Call centers migram para a telefonia IP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A tecnologia tem transformado a vida das pessoas e a tendência é que perpasse, cada vez mais, todas as suas instâncias, especialmente nas organizações e no trabalho. Neste sentido, os call centers ? um dos setores que mais emprega no País, especialmente mão-de-obra jovem no seu primeiro emprego e universitários ? buscam crescimento, profissionalização, aparelhamento tecnológico e desenvolvimento.

O caminho passa pela adoção de tecnologias que devem mudar o contexto da sua atuação, especialmente a comunicação de voz pela internet. Sem dúvida, o VoIP é uma revolução importante para as empresas deste setor, que começa a ganhar força, a médio e longo prazos.

Neste cenário, a convergência é um fator imperativo, principalmente com plataformas híbridas, que mesclam IP com TDM, preparando as empresas para o futuro, onde se estima que seja tudo em IP.

Porém, o entrave provisório, como em toda transição tecnológica, é a necessidade de se investir na substituição de equipamentos e soluções. Em função destes custos envolvidos, a migração para a tecnologia IP ainda é uma possibilidade para grandes empresas.

Investimento

Para a maioria das organizações, a economia gerada ainda não é atrativa o bastante para migrar de um sistema mais antigo. Entretanto, é bom não esquecer que, a exemplo de outras tecnologias que ficaram totalmente obsoletas, como o celular analógico, a migração é uma proteção do sistema no longo prazo, simplesmente porque os sistemas tradicionais não vão estar disponíveis nos próximos anos.

Como estamos projetando expectativas para o futuro, vale mencionar que, assim como os mainframes não foram abandonados, de imediato, e muitas corporações até hoje os utilizam, acoplados a soluções intuitivas, inclusive com acesso via web, a telefonia tradicional pode se adaptar, integrar-se e coexistir, por um longo tempo, ainda, com as soluções de comunicação de voz via internet. E, até, permanecer, se acopladas às novas.

É possível afirmar que a associação do VoIP ao uso das soluções existentes, ou seja, o modelo híbrido, no qual há o uso da tecnologia VoIP internamente e TDM externamente, configura-se numa excelente alternativa, já que permite a migração gradativa. Ora, a integração IP com as redes tradicionais de telefonia democratiza o uso e mantém os call centers menores na competição pelos clientes.

No longo prazo, é possível antever a redução de custos, por meio da redução de despesas com ligações telefônicas e redução de custos operacionais com a adoção de plataformas virtuais (IP), além do aumento da flexibilidade na alocação de pessoas e sites, o que favorece a descentralização das operações.

Trabalho a distância

O VoIP deve promover uma reorganização em toda a sociedade, inclusive do trabalho, com a inclusão de novos formatos, que pré-configuram novas disposições e desdobramentos.

Graças a esta integração de tecnologias é possível antever agentes de call center trabalhando, remotamente, de forma transparente para os contatados, pois a voz sobre IP opera independentemente do local em que os agentes estão.

Também, permite manter grupos de profissionais dispersos geograficamente, acolhendo os melhores e mais bem preparados, independentemente de onde estejam. Na prática, isto significa poder se conectar a uma rede de mini-call centers; partir para a prestação de serviços offshore e explorar diferentes modos de operação, quaisquer que sejam as condições.

Além disso, torna possível terceirizar tecnologia de call center, já que todo o aparato tecnológico pode estar em um Data Center e as PAs podem trabalhar remotamente. Aqui estamos falando da nova alternativa apresentada ao mercado que são os ?outsources de tecnologia?. Ora, o formato reduz investimentos e permite prestar atendimento diferenciado através da regionalização do atendimento e redução de custos com o trabalho em casa, de transporte, de energia etc. [Webinsider]

.

<strong>Cláudio Luiz Moreira de Sá </strong> (marketing@teclan.com.br) é especialista em tecnologias de call-center e presidente da <strong><a href="http://www.teclan.com.br/" rel="externo">Teclan Tecnologia</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

5 respostas

  1. parabens esta materia tem seu valor e bom que seja mais divulgada pos concerteza muinta gente não sabe desta tecnologia ja faso uso e minha economia e de 90 porcento e com qualidade excelente obrigado

  2. Parabéns pelo artigo.
    Realmente VoIP é a alternativa para as empresas que buscam reduzir seus custos com Telefonia.
    Claro que cuidados devem ser tomados em relação a banda e segurança, mas isto tudo tem solução.
    Nossa empresa tem implementado projetos onde a qualidade é excelente nada devendo ao tradicional TDM.
    Hoje a demanda já é grande para as PME´s também.

  3. A primeira vez que ouvi falar no voip foi no ano de 2004. Até hoje acredito que muitas empresas ainda não o conheçam. Incrível como o voip tem o poder de reinar absolutamente entre a web.

    Parabéns pelo artigo.

    abraços, ike

  4. Muito convincente a matéria, mas a realidade é bem diferente da teoria, principalmente em se tratando de Voip.

    São vários os detalhes que inviabilizam o uso do Voip, segue alguns dos calcanhares de Aquíles do Voip:

    Custo alto em tecnologia;
    Custo alto em SEGURANÇA (não pensem que é uma tecnologia segura)
    Custo alto em banda;
    Custo alto em qualidade e rapidez no atendimento;

    Estas são algumas das observações que devem ser tomadas com muito cuidado e atenção.

    O serviço de Voip da GVT é um exemplo, muitas empresas que decidiram migrar a tecnologia antiga (que diga-se de passagem é digital e a mais moderna do mundo) pelo Voip, se arrependeram amargamente pela transição, perda de dados e uma infinidade de problemas que tendem a aparecer com o tempo.

    Muita atenção no Voip, pois tem que evoluir uns 20 anos para se tornar madura, isso sem contar o fator SEGURANÇA não menos importante que falar a custos baixos. Que muitas vezes não se traduzem e economia.

  5. Realmente os custos que o VoIP oferece permitirá aumento de qualidade de atendimento dos Call Centers porque atualmente a telefonia fixa torna inviável um atendimento com qualidade devido ao stress que o operador tem de ser produtivo com o alto custo das ligações convencionais, com o VoIP as pessoas falarão sem ficar focado no tempo de ligação.
    Acredito que esta migração será em alta velocidade e 2007 promete ser o ano da telefoni9a VoIP, segundo endosso de Bill Gates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *