O futuro da mídia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nas útimas semanas participei de quatro mesas redondas em diferentes eventos. Basicamente o tema em todas foi o futuro da mídia e novas tendências de comunicação. Fui convidado para um quarto debate sobre o mesmo assunto nas próximas semanas, mas infelizmente não poderei comparecer.

Claro que todas as discussões acabam por abordar o tema convergência de meios e o (importante) papel da interatividade nos hábitos dos consumidores.

Mas, por incrível que pareça, ainda tem profissional que argumenta que a internet não mudou em nada os hábitos de mídia. Pode uma coisa dessas? Tive que ouvir um grande executivo dizer que a internet não impactou a mídia impressa, em especial os jornais, que continuam “atuais como sempre”. E outro poderoso disse que mídia interativa “é perfumaria, coisa de índio que fica tentando vender colarzinho para os outros”.

Eu pergunto:

Será que eles sabem que em apenas 19 dias após o início da comercialização e lançamento do iPod vídeo, foram vendidos 1 milhão de vídeos na loja da Apple com apenas 2.000 títulos disponíveis?

Será que eles sabem que em breve você poderá comprar na internet livros por página? Afinal, para que comprar um livro de receitas inteiro, se quero apenas aprender a fazer brigadeiro?

Será que eles sabem que nos Estados Unidos as pessoas gastam mais com acesso a internet do que com assinaturas de revistas, jornais e TV?

Será que eles sabem que o MSN Messenger tem mais de 10 milhões de usuários no Brasil, enquanto a TV por assinatura tem 3,3 milhões de assinantes?

Será que eles sabem que, segundo a ANJ, desde meados de 2003 o número de usuários de internet supera o de assinantes de jornais?

Será que eles sabem que 18% dos consumidores europeus acessa programas de TV pelo celular no horário de trabalho?

Será que eles sabem que, no Brasil, as pessoas com acesso a internet em casa assistem menos TV, especialmente no horário nobre? E que isso é mais acentuado nos domicílios com banda larga?

Será que eles sabem que, enquanto o jornal de maior circulação tira por volta de 400 mil exemplares aos domingos, o site de comparação de preços Buscapé recebe mais de 300 mil de consultas diariamente?

Será que eles sabem que uma mala-direta registrada de até 20 gramas custa 3,35 reais, enquanto que o custo por clique de um anúncio no Google começa em 1 centavo? Será que eles sabem que a penetração de internet na classe A é de 80%, na B 53%, na C 25% e D/ 11%?

Será que eles sabem que existem comunidades no Orkut com mais de 10.000 pessoas que elogiam ou falam mal de um produto?

Aliás, será que eles sabem o que é Orkut?

Será que eles sabem que o varejo online deve faturar em 2005 em torno de 2,5 bilhões de reais?

Será que eles sabem que a indústria de games fatura mais que a de cinema e que a média de idade das pessoas que jogam online é 29 anos?

Será que eles sabem que para 45% da classe A/B brasileira a internet foi a grande revolução dos últimos anos, enquanto que para 68% da classe C foi o celular?

Será que eles sabem que todo o teor da entrevista do Lula no Roda Viva já estava disponível no Blog do Noblat, no meio da tarde?

Tivo eu sei que eles sabem o que é.

Sabendo ou não, a internet revolucionou o mercado de entretenimento, varejo, notícias e telefonia. E goste ou não, a publicidade como eles conhecem está com seus dias contados, cara pálida.[Webinsider]

.

Marcelo Sant'Iago (mbreak@gmail.com) é colunista do Webinsider desde 2003. No Twitter é @msant_iago.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

27 respostas

  1. Parabens pelo artigo.
    A internet realmente revolucionou, realmente tem seu lado positivo, mas, infelizmente tem o seu lado nagativo, talves podemos chamar de “infernet” quando é, mal ultizada.

  2. Ai! Aiaiaiiiiii!!! Se era pra fomentar… Vou falar pouco mas falar muito.
    Realmente a revolução cibernética mudou nossas vidas, mas afirmo categoricamente, que isso é apenas a ponta do Iceberg. O criador do Hipertexto (a base da linguagem web) sir Ted Nelson, olhando para essa internet que nos facina hoje, ele chora e diz o quão longe estamos do princípio idealizado. Está ai a Web 2.0, um novo conceito interessante, mas o que vai nos levar a tão profundas e radicais mudanças se chama REALIDADA VIRTUAL. Um monstro muito antigo que a anos vem sendo criado e hoje estora nos EUA, Jopão, Alemanha com o codinome SECOND LIVE.

    Conclusão:

    Entrar na internet vai ser logo logo, muito mais do que ver imagem e texto, vai ser EXECUTAR (VIRTUALMENTE) TODAS AS TRANSIÇÕES QUE HJ REALIZAMOS NO MUNDO REAL. (ponto final)

    Até lá, as mentes mais brilhantes, que sejam aclamadas!

    Rodrigo Oleinski
    UNASP C2 – Engenheiro Coelho
    2007- 1º Comunicação Soc.* Publicidade
    ?????????????????????????
    BLOG http://rodrigaounasp.blogspot.com
    FLOG http://www.orodrigao.gigafoto.com.br
    EMAIL rodrigaounasp@gmail.com
    MSN olerod@hotmail.com

  3. A internet revolucionou e revolucionara cada dia mais, concerteza ainda teremos grandes surpresas vindo da tecnologia.
    Hoje em dia a internet nos facilita em muitas coisas, como acesso a banco, compras, e-mails, etc. Mas a internet pra quem nao tem controle eh um perigo, pois inumeras pessoas sao viciadas na internet e perdem muito tempo navegando, temos que tomar muito cuidado.
    A internet para mim eh a grande jogada para os publicitarios, eh um meio de midia relativamente barato e que alcanca todo tipo de publico. Eu realmente quero investir nessa area da publicidade.
    A internet entra cada dia com mais forca em nossa vida, saibamos usufluir bem dessa tecnologia.

  4. É hoje a internet domina o mundo e as pessoas. É que todos tem acesso, para se comunicar, comprar, pesquisar,etc… A informação é imediata, sendo que na revista e jornais demora um poco mais até se editada e impressa.Ha pessoas que não vive sem ela, preferem estar acessar a ela doque se relacionar pessoalmente, e tem aquela que são doentes, tem que acessa-la pelo menos de 2em 2hs.
    E é lógico que por ela temos tudo, telefone, cartas, mercados, livros, novas tecnologias que apoarecem de hora em hora. Por isso a internet é e vai ser a mídia do futuro.

  5. Bom, eu gostei deste texto e concordo plenamente com o Marcelo.
    A internet tem revolucionado este mundo. Hoje crianças se comunicam através dela. Minha sobrinha de 9 aninhos tem seu email, msn, orkut enfim, assim nos comunicamos ás vezes. Ficou muito fácil comprar, vender, consultar e até se contactar com familiares e amigos distantes.
    E é claro que com isso as propagandas também, e vamos lá, seríamos muito ignorantes se não aproveitassemos isso não é publicitários?
    Mas apesar de todo este crescimento, ainda temos insegurança em relação á alguns aspéctos como por exemplo, comprar com cartão, consultar bancos online. Quem não tem medo de passar sua senha pela net?
    Como sabemos alguns usam este meio de comunicação
    para roubar, sacanear ou até brincar que é o caso dos hackers. Sem falar nas salas de bate-papos, quanta mentira!
    Mesmo com tudo isso, a tendência é aumentar e muito. É necessário que se tomem uma providência a respeito disso, porque senão daqui alguns anos ainda vamos encontrar muita gente que nem email tem. Acredita? Isso ainda existe.

  6. Sabe, eu fico nervoso com este grande defeito que nós seres-humanos temos em achar que por muitas vezes somos os donos da razão. Isto vai se intensificando na medida em que vamos envelhecendo, fechando a cabeça pra novas informações, ainda mais quando somos reconhecidos pela sociedade por estar num nível hierárquico de conhecimento já elevado. Porém, ter mestrado, doutorado, não quer dizer que eu devo saber de todas as coisas… (claro, podemos até nos achar, mas não somos deuses, ainda…) e quando se é ignorante em determinado assunto não se mete o bico pra não falar besteira. Mas pra quê esse blá, blá, blá, todo?? É para expor pra vocês a minha indignação, como citei no início, deste tipo de situação e, ainda mais quando refere-se à uma área que nós futuros comunicadores temos total ligação, é isto que podemos ver neste texto de Marcelo Sant?Iago onde pessoas que segundo ele são grandes em conhecimento, porém, querem impor suas idéias afim de tentarem tirar a veracidade de um fato. Os dados fornecidos por Marcelo estão aí, bem claros e evidentes à frente dos nossos olhos, no entanto, dizer que podem ser forjados ou são mentiras é muita ignorância para o novo…! Para esses antigos eu digo: Tirem o olho da Barsa e dêem uma olhadinha para saber quem desta vez esta servindo de referencia para seu filho na World Wide Web. Vamos tentar perceber que o mundo está em transformação, que a brincadeira preferida daqueles que estão entre os 8 e 19 anos é o msn , sendo seguido pelo orkut, e-mail e SMS (torpedo pelo celular) (segundo pesquisa da agência de propaganda e21Milticomunicação em parceria com a Kzuka e a empresa de pesquisas Rohde & Carvalho.), que até a autoridade máxima da igreja católica, o Papa, criticou a influência que a internet tem em nossa sociedade como um todo. (segundo o site Observatório da Imprensa).
    Segundo o site internetworldstats.com o Brasil é o país da América latina que mais acessa a internet e o décimo em nível mundial, totalizando 32.130.00 internautas, sendo isso ainda uma porcentagem baixa (17,2%) se comparada ao total da população brasileira.
    Outro exemplo que mostra como a internet tem uma grande repercussão é o caso Cicarelli, onde os sites que fizeram artigos sobre o assunto apresentaram crescimento, que em muitos casos foram superiores a 500% nas visitas. Houve casos de blogs que em três dias com um artigo sobre o Vídeo Cicarelli tiveram mais de 100.000 Page Views.
    Ou seja, companheiros e companheiras, queiram vocês ou não, a mídia eletrônica é algo relativamente novo que entrou no mercado pra fazer a grande revolução e influencia, sim, em qualquer âmbito desta nossa sociedade.

  7. Não há dúvidas que a internet tem estado diretamnte ligados a nosso cotidiano. Ela já faz parte de nossa vida. Mesmo as pessoas que não tem acesso a internet dentro de suas casas, elas tem procuram uma lan house. Se nã estou enganada, o orkut é o maior site de relacionamentos, e lá encontramos milhões de pessoas, com elas podemos manter contato e estarmos sempre ligados a novas tendencias.
    A propria TV tem perdido parte do seu publico pelo fatop de escontramos com muito mais faciidade as coisas na internet.
    Estamos passando por uma super revolução tecnológica. Até as crianças mal aprendem a ler, jé estão na frente do computador. Tenho um exempo bem claro em casa, meu irmão de 8 anos está na segunda série, aprendeu a ler o ano passado, já temn orkut e vive mandando recadinho pra todo mundo.
    Sem dúvida muita coisa mudou e muita coisa ainda há de mudar a cada dia que passa, estou prevendo que ao me formar vou ter que pensar em boas estratégias para comessar a fazer boas propagandas que serão vinculadas na internet, por que como as coisas andam teremos um publico bem seleto para abrir as revistas e jornais para ler. Com a nova onda da TV digital creio que a ela ainda vai continuar por um bom tempo com sucesso na mídia.

  8. As pessoas gostam de dados, gostam de estatísticas e porcentagens. O texto se destaca nisso. É rico em informações sobre os passos da mídia no decorrer dos anos, e é eficaz na tentativa de contra-argumentar as idéias dos profissionais que ele descreve como defensores da idéia de que internet não mudou em nada os hábitos de mídia.
    Entretanto, a despeito da qualidade informativa do texto, a análise do conteúdo referente à opinião desses profissionais de idéias opostas deve ser um pouco mais profunda. O que eu quero dizer é que é muito fácil considerar como correto um ponto de vista sem analisar o outro.
    O autor insiste em repetir o termo ?será que eles sabem?. Vamos inverter essa pergunta. Será que eles não sabem? E se souberem, será que mantém a mesma opinião? Se mantiverem, por quê? Chegamos, então, ao outro extremo do assunto. Se a história se encaminhasse dessa forma, teríamos então um novo leque de informações e argumentações que deveriam inquestionavelmente ser analisadas.
    Eu digo isso por que acho improvável profissionais e executivos evolvidos nessa área desconhecerem o conteúdo descrito mesmo que seja de forma superficial (já suficiente para alterar uma opinião). Ou seja, se esse caras sabem que a mídia está em constante transformação e conhecem o rápido crescimento da internet, qual é a base para fazerem tais afirmações?
    Com certeza, em cima dessa pergunta, haveria argumentos que defenderiam suas opiniões, o que não significa que seriam aceitos. Porém, só analisando os dois lados é possível chegar a um terceiro, a uma conclusão, feita por cada leitor.
    Resumindo, não há críticas ao autor quanto ao texto. Ele apresentou idéias opostas às suas e contra-argumentou com fatos e dados. O problema começa nas conclusões tiradas pelo leitor ao analisar apenas um lado da história.

  9. Começo não criticando mas descordando da Aline Falcão de Mogi Guaçu onde fez o oitavo comentário.
    não creio que o texto foi segundo ela muito cansativo, o que acaba causando um certo desinteresse no leitor. acredito que foi dinâmico com as perguntas interagindo de uma forma fora do comum.
    Mas ao artigo, que é o objetivo. ja dizia o velho dítado o pior cego é aquele que não quer ver. e é o que acredito que acontece com os gandes execulticos dos jornais e algums profissionais do meio. são pessoas que vivem presos nas tradições com medo de expandir seus orizontes e atualizar-se, pessoas que acreditam que a vida tem que ser sempre como ela é, e jamais evoluir. pessoas assim vão perder com certeza seu espaço porque o mundo quer volução e pessoas que estão a dispostas a evoluirem.

  10. Não gostei do artigo.
    Contem varias informações, sobre a evolução da internet, e de como ela ainda vai evoluir; mais isso todo mundo sabe, todo mundo sabe que a internet esta se tornando um dos principais meios de comunicação. Que nós estudantes, que vamos nos formar em breve, e logo estaremos trabalhando, vamos ter que saber usar muito bem a internet, porque sem duvida ela é o futuro.
    Mais achei que o texto poderia ter sido sobre alguma coisa mais relevante, só números não nos ajuda em muita coisa.

    Ass: Tiago de Mattos

  11. Inacreditável que profissionais argumentem que a internet não mudou em nada os hábitos de mídia. Mais ainda quando há tantos eventos e palestras que discutem e conscientizam os marketeros e publicitários sobre este tema.
    A internet é uma ferramenta fantástica de publicidade.
    E aqui alguns dados que achei em sites, que refletem as crescentes oportunidades que os publicitários temos nesta mídia.
    Embora ainda atraia menos de 2% do total dos investimentos publicitários no Brasil, a mídia online foi a que mais cresceu no ano passado. Nos Estados Unidos, o share da Internet chegou a 4% e, no Reino Unido, a 7,8% – superando o rádio*. http://www2.uol.com.br/midiainternet/oquee.html
    Uma pesquisa encomendada pelo portal UOL para o Ibope Inteligência aponta que 1 em cada 5 pessoas (20%) com renda de R$ 3000 a R$ 4499 realizou compras no último mês, este número aumenta de 1 em cada 4 pessoas (25%), quando tratamos de pessoas com renda superior a R$ 4500.
    Somadas as duas faixas de renda mais altas, o Brasil registra um índice de compras pela internet superior ao de países como Itália (15%) e Espanha com (20%)
    Interessante ressaltar que os que maís tempo ficam conectados e mais compram pela internet, conhecidos como heavy users, apesar de representarem apenas 3% da população abocanham 13% do mercado on-line. Estes usuários possuem pós-graduação e alto poder aquisitivo.
    http://ikedarevolution.typepad.com/ikeda/2006/05/midia_internet_.html

    Eu concordo com Marcelo SantIago quando ele diz que a internet revolucionou o mercado de entretenimento, varejo, notícias e telefonia. E goste ou não, a publicidade como eles conhecem está com seus dias contados. E acredito que a internet é o meio para atingir á aldeia global, e que o resto de mídias, são complementos para nacionalizar ou regionalizar as campanhas publicitárias.

  12. Lendo tal artigo noto que o autor expoe a grande influência da internet nas mídias convencionais, mostra resultados de programas como MSN messenger, orkut, entre outros. Não discordo da grandeza da influência da internet nas mídias, mas acredito que o nível cultural existente em tais mídias é de mais importância. Números altos como mostra no caso do orkut e e MSN provam a tamanha influencia de tal mídia e tambem o baixo nivel intelectual que essa traz. O texto não discuti o nivel cultural de tal midia e sim a influência dessa, apenas quis levantar uma outra questão sobre essa midia.

  13. Concordando plenamente com o artigo, afirmo que a Internet tem transformado os hábitos da mídia mundial. Analiso a minha própria vida estabelecendo diferenças em ações diárias do presente e do passado: é um pouco impossível um dia-a-dia comum atualmente, sem todas as aplicações, habilidades e utilidades da WEB.
    Primeiramente vem a comunicação. Começar um dia de trabalho sem conectar o MSN Messenger e rever os recados do Orkut estaria fora de cogitação. Já que hoje em dia utiliza-se esses novos atalhos até mesmo em grandes empresas para comunicação inter-funcionários. E não podemos esquecer da telefonia VOIP, que representa economia em ligações interurbanas e internacionais.
    O web jornalismo teve grande crescimento nos últimos anos e sem dúvidas esses sites acabam sendo bem mais lidos que o impresso.
    A compra segura pela internet é o terceiro fator. O consumidor não precisa sair de casa, e por sites seguros preferem adquirir seus produtos.

    Não pode-se esconder que a mídia ainda terá muitas mudanças em pouquíssimo tempo. Quase 100% da população terá acesso à internet, assim como tem à televisão. E a forma de atingir as pessoas com certeza será diferente. Trocar propaganda via TV por Banner no MSN é apenas um exemplo do que está por vir!

  14. Hoje em dia, pra você estar realmente atualizado, por dentro dos mais novos acontecimentos, e sem perder detalhes, não da só pra ficar esperando os jornais impressos, TV ou revistas.Com a internet você ta ligado a qualquer assunto a qualquer momento, e não importa a hora e o assunto que você necessita ,vai estar a sua disponibilização 24 Horas.

    Pode-se dizer que tem uma mente fechada, aquelas pessoas que julgam, que a internet não transformou tanto assim os meios de comunicações mundiais. Porque é só parar e analisar, a ação das pessoas, cada dia que passa todos estão com mais pressa pra fazer tudo, uma vida quase desesperada, e com isso eles não tem tempo de ficar esperando a noticia, eles necessitam da noticia na hora. Há uma frese bem conhecida, que ao longo que os dias passam se encaixa melhor ,cada vez melhor: ?O TEMPO VALE DINHEIRO?.

    E essa, é bem a realidade do mundo que vivemos hoje, se ficarmos parados esperando, ficamos pra traz, porque o tempo não espera ninguém, e quando eu escuto pessoas afirmando que a internet não fez tanta diferença, só posso pensar, em que mundo essa pessoa vive?

  15. A internet nao mudou em nada os hábitos da mídia?
    Parece piada, saber que tem pessoas estudadas e inteiradas do assunto, que afirmem que a TV ainda é o único meio de comunicação.
    É clari que essa midia ainda tem um grande valor e causa muito impacto nas pessoas, mas as coisa vem mudando rápidamente e a intenet vem crescendo de um jeito espantoso.
    Cada vez mais pessoas tem se unido a esse meio de comunicação e tem sido persoadido por ele.
    É imposíveldizer que a internet nao mudou nada nos hábitos da mídia.

  16. O artigo é muito interessante e pessoas não acreitarem na revolução que está acontecendo por causa da internet, é inacreditável.
    tem alguns dados interessantes sobre esse assunto de internet, a evolução da Internet possibilitará a telefonia (que custará muito mais barato) pela Internet(hoje já existe o sistema de VoIP) e, depois, a televisão e até o cinema pela Internet (Inacreditável o CINEMA).
    Bom a internet hoje é a base de muitos negócios e experiências, e com certeza a tendência é só se expandir e melhorar.
    E Andre eu não entendi nada do site desse cara ai?

    Em Portugal já existem 4 programs de VoIP o Telefonerato, o VoipCheap, o VoipBuster e o TelExtreme, que permitem chamadas gratuitas PC/telefone.

    Quem quiser saber mais sobre o VoIP está aqui o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Voz_sobre_IP

  17. É interessante e até certo ponto engraçado que exista gente pensando assim, ainda mais profissionais do meio que possuem presença marcante no mercado nacional, como falou o autor do texto. Penso que passamos por uma era de reciclagem de conceitos e mentalidades, onde tudo que parecia impossível se torna possível e o que era luxo virou necessidade. A internet nao está simplesmente mudando os hábitos de mídia, mas, sim ensinado o novo caminho a ser tomado. Vivemos em um mundo globalizado para alguns e globarbarizado para outros, depende da mídia decidir com qual ela fica.

  18. Muito bem meu caro Marcelo, você está coberto de razão, existem ?portas? por ai que ousam falar que a internet não mudou em nada a estrutura econômica e interativa da humanidade, alias, será que a palavra INTERATIVIDADE existia há 17 anos atrás?

    Só para citar mais um exemplo do poder da internet, existe um site somente de anúncios, porém, não são banners comuns de sites, eles são vendidos em pixel quadrado e cada quadrado de pixel custa $ 1,00. Alguém sabe qual o tamanho de um quadrado de pixel em milímetros? Um quadrado de pixel mede 0,353mm e o cara vende isso à $1,00 ou mais / menos R$ 2, 40.
    Hoje, o jovem de apenas 21 anos, que inventou isso, já faturou mais de um milhão de dólares e continua faturando, ta certo que o site dele é uma bela bagunça, mas criatividade é isso, vale e a pena conferir.

    Link: http://www.milliondollarhomepage.com

  19. Gostei desse artigo pois nao é um texto cansativo de ler e trazem algumas dados bem precisos. Mas concordo com a Emanuelle, esse anúncio seria mais viável se estivesse em outro lugar pois, com certeza o leitor do mesmo é uma pessoa que tem contato com esse tipo de midia. Já se fosse publicado em uma revista por exemplo, seria uma certa novidade, já que nem todos que tem contato com ela possuem contato com a internet.
    Quando li esse texto fiquei pensando: como pode, em pleno século XXI, alguém achar que uma midia tao forte como a internet nao ter influência em outros tipos de mídia… A explosão da internet não significa que os outros meios de comunicação vão sair de moda… pelo contrário! A internet facilita a expansão das informações, mas eu creio que nunca chegará a substituir o bom e velho jornal….

  20. As informações contidas nesse texto são extremamente interessantes, pois muitas vezes nós julgamos nossa própria preferência. Embora as pessoas não tenham necessariamente abandonado as revistas e jornais, a praticidade da internet está dominando o mercado com uma velocidade surpreendente. O ser humano é curioso e gosta de novidades, Não podemos ignorar o fato de que a internet trás idéias inovadoras e facilita a comunicação. Mas também não podemos ignorar o fato de que os jornais e revistas também possuem muita praticidade. A tecnologia tem avançado assustadoramente, mas cada padrão de comunicação tem seu próprio lugar no mercado.
    Agora, tratando-se da maneira em que o texto fo escrito, na minha opinião, o método utilizado foi muito cansativo, o que acaba causando um certo desinteresse no leitor. E tratando-se de um texto sobre publicidade, esse tipo de erro não deveria acontecer.

  21. Através desse artigo podemos notar o quão destruitivo é para um profissional não pesquisar sobre sua área de trabalho. Temos os exemplos que o autor nos deu de executivos modernos sentados numa mesa redonda, dizendo que a internet em nada interferiu! Poderiamos esperar esse tipo de afirmação de alguma pessoa que trabalhasse em uma área que não estivesse ligada à midia.
    É de grande importância estarmos cada vez mais interessados sobre nosso campo para podermos explorá-lo cada vez mais e obter resultados brilhantes! Usemos da internet que, muitas vezes, traz notícias em tempo real e alcança todas as classes sociais. Para termos uma noção sobre o poder da web, basta lembrarmos que o SBT sempre esteve tentando desbancar o horário nobre da Globo, porém nunca teve sucesso. Já a internet, sem essa intenção, obteve esse exito. É, pois, incoernte afirmar que essa mídia em nada interferiu. Podemos fazer anuncios em sites de acordo com o tipo de pessoas que o acessam, assim, vendendo muito mais que poderiamos simplesmente usando a TV!
    Use o que há de moderno, use a internet!

  22. Atraves da leitura desse texto pude perceber a quantidade de falhas e falta de informacao de alguns que se dizem profissionais!
    O mundo tem caminhado cada vez mais em direcao a tecnologia e novos conhecimentos, e com isso sao sao necessarias algumas mudancas!O profissional que nao se encontra nesse meio deve comecar a encarar a nova realidade e se adequar, tendo talvez que pensar em novos metodos de comunicacao!
    Este texto e de fundamental importancia para os novos profissionais que estao entrando no mercado de trabalho! O mercado exige profissionais que saibam se adequar as novas tendencias,e para isso, esse texto foi de grande importancia, atuando certamente como um conselho!!!
    Fim…

  23. Bom,na minha opinião eu achei bem interessante o artigo porque tem muitas informaçoes que precisavamos saber sobre a internet, e é horrivel saber que grandes poderosos da midia nao tem esses tipos de conhecimentos da midia(internet)!!
    e ainda bem que a a tecnologia esta cada vez mas avançada por que assim alguns nao tem a desculpa de dizer que não tem como estar atualizado diante de tantos meios de comunicação que existe no dia de hoje.
    A internat é um meio que pode ajudar muitas pessoas mas também pode prejudicar a vida de algumas,mas temos que saber que nada é perfeito,e que se sabendo usar émuito bom internt nos dias hoje porque facilita a vida de muitos!!!
    The end

  24. Esse artigo de Marcelo SantIago nunca deveria ter sido escrito, muito menos publicado. Pelo menos não em um país com cidadãos, profissionais, que se julgam tão racionais, sábios e bem informados como o Brasil.
    Vendo que foram precisos tantos dados serem estudados e pesquisados detalhadamente, com estatísticas, datas e comparações até pensei que estivesse falando da origem da vida!
    O artigo é muito interessante, sem dúvida. Talvez muitos não soubessem com exatidão os números expostos no mesmo, por isso acho que essas informações estão no lugar errado. Deveriam estar é na revista Super Interessante!
    Que a internet vem sendo o maior, mais influente e mais atualizado meio de comunicação, venda, informações: mídia, é notável! Tão notável como saber que existe fome e miséria no mundo!
    Minha crítica não é para com o autor, mas para com esses comunicadores profissionais que fazem ser preciso artigos como esse terem que ser publicados nesse meio tão acessível e exposto que é a internet.
    Espero que não tenhamos a supresa de ler futuros artigos provando como tese que computadores realmente existem!

  25. É incrível como as pessoas naum percebem essa revolução da internet, e as mais afetadas são as q usam e naum percebem, como isso vem ocorrendo pq está no meio da revolução. A internet sem dúvida veio pra fikar e facilitar a vida de mtos, axei mto interessante todas as perguntas q o escritor jogou no ar. Agente ta no meio de td mas nunca para pra reparar todos esses detalhes q fazem a maior diferença. Gostei mto da repostagem, faz agente parar pra analizar td oq está ocorrendo em nossa volta, e aguçar nossa percepção, afinal estamos no meio da revolução.

  26. Depois de tantas informações qualquer comentário é mero complemento ao que já foi dito.Com certeza não só os meios de comunicação estão mudando, mas também a forma como nos relacionamos.

  27. Falando de se ganhar dinheiro a Internet é certamente uma excelente ferramenta a ser usada, isso por quem foi apresentada a ela, criticá-la negligenciado suas estatísticas, é um absurdo.Principalmente por vivermos no séc(XXI), o séc. da Tecnologia,com uma visão reta tradicionalista e nada evolutiva socioeconômicamente falando. A Internet fez e fará muito pela sociedade, espero poder contribuir a ela fazendo uso dessa ferramenta de forma necessária e não se alienando a Internet, subistituindo os relacionamentos interpessoais.

    A Internet é uma ferramenta para sábios e um dicionário para tolos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *