Behavioral Targeting mapeia comportamentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Como sabemos, a internet é um dos principais canais de comunicação e negócios, que gera um percentual significativo de receitas e influencia direta e indiretamente outros canais.

Para elevar os níveis de confiabilidade, métricas e resultados, milhões de reais estão sendo investidos no desenvolvimento de iniciativas de marketing online. A promessa desses benefícios coloca o Behavioral Targeting nos sonhos dos profissionais de marketing digital.

O conceito de segmentação comportamental, conhecido como Behavioral Targeting, surgiu nos Estados Unidos dentre os profissionais de marketing direto como uma estratégia dirigida a conquistar uma parcela maior de vendas dentro um subgrupo específico, ao invés de buscar uma participação mais limitada de compras por usuários de todas as categorias.

Em seguida surgiram as primeiras estratégias de Behavioral Targeting na internet, mas a imaturidade do mercado fez com que o assunto ficasse esquecido. Atualmente a necessidade crescente de otimizar esforços de mídia, aumentar o ROI de campanhas e a lealdade do consumidor estão estimulando o crescimento de ações dentro do que podemos chamar de Behavioral Targeting, que hoje é um grande diferencial para portais e anunciantes. Em breve será essencial.

Mas com tantas ferramentas de segmentação na web, é importante entender a diferença ao se adicionar a palavra ?comportamental? a essa frase.

Hoje é muito comum falar a respeito de segmentação por região, por perfil (aqueles preenchidos em cadastros), por IP, etc. Muita gente acha que isso é Behavioral Targeting. Não é – o diferencial está no foco dado aos hábitos de navegação e consumo dos usuários. Essa é a novidade. Publicações especializadas têm publicado muito material sobre o assunto não é de hoje. este artigo de 2004 na ClickZ dá uma boa idéia.

Também é importante deixar claro que não há invasão de privacidade nesse tipo de estratégia. Muito pelo contrário. Os usuários deixam ?rastros? ao navegar na web. Essas informações captadas geram um banco de dados anônimo contendo centenas de variáveis. A inteligência está na interpretação dessas informações e no agrupamento dos perfis de acordo com suas similaridades.

A partir daí é que vem o grande benefício: individualizar o público-alvo. O simples fato de conhecer previamente as atitudes de um usuário permite que o anunciante crie peças com linguagem direcionada a ele, demonstrando conhecimento de seus interesses.

Imagine que você, como consumidor, está no processo de escolher um computador. Compara preços, funcionalidades e ainda indeciso. Em algum momento, ao clicar em um portal qualquer para ler uma notícia, se depara com um banner dizendo ?Vai continuar procurando um Pentium a vida inteira? As Casas Tabajara resolveram te dar uma forcinha: 20% de desconto, mas é só pra você. Pare de namorar e venha comprar?.

Essa situação já é possível. Ela é boa para o anunciante, que pode fazer render mais seus investimentos em mídia online, já que poderá direcionar suas verbas diretamente para o público-alvo, sem dispersão de dinheiro.

Os veículos também lucram com essa ferramenta, que amplia seu inventário publicitário e aumenta o interesse na veiculação em áreas ainda pouco exploradas.

A segmentação comportamental ainda alavanca a taxa de cliques de uma campanha consideravelmente, pois atinge um público realmente interessado no produto. Ajuda agências e anunciantes a atingir o verdadeiro objetivo da campanha e eleva o nível de satisfação do consumidor.

Essa modalidade de marketing é muito explorada nos Estados Unidos, mas ainda recente por aqui. É questão de tempo aparecerem serviços nessa linha para anunciantes no Brasil. [Webinsider]

.

<strong>Clecia Simões</strong> (csimoes@predicta.com.br) é gerente de marketing na <strong><a href="http://www.predicta.com.br" rel="externo">Predicta</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. Pergunta: O que sites como Saraiva e Submarino fazem, podemos comparar como Behavioral Targeting quando eu escolho um determinado tipo de livro e quando volto ao site me aparecem varias sugestões depois que efetuei uma compra?

  2. Estamos utilizando na Ciashop a ferramenta da empresa eBehavior Marketing Comportamental que tem foco em traçar o perfil do usuário. O que tá fazendo tanto sucesso nos EUA já está disponível de forma extremamente acessível e com relatórios ricos em informações. Basta o cliente trabalhar de forma correta as informações e priorizar principalmente a qualidade. Não adianta nada você saber o que o seu cliente quer e não ter um plano estratégio para contactá-lo e fidelizá-lo. Behavioral Targeting já faz parte do cotidiano da Ciashop.

  3. Clecia,
    Não sabia que esse seu estudo estava publicado aqui no webinsider.
    De qualquer modo… BT é simplesmente umas das coisas mais importantes quando falamos em behavior dos clientes dentro de um site. Eu acho incrivel quando discutimos mídias online porque muitas vezes podemos coletar informações dos clientes sem que eles saibam. Deste modo, muitas vezes as informações são mais precisas e ao colocar o banner ?Vai continuar procurando um Pentium a vida inteira? terá um alto potencial de conversão. Mas o mais legal de tudo é que todos ganham, o cliente (o produto que precisa por um preço em conta), anunciante (alto numero de conversões), veiculo (alto numero de impressões), AdNetworks (alto numero de clientes).

    Abraços

  4. Olá Clécia Simões e visitantes do webinsider,

    Saber comunicar-se com o público alvo qualificado de seu produto ou serviço, a partir do entendimento de seu comportamento de fato é extraordinário, ainda mais chegando ao ponto de individualizar o atendimento pelas suas preferências.

    Acredito que o poder deste processo estará na gestão destas informações, a partir do entendimento primeiro das necessidades humanas.

    Falar sobre comportamento é também falar sobre as satisfações emocionais. Onde tive a oportunidade de escrevar um pouco a respeito com o artigo: http://www.negocios-de-valor.com/artigos_carta_comercial.asp

    Certamente é um mundo fascinante e abre as formas de se buscar mais resultados, com diferenciais estratégicos!

    Forte Abraço,

    Pedro Majeau
    WEB Marketer

  5. Simplesmente é a melhor forma de investir a verba do cliente, anunciando o produto para quem quer comprar o produto.

    Muitas agências de internet no Brasil ainda trabalhando com dados estatísticos simples, como pageviews e numero de visitantes para medir a eficiência dos websites e portais.

    O importante é saber como o usuário se comporta dentro da interface do projeto, onde ele foi, onde ele clicou, onde passou o mouse, etc. Esses são dados fundamentais para se direcionar a propaganda no portal.

    Atualmente tenho um sistema que desenvolvi para meu website onde obtenho todas essas informações, é surpreendente saber o que o usuário faz e excuta no seu website. Assim podemos definir modelos de navegaçnao para explorar melhor as atividades.

    Caso alguem tenha interesse em lançar esse produto comercialmente, estou a disposição para conversar. Possuo uma página de demosntraçnao desse software.

    Contatos podem ser feitos pelo http://www.codeorama.com

  6. Excelente matéria, realmente estamos em busca da perfeição, cada dia novas ferramentas despontam no meio digital trazendo embutidos novas formas de nos relacionarmos com as pessoas. Espero ganhar muita grana com essas ferramentas, fico aqui lendo todas as materias para poder entender a dinamica do mercado. Vou continuar estudando, acho que estou no caminho certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *