Em defesa do Orkut, diante de tantos orkutcídios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Abrir uma página no Orkut não requer prática nem habilidade. Apenas um convite, que hoje encontramos em qualquer esquina da internet. Porém, às portas da web 2.0, ainda existem aqueles que resistem bravamente a esse sedutor labirinto humano. Pessoas que fariam MacLuhan se revolver na tumba, já que este mesmo não pôde desfrutar da sua aldeia global tão sonhada. Porque internet sem Orkut pode até ser global, mas não tem cara de aldeia.

Eu mesma fui resistente no início. Achava que era um e-modismo entre meus amiguinhos de classe média. A não-deslumbrada aqui estaria fora dessa. Até que um dia, sem-querer-querendo, entrei. Deixei preconceito de lado e mergulhei nas páginas azulzinhas, lentas, cheias de erros e atrapalhadas aferições numéricas (hoje tudo isso resolvido).

Uma vez lá dentro, fiz minha morada, que redecoro de tempos em tempos, de acordo com a fase em que estou vivendo. No Orkut, reencontrei amigos perdidos pela vida, fiz novos amigos (alguns conheci pessoalmente depois), fui convidada para eventos e festinhas, entrei para comunidades (desde as mais insólitas às mais sérias e úteis), exercitei minha curiosidade, minha criatividade e o meu bom-humor, troquei informações e opiniões, fiz contatos profissionais e me perdi e me achei nas mais diversas acepções dessas palavras.

Querendo espalhar a comunhão entre os homens, tentei aliciar a menos que meia-dúzia de amigos não-orkutianos. Encontrei resistência. Vamos aos argumentos que ouvi:

?Como pode um burguesnauta passar boa parte do dia em frente a uma tela azul, cheia de fotinhas??, disse-me um amigo jornalista. Segundo ele, Orkut é fanatismo. Reclama que para os que estão dentro, os que estão fora são ?feios e bobos?. E parabeniza os que reencontraram velhos amigos de colégio e faculdade. Mas acha que é preciso respeitar os que têm os celulares dos velhos amigos. Ok, afinal moramos em um país livre. Mais tarde, em um encontro social regado a vinho, ele comentou, em tom de brincadeira, que ?agora já era?, pois depois de dada essa declaração aos quatro ventos, corria o risco de perder a moral caso entrasse para o Orkut.

Outra amiga, também jornalista, respondeu negativamente ao meu convite da seguinte forma: ?Eu não quero me expor, não quero que as pessoas tenham acesso a minha foto, meus amigos e meus gostos. Não gosto dessa exposição”. Está aí outro direito que a constituição deve garantir. Mas essa mesma amiga depois me confessou que bisbilhotava pelo Orkut do filho e que, em decorrência dos protestos do rebento, resolveu entrar no Orkut com uma identidade falsa, elegantemente chamada de ?fake?. ?Você sabia que agora eu tenho um Orkut fake??, disse-me toda poderosa.

Essa questão da exposição deve realmente ser levada em consideração. Inclusive, já houve caso de seqüestro planejado com informações da vítima obtidas pelo Orkut. Porém, existem algumas maneiras de evitar ter a vida superexposta. Primeiro, o usuário não é obrigado a preencher todos os requisitos com os dados pessoais sugeridos pelo site. Nem foto colocar, se não quiser. Ou coloca uma foto de qualquer coisa que o simbolize.

Outra possibilidade é fazer um perfil falso com informações que não são suas e ter o poder de ?fuçar? à vontade. Essa foi a opção que minha amiga encontrou para irresistivelmente entrar no Orkut. Repare que eu falei ?entrar no? e não ?entrar para?, porque com um perfil fake você entra, mas não ?faz parte?. É minha opinião. É uma opção.

Além dessas atitudes, vários membros já adotaram o hábito de deletar e até zerar os seus scraps (recados) com o objetivo de não deixar rastros. Orkut é como tudo. Tem que saber administrar.

Acho que existem outros motivos que fazem alguns não quererem entrar para o site. Pessoas que exercem cargos de poder, por exemplo. Deve ser complicado participar de uma rede onde todos se relacionam de igual para igual. Isso pode melindrar e constranger os manda-chuvas acostumados a relações hierárquicas.

A terceira pessoa para quem perguntei sobre o porquê de não querer participar da festa Orkutiana, um intelectual da comunicação, respondeu-me simplesmente: ?Preguiça de aprender como se usa?. Ele ainda não leu o primeiro parágrafo desse texto.

Minha última convidada, uma socióloga pós-doutorada, declarou; ?Não tenho tempo?. Para essa não há contra-argumento.

Palmas para o sujeito mais anti-social que conheço pessoalmente, um profissional da área de saúde. Ele não só venceu a barreira de se cadastrar no Orkut, como, aos pouquinhos, vem adicionando amigos e influenciando pessoas. Já até escreveu um depoimento extenso e emocionado para o irmão. Bonito de se ler.

Retomo a questão da segurança como o fator menos atraente do Orkut. Senhas violadas, perfis clonados, comunidades roubadas, invasão de vírus, malucos de plantão etc. Mas nada que se compare às ruas de São Paulo, Rio de Janeiro ou outra grande cidade brasileira. Ainda me sinto mais segura no Orkut.

É claro que a vida é muito mais que uma tela azul. Mas pensemos: e se o sorvete que lambemos, o beijo que damos e o suor que nos escorre não forem virtuais também? E se há alguém do outro lado de uma grande tela negra, cheia de pontinhos brilhantes, brincando de labirinto humano. Pelo menos no Orkut, a gente brinca entre a gente, de mortal para mortal. Ou será que a morte também é virtual?

Restringir o Orkut a rever velhos amigos, fuçar a vida alheia e a todas as vantagens e perigos que descrevi acima é pouco. O Orkut é um caminho sem volta. E como não desisto fácil em se tratando de redes sociais e inteligência coletiva, deixo o meu e-mail para aqueles que subitamente se interessarem. Envio-lhes um convite. E se não gostarem da experiência, há sempre a possibilidade do Orkuticídio. [Webinsider]

<strong>Cristiana Soares</strong> é publicitária e escreve no <strong><a href="http://blogtalk-cristiana.blogspot.com/" rel="externo">Blog Talk</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

39 respostas

  1. gostaria de saber como faço para me inscrever no amigos sugeridos pelo orkut para ter mais amigos não que eu não tenha obrigada

  2. Olá!!
    Gostei muito do texto..era o q eu precissava para minha apresentação!!
    acho q depois de ler vou me dar muito bem!!

    Parabéns vc merece!!=]

  3. É impressionante, quando esse texto foi publicado realmente era necessário convite para entrar no Orkut, mas já a um bom tempo isso acabou, e mesmo assim há comentários recentes aqui, pedindo tal convite. Já que são desinformados, deveriam ao invés de tentar entrar no Orkut, ler um livro, passear, refletir, viver de modo real e não virtual.

    O Orkut é uma grande perda de tempo e de talento, e defende-lo, no mínimo, é falta de juízo ou conhecimento do real propósito daquilo.

    Reencontrar amigos? Oras, que amigo era esse que se perdeu? Passamos por alguma guerra e não fiquei sabendo? Se fossem amigos, estariam conosco, pode até ter sido importante em algum momento do passado, mas passou. Reencontrar só para saber se tal pessoa está melhor ou pior que nós mesmos? Afinal, é bem provável que depois de alguns recados o contato se perca novamente, pois nunca foi uma amizade real. Tudo bem, exceções existem.

    É muito fácil o relacionamento virtual. Elogiar, xingar, sem precisar olhar nos olhos me parece falsidade. Enquanto isso, no mundo real as pessoas se esbarram mas não falam sequer um bom dia para um estranho.

    Deixar um scrap para um amigo: tenha uma boa semana, é prático, cômodo, automático e sem alma. Pegar o telefone e ligar, seria bem mais pessoal.

    Bom, daria para escrever muito mais, mas deixa pra lá… tchau! 🙂

  4. quero participar do orkut,mas ninguém me manda um convite.Por favor me mandem um convite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    BEIJOKS NESSA

  5. Um amigo meu me falou sobre os orkuts, comunidades que podem funcionar tanto como lobbies, tanto como fã-clubes ou simplesmente para contatar pessoas, dependendo dos participantes. Acredito que é a própria pessoa que faz a roupa, o grupo, etc, ou seja, nível ou desnível é um fator sobre o qual temos algum poder de influenciar.Dependendo do assunto, gostaria de participar. Grupos desse tipo sempre acabam unindo e o mundo precisa disso. Sinceramente, sei que preciso de um convite e estou solicitando um, mas, se e após recebê-lo, não sei como fazer; Então, gostaria que, além do convite, me mandassem instruções do como fazer aseguir. Gostei muito do que ela escreveu, principalmente sobre as muitas possibilidades das nossas interações.

  6. Olá Cristiana!

    Gostei do texto!

    Eu já tive Orkut logo no lançamento e já fui fanático… acessava toda hora e mal conseguia trabalhar. Era como um vício! Admito que me vicio muito fácil em coisas novas.

    Então cometi orkutcídio há uns 6 meses atrás. Eu praticamente não acessava mais e o Orkut não tinha ainda muitas funções pra incrementar a privacidade e segurança do usuário. Hoje dá pra apagar scraps com mais facilidade, tem menos bugs e parece estar mais rápido.

    Mas acho que fui precipitado (ou não?) e recriei meu profile há uns 15 dias. Vou começar a repovoá-lo e seu artigo serve de impulso.

    Valeu… até mais!

    Junior.

  7. Não conheço o site, gostei muito do seu texto, achei que esclarece muita coisa. Gostaria que você me enviasse um convite para participar do orkut, quero conhecer o e entender o que é.

  8. PÔ min ajudem a entrar no orkut pelo colégio
    eu enploro
    Mandem como entrar no orkut do colégio para:
    bruno.avril@hotmail
    obrigado!

  9. Na minha modesta opinião os que são contra, de uma forma ou de outra tem problemas.

    De ordem psicológica, p/ ex: síndrome de pânico,
    só dormem com a luz acesa, etc e tal. Os outros, não dominam a tecnologia por preguiça.

    Esse argumento furado de ter medo de se expor é coisa de quem tem o rabo presso, ou é ladrão, comum ou do erário. Se o cara é limpo, ele da a cara, pois não deve nada.

    Agora, que tem um bocado de Manés isso tem.
    Esses não devem entrar mesmo pq só vão atrapalhar a viagem do trem.

  10. gostei muito do seu texto e gostaria muito que de receber o convite para entrar no orkut pois tenho poucos amigos e nem um deles participa do orkut se puder me envir ficarei agradecida.um abraço tatiane…

  11. Ótimo texto, vou repassar para alguns amigos resistentes.

    Só achei que a desculpa do Não tenho tempo tem um único contra-argumento: falta de tempo não existe, o que existe é definição de prioridades. Não tem tempo para ir pra academia ou acha que outras coisas tem mais prioridade?

  12. Gostaria de participar da comunidade orkut. Tenho curiosidade em saber mais a respeito e para isso seria necessário conhecer.
    Agradeceria se você me convidasse.

    obrigada pela atenção

    Alice Klin

  13. Cris, ótima como sempre. As vezes sinto um pouquinho de inveja de quem frequenta o Orkut, mas nunca tive muita paciencia. Um dia estava me cadastranto, o trem travou e fiquei no meio do caminho. Nunca mais lembrei minha senha… Agora que os chatos estão saindo, me convida vai. Beijos

  14. crix, adorei o seu texto que explica para os desconfiados – como eu – que as novidades tecnológicas não são assim nenhum bicho-papão. vc está sempre ali, de olho nas mudanças, sem medo de conferir quais as serventias, as dores de cabeça e as delícias da convivência virtual. e ainda dá as dicas pros relutantes.
    muitos beijos, querida.
    carina

  15. Bacana esse texto. Especialmente pelo tom leve, mas ácido. Engraçado, mas consistente. Particularmente, eu tenho encarado o orkutcídio como uma possibilidade real… Em outras palavras, não acho que o Orkut é para sempre. Talvez sua função mude e ele se transforme numa espécie de lista telefônica mais completa ou num site de referências, no qual encontramos nosso passado-presente-e-talvez-futuro. Digo isso porque as comunidades de discussão, que eu achava tão legais, perderam o brilho há muito.

  16. essa mulher, Cristiana, é o q há de melhor…será q eu posso te conhecer?????como é q num texto sobre Orkut vc consegue falar de física quântica, ou, trazendo pro meu mundinho, das angústias cósmicas q sempre senti, desde pequena, por entender a minha pequenez frente ao mundo, à vida e suas consequências??????quero + textos como esses todo dia…me sinto + humana…vc é maravilhosa!!!!!!!!posso te agradecer???????bjssssssss…

  17. Texto brilhante, delícia de ler. E assunto para lá de atual, apesar de muita gente já estar mesmo partindo para o orkutcídio. Sabe como é, mania que começou como coisa de poucos e antenados e agora ganhou o ?povão?. Sei que não é só esse o motivo, há a questão da segurança, dos chatos ?sem noção? que mandam mensagens bobas a toda hora…Porém, os que deixam o Orkut acabam migrando para outros sites de relacionamento similares, o que mostra que é uma tendência que veio para ficar, um marca dos novos tempos e da tal web 2.0…Parabéns, Cristiana!

  18. Ola! Muito Interessante o texto! Agora eu quero um convite pra participar do orkut, não conheço ainda a ferramenta! Pode me mandar?
    Valeu!
    Levi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *