Fatores que melhoram (ou não) o pagerank de um site

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SEO (Search Engine Optimization) é um termo utilizado para designar o trabalho de melhorar o pagerank do site, ou seja, fazer com que um site seja melhor exibido nos dispositivos de busca.

Veremos aqui alguns fatores considerados importantes para melhorar (ou prejudicar) o pagerank de um site. Com o objetivo de aumentar o número de visitas através de dispositivos de busca, os 10 fatores mais importantes seriam:

  • Tag Title
  • Texto dos links
  • Uso de palavras-chave no documento
  • Acessibilidade do documento
  • Links para páginas internas
  • Assunto principal do documento
  • Links externos
  • Popularidade: links para o site
  • Popularidade global do site
  • Spam de palavras-chave

Tag Title

É uma das primeiras coisas definidas no HTML. Será esse o título do site, o que aparece no topo da janela do navegador, ou na barra inferior. Ele pode ajudar a definir palavras chave para o site de de ele trata. Evite colocar “lixo” nessa parte (como caracteres diferentes ou palavras que não têm a ver com o site).

Texto dos links

Os dispositivos de busca conferem se o texto procurado está também dentro do link. É bom que esteja, para dar mais peso. Evite escrever “clique aqui” e usar sinônimos.

Uso de palavras-chave do documento

O uso das palavras que são procuradas no texto (uma olhada nos logs das palavras que mais chegam no site é uma boa).

Acessibilidade do documento

Se os spiders não conseguem chegar ao site, não conseguirão indexar. Dificuldades na indexação podem acontecer por erros de diversos fatores, como links quebrados, requisição de plugins ou mesmo redirecionamento por url que os spiders não conseguem seguir.

Links para páginas internas

A importância de uma página em toda a arquitetura do site pode ser medida através da quantidade de links internos que levam a ela. Uma página mais linkada internamente é mais considerada do que outra que quase não tem links.

Assunto principal do site

Definir bem o nicho do site pode ajudar a ter um ranking melhor. Ao definir seu objetivo principal, as buscas por termos relacionados têm mais chances de chegar ao seu site.

Desta forma um site “pequeno” pode aparecer antes de sites grandes, mas sem conteúdo principal facilmente definido, como a Wikipedia.

Links externos

Sites de fora apontando para o site dão mais força e confiabilidade. Mas a importância dada a esse fator depende também do site que leva ao seu.

Popularidade dos links no nicho pesquisado

São formadas comunidades de links, onde um site leva a outro, que leva a outro site, que leva a outro site, que leva ao primeiro. A popularidade do site na comunidade pesquisada também conta bastante no pagerank.

Popularidade global do site

É a quantidade de links de sites com pagerank bom (ou não) ao seu site. Quanto melhor o pagerank do site que linka o seu, melhor para você.

Spam de palavras-chave

Encher de palavras-chave na tentativa de parecer mais ?relevante? pode causar um ranking ruim.

Outros fatores interessantes são:

Semântica do documento. É a utilização correta das tags de título (h1), de parágrafo (p), de subtítulos (h2) e assim dando relevância aos pontos certos do documento, e ao site como um todo.

Idade do site. Calculados com base no tempo em que o primeiro spider chegou até o site. Sites mais antigos podem ser considerados mais “confiáveis”.

Meta tags. Tags colocadas entre o (head) e o (/head), por exemplo a de descrição do site (meta name=”Description” content=”Descrição”). É questionável sua influência no geral, pela facilidade de manipulação.

Uso de “Alt?” em tags de imagem. É o uso da propriedade alt na hora de inserir uma tag de imagem (img alt=”texto a ser exibido?”). Pode ser mais considerada em buscas específicas por imagens.

Tamanho dos arquivos. Para alguns dispositivos o tamanho pode influenciar, sempre baseado nas palavras usadas. As vezes um artigo maior (baseado no número de palavras) pode ser mais relevante, outras vezes algo mais sintético é melhor.

Hífens no nome do domínio. Em alguns casos, o uso de hífens pode sugerir uma qualidade menor, ou mesmo um site de spam.

Existência de mapa do site ou busca no site . Analisado pelo texto do link. Pode ser entendido como um site mais confiável.

Extensão do domínio. Extensões como .edu, .gov, .mil ganham mais relevância no geral do que .com, .net, e outras.

Título no link. Pode ser utilizado para avaliar a relevância dos links. Pode ser mais importante ainda em casos que não há texto no link, ou ele não faz nenhum sentido (como “clique aqui”, ou uma seta “->”).

Tamanho da URL. É um componente que se analisa para ponderar a confiança do site. URLs longas podem ser interpretadas como não-usáveis, ou spam.

Links quebrados. Os famosos erros 404 têm um impacto negativo para os dispositivos de busca.

Todas os fatores mencionados aqui têm o objetivo de melhorar o ranking de forma lícita, sem nenhum tentativa de burlar os sistemas de busca. E vale lembrar que práticas que procuram enganar os sistemas de busca para melhorar o pagerank resultam em punições muitas vezes graves, como a não indexação das páginas do site, ou seja, o site deixa de aparecer nos resultados de busca.

Recomendo a leitura do artigo Search Engine Ranking Factors (em inglês), muito completo, onde também são abordados muitos pontos vistos aqui. [Webinsider]

.

Rochester Oliveira é webdesigner e mantém o blog Web Bem Feita, sobre design de interação e web standards.

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Mais lidas

59 respostas

  1. Obrigado pelas dicas, tem dado certo com meu site!
    Quem quiser conhecer o site o endereço é http://www.carrosmaisdesejados.com.br !! Você encontrará diversos vídeos e informaçõessobre os carros mais desejados de todo o mundo!! Vídeos de carros das marcas: Audi, Alfa Romeo, Chevrolet, Chrysler, Citroën, Dodge, Ferrari, Fiat, Ford, Jeep, Lamborghini, Maserati, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Porsche, Quadrifoglio, Renault, BMW, Rolls Royce, Saab, Subaru, Volkswagen e Volvo.
    http://www.carrosmaisdesejados.com.br

    Abraço!!!

  2. Muito bom o texto e os comentários também são muito bons, eu estou atualizando e modernizando um site que foi feito ha mais de 5 anos e nessa época não tinham muitas coisas com os PR’s da vida, e o desenvolvedor nem se preocupou com as meta tags e muito menos com as palavras chave, pois estou tendo um trabalho enorme para adequar o site e aumentar um pouquinho o PR dele, ja consegui fazer ele ter 1 ponto, mas ate chegar ao 4 ou 5 será meio difícil, mas isso é um desafio interessante.
    o site é http://www.exatronic.com.br e os buscadores meio que ignoram os produtos deste site, por isso a adequação dos links e das páginas de adaptadores e tdo mais.
    Obrigado pelo texto q foi muito exclarecedor e entre muitos esse realmente foi o melhor que eu já li.

    abraços!

  3. Então não é aconselhável criar um novo domínio
    para aumentar a relevancia de meu site?

    fiz isso redirecionando…

    mas e se eu não permitir a indexação, tem problema ter os 2 domínios?

  4. Achei o artigo muito bom mesmo. Dá um panorama geral dos tópicos que os buscadores devem utilizar para ranquear um site. Boas dicas.

    att

    Ricardo

  5. Caro Rochester, seu artigo não só sintetizou conhecimentos que todos os blogueiros e webmaster pensam já dominar, como também suscitou a discussão rica nos comentarios… Isso é sinal de que o conteudo cumpriu seu papel!

    Em tempo, aproveitando a chance de ter uma consultoria de grátis, cito o caso de uma das nossas publicações, Revista Orkut.etc.br (http://www.orkut.etc.br), que está ha mais de sete meses entre os dez primeiros resultados quando googlam o termo central do site, orkut, e mesmo assim não sai de decepcionante PR zero… A revista está rodando com base no Drupal, e tem um redirecionamento, mas outros sites nossos mesmos que têm a mesma situação já têm pageranks melhores… Será que algum dos colegas teria uma dica para explicar este misterio?

