Por dentro do Microsoft XNA Challenge Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não é de hoje que a Microsoft promove competições para estimular estudantes e profissionais do mercado no uso de suas ferramentas e tecnologias. A Imagine Cup, conhecida como a ?Copa do Mundo da Computação?, por exemplo, terá em 2007 sua quinta edição organizada pela empresa.

No início deste ano, entretanto, uma boa novidade sacudiu o universo das competições Microsoft: o XNA Challenge. A competição, de nível nacional, foi focada em desenvolvedores de jogos e teve sua final realizada no começo de fevereiro, na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo.

O XNA é a nova tecnologia da Microsoft para o desenvolvimento de jogos ? leia matéria na época do lançamento aqui.

Entre seus destaques, está o fato de que um mesmo jogo feito através do XNA rodará tanto no PC quanto no videogame Xbox 360 com apenas poucos ajustes ou até mesmo sem. Além disso, o XNA introduz inúmeras facilidades ao desenvolvimento de jogos, permitindo que programadores, mesmo iniciantes, consigam criar ou modificar um jogo sem grandes problemas. Clique para baixar o XNA Game Studio Express.

Para participar do XNA Challenge, competidores de todo o país precisaram criar uma extensão para o clássico jogo ?Space War?, em que duas naves duelam entre si no espaço sideral. Ao baixar da web o XNA Game Studio Express, programa da Microsoft que permite o desenvolvimento de jogos através da tecnologia XNA, é possível ter acesso ao código-fonte do jogo, estudá-lo e consequentemente incrementá-lo.

E isso foi feito por dezenas de competidores, dos quais cinco finalistas foram selecionados para grande final em São Paulo, vindo de diferentes locais do país: Belo Horizonte, Itajubá, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. Em um evento muito divertido, cada competidor teve 15 minutos para demonstrar a sua idéia, jogando seu jogo ao vivo na presença do público e dos juízes (personalidades da comunidade brasileira de jogos, ligados à imprensa e entidades nacionais especializadas na área).

A criatividade exibida pelos finalistas foi bastante diversificada. Algumas propostas introduziram novos recursos às naves do jogo, como a possibilidade de jogar minas nos adversários e coletar itens para aumentar a energia.

Outras idéias adicionaram eventos interessantes ao game, como nuvens cósmicas de poeira que dificultam a visibilidade e a presença de um forte efeito gravitacional causado pelo Sol em contínua expansão, no centro da tela. Por fim, algumas propostas focaram em evoluir o enredo do jogo, criando missões mais bem-estruturadas para justificar o motivo pelo qual as naves duelam incessantemente.

De Pernambuco, entretanto, veio a idéia campeã, intitulada ?Space War Mission Commando?. Ao introduzir reconhecimento de voz em um jogo originalmente controlado por apenas joystick e teclado, a extensão inovou ao proporcionar uma nova experiência de interação para o jogador.

A proposta é utilizar um microfone para dar ordens específicas (como movimentação, disparo de mísseis etc.) às naves do esquadrão aliado, enquanto o joystick continua sendo utilizado para controlar a nave líder. Isso introduz elementos de estratégia e colaboração antes inexistentes no Space War original.

Mais do que uma vitrine da criatividade de gamemaníacos brasileiros, o XNA Challenge permitiu constatar como a criação de jogos está cada vez mais acessível a desenvolvedores. Especialistas, inclusive, já suspeitam que o próximo grande lançamento na área não será de autoria das grandes e tradicionais empresas de jogos, mas do público comum. Aguardemos (e joguemos, enquanto isso).

Consulte o manual do usuário do Space War Mission Commando (arquivo pdf). [Webinsider]

<strong>André Furtado</strong> (andrewilsonfurtado@yahoo.com.br) é doutorando em Ciência da Computação pela UFPE. Estudante embaixador da Microsoft, campeão nacional/mundial da competição Imagine Cup, consultor-sócio do projeto MyTV e líder do grupo de usuários Sharp Shooters.NET e mantém um <a href="http://thespoke.net/blogs/afurtado" rel="externo">blog</a>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

16 respostas

  1. Parabéns André! Que você continue como fator motivador da comunidade brasileira de computação.

    Abraço!

    Márcio Sete

  2. Excelente artigo André,

    O XNA está apenas começando a fazer a diferença no mundo de games.
    Tenho grande convicção que num futuro muito breve, estudantes e entusiastas dessa área vão escrever jogos cada vez mais criativos… e por que não, fazer sucesso com a idéia!

    Abraços.

  3. Furtado,

    Muito interessante o artigo. Até então, eu particularmente não me recordo de ter visto algum jogo com comandos de voz.

    Foi o que mais me surpreendeu neste projeto.

    Abraços e sucesso!!

  4. Show de bola André esse artigo deverá incentivar bastante o uso da tecnologia até mesmo para gamemaniacos que ainda não descobriram o mundo da programação dos games.

    Abração e muito sucesso.

  5. Salve nobre André,
    Primeiramente parabéns pela conquista do XNA Challenge.
    A inovação (reconhecimento voz), o roteiro e os novos elementos tornam o game mais divertido e prazeroso.
    Sou seu fã garoto!
    Muita luz e sucesso pro cê.

  6. Existe uma oportunidade de fazer um estágio na Inglaterra de 3 meses na área de games. Os interessados deverão me contatar. O custo do Estágio é de 16K dolares. Sugiro que seja verificado o investimento junto a instituições de fomento a pesquisa.

  7. André, seu artigo está de parabéns!
    Gostei principalmente da sua inovação com o Speech. Pretendo usar isso, no meu livrinho de games…, gostaria muito de incluir isso em um capítulo a parte, poderia me dar uma ajuda?
    Um grande abraço meu velho!

  8. André,
    parabéns pela matéria. Estou acompanhado mais esse assunto para saber como usar os melhores recursos no meu jogo. Continue assim. Abraços

  9. Assisti sua palestra, e fique interesado em um assunto: sobre comando de voz, gostaria de tua ajuda no que vc puder, quero desenvolver um sistema com comando de voz, se vc puder me ajudar, por onde começo, artigos, soft, plataforma, ide, etc. Obs. Não sei por onde começar… me da uma força amigão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *