Colocar ou não SEO no plano de mídia?

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Não tenho pretensão de responder à pergunta acima, mas gerar um debate sobre esse assunto.

Segundo um post do dia 10 de outubro no ViuIsso? (blog do Michel), o Google fornece 60% das buscas realizadas no planeta. São 1,4 milhão de buscas na web a cada minuto.

O G1 no dia 22/11 publicou uma matéria falando no possível monopólio do Google no mercado dos buscadores e, segundo o portal SEMBrasil, um projeto profissional de SEO prevê diversas alterações técnicas e estratégicas para um website e, muitas vezes, leva pelo menos de quatro a seis meses para se obter resultados satisfatórios.

Outros dados importantes:

  • 70% dos cliques nos resultados de busca são gerados nos resultados naturais (busca orgânica);
  • 64% dos usuários de sites de busca não passam da primeira página de resultados;
  • 55% dos usuários de sites de busca clicam em apenas 1 (um) resultado;

[Fontes: SEM Brasil]

Depois de tantas fontes de informações confiáveis sobre estratégias de marketing para buscadores, cabe a pergunta: por que não colocar SEO no plano de mídia? Exatamente. Por que não alocar verba de mídia para desenvolver uma otimização de sites, focando um melhor posicionamento desses nos mecanismos de busca?

Se hoje a busca orgânica (resultado natural) é tudo isso que estamos vendo em números, estar bem posicionado nos resultados da busca orgânica é como fazer mídia espontânea do seu website. Nesse caso, não deveria existir uma verba para a otimização do site da campanha para os mecanismos de busca? Campanhas com ações mais longas, por exemplo?

Se a campanha está sendo feita do zero, o site para essa campanha pode ser planejado para obter um melhor resultado nos buscadores. Ótimo, mas nem sempre temos essa situação. Em alguns casos, o site já existe e está construído de forma completamente contrária a regras de SEO. Nesse caso, não cabe uma otimização?

Ter domínio de SEO significa dominar alguns conhecimentos técnicos como webstandards e microformats. Dependendo da estrutura da sua agência, o planejador de mídia online, não teria esse conhecimento. Esse profissional entende de negociação com o veículo, entrega da peça, impressão, CTR, entre outros. Ok! Esse profissional não sabe fazer banner em flash, mas sabe que deve alocar verba para um full expansível em um canal segmentado, por exemplo, certo?

Da mesma forma ele não poderia entender que um site não tem um título bom, não tem conteúdo relevante para possíveis palavras-chave da campanha e está com um PageRank ruim?

Não imagino ?um mídia? falando numa reunião que devemos criar uma classe css para um <h1>, mas imagino esse profissional falando que o uso de ações de mídia social pode aumentar o PageRank do site. O peso de ter o Outrolado ou o Viu Isso? colocando um link para o site de sua campanha, seu produto ou serviço, influencia no seu PageRank sim. Isso não conta? Não é importante?

Não podemos esquecer do que está escrito lá em cima sobre o prazo para resultados satisfatórios nesse tipo de trabalho. Ou seja, se nossa campanha tiver dois meses ou três, pode ficar complicado colocar o SEO no plano de mídia online.

Outro ponto importante é que em uma campanha existem objetivos, estratégias e ações que serão executadas. Se para obter sucesso você precisar otimizar o hotsite da campanha, faça isso, nem que seja necessário, você ?mídia?, se integrar com uma outra equipe em sua agência.

Talvez seja, por essas e outras que vemos outros departamentos nas agências cuidando do Search Engine Optimization, ou até a contratação de agências especializadas em SEM (Search Engine Marketing).

Normalmente uma campanha de mídia online não é feita para o Google, Yahoo ou para o MSN; ela é feita para os consumidores da marca ou do produto. Sendo assim, não coloque a tecnologia como prioridade, esquecendo o target de sua campanha. O Google não vai comprar seu produto, o que ele vai fazer é indicar o site onde o público alvo da campanha pode comprá-lo como resultado da busca.

Então, você que trabalha com planejamento de mídia online, dê sua opinião. O que acha? Você colocaria SEO no seu plano de mídia, deixaria outra área da agência cuidar do assunto, contrataria uma agência especializada ou tentaria uma integração? [Webinsider]

.

Gustavo Loureiro trampa com internet desde 1998 e escreve para o Webinsider desde 2006. Você encontra mais sobre ele no Digital Marketing Cube ou no SearchLab.

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7 respostas

  1. Creio que uma boa estratégia de SEO pode trazer resultados melhores do que não utilizar. A porcentagem de pessoas que clicam em um anúncio é muito baixa, mas se o anúncio for pelo menos relevante e atraído a página correta, creio que essa porcentagem ainda que pequena possa ser melhor do que nada.

  2. Olá Gustavo! Muito boa a matéria!

    O SEO e o SEM são ferramentas importantes demais para serem deixadas de lado em um projeto web. Hoje em dia, aqui na empresa, tentamos implementá-los em todos os nossos projetos.

    Como o Fábio e você mesmo disse, não servem apenas para o Google, mas quem deixa o Google de lado nesta história é hipócrita. O Google, como você mostrou, gera um retorno tão forte que não há mal nenhum em desenvolver um SEO e um SEM pra um site apenas para posicioná-lo bem no Google.

  3. Olá Fabio,

    Em momento algum eu disse que SEO é só para Google. A pergunta, não foi essa … 😉

    De qualquer forma, o que na minha opinião merolha a navegação é um projeto de arquitetura de informação.

    Abraços,
    Gustavo Loureiro

  4. Ola Gustavo,

    Bom texto.

    SEO deve fazer parte de um plano de mídia para alinhar a campanha de offline com online, principalmente. Para dar visibilidade nos mecanismos de busca. Para estar onde as pessoas estão quando procuram por informações na web.

    Não sou a favor de compra de links para melhor o posicionamento na busca orgânica. Funciona? Sim, funciona. Mas até a segunda página. Até os buscadores mudarem as regras do jogo. Até parar de comprar links.

    Pra mim link building vai contra a lógica dos buscadores, pelo menos pra mim. Link building tem ser algo natural. Vale muito mais a pena atrelar o projeto de SEO com uma ação de Social Media Optimization. 😉

    []s

  5. Grande Gustavo Loureiro…isso sim é um GRANDE tema para se discutir!

    SEO hoje em dia é uma realidade, mas muitas empresas parecem não reconhecer a sua importância por não saber o que é ou por julgar isso uma besteira. Lembro-me de quando muito se falava em CSS e tableless, e muitas pessoas rejeitavam essa idéia….e o que temos hoje no mercado?! 😉

    Muitas dessas agências tem problemas no planejamento dessas campanhas justamente pelo tempo que levam pra realizar o projeto, mas acredito que os robôs de buscas não levem mais que 3 semanas para achar os sites das campanhas…estou certo?! o.O Então por que não investir num treinamento para a equipe de web trabalhar no desenvolvimento do site (e de outras peças) baseados em nas regras de SEO?! Por que não montar campanhas virais verdadeiramente interessantes para se alcançar um tempo longo para uma campanha?!

    Desde que fui numa palestra sua, passei a estudar este assunto e venho acompanhando sempre posso este tema. E eu, que não sou bobo, aprendi muito sobre o tema e desenvolvo meus trabalhos baseados nessas regras. (OBS: não é jabá! 😉 )

    Espero que essas agências pensem melhor sobre este assunto, pois isso é altamente relevante! O mercado é gigante, e muita gente vai crescer às custas disso!

    Parabéns por lançar essa discussão, cara!

  6. Sem dúvida é preciso contratar um empresa especializada em SEO para administrar a campanha conjuntamente. Quem faz isso o tempo todo administra com mais agilidade e melhores resultados, e a agência entrega um melhor resultado final para o cliente!

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