  6. Parabéns otimo artigo o meu blog foi de zero para três em pouco tempo de existencia, para quem não tem page rank não esquenta por quê o google demora as vezes meses para analisar o conteúdo dos sites e blogs.

  7. Muito estranho esse caso do Ganguegospel.com, mas acredito que isso ocorra pois o site inicial redireciona para o arquivo modules.php, então o domínio principal tem o pagerank atribuído menor.

  8. claro qu tem. mas não é só o PR que define a colocação.

    imagine se google aparecesse em 1° em todas as buscas?nao importando a palavra…

    depende da palavra e o pagerank é o que dosa entre um site e outro. mas é obvio que depende da palavra buscada.

    😀

  9. Não depende apenas do PR, mas também da palavra pesquisada.. seria idiotice aparecer, por exemplo, sempre o site da adobe (PR10) mesmo em buscas como harry potter

  10. Meu site http://www.guiada25.com.br tem Pagerank 2, na busca pela palavra ?25 de março? ele aparece na segunda ou terceira opção, mas, tem sites com pagerank maiores que estão abaixo do meu, e tem 1 que eu quero que fique abaixo, que está acima, esse tem pagerank 3?
    o que tem a ver o pagerank entao com a colocação?

  11. É um dos fatores que contam mas não sao primordiais..

    pq pode ser que vc esteja fazendo spam na url (pq url conta bastante no ranking) ou mesmo seu site pode ser considerado malicioso

    []s

  12. Muito bom o artigo mas é bem parecido com muitos que estão na web inclusive nos tutoriais do google e do yahoo. (que também aconselham a inscrição no DMOZ para uma maior credibilidade)

    Muito se fala nos links externos e internos, mas e a quantidade de cliques que a página recebe no próprio google, é importante para melhorar o PR?

  13. Marcello (15/10/2006 às 9:44 am), existem várias ferramentas de monitoramento de posicionamento de um determinado site com suas respectivas palavras-chave.

    A que nós usamos e recomento está no site http://www.advancedwebranking.com

    É uma ferramenta profissional com possibilidades fantásticas. O trial é limitado.

    Boa sorte.

  14. Essa eu não sei cara.. eu sei de várias ferramentas que monitoram o posicionamento em vários dispositivos de busca, mas com base em palavras chave específicas nunca ouvi falar…
    =/

  15. Muito bom o tópico.. gostaria de saber uma coisa: alguém sabe se existe algum aplicativo q monitora a posição de determinado site nos mecanismos de pesquisa em relação a uma lista de palavras chave?

    Tem que existir alguma coisa assim.. seria útil demais.

    Agradeço a quem ajudar..

    marcello

  16. Parabéns pelo artigo. Sou leitor devoto de muitos colunistas, todavia, em especial, sobre googles e famílias.

    Abraços, ike

  17. Alexandre,
    Os sites são iguais mesmo? e a quantidade de links que levam a eles? são identicas? E os sites que levam as eles? são msmo iguais? bem, a extensão do domínio é UM dos fatores, há fatores mencionados com muito mais importância que esse, ter um domínio .org não é garantia de 1° lugar.
    [ onde você mediu essa diferença no pr? realmente foi uma queda muito brusca…]
    flavio,
    eu cito o google por ser o que eu mais conheço, e ate onde sei é o que tem mais acessos e buscas (no brasil), logo deve ser mais considerado…
    obrigado por falar o que é DMOZ ( nunca tinha ouvido falar, e acho que muita gente também não), procurarei saber mais a respeito da próxima 😉
    Paulo,
    de fato, não domino muito bem o assunto (e acredito que ninguem tenha o dominio total de um assunto como esse, e muitos outros no meio web), e exatamente por isso escrevi o artigo, para agrupar tudo o que sei, e depois ir unindo isso a qualquer coisa nova que eu vá aprendendo…além de receber o feedback e ver onde eu erro, e onde acerto..
    Não entendi de verdade seu comentario A parte de meta tags foi para esquecer mesmo
    Bom, vale lembrar que os comentario são sobre os artigos, e não sobre meu nivel de conhecimento ou ignorancia 😀
    []s

  18. Rochester,

    Concordo com o Flávio e Marcelo. Na matéria você estava bem, mas nos comentários…

    Falar sobre PageRank e SEO sem saber o que é o DMOZ demonstra que você escreveu sobre um assunto que não domina.

    A parte de meta tags foi para esquecer mesmo.

    Mas não desanime. Sua matéria não perdeu o valor.

    Para quem não sabe medir o PageRank de um site, aí vai um link:
    http://www.marketingdebusca.com.br/pagerank/

  19. Rochester sugiro vc se inteirar mais o que é o DMOZ, até porque se pretende publicar algo que seja útil sobre PR, o DMOZ é fundamental.
    O ODP ou DMOZ é o maior diretório do mundo, feito e atualizado por voluntários, e já que vc cita o Google como principal buscador, uso o mesmo exemplo. O diretório do Google é o mesmo do DMOZ,entre mais de 600 diretórios no mundo que usam o ODP como base.
    Ao contrário do que vc fala ter o site incluido no DMOZ não traz resultados imediatos, e sim duradouros. Não tem nenhuma ação que traga mais link externo e consequente aumento do PR do que ser incluido no ODP.
    Vc estava indo bem…

  20. Não sabia que Extensões como ?.gov? ganham mais relevância no geral do que ?.com?, ?.net? e outros.
    Registrei um site .org ( http://www.alagoas.org ) e nunca saiu do zero. Registrei um domínio .la e no primeiro mês já foi para 2 o page rank ( detalhe, o .org e o .la são sites identicos ).

    Alguém sabe o que faz um site cair de um mês para o outro de três para zero o pagerank?

    Outra dica interessante é nomear a página de acordo com as informações que ela tem.
    Exemplo :
    A página contém no conteúdo sobre futebol, vc nomeia ela como futebol.html e nunca como pagina1.html, pagina2.html e por aí vai.

  21. Ligia,
    é sim, basta olhar as mudanças que estão acontecendo, muitos sites investindo pesado mesmo nisso, apesar de ainda existirem alguns que simplsmente ignoram essa propaganda em massa grátis que se tem do site.

    Flavio,
    não foi falado aqui de sites (evito direcionar a um ou a outro, apesar do domínio total da google :D) onde se cadastra(não sei do que se trata esse…), mas valeu msm assim pelo link… para quem quer sinais mais imediatos pode ser útil..

    []s

  22. Os artigos que versam sobre SEO e SEM tem esquecido de mencionar algo de grande relevância, o cadastro de um site no ODP (http://dmoz.org). É muito importante o mantenedor ou o dono do site fazer esse cadastro.

  23. Relativo isso… com as oscilações da internet, novos sites todos os dias, diferentes assuntos diários e alterações de sistema, o complicado mesmo e´se manter sempre bem no pagerank.

    Esse assunto tá cada vez mais popular… e com certeza cada vez mais levado em conta. Bom ver que os profissionais da área tão correndo atrás para melhorar esse serviço…

  24. Sim marcelo, esses são os chamados chapeus pretos mas eu so falei disso pra avisar pra um cara q falou q meta tags nao funcinam mais.. elas funcionam sim, tanto que são ainda usadas INCLUSIVE por spammers…

    :p

    E eu vi varios blogs usando esse fato da cicarelli pra mostrar como SEO funciona (mesmo que mal praticado [ aproveito pra dar enfase que fica sujeito a punições que chegam ate a nao indexação do site]).

    []s

  25. É interessante como o conhecimento dessas técnicas de SEO podem ser utilizadas.

    Agora com esse vídeo da Cicarelli estourando na net, visitei alguns blogs que utilizam o nome dela em seus posts, para ver quanto aumentariam de visita.

  26. Meta tags valem sim cara…

    alem da questão da acessibilidade os mecanismos AINDA as consideram.. deixaram de concifar somente nelas, mas ainda as consideram…

    tem um caso de um portal que para aumentar as visitas, colocou nas meta tags palavras procuradas como britney spears, angelina jolie… e depois de um tempo passaram a chegar visitas vindas dessas palavras, sendo que o unico local que tinha elas era nas meta tags…

    🙂

  27. Luiz,
    Fonte das observações e analises dos sites, e também de informações que eles disponibilizam.

    Carlos,
    São fatores externos e internos que contam, e não basta ser muito linkado, os links tem que vir de sites com peso também…

    Trabalho em Casa
    Exato, o pagerank é uma nota que o mecanismo dá para o site. Mas vale lembrar que é AUTOR e não AUTORA 🙂

    Saulo,
    Valeu pelas informações aê, vou ler o texto dos links 😉

    []s

  28. É tudo tão simples: faça o website da forma correta. Nada do que foi dito aqui é algo especial, é apenas o modo de se fazer correto a web. Escrever bem, criar links entre as páginas (a web é interativa e flexível por natureza) etc.

    Pelo que eu sei, meta tags não valem nada há muito tempo. Mapa do site seria considerado mais confiável porque? Só serve para o bot achar mais rápido as páginas do site, de toda a estrutura, mas não garante nada.

  29. Colegas,

    O PageRank é uma nota que o Google atribui as páginas de sites de acordo com sua relevência para uma determinada palavra chave. O fato de um site / página apresentar PR 0 (zero) pode significar entre outras coisas que o Google ainda não indexou as páginas ou que ainda não considerou o site / página relevante.

    A relevância por sua vez é determinada pelos fatores descritos pela autora desta matéria, sendo que depois do conteúdo o mais importante segundo especialistas é o número de links externos para o referido site.

    Sucesso.

    Claudio Xerez

  30. Bacana o artigo, Rochester. A minha dúvida é até que ponto os links apontados por sites externos são decisivos na posição conquistada pelo site. Na leitura do livro A Busca, este critérios (digamos social) pareceu de destacar em relação aos outros.
    Você tem informações adicionais sobre isso? Abs
    Carlos

  31. Valeu pelos elogio ae galera…

    =D

    ah, e só pra constar, o ou não foi idéia do vicente 🙂

    Esclarecendo as duvidas…

    O fato de não contar o page ranks pode ser pq o site ja foi indexado, mas ainda não foi avaliado ou a pagina que voce esta visitando é ignorada ou no linkada, ou seja, nao tem locais que levam a ela, então nao existe no site…

    O criterio tempo vai mais para contar que o site realmente tem conteudo confiavel e relevante, mas ha quem ignore totalmente isso..

    qualquer duvida, sugestão, ou comentario, fiquem á vontade =D

    Thats All 😀

  32. Alow!

    muito bom o artigo, com certeza tudo funciona com os spiders, depois q comecei pesquisar sobre isso, consegui muitos bons resultados,

    um coisa q tb é interessante fazer é cadastrar no site de busca, ja ajuda bastande o spider saber q vc existe.

    valeu!

  33. Interessante. O Meu blog faz cerca de 2 meses que está no ar, mas não indica o PageRank do Google, embora o índice Alexa seja exibido, e creio que o resultado esta relativamente satisfatório pelo tempo de existência.

    O critério de TEMPO DE EXISTÊNCIA do site é determinante para a exibição do Page Rank?

    Pois outros colegas também inauguraram seus blogs na mesma época que o meu, mas nenhum apresenta índice do Google Page Rank… ou seja, Page Rank é zero…

    Alguem saberia me dizer exatamente como é esse esquema?

    Valeu

  34. Gostei do artigo. Achei o (ou não) engraçado. Se o sentido foi que não há certeza sobre alguns pontos, é verdade pois o algorítimo, além variar no tempo, muda para cada site de busca.

    Quanto ao hífen, não há problema, inclusive é recomendado como separador de palavras em diretórios e nomes de arquivo. O uso do hífen no domínio só estraga por não ser intuitivo.

    Outro ítem que prejudica o PageRank que vale a menção é conteúdo duplicado em sites diferentes. Mesmo com pequenas alterações, o Google não perdoa.

    Grande abraço,

  35. Concordo plenamente com seu texto amigo, fale lembrar tambem que um site semântico, patronizado, separando tambem Conteúdo de apresentação ajuda muuuito o seu site a ser indexado com um maior nivel de relevância.

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