Segmente sua base de dados em busca de relevância

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Faz parte dos princípios básicos do marketing direto a comunicação dirigida e personalizada. Sabendo que seu público-alvo tem preferências distintas, culturas distintas e interesses distintos, para se obter melhores resultados é importante comunicar-se com cada perfil de audiência de maneira distinta. Relevância é a palavra mágica.

Trabalhar a segmentação de sua base de contatos para agrupá-la em listas de acordo com as preferências (também conhecido como clusters) é o primeiro passo para entregar mensagens mais relevantes para seu público. O ponto principal desta prática é garimpar na base de dados (o famoso data mining) e identificar os perfis de audiência mais apropriados para receber sua mensagem e responder ao call-to-action, o mais importante.

Cada tipo de cliente e cada campanha de marketing pode ter uma necessidade distinta de segmentação. Agrupar contatos por idade, sexo, localização geográfica ou perfil de compra são os mais comuns; procure identificar em sua próxima ação quais seriam os diferentes públicos que podem respondê-la.

Tome como exemplo o caso abaixo:

Imagine uma agência de turismo especializada em pacotes de estudo no exterior. Neste cenário você pode falar de maneira individualizada com pelo menos dois públicos distintos: jovens que viajam para curtir e aproveitam para estudar e adultos que aproveitam o período de descanso para aprimorar seus conhecimentos, isso para ser um pouco mais genérico, pois ainda pode ser levado em conta outros critérios.

Para o primeiro grupo você diz: Curta suas férias no exterior. Para o segundo, a mensagem deve ser diferente: Aumente seus conhecimentos durante as férias. É uma diferença sutil na comunicação e na execução da ação, mas ue certamente será percebida de maneira diferente por quem recebe e trará melhores resultados.

A diferença na comunicação pode ser tão simples quanto criar um assunto (subjet) diferente para cada perfil, ou você pode decidir preparar uma nova peça para cada grupo. Quanto mais personalizado, melhores os resultados.

A mudança na execução pode ser simplesmente agrupar os contatos de sua base por idade e gerar listas segmentadas: maiores de 30 e menores de 30 (jovens). Se quiser personalizar ainda mais, utilize o sexo também como critério: mulheres acima de 35 anos, homens abaixo de 35 etc.

Existem muitas formas de realizar segmentação. A utilização pode variar de acordo com sua necessidade e especialmente com as informações que você tem disponível no banco de dados. Imagine os resultados dessa ação utilizando uma mensagem genérica para todo o público. Como seriam os resultados? Faça testes a analise os resultados lado a lado, certamente os número serão surpreendentes.

Você tem um caso de sucesso? Participe, compartilhe suas ações práticas e experiências reais. [Webinsider]

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<strong>Fabio Nunes</strong> (fabio.nunes@zartana.com) é Diretor de Serviços da <strong><a href="http://www.zartana.com" rel="externo">Zartana</a></strong> e <strong><a href="http://www.navita.com.br" rel="externo">Navita</a></strong> e atua na concepção e desenvolvimento de softwares para marketing direto.

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5 respostas

  1. Andressa, uma dica que pode ajudar bastante é utilizar o email como canal para prestação de serviços, e não apenas para envio de propagandas.

    Você pode criar uma newsletter mensal com dicas de inglês, frases conhecidas, macetes de vestibular, enquetes, enfim, busque uma forma de gerar conteúdo que possa ser de interesse de seu público. Com isso sua empresa será automaticamente lembrada quando precisarem de serviços que você oferece.

    Fabio

  2. Boa tarde!

    Trabalho numa escola de idioma e utilizo muito o e-mail marketing, mas ultimamente não tenho tido retorno…
    Que tipo de propaganda poderia estar fazendo para chamar mais a atenção e ter mais retornos?

    Fico no aguardo.

    Obrigada…

    Andressa

  3. Raulice, construir uma boa base de contatos é realmente um grande desafio, e a melhor dica para este caso é começar. Comece o mais rápido possível coletando emails em todas oportunidades que você puder.

    Sempre que possível ofereça uma forma fácil para que o usuário se cadastre, disponibilize recursos do tipo ?enviar para um amigo?, apresente os benefícios para quem se cadastra (um brinde ou desconto, um testdrive de seu serviço, acesso a conteúdo exclusivo etc),coloque uma opção de OPT-IN em todos formulários de cadastro do seu site, peça para sua equipe de callcenter e suporte solicitar autorização para o envio de mensagens, colete e-mails dos participantes em feiras e eventos (faça follow-up agradecendo o cadastramento), contate seus clientes e ex-clientes e solicite autorização para adicioná-los, promova seu boletim em páginas de conteúdo
    próprio e de parceiros, sempre que escrever um artigo, convide o leitor a se cadastrar, divulge seu e-mail e formulário de cadastro em todo lugar
    possível, caixa de produtos, banners e pesquisas.

    Você pode encontrar mais dicas aqui

  4. Venho acompando já algum tempo,sobre o E-mail marketing através deste site.E acredito neste tipo de marketing, sobre um produto ou serviço a ser oferecido.Principalmente no meu tipo de serviço que é personalisado,o proprio nome já diz individual.E justamente p/ se fazer um E-mail marketing é preciso um banco de dados.É aí que eu me prendo, porque não sei por onde começar esse banco de dados. De que maneira?Como? A onde?
    Alguel pode me dar uma luz.Se poderem responder vou ficar agradecida,pelo o esclarecimento.Obrigada, Raulice Borges.

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