Organize-se, gerencie-se, priorize-se…

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Organizar-se é uma tarefa difícil e especialmente fundamental na sua vida profissional e também do lado pessoal.

Organizar-se é muito ligado a gerenciar-se. Imagine que o líder de uma equipe precisa definir as tarefas de sua equipe, definir prazos e o modo como as tarefas serão executadas.

Com você não é diferente. Você é a equipe, então saiba se dividir: é preciso uma lista de pendências e dela uma espécie de cronograma pessoal. É preciso otimizar seu tempo e tentar ao menos concluir tudo o que se propôs ou se comprometeu a fazer no dia. E caso tenha tempo ocioso, usá-lo para se desenvolver ou adiantar as próximas tarefas, estas que também deverão estar programadas.

Tenha sempre a visão macro e micro de suas tarefas. Você precisa ter a visão do todo para eleger prioridades e comprometer-se com novas tarefas. Se não consegue organizar suas próprias tarefas, fatalmente não conseguirá liderar uma equipe.

Sua vida profissional provavelmente deve ser muito agitada e cheia de tarefas, portanto pede sempre respostas rápidas. Com certeza não é uma boa prática demorar a responder ao chefe sobre uma dúvida ou cobrança do status de algum trabalho.

Revise os cronogramas

Para tarefas maiores você precisa ter detalhado todos os passos. Monte um cronograma detalhado e atualize sempre a porcentagem de conclusão de cada fase. Não vale em nada um cronograma inicial, que fica esquecido durante o trabalho. Para ser útil, o cronograma pede um acompanhamento preciso de como está a saúde de todas as suas tarefas.

A vida é baseada em prazos: são nove meses pra nascer e ainda assim alguns apressados adiantam e nascem antes, outros atrasam. Passamos o dia inteiro olhando as horas, seja para chegar no escritório, para almoçar… Cada um gerencia o tempo baseado no que acredita ser o melhor a se fazer. Muitas vezes não escolhemos o melhor, mas o mais prazeroso, por exemplo.

Há diversos métodos criados para a organização pessoal e a administração de tempo. Mas nada o impede de criar o seu próprio método. Você pode usar o Project, o Excel, uma agenda convencional de papel, um caderninho ou até mesmo a sofisticada e ótima agenda Franklin Covey. Você também pode ao invés de adotar um destes recursos, utilizar todos eles a seu favor.

Você apenas precisa ter respostas rápidas, flexibilidade na programação de suas tarefas, um plano b, prever possíveis riscos, adiantar as próximas tarefas, e ter sempre as informações necessárias para caso um relatório de última hora seja solicitado. Essas são algumas das coisas que com certeza você precisa para organizar-se. O mundo corre e você precisa de agilidade, pois muitos dependem também de sua organização e produtividade. [Webinsider]

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Rafael Cichini é CEO da Just Digital, especializada em soluções enterprise para gestão de conteúdo e search, e presidente da Associação Drupal Brasil.

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13 respostas

  1. Realmente a organização é muito importante!

    Eu trabalho em casa, muitas vezes tenho as tarefas da minha vida pessoal misturada com os compromissos do trabalho, se não tiver uma organização acabo trabalhando todo e tempo e deixando de lado a vida social.

    Pra quem é freela, ter um cronograma de atividades é fundamental!

  2. buspirone brand name free poker online guide objective free home insurance quote free party poker chips medication compliance rheumatoid arthritis free video poker online live poker games auto insurance review generic lamisil claritin d pregnancy effects drug addiction book casino gambling internet sport online poker strategy use allopurinol guaranteed roulette gambling slim slot allergy safe products clay poker chips super slots casino canada weight loss prescription world casino online free keno games ortho evra patch controversy online gambling craps managed hosting never play baccarat alone reno casinos buy rozerem las vegas hotels and casinos online poker signup bonus fun holdem play poker texas gambling roulette tip online gambling guide free gambling online bingo .com black jack ballroom casino online craps game download online car insurance casino game roulette casinos in indiana slot car tracks online casino betting Zyrtec cheap celexa degree online pharmacy program online slots bonus pill id imprint internet keno game internet online poker generic viagra insurance web hosting personal finance 3pZkFkdzf4

  3. Ainda nesta semana fiz uma programação das minhas atividades e ajudei também na dos meus colegas de trabalho, e parece estar dando bons resultados.

    Acredito ter conseguido fazer isso sem muito sofrimento. Utilizamos o software MS outlook da Microsoft para colocar as atividades do nosso dia-a-dia. Vou demonstrar abaixo o que fizemos para tal atividade:

    1. Pensamos em atividades rotineiras de todos os dias
    2. Separamos elas e definimos horários para cada tarefa
    3. Utilizamos um dia do Calendário e inserimos compromissos nos horários definidos para cada atividade
    4. Imprimimos o Calendário daquele dia e o mesmo para atividades semanais e mensais. Então ficamos com 3 folhas que olhamos todos os dias para nos policiarmos nos objetivos do dia.

    Exemplo:
    Diário – Dia 01/01/2007
    09:00-10:00 – Responder e-mails
    10:00-11:00 – Contato com clientes
    11:00-12:00 – Fazer propostas

    13:00-14:00 – Responder e-mails
    14:00-15:00 – Arquivo
    15:00-16:00 –
    16:00-17:00 – Novos negócios

    Semanal – Colocar os comprimissos no dia da semana com hora, então o compromisso diário não será realizado

    Mensal – Utilizar o mesmo critério de tarefas semanais

    Podem entrar em contato comigo por http://www.hotelwww.com.br

  4. Muitas vezes não escolhemos o melhor, mas o mais prazeroso, por exemplo.

    Sou bastante adepto dessa filosofia.
    E outra: faça apenas compromissos dos quais possa cumprir.

    Não adianta nada criar e cronogramar sua seamna inteira com compromissos e deveres (bons ou ruins) se você não funciona assim. Isso talvez só soará negativamente e tornar-se-á como uma pressão apenas, como aquelas tarefas de casa que você nunca tinha saco para fazer, daquelas obrigações das quais você até tem pesadelos.

    O ideal é seguir o fluxo do prazer/preguiça.
    A preguiça pode ser visto como algo bom, se souber interpretá-la. Ela pode atuar como um termômetro.
    Você não será tido como um irresponsável, você apenas estará em busca do que você realmente gosta e aumentará as chances de ser uma pessoa feliz.

    Costumo ser feliz assim. Confesso que lidar com clientes requer responsabilidade, compromisso e ter horários. Mas se você não é feliz lidando com isso, e honra seus compromissos de cara amarrada, então acredite… você está na área errada. Está na hora de repensar sua vida profissional.

    Links relacionados:
    http://del.icio.us/rehzus/work
    http://positivesharing.com/
    http://positivesharing.com/2006/05/a-new-school-school/

  5. Gostei mto das dicas para organizar o dia dia, espero sempre contar com esses beneficios no site, é mto importante pra quem gosta de se manter atualizado e organizado.
    Faz a diferença.

    Abs.

  6. All,

    Primeiramente o artigo está ótimo! Os argumentos foram mto bem apresentados!

    Para quem está iniciando sugiro apenas 5 a 15min no final do seu dia para planejar o seguinte entre tarefas pessoais, profissionais e educacionais, sempre que possível anote-os e carregue consigo. E para planejar sua semana, mês, semestre a também anos, gaste (qro dizer – INVISTA) mais tempo para planejar e principalmente avaliar seu desempenho, suas áreas de oportunidade e defina quais serão seus planos de ação para realinhar suas ações diárias.

    Isso funciona e trará otimos resultados para o seu dia-a-dia!

    Abraços a todos,

    Jessé Rodrigues

  7. Olá Rafael,

    Durante muito tempo eu usei o Basecamp, a mesma fabricante (http://www.37signals.com/) das Ta-da lists citadas pelo Marco Gomes para gerenciar minhas tarefas pessoais e profissionais.

    O Basecamp atendeu às minhas necessidades por um bom tempo mas depois a equipe foi crescendo, juntamente com a complexidade os projetos de forma que precisei utilizar uma ferramente mais completa.

    Atualmente utilizo o NetOffice (http://netoffice.sourceforge.net), que apesar de apresentar deficiências nos quesitos usabilidade, interatividade e navegabilidade, atende a contento as necessidades de uma empresa e/ou profissional que deseja gerenciar de forma eficiente as suas tarefas, metas e projetos.

    Saudações

  8. Para organização pessoal eu conheço alguns aplicativos na Web (procurem o nome em um buscador, preguiça de postar URI).
    1 – Joe Goals – tarefas repetitivas
    2 – voo2do – projetos pessoais
    3 – Backpack – projetos pessoais
    4 – Ta-da lists – lista de tarefas
    5 – Google Spreadsheet
    6 – Google Calendar
    7 – Gmail – uso um assunto como to-do list

    Tenho usado muitos post-its e o palm também, minha vida é gerenciada por lembretes de algum lugar, deixei de confiar somente na minha memória.

  9. Se quer uma dica sobre gerenciamento de tarefas pessoais, esqueça Project, Excel, agendas de papel e teste o excelente Remember The Milk. É a melhor ferramenta que vi da web 2.0 para o assunto deste texto. Gratuita e já traduzida para o português por um grupo de voluntários.

  10. Organização no dia-a-dia é imprensindível, mas controle demais sobre suas tarefas pode ter um efeito contrário ao esperado, reduzindo a agilidade (pois você acaba gastando muito esforço para se medir e se programar, e não em executar propriamente dito). Acredito que um equilíbrio seja o ideal.

  11. Ótimo artigo!

    Por trabalhar em casa, às vezes eu sinto o impacto que a falta de organização pode ter.

    Eu gostaria de saver se você tem algum material sobre Franklin Covey.

    Abraço.

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