Terceirizar a área de TI por estratégia, não economia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não vou terceirizar a área de TI! A expressão é repetida em salas de reuniões, partindo de altos executivos, alguns nascidos na área de TI, outros com aversão à tecnologia.

Não deixam de ter razão sob certos aspectos diante dos maus resultados que muitas empresas estão obtendo com terceirizações inadequadas, onde a motivação para a decisão foi unicamente a redução de custos trabalhistas.

Iniciar um processo desta envergadura esperando somente uma grande redução de custos e de forma imediata é um dos equívocos clássicos neste tipo de investimento, que passa por contratações de falsas cooperativas de mão-de-obra até uso de supostos artifícios fiscais e trabalhistas, pelo terceirizado, para evitar custos sociais inerentes à alocação de técnicos qualificados.

A terceirização em TI é um instrumento dentro de um processo maior de sobrevivência e competitividade das empresas, traduzida singelamente em preços competitivos e serviços oferecidos e sintonizados com a satisfação dos clientes.

Para que se tenha uma boa terceirização em TI, as empresas precisam entender os potenciais benefícios, os custos envolvidos, as implicações jurídicas e os principais motivos que as levaram a terceirizar – antes mesmo de decidirem o quê terceirizar e com qual fornecedor fechar negócio.

A insegurança da grande maioria dos profissionais e gestores de TI, provocada pelo sentimento, ou realidade, de perda de controle da situação pode ser um fator impeditivo para muitas empresas iniciarem este processo e de se tornarem mais competitivas, usando a TI como alavanca propulsora do negócio.

Neste sentido, é crucial tornar estes profissionais ativos e participantes no processo de transição, já que terceirização não desemprega pessoas, mas, evidentemente, retira muitos da zona de conforto.

O resultado e a efetiva redução de custos com terceirizações bem sucedidas virão ao longo do tempo, a médio e longo prazo, desde que cumpridos todos os passos citados acima. A possibilidade de focar a área de TI com iniciativas estratégicas para o negócio deve ser o maior benefício a ser almejado.

Profissionais e gestores preparados para este modelo passam a ser fundamentais. Terceirizar a atividade de TI é uma filosofia de gestão, onde as atenções e o conhecimento da empresa devem focar o seu produto e o seu negócio. Tornar-se forte nesse assunto e terceirizar aquilo que não contribua diretamente com a razão de ser da organização.

Basta ver as iniciativas de aplicação das melhores práticas no mercado, sistematizados em um conjunto de livros e processos tais como COBIT e ITIL, disponíveis a todos e que, de forma didática, mostram como organizar melhor suas ações táticas e operacionais de TI e permitem visualizar atividades totalmente terceirizáveis e que efetivamente não contribuem diretamente com a atividade final da organização.

É o exemplo da Gol Transportes Aéreos, que já tinha toda a área de TI terceirizada no final da década de 90, antes mesmo de realizar seu primeiro vôo no Brasil. Nos últimos anos tem sido a empresa mais rentável na Bolsa de Valores de SP.

Terceirizar TI não é moda, que vai e vem ao sabor dos tempos e ao sabor da complacência dos consumidores com a qualidade dos produtos.

A percepção sobre o setor de TI, principalmente na alta esfera executiva das organizações, é de um centro gerador de custos e não uma área estratégica do negócio. Por razões históricas o setor sempre teve dificuldades de mostrar seus resultados.

É necessária uma mudança de comportamento que extrapola a questão se quero ou não, se devo ou não terceirizar, quase sempre analisada de forma superficial. Essa mudança deve iniciar nos processos de gestão da empresa com a identificação e análise de como são realizados, hoje, os trabalhos na área de TI e quais são os resultados obtidos até então.

Tecnicamente, um bom mapeamento de todos os processos organizacionais será o ponto de partida. É muito provável que a resposta ao final desta análise crítica, seja: ?preciso terceirizar para continuar sendo competitivo!? [Webinsider]

<strong>Reges Bronzatti</strong> (assecom@cpovo.net) é advogado e consultor em Tecnologia da Informação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Reges,
    Gostei da sua matéria sobre terceirização. Estou pesquisando o assunto visto que precisarei elaborar um projeto acadêmico relacionado a isso. O Projeto tem o tema: Terceirização do Departamento de TI utilizando a metodologia ITIL.
    Não sou do ramo de informática e não tenho conhecimento dessa metodologia (ITIL). Saberia dizer onde posso encontrar informações sobre o assunto? Estou meio perdido.
    Aguardo.

    att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *