A escolha do assunto no e-mail marketing

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É comprovado que o assunto é fator determinante na escolha entre ler, apagar ou ignorar os e-mails. Pesquisas apontam que 35% dos usuários abrem seus e-mails de acordo com o conteúdo do assunto, sem esquecer que você está sempre competindo com muitas outras mensagens nas caixas de leitura para conquistar um pouco da atenção dos usuários.

Usuários domésticos recebem cerca de 35 mensagens/dia, enquanto usuários corporativos recebem cerca de 100. O objetivo principal de criar um bom texto para o ?assunto? é aumentar a taxa de leitura, um dos principais indicadores de resultados das ações de e-mail marketing.

Se o usuário lê, ele está confirmando que recebeu sua mensagem e inicia um relacionamento com sua empresa.

Geralmente ações de marketing direto buscam estimular a resposta do usuário, o famoso call-to-action. Você envia a mensagem esperando que ele interaja de alguma forma com sua comunicação (geralmente clicando em algum link ou encaminhando para um amigo).

Essas são as primeiras conquistas: converter não leitores em leitores, para depois transformar leituras em cliques; o usuário Recebe -> Lê -> Clica (e com um bom trabalho ->clica, clica, clica…)

Como construir um bom assunto (subject)

Mas como fazer a diferença no meio de tantas mensagens? É preciso muita criatividade na elaboração do assunto.

  • procure informar e apresentar alguma coisa valiosa, instigue o usuário a ler o e-mail;
  • escreva um assunto relevante à mensagem (se o usuário não encontrar nada relacionado no conteúdo do e-mail ele ficará frustrado);
  • personalize com informações do usuário (nome, cidade, estado) e reforce sua marca/produto para que o usuário tenha mais confiança para clicar;
  • sempre que possível use uma pessoa diferente de quem criou o e-mail para redigir o assunto;
  • faça um teste com os e- mails que você recebe: quais assuntos mais lhe atraem? Use a mesma inspiração;
  • evite usar textos muito longos. Cada leitor de e-mail mostra um número de caracteres como limite, 50 é um número razoável;

Um ponto de atenção é o fato de que o assunto é um dos primeiros itens analisados pelos provedores na busca por mensagens de spammers, principais inimigos dos profissionais que praticam as boas práticas do marketing de permissão. Então é preciso cuidado com assuntos que levem palavras já tarimbadas por mensagens enviadas em massa.

Algumas ferramentas de envio já oferecem recursos para analisar a chance de sua mensagem ser classificada como spam antes de efetuar o disparo. Isso pode lhe garantir alguma segurança.

Construir um bom assunto faz toda a diferença nos resultados de suas ações de e-mail marketing. Dedique-se para criar algo interessante que incentive a leitura da mensagem. Lembre-se que o início do relacionamento começa com um bom assunto e o próximo objetivo é transformar as leituras em cliques… [Webinsider]

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<strong>Fabio Nunes</strong> (fabio.nunes@zartana.com) é Diretor de Serviços da <strong><a href="http://www.zartana.com" rel="externo">Zartana</a></strong> e <strong><a href="http://www.navita.com.br" rel="externo">Navita</a></strong> e atua na concepção e desenvolvimento de softwares para marketing direto.

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6 respostas

  1. Adorei a matéria.

    Talvés uma das maiores dificuldades em enviar um e-mail, seja o assunto da mensagem, não só em campanhas de e-mail marketing, mas também em correspondências normais.

    Parabéns pelo artigo.

  2. Gostaria de fazer um trabalho e conseguir obter o maior numero possivel de pessoas para contato pessoal e apresentação o produto. Esse trabalho será atraves de e-mail. Muito obrigado
    Wilson

  3. Fabio,

    Com certeza todos os aspectos que você citou são relevantes.

    E além de personalizar o e-mail marketing com nome, por exemplo, é à partir do envio da campanha, fazer uma análise sobre os links clicados, e assim, determinar mailings diferentes, por tipo de interesse. Ou seja, criar campanhas personalizadas também para o que o usuário gosta de ler e comprar. Desta forma, você ganhará leitores fiéis e dependendo do ramo de atividade, conquistar clientes, no caso de e-commerce.

    Abs,

    Alessandra

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