaboradores e as empresas que se destacarem na tarefa de gerir o saber. Mais do que produzir os melhores bens de consumo, as empresas devem estender o saber e a aplicação eficaz do conhecimento também àqueles que comercializam, prestam serviços de manutenção, fazem o atendimento e estabelecem relacionamentos duradouros com os consumidores e demais stakeholders, capacitando todos ao êxito.

Isso evidencia um estado de ser e de tratar a eficácia como uma questão do saber e ter a motivação e a liberdade para aplicar conhecimentos em benefício da prosperidade de todos.

Muitos dos desafios empresariais em nossos dias podem ser resolvidos e muitas das oportunidades podem ser aproveitadas a partir das práticas de Gestão do Conhecimento, sendo preciso estimular a aprendizagem e uso da GC em todos os níveis das organizações. Não por acaso, as empresas demandarão cada vez mais profissionais que saibam gerir recursos intangíveis, propósito da GC.

Infelizmente, muitos gestores concluíram seus cursos superiores e continuam se formando sem conhecer a GC e se encontram despreparados para a gestão de recursos intangíveis corporativos de maior valor estratégico e “patrimonial”.

Se o conhecimento se revela como o combustível essencial para todas as organizações em nossos dias, não é mais possível empregar pessoas que não saibam zelar do saber tão precioso, não dando também para deixar de preparar os colaboradores em ação para que aprendam a cuidar do conhecimento organizacional. [Webinsider]

……………………………………………………..

Referência bibliográfica: Gestão do Conhecimento – Estratégia Competitivas para a Criação e Mobilização do Conhecimento na Empresa, de Saulo P. Figueiredo, pela editora QualityMark, edição 2005.

Saulo Figueiredo (sfigueiredo@soft.com.br) é Pós-graduado em Engenharia da Informação, professor de Pós Graduação e Consultor da Soft Consultoria. É autor do livro Estratégias Competitivas para a Criação e Mobilização do Conhecimento Corporativo lançado pela editora QualityMark e co-autor do Livro Gestão de Empresas na Era do Conhecimento lançado em Portugal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

79 respostas

  1. Boa Noite gostaria de saber o que significa Gestão de Conhecimento não consigo entender e tanta coisa que cada um fala fico confusa obrigado fico no aguardo

  2. Estou fazendo um trabalho na Pós sobre a importancia da gestão do conhecimento nas empresa, quais livros vc me indica?
    Obrigada
    Bianca

  3. Logo parabenizo pelo conteúdo do artigo, muito enriquecedor apesar de causar grandes dúvida para sua definição.
    Mas gostaria de saber o q a GC traria de negativo para as organizações?

  4. GOSTARIA DE SABER O QUE VEM PRIMEIRO, GESTAO DO CONHECIMENTO,DE INFORMAÇÃO OU DE PROCESSO. E UM CONCEITO BREVE DE CADA UM?

  5. Poderiamos considerar o GED (Gerenciamento Eletronico de Documentos) como um dos pilares para a implantacao do GC e qual a sua importancia nesse processo?

  6. Gostaria de entender melhor a relação de GC com Memória Organizacional e, principalmente, com a Gestão da Aprendizagem Organizacional.

  7. – A Gestão do Conhecimento poderia ser uma ferramenta eficaz e diferenciada na disputa pelo crescimento e permanência da empresa no mercado atual?

  8. Olá Saulo!

    Estou fazendo uma atividade sobre Gestão de Conhecimento e fiquei com algumas dúvidas, das quais gostaria de exemplos para entender melhor.

    Poderia exemplificar e descrever os itens sua interação dentro de uma organização?

    – atualizar os conhecimentos;
    – reutilizar os conhecimentos;
    – aplicar os conhecimentos adquiridos;
    – encontrar conhecimentos internamente;
    – adquirir conhecimentos externamente

    Obrigada.
    Patricia

  9. Olá Saulo!

    Estou me formando em administração, e estou com algumas duvidas sobre o tema GESTÃO DO CONHECIMENTO.
    Gastaria de saber como fasso para articular o conhecimento para que ele não se perca dentro do setor pessoal.

  10. Gostaria de saber de um modo mais específico em tópicos se possível:
    – Origens/ evolução histórica
    – Conceitos/ fundamentos/ características
    – Vantagens e desvantagens
    – Tendências Futuras

    tudo a respeito de Gestão de conhecimento.

    Grata, desde já!

  11. Olá Saulo!
    Foi com prazer que descobri esse artigo seu e o Webinsider – muito bons!!!
    Obrigado pela “luz” que me proporcionou sobre o assunto, mas ainda gostaria de saber qual a metodologia que posso aplicar para a gestão do conhecimento??

  12. Olá,

    Estou desenvolvendo um anteprojeto para a seleção no Mestrado em EGC.
    Porém me ocorrem algumas dúvidas.
    Minha idéia seria a seguinte:
    Estudar a prática odontológica em relação aos modelos de atenção. Quantos profissionais deixaram de ser apenas curativistas, centrados na doença, e passaram a praticar uma odontologia preventiva, com foco em saúde, em disseminação de conhecimento e práticas saudáveis.

    Estou tendo um pouco de dificuldade em inserir esse tema em Gestão do conhecimento.
    Imagino que o tema tenha coerência com GC já que a prática preventiva dissemina conhecimento.

    Estou certa?

    Aguardo seu retorno

    Att
    Heloisa.

  13. primero queia parabeniza-lopelo artigo,gostaria de saber como faço para adquirir a sua obra porque vivo em angola e gostaria que me enviasse artigos sobre a importancia da gestão de conhecimento para as organizações.bjs

  14. Oi…
    adorei a sua matéria, mas estou com dúvidas sobre a GC. Sou estudante se secretário executivo e gostaria de saber qual a importância da GC para o secretário hoje?
    obrigada

  15. Bom dia!

    Estou fazendo um trabalho do meu Curso de Secretariado Executivo e preciso saber Qual a importância para o secretário da gestão do conhecimento?

    Grata

    Andréia

  16. Primeiro quero parabenizar pelo excelente artigo!Mas não concordo com vc!Sobre esta questão, em que hj o futuro administrador sai despreparado, sem conhecer a GC!Hj quero-lhe informar q há várias universidades implantando como matéria a GO!Eu faço Gestão de Tecnologia em recursos humanos e ainda estou começando o 2 semestre e já tenho como matéria a GO!Já estamos lendo este msmo livro em q vc usou como referência e estamos discutindo sobre os principais objetivos da GO!Inclusive eu encontrei a sua matéria, enquanto estava pesquisando para a aula de hj!Mas sou grata por estar sempre se atualizando e passando essas informações tão importantes!
    Um grande abraço!

  17. Prezado Saulo:

    Sou pós-graduado em GC pela PUC-PR e parabenizo-o pelos brilhantes artigos e respostas que tem nos dado. Como vc mesmo disse o adm sai da graduação com pouco contato ou quase nada sobre a GC (intangíves). De 2005,(quando vc editou sua obra, que aliás e dificil encontrar aqui, se puder informe onde encontrar…) até agora vc observou alguma mudança nesse sentido (por parte dos gestores, alta direção …) pois eu tenho encontrado grande resistencia á implantação da GC)
    Grato.
    adelirspereira@hotmail.com

  18. Caro Saulo Figueiredo:

    Sou pós-graduado em GC pela PUC-PR.
    Primeiro parabenizo-o pelos brilhantes artigos sobre GC e pela elucidação das inúmeras dúvidas a cerca da GC que que tão sabiamente tem nos esclarecido. Como vc mesmo disse o administrador sai da graduação com praticamente nenhum contato com a GC (intangíves), daí a grande dificuldade de implantação (pelo menos eu tenho encontrado essa dificuldade). Após a edição de sua obra pela editora Qualitymark, 2005 (que aliás não tenho encontrado aqui, informe onde posso encontrar) quais os avanços que vc observou nesse sentido (concientizaçao dos gestores, alta direção …)
    Um grade abraó!
    Sucsso!
    adelirspereira@hotmail.com

  19. gostaria de entender mais claramente quais são as metas e objetivos da GC, e qual sua utilidade para a aréa de TI e para a organização que a utilizar?
    Agadeço se responder o mais rápido possível…

  20. Boa tarde,
    Parabéns por tirar muitas dúvidas.
    Tenho que apresentar um seminário na quinta-feira (07/11) sobre Gestão do Conhecimento, onde o professor só lançou o tema sem nos dá noção do que se trata. Já li muito sobre a GC, são muitas informaçãoes, vários conceitos. Gostaria de saber, o que é essencial falar, por onde começar, o que explicar? Nunca ouvi falar disso anteriormente. Poderia me ajudar.
    Desde já agradeço.
    Luciana

  21. Boa noite!

    Estou precisando saber tudo sobre gestão do conhecimento, pois estou no último semestre em RH e preciso apresentar TCC ref. a este tema (Gestão do Conhecimento).

    Como posso identificar o setor que mais precisa da Gestão do conhecimento na empresa em que estou pesquisando? como posso implantá-lo? Qual o diagnostico que posso dar para empresa?

    Estou com muitas dúvidas e espero que vocês possam ajudar-me.

    Ficarei no aguardo.

    Desde já agradeço.

    Regina

  22. Não só eu ,mais várias estudantes de secretariado tem buscado informações sobre gestão do conhecimento e de que forma ela pode ajudar em sua carreira,porém
    não estamos obtendo repostas.
    Mais uma vez estou entrando em contatado para saber se posso ser atendida a respeito do item 45°,será de grande importancia receber algumas idéias.Se poder enviar para o meu email agradeço.

  23. Parabens pela definiçao do que é gestão do conhecimento,me ajudou muito no meu trabalho de pesquisa.Sou estudante de secretariado executivo pela UFPE,estou desenvolvento uma pesquisa sobre a Gestão do Conhecimento e sua importância para os profissionais de secretariado.Gostaria que esclaresse um pouco mais,mostrando de que forma a gestão do conhecimento pode ser útil para a secretária executiva.
    Desde já agradeço, pois tenho certeza que serei atendida.

  24. Boa Noite Saulo,

    Sou estudante de secretariado e trabalho em uma organização pública. Gostaria de saber mais sobre as vantagens da gestão do conhecimento para as organizações públicas?

  25. Que ferramentas tecnológicas estão colaborando para a Gestão do Conhecimento( aplicação da GC como suporte na TI ).
    Sobre a TI na GC.

  26. Parabéns pelo tema! Peço que explique porfavor, a vinculação de gestão do conhecimento com os principios organizacionais onde co-relacionam objetivamente?

    Obrigado!

  27. Olá!

    Bom dia, queria primeiramente parabenilazar pelo site pois foi ele que me ajudou eu escolher meu tema de monografia,devido isso queria saber sobre o papel da comunicação no processo de aprendizagem organizacional.

    Desde já agradeço a atenção.

  28. Sobre Gestão do conhecimento, gostaria de saber como mensurar o conhecimento e quais os principais métodos. Sobre o mesmo assunto quais as principais ferramentas de gestão ( procedimentos ) que podem ser utilizadas para gerir o conhecimento.
    Desde já agradeço a atenção.

    Gilberto.

  29. Gostaria de parabenizar pelos artigos e assuntos aqui abordados.

    Estou estudando GC e o texto está maravilhoso.

    Abs,

    Simone

  30. Boa noite,

    Estou fazendo meu TCC sobre GC e gostaria de indicações de livros e idéias para fechar o tema.

    Att,

    Aline

  31. Gostaria de saber qual a relação da gestão de conhecimentos e da gestão de competências e qual a descrição dos beneficios de sua implementação?

  32. Gostaria de saber mais sobre as vantagens da gestão do conhecimento para o departamento de RH. Estou terminando minha especialização e a minha monografia aborda este tema. Peço a gentileza de me indicar referências que possam me ajudar a melhorar meu trabalho.
    Sou cadastrada também no site da SBGC, retirei alguns materiais de lá.
    Agradeço desde já.

    Cristiane.

  33. gostaria de receber os comentários / artigo a respeito da solicitação nº 31

    Gostaria de saber algumas razões e a importância da gestão do conhecimento para as organizações.

    Estou fazendo um trabalho a respeito.

    Já agradeço pela ajuda.

    Eliana

  34. OLA !

    Sou academica,estou cursando Bacharelado em Administraçao, gostaria que fosse me enviado ,algumas dicas sobre aconhecimentos habilidades e valores para pratica do profissional administraçao,para que eu possa desenvolver uma boa pesquisa.

    obrigado, estou aguardando.
    Dilcea

  35. Primeiramente parabéns pela abordagem do tema.

    Gostaria de receber indicações de textos, livros, palestras para poder se aprofundar mais no assunto.

    Quero estuda-lo para auxiliar nas rotinas do meu dia-a-dia, já que em 100% do tempo trabalho com pessoas.

    Obrigado.

  36. primeiro quero parabenizar ao Saulo pelo site, e em seguida queri dizer a Angela Campos que tenho a mesma duvida. Por favor Saulo esclareça-nos Qual a importancia do profissional de OSM na gestão do conhecimento para as organizações.

    Saudações.

  37. Estou fazendo um trabalho acadêmico e estou com dúvidas para elaborá-lo.Ele é a respeito da mportância do profissional de OSM na gestão do conhecimento para as organizações.
    Por favor me ajudem.

  38. Olá!
    Gostei muito da matéria sobre Gestão do Conhecimento, mas gostaria de entender melhor a Gestão do conhecimento como fator de competitividade entre as empresas.

  39. Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pela qualidade e clareza das informações. Sou acadêmica do curso de secretariado e estou desenvolvendo meu projeto de monografia cujo tema é Gestão do Conhecimento e as competências estratégicas para o profissional, e gostaria que me enviasse algumas dicas para que eu possa desenvolver uma boa pesquisa.
    Grata!

  40. A princípio quero parabenizar pela iniciativa de abordar assuntos tão atualizados e interessantes como a Gestão do Conhecimento.
    Estou iniciando um projeto de pesquisa para monografia do meu curso de pós-graduação em Gestão Pública, e escolhi como tema Os impactos positivos da GC no setor público. Tenho lido muito sobre o assunto e quanto mais me aprofundo, mais entusiasmada eu fico.
    Gostaria de uma orientação sobre onde encontrar textos disponíveis, ou indicação de livros e, principalmente sobre a GC aplicada ao setor público.
    Obrigada

  41. GOSTARIA DE SABER O QUE VEM PRIMEIRO, GESTAO DO CONHECIMENTO,DE INFORMAÇÃO OU DE PROCESSO. E UM CONCEITO BREVE DE CADA UM.

  42. Gostaria de saber, quais as ferramentas da Gestão do Conhecimento dentro de uma empresa voltada para a distribuição de peças agricolas e industrias?

  43. Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-los pelos artigos publicados.

    Solicito maiores esclarecimentos sobre a relação do Capital Intelectual e as atividades de secretária?

    Como interagir estes conhecimentos no ambiente de trabalho?

    Obrigada

  44. Gostaria de saber porque que a getão do conhecimento é importante para o secretariado executivo? Se tiver como me responder……

  45. Gostaria de entender O que é Gestão do Conhecimento. Porque estou fazendo um trabalho de Faculdade e tenho muitas duvidas para elaborar.

  46. Obrigado Adriano Oliveira.

    Foi muito gratificante receber o seu feedback.

    Conte Comigo.

    Um Abraço

    Saulo Figueiredo

  47. Queria agradecer o autor dessa obra prima com um texto simples, mas objetivo e transparente.
    Apresentei este texto na faculdade, ele concorreu com 45 teses, resultado foi nota 10, o melhor na avaliação do professor Juarez – Doutorado na USP e lenciona também na USP.

    Uma GC completa e teve uma tese que feita de uma sabedoria fora do normal Gestão do Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. É mais ser do que ter.

    Obrigado

    Saulo Figueredo

    Att;

    Adriano Oliveira

  48. Poderiamos considerar o GED (Gerenciamento Eletronico de Documentos) como um dos pilares para a implantacao do GC e qual a sua importancia nesse processo?

  49. Olá!

    A gestão do conhecimento é constituída de três princípios básicos: O conceito de dado, informação e conhecimento.

    A linha de raciocínio é assim:

    Dado -> Informação -> Conhecimento.

    Dado: Registro de eventos.

    Informação: É a capacidade de dar propósito ao dado.

    Conhecimento: O produto resultante da sequência Dado -> Informação.

    Nosso conhecimento pode ser classificado como tácito e explícito.

    Conhecimento tácito é aquele q adquirimos com experiência de vida. Como andar de bicicleta. Tem a ver com nosso dom para as coisas. É um tipo de conhecimento difícil de ser disseminado.

    O conhecimento explícito é aquele encontrado em notações, teorias e artigos do webinsider. É de fácil disseminação, mas cuidado: vc pode estar absorvendo conteúdo de fachada!

    Para concluir:

    Gestão do conhecimento é, basicamente, constituída da interação entre nosso conhecimento tácito e nosso conhecimento explícito!

    Até!

  50. Ola Saulo

    O tratamento da informação é grande paradigma da atualidade, muitas empresas não conseguem organizá-las afim do tomarem decisões em seus negócios, decisões que podem levar ao sucesso ou ao fracasso quando mal gerenciada. Outras nem sabem a sua real importância e acabam fracassando ao menos sem tentar algo inovador.

    Este cenário é complexo e está sendo influenciado pela economia mundial e pela globalização gerando informações que se espalham sofrendo variações. Muitos bons negócios fecham suas portas por não tratam as informações como deveriam.

    As informações do ambiente interno, ou seja, da própria empresa também são muito importantes e devem ser levadas em consideração em qualquer tomada de decisão.

    Reunir informações nem sempre é o suficiente, precisamos gerenciá-las, transformar em conhecimento, trazer vantagem competitiva, inovar. A experiência transforma-se em uma poderosa ferramenta no sentido de explorar as informações, unir a sua realidade e transformá-la em algo inovador.

    Justamente neste momento percebemos que somente informações não são suficientes, começamos a depender de um pouco mais, algo que não compramos, não vemos, mas sabemos a sua importância, a Gestão do Conhecimento.

  51. Preciso de uma breve explicação,de um resumo bem sucinto de sobre o que é gestão.Por favor me ajude a compreender este tema até hoje.

    atenciosamente Aline Amadeu.

  52. Sou formanda do curso de Secretariado Executivo Trilingue e estou desenvolvendo um trabalho cujo tema é: A Gestão do Conhecimento como um diferencial para a Secretária Executiva. Li os artigos, comentários e respostas e adorei, serão muito úteis para meu trabalho, mas, como meu tema é específico para minha área, gostaria que me ajudassem respondendo algumas perguntas para enriquecer minha coleta de dados:
    – A Gestão do Conhecimento poderia ser uma ferramenta eficaz e diferenciada na disputa pelo crescimento e permanência da empresa no mercado atual?
    – Quais são os meios corretos que devem ser utilizados para que este modelo de gestão possa dar resultados positivos?
    – A Gestão do Conhecimento pode ser encarada como um diferencial na vida profissional do Secretário Executivo?
    – Quais as contribuições práticas que o Secretário Executivo pode dar na implantação e manutenção da Gestão do Conhecimento?
    – O Secretário Executivo, além das técnicas secretariais, possui diversas ferramentas como: motivação, liderança, gestão, comunicação, entre outras. Estas habilidades podem ser apontadas como vantagens na implantação e gerenciamento da Gestão do Conhecimento em uma empresa?

    Essas são sujestões de perguntas mas, qualquer contribuição será muito bem vinda!

    Agradeço, antecipadamente e parabenizo, sincertamente pelo trabalho.

    Ana Alice

  53. Bom dia Fernanda.

    Gestão do Conhecimento consiste em concentrar esforços para zelar pelos conhecimentos e experiências organizacionais relevantes, ou seja, de valor. Gerir o conhecimento envolve favorecer a aprendizagem estratégica, o compartilhamento de experiências, a aplicação e o uso efetivo do saber. Como o conhecimento genuíno reside na cabeça das pessoas, não dá para fazer GC sem zelar das pessoas. Em resumo, GC requer cuidados e recursos especiais em torno saber e suas interfaces. E em nossos dias, tudo o que influencia a criação, uso, transferência e aplicação de conhecimento corporativo deve ser cuidado. Este processo é chamado de gestão do conhecimento.

  54. Primeito quero parabenizar pela qualidade do site e agradecer pelo conhecimento disponibilizado sobre GC. Gostaria de entender melhor a relação de GC com Memória Organizacional e, principalmente, com a Gestão da Aprendizagem Organizacional.

    Grata,

    Rita

  55. Bom dia Baltazar
    Obrigado pela pergunta.

    Eu não acredito que uma única definição seja suficiente para expressar ou sintetizar todo o potencial da Gestão do Conhecimento (GC).

    O fato de existir muitas definições para GC é positivo, pois a reflexão sobre algumas delas muitas vezes resulta em inspiração. Elas se complementam dando mais sentido ao seu propósito. Com isso, não com a pretensão de oferecer uma definição estanque, mas sim no mínimo inspiradora, entendo que a Gestão do Conhecimento na organização é um estilo de gestão e de liderança, coerente em todos os aspectos, baseado e preocupado com a valorização e com os cuidados com o saber, com seus detentores, com a aprendizagem, produção, aplicação e proteção dos conhecimentos relevantes. A genuína GC resulta da adoção de um conjunto de medidas, práticas, ações e posturas coerentes entre si e em torno dos objetivos para o conhecimento, portanto, em torno do saberes relevantes à organização e de um compromisso contínuo firmado entre as pessoas e a aprendizagem e o ensino.

    GC é a adoção intencional e a gestão de um conjunto de esforços, tecnologias, posturas e habilidades dedicadas a estimular, identificar, compreender, criar, organizar, difundir, rentabilizar, aplicar e reutilizar o conhecimento em uma organização, fruto da criação de um ambiente de aprendizagem, cultura organizacional favorável, trabalho colaborativo, compartilhamento de visão e da gestão positiva, que em conjunto, propiciam e estimulam a produção contínua e aplicação de conhecimentos para a geração de valor aos stakeholders da organização, suportando os processos críticos de negócios.

    A GC precisa, acima de tudo, ser uma preocupação executiva, contudo, cada vez mais, deve se tornar uma responsabilidade de todos na empresa. Uma preocupação dos funcionários em geral não só pelo interesse de fazer a empresa prosperar e sobreviver, mas também porque a parte mais nobre do capital intelectual e que pode se deteriorar pertence às pessoas, sendo ao mesmo tempo a força da empresa, a condição de continuar nela e dela continuar viva e de se conseguir novos trabalhos.

    Não por acaso, a verdadeira GC deve se estender a retenção dos talentos, à gestão de competências, à gestão da cultura organizacional, a gestão de idéias e da inovação, a gestão da transparência e da visibilidade externa do conhecimento, a gestão de atração dos melhores talentos. Há muito que aprender sobre ela e pela grande importância que a GC tem para a companhia, todos os funcionários deveriam se empenhar para faze-lo crescer e produzir bons frutos.

    Muito mais que mero modismo como alguns acreditam, dentro do conceito de empregabilidade, muito em breve, as habilidades de gerenciamento do conhecimento serão muito valorizadas quando das contratações. Isso é natural, pois com o reconhecimento cada vez maior do valor do Capital Intelectual pelas empresas, a eficácia em saber geri-lo se tornará qualidade fundamental e vital, e será condição ?sine qua non? tanto para a competitividade e sobrevivência das empresas quanto para obtenção e garantia de trabalho futuro das pessoas.

    A compreensão falha ou deturpada da GC trouxe muitos prejuízos e não só às organizações. O enfoque acentuado da Gestão do Conhecimento resultante meramente do emprego da T.I.fez com que muitas áreas e executivos simplesmente negligenciassem o tema, não despertando o interesse real merecido à GC. Um exemplo típico que comprova isto é fato das pessoas continuarem se formando nos cursos de Administração de Empresas sem conhecer a GC e Administração dos Recursos Intangíveis. Saem delas ?especialistas? na gestão dos recursos tangíveis, ainda importante, mas a parte de menor valor. Depois nos queixamos de não sermos competitivos globalmente.

    Espero ter atendido suas expectativas.

    Havendo dúvidas ou comentários, por favor entre em contato.

    Um abraço

    Saulo Figueiredo

  56. Eu gostaria de uma melhor definição do que é Gestão do conhecimento. Eu sei perfeitamente que, dentro de qualquer setor, as pessoas estão sempre mais presionadas a se desenvolverem, tanto profissional como culturalmente. Porém o termo GC deve abranger mais alguma coisa. Vocês poderiam, por gentileza, explicar um pouco melhor?

    Atenciosamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *