Site novo com page rank 5 em poucas semanas?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muitas técnicas de Search Engine Optimization (otimização da posição nos instrumentos de pesquisa) são descobertas e usadas empiricamente já que o Google, o senhor de todos os instrumentos de pesquisa, divulga muito pouco sobre como seu sistema de ranqueamento funciona.

Quando uma técnica é testada e funciona, algumas teorias podem lhe ser atribuídas, embora estas teorias dêem embasamento racional, são apenas suposições comprovadas pela prática.

Uma das técnicas que eu descobri, testei e uso tem como objetivo elevar rapidamente o page rank de um site novo em poucas semanas. Esta técnica tem sua eficácia empiricamente comprovada, porém posso apenas criar hipóteses para explicar seu funcionamento.

Como todos nós sabemos, o sistema de ranqueamento do Google funciona como um gerenciador de reputações. Reputação de um domínio. Todos os dias, mais de 30.000 domínios gTLDs (Generic Top Level Domain, exemplo, domínios terminados em; .COM, .NET) expiram, ou seja, são deletados da base ativa de domínios da VeriSign e são disponibilizados para o mercado. A grande maioria destes domínios deletados já possui uma REPUTAÇÃO cadastrada no Google devido seu passado. Muitos domínios expirados são antigos e possuem alto page rank!

A técnica que descrevo é simples e permite elevar o page rank de um site novo, com page rank zero, para page rank 5, ou mais, em poucas semanas. É pouco ortodoxa, não deve ser incentivada, mas acontece na vida real.

Basta adquirir vários domínios expirados com page rank elevado e usar o redirecionamento HTTP 301 para transferir a reputação antiga do domínio expirado para seu novo site. Caso você queira, opcionalmente poderá usar o comando CNAME dentro do DNS e obterá o mesmo resultado.

Esta técnica permite rapidamente retirar um site do sandbox do Google e elevar seu page rank em poucas semanas já que transfere a reputação de um domínio para o outro. O Google divulga que ?zera? as reputações quando um domínio é deletado, porém, na prática isso não tem ocorrido. Talvez eles zerem a reputação só de alguns domínios, ou apenas apaguem o page rank mas mantenham sua data de criação.

O sistema da VeriSign que disponibiliza diariamente os domínios deletados teve como efeito colateral a criação de um mercado de reputações, que podem ser adquiridas, vendidas ou transferidas. A compreensão deste fenômeno é grande no exterior e diversos jogadores já atuam profissionalmente neste novo mercado.

Porém, este jogo só pode ser jogado pelas empresas credenciadas pela ICANN como Registrars, ou seja, distribuidores diretos de domínios gTLDs. Estes distribuidores têm acesso direto e privilegiado ao arquivo de zona de DNS da VeriSign e sabem com antecedência que domínios serão deletados e qual o page rank de cada um.

O processo de credenciamento de uma empresa como Registrar pela ICANN é extremamente complexo e tem diversos tipos de exigências: técnicas, administrativas, securitárias e financeiras. Muitos Registrars têm trabalhado na compra, venda e monetização de domínios deletados devido à reputação e tráfego que estes domínios possuem. Este é um novo modelo de negócios que mescla o mercado de registro de domínios, links patrocinados e search engine optimization.

Acredito que o mercado de Search Engine Optimization operado pelas agências deve seguir o caminho high-end do mercado, ou seja, aquela otimização básica, sem muito esforço, pão-com-manteiga, deve ser totalmente dominada pelo mercado fragmentado, onde pequenos consultores e webdesigners irão incluir SEO no seu mix de produtos.

E caberá às agências de SEO migrar para o segmento mais especializado do mercado, onde o valor agregado pela melhoria da posição no Google valerá tanto que SEO de resultados será pago a preço de ouro.

E isso só poderá ocorrer se a agência entender profundamente, ou no mínimo, tiver um parceiro estratégico no mercado de registro de domínios e aftermarket. [Webinsider]

.

Ricardo Vaz Monteiro (ricardo@siter.com) é é ICANN Fellow e autor dos livros "Escolha seu.com" e "Google Adwords: a arte da guerra".

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

180 respostas

  1. Ótimas dicas parabéns pelo artigo – Nunca pensei em uma possibilidade dessa!

    Mas será que o Google já corrigiu isso – por que conseguir PR desse jeito é muito fácil!

    Vivendo e aprendendo 🙂

  2. Se eu tivesse pensado nesse tipo de ideia eu teria ido em busca de feito essa técnica nesse meu mais recente projeto, mas é assim mesmo vivendo e aprendendo 🙂

  3. [ 1º ]
    Vagner

    Data : 09/06/2012 às 14:57
    Cidade: São paulo
    Atividade: Divulgador

    Bom gostaria de saber se um dominio foi tirado a mais de 2 anos com posso saber se existe pangrank ainda grato.

    bom tenho essa loja virtual http://www.dicasparaweb.com e gostaria de divulga a cada dia mais mas sem gastar muito

  4. Bom gostaria de saber se um dominio foi tirado a mais de 2 anos com posso saber se existe pangrank ainda grato.

    bom tenho essa loja e gostaria de divulga a cada dia mais mas sem gastar muito

  5. Quando eu penso que sei alguma coisa descubro que ainda falta muito para aprender e com essas suas dicas eu aprendi mais um pouco.

  6. Sim, essa prática de comprar domínios que foram desativados e que ainda possuem pagerank alto existe e é muito difundida. Tudo é válido, é uma estratégia!

  7. É uma dica muito legal, mas com o tempo os domínio removidos perder o PR. Mas quem conseguir um domínio com PR alto vale apena usar.

  8. Aconteceu isso comigo, comprei um domínio “novo” com pagerank 3 (não é muito eu sei), esta parkeado (exibindo anuncios) ha uns dois anos e o pagerank se mantem até hoje, fiz uma pesquisa com uma ferramenta de seo e verifiquei que ele tinha, na epoca, 288 links vindos de 71 dominios. No meu caso foi sorte, devo te-lo comprado logo depois de expirar, mas se funciona para um PR 3 deve funcionar para PR 5 ou outro qualquer, o conceito é o mesmo. O curioso é como alguem deixa um dominio PR 5 expirar?

  9. Usamos o No Follow Reciprocity que checa todos os links que colocamos.

    Quem põe nofollow recebe nofollow automaticamente. É ótimo porque não precisa checar todos os links, e é justo, recomendo.

    Portal Versus Games

    Portal Versus Games

  10. olá turma! este artigo é de 2007 e vejo que até hoje, outubro 2010 tem gente acessando. me digam uma coisa, estou pensando seriamente se não é super arriscado fazer isso hoje em dia. o google tem usado medidas diferentes e é contra isso. me falem suas opiniões e sabem exatamente como esta hoje isso. muito obrigado. abraços
    marcio

  11. Gostei do conteu agora sim posso ter uma noçao de como funciona. Grato gostaria de deixar minha pagina para comentario e criticas.
    paineis

  12. Seria um bom método, não muito justo, mas bom. Agora uma pergunta: Como alguém com um pagerank alto, pr5 por exemplo, consegue perdeu o domínio? A gente lutando conseguir pr1…

  13. Olá, Pagerank é muito importante, parabens pelo post! eu sou o adm 2gdownloads, que está em 2 lugar no (central blogs) categoria downloads. Bom depois que procurei melhorar e entender sobre pagerank, meu blog cresceu muito. Como sou afiliado do buscapé, estou recebendo por mes cerca de 70,00 com cliques, nao é muito mas em se tratando de blog, está muito bom.
    enfim, querem crescer na internet, façam um site com “conteúdo”, que na minha opnião é o mais importante, e nao se esqueçam de colocar um bom corpo de meta tags!!
    um abraço
    oliva adm 2gdownloads

  14. Na prática isto é ético? Aumentar a audiência de um novo site com links cujo conteúdo nada tem a ver com o atual projeto? Será o usuário é tão estúpido a ponto de procurar a informação A no Google e ficar satisfeito com uma resposta B, que nada tem a ver com o objeto procurado?? Audiência não é tudo meus amigos, é preciso qualidade 😉

  15. Nada melhor que conteúdo, isso sim faz o seu site ser reconhecido e crescer. Esta prática descrita no post pode dar resultado sim, mas o importante para mim é crescer com visitas interessadas pelo conteúdo, ser bem falado em blogs com conteúdo relacionado, ou seja, da forma mais correta. Desta forma pode dar certo, mas aí acaba a graça.
    Abtraços.

  16. Quero deixar a minha dica para todos os webmasters que desejam aumentar seus pagerank´s….acessem http://www.portalhero.com.br/ e depois cliquem na seção divulgue seu site…lá tem um tutorial que ensina como aumentar o número de visitas diárias, divulgar o site através de outros sites e muitas dicas da hora! Vale a pena conferir, todos os serviços do Portal HeRo são gratuitos!

  17. Meu site quando comecei consegui o Page rank 3 logo no final do primeiro mês, mais passar para o quarto foi um tarefa muito difícil, mais até que enfim, hoje tenho o 4! 😀

  18. É uma técnica interessante, mas que também dá muito trabalho e gasto de dinheiro.
    Para conseguir comprar domínios e fazer o redirecionamento não é tão simples, embora dê certo.

  19. Olá, o artigo acima é realmente muito bom. A troca de links entre sites melhora realmente o posicionamento do mesmo em resultados de pesquisas e como consequência o pagerank, mais vale lembrar que um site pode ser o primeiro no Google(BR), mas no Google(USA) não ser.
    O legal é fazer parcerias de troca de links com sites estrangeiros também.
    No nosso site você pode fazer toca de links e melhorar seu posicionamento assim aumentando seus acessos.
    http://www.supercifranet.com/parceiros.php

  20. olha, eu vejo inumeras maneiras abordadas para o aumento do page rank, mas realmente acho que conteúdo relevante aumenta por si só seu page rank, meu blog por exemplo, tem apenas 1 mês e meio de vida, e as previsões dizem que meu page rank deve ser entre 3 ou 4, o que para mim de início ja esta bom, mas o artigo é muito bom, bom mesmo!

  21. É como ja foi dito, pouco se sabe sobre page rank, mas uma coisa é certa nada do q é divulgado é veridico … por exemplo tenho um site de uma pagina q o conteudo é ridiculo (é tipo uma pegadinha para os amigo) e o page rank foi para 4 em um mês. Pensei nas parcerias q fiz (é uma hipotese) mas tenho outros sites q tb fiz as mesmas parcerias e o page rank é menor.

    http://amigo.carbonel.net – PR4 (um mês)
    http://www.carbonel.com.br – PR3 (as mesmas parcerias)
    http://www.carbonel.com.br – PR2 (praticamente as mesmas)

    obs.: se alguem tiver alguma ideia por favor me de um toque. professor@carbonel.net

  22. Caramba, muito bom seu artigo!
    Criei um blog, com dominio do blogspot mesmo, só para brincar um pouco nessa área e cada dia estou gostando mais da coisa…

    Atualmente tenho pagerank 1, com 3 meses mais ou menos de Blog. Quero chegar até o page rank 4 nas proximas atualizações. Vamos ver se consigo!

  23. Legal, meu site ta com pagerank 2
    quero ir pra 4 na proxima atualização
    vo ver se consigo backlink pr7 hehehe ;D
    abraços
    legal o site de vocês!

  24. É realmente tem coisas dificeis de se entender (por equanto) é um conceito o tanto quanto polêmico esses esquemas de pagerank e do que as empresas tem feito…

    Mas aos poucos vai fazendo sentido!

  25. Adoro pessoas que falam sobre aquilo que não sabem, e deliro com gente que que dá sentenças sobre aquilo que nem sonha. A sério, fazem-me sentir criativo!

  26. Eu gostaria, se possível, de saber mais detalhes sobre essa técnica de adquirir domínios expirados e redirecionar para o meu site……Se possível, me manda um e-mai.Isso ajudaria bastante!

  27. Acho perfeitamente válido a transferência de reputação / PageRank o conceito foi transferido do mundo real com fusões/aquisições e com a evolução natural de empresas e marcas.

    Independente do google ou da Internet se a marca Coca Cola estiver disponível ela não deixa de ter valor comercial.

  28. eu acho que como o google não fala como posiciona os site tb não devemos fazer para posicionar nossos site.
    eu conheço uma empresa que criou diversas páginas internas falando um monte de coisas repetidas isso é ilegal se ninguém ficasse sabendo?

  29. Ótimo poste para discussão com várias opiniões, eu acredito que em partes isto é um técnica de black hat, mas por outro lado se eu tenho um site/empresa de supermercado e encontro um domínio do mesmo seguimento disponível no mercado, por que não compra-lo e usar como trampolim para o meu ??? É a mesma coisa quando uma rede de mercado compra o outro, estas técnicas e táticas fazem parte do mundo bussines.

    Meu site: http://www.mdesigner.com.br

  30. Eu não vejo problemas em redirecionar uma url para outra. Imagine que você tem um negócio x, aí descobre que um domínio muito sugestivo e ligado ao seu negócio está liberado para registro ou a venda. Esse domínio além de ser ótimo e ter tráfego direto (internautas ditando direto no navegador) está cadastrado em diversos sites e diretórios, gerando tráfego relevante ao seu negócio; o que faria? Um novo site para concorrer com o seu? Ou simplesmente irá redirecioná-lo para aproveitar o tráfego proveniente de tal domínio?

    Acho que nem existe essa coisa de punição, exatamente por motivos como esse, você pode ter um domínio .br e depois adquirir os outros e redirecionar. Você também pode ter um site e mudar de nome (domínio) mantendo o antigo apontando para o novo. Acho que isso é um direito nosso, redirecionar. Quanto a questão de se herdar o PR ou a relevância do domínio, acho que não é por aí, são simplesmente centenas, ou até milhares de links que após o redirecionamento passam a apontar para o site, gerando obviamente um aumento do pagerank do site de destino, porém, dependendo das palavras utilizadas nos links pode não representar vantagens.

    Um site de venda de carros por exemplo, compra e redireciona um domínio de uma loja de roupas femininas, cujo os links contenham as palavras ou sejam em sua maioria relacionados a roupas feminias no máximo colocará o site de veículos bem posicionado em termos ligados a essas palavras, atraindo um tráfego nada segmentado, ou até nenhum tráfego já que vai ficar claro na busca que que se trata de uma loja de automóveis, e a Guria quer comprar um vestidinho.

    Quanto ao que o Nacara falou, de fato conteúdo é importante, mas se for uma busca específica, com o termo hospedagem ou hospedagem de Sites por exemplo, pagerank conta muito. Pode ser o site mais otimizado do mundo, com um super conteúdo sobre hospedagem e mesmo assim as primeiras colocações será de quem tem PR lá em cima.

    Para Sites de variedades, que os termos usados acabam sendo frases enormes, conteúdo relevante e um bom tiúlo + otimização são mais que necessários. Importante ressaltar que o pagerank atual de um site, nem sempre é o que se vê na barrinha, ele varia mesmo sem alteração visual na barra do google. Bom, espero ter ajudado a quem está começando a lidar com isso, a entender que não é tanta vantagem comprar domínios expirados, até porque sendo internacional, os termos dos links serão em outro idioma, só vai colorir o indicador da barrinha de verde, sem representar vantagens reais, e ainda corre-se o risco de atrapalhar caso seja um domínio queimado com o gigante das buscas.

  31. Pelo amor de Deus, quanta gente chata…

    Entendam uma coisa, ó puritanos virtuais: abordar uma técnica blackhat a fim de conhecimento não é o mesmo que incentivá-la.

  32. Acho interessante essa informação, porém, o google em breve cuidará de resolver essas práticas, más como quase tudo na vida tem jeito, aparecerão outras maneiras de SEO.

  33. Ressalvas;

    Redirecionar mais de uma url para o mesmo site é penalização na certa, pode apostar, já fiz esta bobagem. No meu caso foi leve neste periodo (já levei dezenas, fiquei fora dos buscadores deparceiros googles (uol e terra) que são muito utilizados. Se o redirecionamento for por freme é exclusão do cadastro google até que você retire o redirecionamento.
    Vale a pena testar oq dá para fazer ou não com o google, mas nunca com o seu site que vc mais capitaliza…

  34. Para André
    ==========

    o google já conhece essa técnica…

    Pois é. Taí a coisa que considero mais interessante deste artigo, o Google sabe, diz que é contra a política, diz que tomou providencias e etc. Porém, continua funcionando, então a minha conclusão é, novamente, o Google simplesmente não pode fazer algumas coisas por motivos técnicos E/OU jurídicos, então usa o guidelines e seu potencial de divulgação para coibir. Apesar de divulgar que não funciona mais…

    Para Fábio:
    ===========

    adiquirir domínios que possuem má reputação.

    É verdade. Isso pode acontecer. Você pode registrar um domínio de um spammer. Tai uma boa recomendação: antes de regitrar um domínio no processo de liberação, verifique o histórico do mesmo…

    PageRank de 5/10 sendo que se site nao tem nem 10 pageviews

    Quando o pagerank é maior você passa a ser posicionado melhor nas buscas, daí, o volume de pageviews aumenta…

    Um blog,site, hot-site não deve utilizar de domínios que ja existiram

    Não ? Devido a diversos motivos: escassez de bons domínios novos, tráfego residual e etc… o mercado de registro de domínios que não foram pagos e são re-disponibilizados é muito forte. Virou um modelo de negócios, alias, necessário porque recicla nomes que não são mais usados.

    Ponto negativo para este post.

    Você leu o post? Está escrito: É pouco ortodoxa, não deve ser incentivada, mas acontece na vida real…

  35. Tenho que discordar com essa técnica de SEO , tanto por que se vc adiquirir domínios que possuem má reputação , vc vai cair nesse buraco e pode ser excluido de varias listas de buscas do mundo , o seja vc vai ser limado desse meio .

    Oque adianta você possuir um PageRank de 5/10 sendo que se site nao tem nem 10 pageviews? , entende? a reputação de um site pode vir a tona como um sonho , mas pode desmoronar e se transformar num pesadelo, dando a obrigação de vc destruir o domínio e até mudar o nome da sua marca devido a sua falha no webmarketing e sua péssima reputação no google.

    Ponto negativo para este post.

    Um blog,site, hot-site não deve utilizar de domínios que ja existiram, isso é atitude spammer e vários desses domínios de alta reputação são utilizados para vazamento de informações sigilosas como documentos e até mesmo link para downloads de virus.

    http://www.suspensa.info | Marketing de Guerrilha

  36. Para Flávio:
    ============

    Obrigado por admirar meus artigos, vou tentar minimizar os termos técnicos e em Inglês… Eu gosto muito de jogar Xadrez porém não faz sentido comparar Xadrez com SEO uma vez que Xadrez é um jogo interativo com informações perfeitas, ou seja ana conhece todas as jogadas anteriores de beto (essa linguagem é usada pela teoria dos jogos), no caso de SEO isso não ocorre.

    Caso você goste de teoria dos jogos, recomendo fortemente a leitura do livro Teoria dos Jogos do Duilio de Avila Bêni.

    O mais importante do artigo não é a técnica em si, ela é irrelevante. O que NÃO É irrelevante é a minha conclusão de que o Google minimiza danos através das informações que ele disponibiliza para o mercado, e ele faz isso devido limitações técnicas e/ou jurídicas 😉

    Também se determinadas entidades… ?intere$$es? em jogo

    O fato da entidade ter interesse econômico não invalida seu discurso. É do jogo democrático. Todos temos interesses… inclusive o Google!

    Para Charles
    ============

    Lembre-se que o Pagerank é uma medida genérica da reputação do domínio, porém, quando você faz uma busca ela é específica, ou seja, você pode estar super bem posicionado para uma palavra e não em outra.

    Espero ter elucidado.

    []s

    ricardo

  37. Eu não sei se estou certo, mas esta técnica deve ser parecida com esta do GangueGospel.com:
    http://www.ganguegospel.com/modules.php
    Esta página especificamente tem PageRank 8, porém, esta página não esta bem colocada nas buscas do Google.
    Isto é, esta técnica gera um PageRank falso que não traz resultado algum nos resultados de busca.

  38. Olá Ricardo,

    Sou admirador dos seus artigos, notadamente nas minúcias técnicas, talvez com uma razoável dose de estrangeirismos, mas talvez o meio exija.
    Sou um eterno aprendiz e praticante de SEO com resultados práticos bem consistentes e que não vem ao caso, apenas para me posicionar quanto ao meu conhecimento. Estou do lado dos que consideram falta de ética o que você expõe no seu artigo. Não só a pratica como também acredito que esse artigo incentive as pessoas a ?tomar atalhos?.
    SEO é muito semelhante ao xadrez, onde você aprende a jogar com qualquer livro de 100 páginas, mas ser um bom jogador é necessário começar lendo uns 10 livros de 400 páginas somente sobre aberturas e muitos outros sobre o resto do jogo. Ou seja, SEO é 1% técnica e 99% estratégia. Ai é que reside o problema, estratégia em SEO é muito difícil aprender. O resultado é demorado e as garantias não existem. E as pessoas, tanto os profissionais e clientes não tem muita paciência.
    O que deve ser incentivando é o desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento, não os ?atalhos?.
    Também se determinadas entidades acham correto determinadas práticas não é o caminho, até porque sempre há ?intere$$es? em jogo.
    Conhecer as técnicas e pensar pelo lado do usuário é o caminho, nunca os atalhos.
    Continuo sendo um admirador.

  39. Para Gustavo:
    ============

    Obrigado pelo Post. Teu comentário é ótimo. Eu não acho que aumentar o Pagerank de um site através de domínios deletados seja a resposta definitiva para a otimização de um site, não, alias, eu não disse isso. Na minha opinião é uma técnica AUXILIAR, ela substitui um bom conteúdo ? Claro que não. Talvez o artigo tenha dado esta impressão porque muita gente acha que o Pagerank é a medida máxima do seu desempenho, o que não é verdade.

    Então respondendo sua colocação: Sim, nem o Pagerank 10 nos salva da falta de conteúdo, ou do conteúdo irrelevante! Mas, eu considero lidar com domínios deletados uma técnica AUXILIAR válida.

    Google pode penalizar seu site removendo a importância de links externos, e no caso, de domínios se achar que foram adquiridos para puro incremento de PageRank

    Boa colocação, a minha avaliação é que independente de uma medida extrema, ou de uma penalização, eu acredito que o Google não pode, por motivos técnicos e em alguns casos jurídicos, fazê-lo. Imagine por hipótese que vc transfira o Pagerank de um domínio para outro e o Google te puna por isso, ora, essa questão pode ser questionada na justiça. Como vc já deve ter percebido existe um novo modelo de negócios no mercado: processar o Google! Então, eu acredito, e esta é uma crença baseada na minha experiência e nas minhas pesquisas na Internet que o Google usa a informação, através dos guidelines e através de seus blogs e etc… para minimzar práticas que não são de seu interesse, ao invés de efetivamente puní-las.

    Agradeço sua participação na discussão desta questão.

    Para Fred
    =========

    É essa a questão. Você acha aético, a Internet Commerce Association, acha ético. Ética é uma discussão racional, filosófica, daquilo que é certo ou errado. Algumas questões são consolidadas na nossa sociedade: Matar não é ético. Porém, outras questões não são definidas como éticas porque há divergência na própria sociedade. A ICANN por exemplo, não inibi modelos de negócios voltados para domínios deletados.

    Eles acham que tudo é muito novo para que uma entidade julgue o que é ético ou aético. Eu compreendo e respeito sua posição, porém ela não é um consenso no mercado.

    🙂

  40. São argumentos não me convenceram; não é porque muitas empresas fazem que é correto.

    Para mim não é correto, nem ético. Você está maquiando um ranking de um site que não possui tal ranking. Agora, se o Google permite, fazer o que, né?

    Vender, comprar, emprestar domínios é uma coisa; outra é transferir uma dita reputação de X para Y.

    Torço para que o Google corriga essa imperfeição no sistema deles.

  41. Olá Ricardo,

    Muito válida a discussão. Há várias questões envolvendo práticas como essa e eu gostaria de apresentar uma perspectiva diferente.

    Por que se usar técnicas para puro incremento de PageRank sendo que é sabido que esse fator isoladamente não tem peso algum quando se trata de rankings? PageRank é apenas um entre vários indicativos da popularidade de um site.

    Não seria mais apropriado, nem entro na questão ética ou aética, promover uma criteriosa pesquisa de palavras-chave, criação e distribuição de conteúdo, uso de tecnologias amigáveis aos robôs, usabilidade e web standards, só para citar algumas, como estratégias comprovadas de uma plano de SEO?

    Eu pessoalmete uso PageRank mais para análise da distribuição do valor entre as páginas de um mesmo site do que para simples entendimento da popularidade global do site. Nesse caso não me interessa o valor do PageRank mas sim se o valor é uniformemente passado entre os diferentes níveis da estrutura do site. Páginas órfãs tem menor probabilidade de terem bons rankings.

    Sobre a lenda do Google banir sites, já ouvi de muitos especialistas que banir é uma palavra um pouco forte. Acontece, mas apenas em casos extremos. A palavra certa é penalidade. Google pode penalizar seu site removendo a importância de links externos, e no caso, de domínios se achar que foram adquiridos para puro incremento de PageRank.

    O objetivo do Google, e por isso se tornaram a maior e melhor ferramenta de busca no mundo, é apresentar o resultado mais relevantes para a busca do usuário. Se torna um contrasenso investirmos nosso tempo e dinheiro em técnicas que inflam a qualidade de um site artificialmente. Está na hora de mudarmos o foco da indústria de SEO para práticas que garantam o sucesso do site a longo prazo ou não tem PageRank 10 que nos salve.

    Abraço,

    Gustavo Bacchin
    Daily Search Blog

  42. Boa idéia Ricardo!

    Vou escrever alguma coisa nesta linha de Chapéu de boiadeiro. =) Brincadeira a parte realmente é difícil classificar os Hats. E por isso que devemos testar mesmo as técnicas. Tomando cuidado para não impactar de uma marca já estabelecida.

    Eu já conhecia esta técnica de domínios deletados. Acabei sem querer pegando um .br reciclado. No meu caso foi pura sorte e saiu por apenas R$ 30,00. =)

    Nem sabia que tinha uma Moldova! Concordo que tem muita oportunidade no mercado de domínios. Eu desconheço completamente esta área, mas já vi muita gente ganhando dinheiro nela.

    Ah, terminei seu livro e vou postar uma resenha dele no blog.

    Grande abraço,

  43. Para Paulo:

    Obrigado pelo Post.

    Quando li pela 1a. vez sobre esta técnica nos fóruns da Internet, notei que existia uma confusão danada… alguns diziam que não funcionava, outros que sim, outros que o bicho papão, digo, o Google, iria te condenar a algum Gulag ou ao fogo do Inferno… Então, achei conveniente testar empiricamente e tirar minhas próprias conclusões.

    Minha conclusão é que existem técnicas que o Google não pode, seja por questões técnicas ou jurídicas, inibí-las totalmente, apesar de DIZER que o faz, então a minha opinião é que eles usam os guidelines, como política de redução de danos. Essa é a minha avaliação.

    existem profissionais especializados nisto que usam até programas para conseguir capturar este domínios no momento exato da liberação.

    Não é ilusão conseguir bons nomes. Algumas dicas:

    a) Alguns Registrars não registram domínios deletados para eles, registram para terceiros, ou seja, vc pode participar mesmo não sendo um Registrar. Veja meu post acima onde indico algumas empresas.

    b) A maioria das empresas que atuam neste mercado focam a captura em gTLDs (.COM e .NET) porém existem inúmeros ccTLDs (country code top level domains) onde é fácil, barato e tem baixa concorrência… A lista de todos os ccTLDs pode ser encontrada aqui:
    http://www.iana.com/root-whois/index.html

    Exemplo: http://www.Nic.md (MD é de MOLDOVA), uma ex-república soviética. Semana passada eles liberaram o domínio http://www.endoscope.md com pagerank 4 por míseros US$40. Um nome excelente e por um preço ridículo, muito barato mesmo. Este domínio pode ser vendido por US$ 2.000 fácil.

    O que quero dizer é que existe ainda MUITA oportunidade neste mercado, tanto em gTLDs como em ccTLDs.

    Nota final: No caso específico de ccTLDs então… eu duvido realmente que o Google consiga resetar o PR de um domínio ccTLD ! Why? Google é um registrar gTLD (assim como o Nomer.com… é claro com uma pequena diferença de tamanho hehehe), mas como eu ia dizendo, para resetar o PR de um domínio ccTLD o google teria que ler os zone files de todos os ccTLDs e acompanhar quais são deletados. A maioria dos ccTLDS não disponibiliza o zone file (caso do Brasil por exemplo)… então não dá.

    🙂

    Espero ter esclarecido mais este ponto.

    Caro Paulo, a discussão se é black-hat, grey-hat, white-hat ou chapéu de boiadeiro é muito boa ! Vale um artigo só dedicado a esta questão. Alias, se o artigo tiver um articulista contra e outro a favor, pode ajudar em muito a iluminar um pouco o que pode ou não ser feito em nome do Search Engine Optimization.

  44. Opa Ricardo. Artigo bem claro.

    Considero esta prática como Gray Hat para Black Hat. O que acontece é que muita gente da área (domainers) já sabe disto e é uma ilusão conseguir um domínio com um preço razoável e pagerank alto, já que existem profissionais especializados nisto que usam até programas para conseguir capturar este domínios no momento exato da liberação.

    Acho que vale a pena saber que isto existe (como informativo), mas não recomendo usá-la.

    Se for pego, pode ser até #banido#!

    Agora concordo com você que a maioria das agências farão o feijão com arroz. Acho que até menos…

    Grande abraço e parabéns pela segunda edição!
    Paulo Rodrigo

  45. Para Fred:

    Ótimo comentário, olha que questão interessante.

    Não é ético comprar um domínio porque ele já tem uma reputação? O domínio inclusive não deveria valer mais por ter uma reputação? O Google pode definir que a reputação de um domínio não pode ser transferido para outro ?

    Observe que existem milhares de empresas que atuam neste mercado profissionalmente (listei algumas acima), elas não são éticas, então?

    Acho a questão mais complexa do que Ético x Aético. Existem inclusive organizações que fazem lobby junto a ICANN para defender e ampliar este uso. Para estas instituições, a compra, venda, e transferência de domínios deletados é totalmente ético e um direito que deve ser preservado pelo mercado.

    [ ]s

    Ricardo

  46. Muito interessante esta informação. Ha anos acompanho esse mercado, onde empresas registram domínios expirados.
    Deve ser um negócio de muito lucro.

  47. Caros leitores:

    Acho que vale a pena relacionar alguns sites/Registrars especializados na venda de domínios deletados com o objetivo de complementar o artigo:

    a) http://www.Pool.com
    Um dos mais conhecidos. Você faz uma backorder e apenas se o Pool conseguir o domínio vc paga (US60).

    B) http://www.deleteddomains.com
    O membership custa US100/ano

    c) http://www.domainbroadcasting.de
    Especializado em domínios ccTLD (country code top level domains).

    d) http://www.justdropped.com
    Com keyword alert, que avisa quando um domínio que será deletado possui uma determinada palavra-chave !

    Enjoy !

    Ricardo Vaz Monteiro

  48. Para Rochester:

    Acho que é questão de tempo até o google ?corrigir? isso.

    Pois é, ele dizem que já corrigiram (faz tempo inclusive), porém continua funcionando. Então eu concluo que existam 3 possibilidades:

    a) Talvez eles tenham dito que corrigiram, mas na verdade não podem efetivamente corrigir.

    b) Corrigiram parcialmente. Por exemplo: zeram o pagarank do domínio deletado, mas não zeram a data de registro (dado importante na reputação de um endereço).

    c) Ou talvez funcione em um caso e não em outro. Exemplo: zeram apenas domínios com PR

  49. Acho que é questão de tempo até o google corrigir isso.

    Mas conteúdo é o rei. Meu site com menos de 1 mes pegou a atualização do Page Rank e tem PR4. Apesar de não ter aumentando desde então 🙂

    Rapaz, muito bom vc responder os comentários, é raro isso por aqui 😀

  50. Obrigado pelos comentários. Algumas respostas:

    a)Para Nacara

    Registrars acabam operando como atravessadores que pegam o domínio deletado e o colocam a venda pelo preço que quiserem.

    Existem Registrars especializados na venda de domínios deletados e registrars especializados na compra destes domínios para uso próprio. Observe que o preço de um domínio já reservado (aftermarket) não tem absolutamente nada haver com o preço de uma nova reserva. Uma nova reserva custa apenas +- R$30/ano, porém um domínio no aftermarket pode valer milhões. Obviamente centenas de empresas viram esta oportunidade e se jogaram neste mercado. A maioria com o objetivo de compra para uso próprio! Todo mundo sabe que o mercado primário (primeira reserva) será substituído progressivamente pelo secundário !(onde os preços explodiram, sugiro que leiam outro artigo sobre este tema publicado por mim aqui no webinsider).

    b) Para Fábio Ricota e Cadu

    Comentário interessante. De um lado o Google não quer que exista um mercado de reputações, visto que isso prejudica seu core business, porém ao mesmo tempo, também não pode evitar que um domínio transfira sua reputação para outro. Muitos que operam neste mercado compram o domínio e colocam conteúdo relevante.

    Alias, considero este o âmago do SEO, entender como as rotinas do Google funcionam e utilizá-las ao máximo em seu proveito, sem no entanto fazer algo que o prejudique. Porém vale lembrar que toda informação dada pelo Google também tem que ser questionada ! Já que ele tem interesse direto na questão. O Google tem interesse num mercado de reputações e venda de links ? Não ! Até que ponto ele pode coibir, ou penalizar isso ? Esse é o fiel que qualquer profissional da área de SEO tem que avaliar.

    🙂

  51. Eu não considero isso uma boa prática. Até porque, se o site em questão não possuir conteúdo relevante, com o passar do tempo, perderá o Page Rank. Ou seja, todo esse esforço irá por água abaixo.

    Ainda há muito o que se aprender com a web. Tudo é muito novo e mesmo os mais experientes ainda não conseguiram chegar a uma receita ideal.

    Acredito que o dia que alguém descobrir como realmente funciona o sistema do Google, estará milionário. E o Google vai ter que correr atrás.

  52. Olá Ricardo,

    Achei muito bacana o tema abordado no artigo e as suas explicações, mas só um adentro, esta prática é ilegal segundo as guidelines do Google, visto que domain farm é um técnica considerada black hat. Isso pode elevar o teu pagerank se você fizer corretamente, mas ao apontar vários domínios para o seu novo dominio, você pode ser punido pelo Google com certeza.

    Segue o item do Google Guidelines no qual se encaixa:

    Avoid doorway pages created just for search engines, or other cookie cutter approaches such as affiliate programs with little or no original content.

    Para quem tiver interesse em saber mais sobre as Guidelines do Google:
    http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=en&answer=35769

  53. Não acho que existam mágicas a serem feitas neste tipo de negócio, já que apenas alguns conseguem o acesso privilegiado à informação. Desta forma os Registrars acabam operando como atravessadores que pegam o domínio deletado e o colocam a venda pelo preço que quiserem.

    Além disso o Google tem mudado muito seu sistema de busca e percebo que o que faz um site aparecer bem posicionado é uma combinação de otimização do site com conteúdo original e relevante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *