A intranet como apoio às equipes de vendas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

As decisões de marketing numa empresa dependem de um rico fluxo de informações, as quais os gerentes de marketing precisam ter acesso para avaliação, estudo e compreensão do mercado e da concorrência.

Essas informações são fundamentais para que os objetivos e estratégias da empresa sejam desenhados pelos gestores. A partir do sistema de informações de marketing, conhecido como SIM, as empresas coletam, classificam, analisam e distribuem essas informações, antes dispersas em registros internos.

Em se tratando de uma empresa que utiliza o SIM para alavancar as vendas, é necessário também o desenvolvimento de uma intranet capaz de auxiliar o vendedor ou o gerente a acessar informações com velocidade, eficiência e muita precisão. Um ciclo de pedidos feito por representantes de vendas, por exemplo, pode ser realizado via intranet, por meio de um laptop conectado à rede interna da companhia.

A intranet pode até se tornar uma agenda eletrônica para esses representantes de vendas, mas será, se bem integrada ao SIM, uma poderosa ferramenta para inserção e visualização de relatórios de vendas, de clientes regulares e potenciais, além de facilitar o uso das listas de preços, situação de pedidos feitos anteriormente, etc.

Hoje, a venda não depende somente de um excelente vendedor. Precisa de toda a organização e sistema criados para que ele atenda bem os seus clientes, os faça prosseguir comprando os produtos e os torne fiéis a sua marca. Estão na frente as empresas que utilizam a tecnologia da informação, principalmente a intranet corporativa, para alavancar as vendas. Conseguem antecipar–se às necessidades do mercado pelo simples fato de fornecer informações úteis à força de vendas, em tempo hábil.

A melhores decisões de marketing e as melhores negociações em vendas serão beneficiadas pelas informações reunidas, atualizadas e analisadas, todas disponíveis na intranet através de aplicações ou sistemas restritos que respeitem a organização e funcionamento de um SIM.

A empresa pode também aperfeiçoar sua inteligência de marketing ao motivar e treinar as equipes de vendas para que elas percebam a sua importância no processo, principalmente como coletadoras de informações.

Gerentes de marketing devem cada vez mais ler livros, revistas e artigos sobre o mercado e sua atividade. Devem, ainda, conversar com parceiros, distribuidores, revendedores e clientes. A partir desse conhecimento adquirido, basta alimentar de informações o SIM e solicitar a participação ativa de todos na intranet. [Webinsider]

<strong>Natasha Breder</strong> (natasha_breder@yahoo.com.br) é coordenadora de comunicação interna de uma seguradora e tem uma boa experiência em relação ao uso da intranet como ferramenta de comunicação interna.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *