O iPhone é ilegal!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Os leitores deste artigo provavelmente se dividem em dois grupos: os que já têm um iPhone e os que estão loucos para ter um iPhone. Recentemente, graças ao Deus Pai Todo-Poderoso e mais uns US$ 399,00 eu pulei do segundo para o primeiro grupo.

O iPhone é uma invenção do capeta, ou melhor, da Apple, o que para mim dá quase no mesmo.

O top gadget do século XXI dispensaria apresentações, mas digamos que tecnicamente o iPhone é um pequeno Multimedia Center com mobilidade. Psicologicamente ele é muito mais, é o brinquedo com o qual sonhamos desde o final da primeira infância.

Lúdico, interativo e com uma interface multi-touch, o iPhone abusa da máxima de usar a tecnologia para facilitar as nossas vidas e ainda, como quase todo produto Apple, é uma obra-prima de design, simplicidade e sofisticação.

O chato é que tem um monte de gente dizendo por aí que o iPhone é ilegal!

Eu, por exemplo, justo no inesquecível dia do ?unlock? do meu iPhone, semanas atrás, abri o jornal Zero Hora (sim, isso mesmo, eu ainda leio jornal em papel) de Porto Alegre e encontro lá a seguinte matéria:

?iPhone, um sucesso ilegal no Brasil…?

PQP, pode o brinquedo mais legal do mundo ser ilegal justamente no Brasil?

Sei lá, mas a julgar pela matéria do jornal Zero Hora, sim. Quando a matéria tenta explicar as várias faces da comercialização de iPhones no Brasil ela ?sentencia? que como o aparelho só funciona em alguma operadora nacional se houver o desbloqueio, que hoje não é autorizado, o ato de usar um iPhone fere a Lei do Software, de 1998! Portanto, é ilegal e os ?usuários? podem ser condenados a até dois anos de prisão!

Anhhhhh!?!?

Quer dizer que qualquer um de nós que comprou um iPhone e que, se aproveitando dos ensinamentos das comunidades de geeks e hackers interessados em quebrar o monopólio que vem sendo construído pela Apple e AT&T (por sinal, no melhor estilo Microsoft), desbloqueou (pagando ou não pelo serviço) o seu iPhone pode ser preso por até dois anos?

Bom, à luz da ?moderna? legislação brasileira, talvez.

Nos EUA, diferentemente do Brasil, existe uma legislação específica para a questão do direito autoral e da quebra de tecnologia de proteção contra a cópia, conhecida como Digital Millennium Copyright Act (DMCA). Segundo os legisladores americanos, descobrir um método para destravar o iPhone por conta própria não caracteriza uma violação ao DMCA. Vender um código, ou mesmo fornecer de graça, pode ter conseqüências.

No Brasil, essa questão foi bem debatida em algumas publicações e fóruns na internet e ainda não há juízo sobre esse tema; particularmente não acredito numa ação do Governo Lula, através do Ministério Público e da Polícia Federal, contra os perigosos usuários de iPhones desbloqueados!

Pelo sim, pelo não: publicitários e early adopters do Brasil, cuidado!

Num país seqüelado pela reserva de informática dos anos 80, com milhões de ?gatos? em postes de energia elétrica e centenas de milhares de residências com TVs a cabo ?pirata?, é difícil imaginar que perderíamos tempo com os usuários de iPhone. Mas quem duvida?

Ok, de qualquer forma, no meu caso, para poupar as autoridades de um longo processo que custaria muito ao Estado, aproveito o ensejo para me confessar um usuário recente e ?addicted?, mas adianto que jamais vendi ou trafiquei o meu conhecimento sobre o desbloqueio (até porque é só digitar ?iphone unlock? no Google). Aproveito ainda para avisar que tenho curso superior e, conseqüentemente, direito a cela especial.

À minha família, peço apenas que me perdoem e que cuidem do meu iPhone… [Webinsider]

.

Cesar Paz (cesar@ag2.com.br) é Board President na AG2 Nurun.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

50 respostas

  1. Pessoal adultos,galera da terceira
    Uma observação pra quem não sabe: as latinhas reciclaveis (na época de vcs q não tinham fone) teve sua comparação feita pelo maior laboratório de tecnologia do mundo e foi carimbada como o melhor meio de comunicação do mundo.

    Hoje já está prestes a ser lançado no mercado internacional que vem com especial memória ser extendida até a vingéssima geração!!! Tem tudo de bom e mais um pouco.

    Eu heim!?!Nem pensar.Na revolução dos timpanos!!!

  2. Axo q naum hein, aki mesmo no websinder tem a história do brasilero q desbloqueou o aparelho e foi informado pela Apple q isso naum é ilegal, e até o Mulla tem o celular e pediu pra ele desbloquear:

    http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/03/16/o-primeiro-iphone-destravado-no-brasil/

    Eu naum sou especialista em legislação, mas até onde eu sei, cópia de material protegido pelo direito autoral só caracteriza crime se o autor fizer queixa à polícia.

    Isso significaria q se a Apple ou algum representante legal naum reclamar, tá liberado.

  3. Caraca ai o pessoal anda muito invejoso por aqui .. Se incomodando tanto assim soh pq o cara curte o iphone ???

    O iPhone pode até ser pior q o N95, e é, e dai, grandes merda … pra q ter o melhor dos melhores ? no final das contas vagabundo nao deve nem usar 70% do q o celular oferece …

    O que vale mais mesmo é a diversao, a emocao, e nisso, nem se compara ter um iPhone … Alias, o iphone eh pra quem tem estilo, nao eh pra qualquer um 🙂 … o N95 eh bem a cara de gente tosca, obesa, nerd que pra tentar minimizar essas infelicidades que a vida impos acaba querendo ter tudo de melhor em bens materiais ehehehe

    Mal comparando eh q nem Wii e PS3 … quem quer diversao leva o wii … mongoloide nerd leva o PS3 … alias tem um video no youtube (wii x ps3) q eh sensacional hehehehe

  4. Bem galera, eu comparei os 2 aparelhos, e posso dizer com certeza que o N95 é superior ao Iphone de longe. Há sim toda a tecnologia que envolve o Iphone, concondo…mas se vcs usarem os 2 aparelhos por no mínimo 3 meses, verão que estou falando a verdade. O N95 na minha opinião é o celular mais completo no brasil.

    Uma observação pra quem não sabe: o N95 (na época do lançamento do Iphone) teve sua comparação feita pelo maior laboratório de tecnologia do mundo e foi carimbado como o melhor celular do mundo.

    Hoje já está prestes a ser lançado o N96 que vem com 16gb de memória podendo ser extendido até 24gb. Tem tudo do N95 e mais um pouco.

    Não se iludam, se comprar o Iphone é dar um tiro no pé.

  5. Bom… de fato o cunho da matéria é muito mais para mostrar alguns absurdos que só acontecem no Brasil.

    Porém só para complementar o que alguns dizem, tenho tanto o N95 quanto o Iphone.

    N95 – de fato tem GPS, tem bluetooth, tem camera de 5 mpx, tem Java, etc…porém o aparelho deixa a desejar em alguns pontos..o meu por exemoplo já deu problema 4 vezes..foi trocado 2 vezes pela fabrica e atualmente voltou para uma analise pois alguns problemas persistiram..

    Iphone- Deixa muito a desejar em tecnologia complementares como Java , GPS etc, mais em compensação não tive nenhum em problema em quase um ano de uso, perfeito, touch screen intuítivo (muito mais que o N 95), com um designer muito melhor que o N95 a qualidade do som a interatividade e ausabilidade transformam o Iphone na minha visão no aparelho quase perfeito, coisas que com o tempo serão aperfeiçoadas pela apple vai fazer a diferença daqui a algum tempo, já no N95 talvez falte um pouco de empenho da Nokia em oferecer uma aparelho um pouco melhor já que tem tantas funcionalidades, funcionalidades qualquer aparelho XING LING MP7 (até TV uhauaha) tem. Agora ter um hardware que tenha durabillidade para as tarefas do dia dia e uma usabilidade fora do comum acho que a Apple já conseguiu a questão é aperfeicoar…e nisso sabemos que a apple é muito mais incisiva do que a Nokia.
    Resumindo nem O Iphone é aparelho perfeito e muito menos o n95 bate o iphone, aindfa mais quando se fala de designer usabilidade e tecnologia (hardware) não tem nem comparação nokia e apple..porém o que seria do mundo se todos tivessem a mesma opnião.

  6. Eu sinceramente ainda não consigo entender como as pessoas se deixam convencer pela jogada de marketing da Apple.
    O iphone não tem 3g, não roda aplicativos Java e nem Flash, tem câmera de somente 2Mp, é cheio de bloqueios, não grava vídeo… Ou seja, já estava obsoleto quando foi lançado.
    A única função bacana nele é o touch-screen, mas este detalhe certamente não é bom o suficiente para convencer pessoas atentas a gastarem dinheiro com este aparelho.
    Como já disseram, existem inúmeros celulares que são muito superiores ao iphone, cheios de recursos e funções muito mais úteis do que apenas mover ícones com o dedo.

  7. Quem, desdenhou do iphone, não conhece a capacidade de seu processador. O iphone com sua configuração original é realmente limitado, porém com os aplicativos que podemos instalar e desenvolver para sua tela multitoque são incríveis, você pode ter, emulador de gameboy, supernintendo, baixar centenad de jogos, calculador HP, fazer música, é isso mesmo, com o app iband, você simula vários instrumentos, sem falar nos programas que descobriram capacidade escondida no iphone, como filmagem, zoom em fotos, mensagens SMS e MMS. Quando eu mesmo desbloquiei meu iphone, comecei a ver que não limites para seu potencial.

  8. realmente ninguem se entende,vai preso ou nao?e ilegal ou nao?qual e melhor nao interessa,quem nao tem cao caça com gato…

  9. Blair
    Realmente é isso que ocorre.
    O crime é de quem vende ele e traz para o Brasil ilegalmente.
    Se você possui a nota do produto e a nota for de fora você pode usar ele sim.

    Caso você tenha comprado de uma empresa Brasileira então uma lei foi infringida pela empresa. Lei onde o Produto não pode ser comercializado sem a autoriação da Anatel.

    Não quiz pronunciar meu nome nem o nome de minha empresa por que não venho aqui fazer propaganda. Apenas esclarecer tudo isto.

    Obrigado
    Atenciosamente
    NINGUEM

  10. Como diz o Luiz Melodia: ?quem tem, tem, quem não tem, não se conforma…?
    E ter, aqui, se refere a respeito pela opinião alheia, e não sobre possuir a melhor tecnologia. O problema da Internet, como referido acima, é que tem muito menino, navegando e opinando por ai, que ainda pensa que a vida é um grande torneio de futebol…
    Parabéns pelo artigo.
    A questão é instigante e bastante debatida tanto aqui como lá fora.
    Comprar um iphone lá fora, trazer para o Brasil (não necessita nem declará-lo, pois o valor é abaixo da cota), e desbloqueá-lo para usar como telefone celular, não afronta nenhuma norma brasileira e, assim, não é crime.

  11. Olá galera
    este assunto realmente é algo bem complicado

    mais deixe me falar resumidamente

    O iPhone possui diversas falhas em seu software que estão sendo arrumados através de atualizações pela Apple. Como a Microsoft faz com o Windows.

    Sim eu acredito que o iPhone é o melhor celular hoje em dia por causa de sua incrivel interface.

    Já sobre o iPhone ser ILEGAL. Isto é besteira, não há o que se preocupar.

    O caso acontece que a Anatel ainda não liberou a venda do iPhone aqui no Brasil. Por isto os unicos que estão podendo vender são o pessoal que faz Contrabando dele.

    Fazendo Contrabando dele você tem que desbloquea-lo para que ele possa funcionar com chips aqui do Brasil. Porém o desbloqueio corta funções, o desbloqueio funciona para a versão 1.0.2 que não possui as funções novas de bolsa google maps…. (versão 1.0.3) e também como o utilizador de um iPhone precisa desbloquea-lo aqui no Brasil isso acaba deixando-o apenas com a versão 1.0.2 (unica desbloqueada até agora) e sem atualizações de BUGS.

    Esta concerteza foi uma grande critica.
    E concerteza construtiva.

    Não quiz pronunciar meu nome nem o nome de minha empresa por que não venho aqui fazer propaganda. Apenas esclarecer tudo isto.

    Obrigado
    Atenciosamente
    NINGUEM

  12. Artigo legal (sic), comentarios idiotas – pelo menos 80% deles… as vezes liberdade de expressao e um saco.

    Esse povo xiita da nokia ou do linukz ou da M$ deveria primeiro *usar* um iphone e depois sair escrevendo opinioes pela internet. Nao, assistir video no youtube nao e o mesmo que usar.

    A proposito, eu nao tenho um, mas ja usei por alguns minutos… e realmente incrivel e esta em outro nivel, simplesmente nao tem como comparar com os outros.

    Essa mentalidade tacanha de nao gostar pq nao gosta e pronto e uma coisa muito infantil. Se vc se acha tao esperto a ponto de ser agressivo num comentario (a valentia de internet…), entao quem sabe escreve o seu proprio artigo do quanto o iphone nao presta e manda pro editor. Se vc for realmente tao esperto ele vai publicar…

  13. Li todos os coments aqui. Eu como designer grafico achei bonito o Iphone. O touch e talz tbm é um charme. Realmente algumas pessoas implicam com o fato dele nao ter bluetooth e camera de 2 MP (contra 5MP do N95). Pois bem, um dia desses quase adquiri um Nokia 5200 (o branquinho de slider com faixas azul ou vermelha). Ele se dedica especificamente a musica, o q deixa a desejar na cam, qualidade do visor e etc. Aí minha colega (e vendedora) me aconselhou a comprar um cel q atendesse minhas necessidades (cam boazinha, mp3, flip e bonito, cartao de mem e etc). Boom!!! Veio o motorola w510 e hj to feliz da vida.
    Aonde quero chegar? Quero dizer q quem gosta de Iphone gosta pelo q ele faz ou é. Eu sou amante da Nokia, mas to me surpreendendo pacas com a motorola q tem um aparelho de mesmo preço do 5200 porem muito melhor. Acho q a inovaçao tecno dos softwares realmente faz o Iphone charmoso, ele é um super multimidia. Agora se tu quer outras funcoes, compre outro.
    Liberdade de expressao e nao criticar o cara por adorar o seu iphone como o mane do primeiro coment fez. Alem do q o texto puxa muito mais pra politica q pelas coisas q o iphone faz.
    Meu caro, ta de parabens pelo artigo pois o dia q ganhei meu notebook hp, tbm fiz a maior media dele e ele nem o melhor do mundo. Mas pra mim é super e fiz o q vc fez com seu iphone: disse ao pessoal como fiquei feliz com meu brinquedo.
    See ya

  14. A discussão iPhone x N95 não é apenas tediosa, é idiota. Os dois produtos servem a mentalidades de usuário completamente diferentes e irreconciliáveis. Não são competidores diretos.

    O cara do N95, crente que descobriu a verdade absoluta, vai ficar repetindo como um robô a lista de features do seu telefone.

    O cara do iPhone, crente que descobriu a verdade absoluta, vai evidenciar a interface baseada em toque como se fosse a única coisa que importa. Comportamento, aliás, tradicional em relação ao Mac.

    O cara do Nokia, que não teve oportunidade nem vontade de testar a tal interface para conferir se estava perdendo algo, retruca que o tecladinho dá pro gasto e cita outros exemplos de touchscreen que são bem mais toscos e nada têm a ver com a implementação da Apple…

    O cara do iPhone desdenha teimosamente da necessidade dos recursos faltantes e promove o seu aparelho como sendo o fim da história, a etapa final da evolução terrestre. Sendo que daqui a três meses sai uma revisão do produto que vai fazer o que está na sua mão parecer pré-histórico.

    E assim avança sem fim essa disputa verbal entre surdos.

    Cada um que use o que tem sem ficar de rixa com o outro. Não faz sentido.

    Aparelhos multifuncionais sempre vão ficar devendo em alguma coisa. A tarefa dos designers é descobrir qual é o mínimo de recursos, dentro do custo de fabricação projetado, que atenda ao maior número de pessoas dentro do segmento de mercado determinado pelo pessoal de marketing. A minoria não atendida já pode acabar sendo em revisões futuras do produto. Com todo aparelho tecnológico moderno acontece esse processo. Caras muito bitolados em tecnologia, que não entendem de gestão de produto, podem nem querer entender o que estou dizendo. Mas fica aí a explicação pra quem se interessa pelo panorama mais amplo. A Apple domina tão bem esse panorama atualmente como a Microsoft há dez anos.

    A Nokia teve duas décadas para chegar ao refinamento dos celulares atuais, enquanto a Apple tinha a obigação de acertar logo na primeira tentativa. Até que quase chegou lá. A pior coisa do iPhone não é uma característica do aparelho em si, é o modelo de negócio ridículo e falho (atrelamento compulsório a uma operadora por país).

  15. Esqueci de falar….

    Para os que estão criticando o iPhone e seu paixão por ele.

    Tenho muito amigos da Microsoft babando por um, mas por motivos obvios nunca falarão.

  16. Muito bom!!!

    iPhone é mesmo um SHOW de tecnologia.

    A única coisa que a Apple pode fazer é começar logo a comercializar o produto no Brasil.. e olhe que não sei se vai dar certo.. porque.. quem tem algum dinheiro já tem um iPhone.

  17. mas adianto que jamais vendi ou trafiquei o meu conhecimento sobre o desbloqueio (até porque é só digitar ?iphone unlock? no Google). Etalê vc diz uma frase e se contradiz no parenteses??? hahaha saber que digitar iphone unlock no google já é um conhecimento sobre o desbloqueio… A lei ao meu ver não é assim absurda não,mas quando ela vai contra a nossa vontade, no caso usuarios de iphone, todo mundo acha injusta, mas não é a primeira nem a unica lei para qual ninguem liga no Brasil, a impunidade não é bonitinha quando não se prende os ladrões, mas quando da brexa para vc usar o seu celular ou baixar musicas na internet ai ta tudo lindo, concordo que algumas leis devem ser modificadas, mas indo contra elas não é o melhor jeito, eu sei que vcs são criativos e fazem um pouquinho só de esforçoconseguirim pensar em meios legais para o mesmo… abraços

  18. cela especial é apenas durante o processo. após ser processado e julgado você vai para a cela comum malandro, brincadeira mais só a parte do malandro hehe

  19. Tenho o Iphone a 5 meses, so tenho a dizer que vai demorar para fazerem algo no nivel do Iphone. Quanto ao gosto e preferencia eh o seguinte, e como bunda meu, cada um tem a sua, sacou. Parabens pela materia Cesar Paz.

  20. Adorei a reflexão de todos vocês sobre o que é bom e o que não é, se o aparelho é funcional ou não e toda a briga sobre a lei.
    Mas se no Brasil, lei fosse respeitada, os deputados corruptos deveriam estar na cadeia… ah e com cela especial ou não ( dependendo do ensino que tiveram, conforme afirma o próprio autor da matéria).

  21. Penso que, na verdade, o iphone em si que é ilegal no Brasil.
    É crime vincular a venda de um bem (o aparelho iphone) ao uso de um serviço (de determinada empresa de telefonia).
    Tem pena de 2 a 5 anos, conforme art. 5º, inciso II, da lei federal 8.137/90 (http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/L8137.htm).
    Essa conduta também é proibida na legislação da concorrência. Vide art. 20, inciso XXIII, da lei federal 8.884/94 (http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/L8884.htm)
    Para vender no Brasil, será obrigatório oferecer ele com a opção desbloqueado.

  22. Primeiro, é provável que 80% das pessoas que comentaram aqui nunca usaram o iPhone (eu inclusive). Então, a maioria das opiniões aqui é infundada.

    Segundo, se eu trouxer um iPhone comigo, de viagem dos EUA, e declarar, não é nem descaminho, nem contrabando, é direito.

    O problema realmente está no desbloqueio. Mas porque ninguém nunca reclama dos celulares trazidos do Paraguai? E aquele que é comprado no camelô?

  23. concordo q o iphone seja um divisor de águas, mas ele é só isso mesmo kra como assim só isso mesmo? Ser divisor de águas quer dizer q é um novo jeito de fazer celulares, é o pioneiro nessa área, isso é pouco para vc? Talvez seja, mas pata mim naum. Iphone modinha? Tudo q ta na midia é modinha, se ta na mídia é por algum mérito, nada vira modinha atoa.

  24. Meu Deus. O pessoal fica cada dia mais ignorante.

    Falar que o iPhone é um lixo é coisa de criança de 10 anos que não tem o mínimo conhecimento.

    Analisei várias vezes ambos aparelhos, N95, e iPhone. E posso garantir a todos vocês:

    O iPhone é o melhor celular atualmente.
    Sem discussão. Ganha do N95.

    E o pessoal fala: O N95 tem GPS!

    Nooooossa, que legal!
    O iPhone tem um aplicativo super-complexo do Google Maps com triangulação a satélite, que apesar de não ser tão preciso e moderno como o GPS, diz mais ou menos aonde você está.

    E pessoalmente, a função GPS é um lixo, a menos que você desmaie e acorde em algum lugar desconhecido com o celular no bolso. (clichê americano).

    Multi touch rules.
    Bye 🙂

  25. Primeiramente venho esclarecer que trazer iphone ao Brasil sem declarar na Aduana é crime tipificado como descaminho, e não contrabando como têm afirmado alguns. Concordo que o iphone seja um divisor de águas e mas ele eh so isso mesmo.

  26. hauahuahau

    essa foi boa

    não tem como comparar o nivel de desenvolvimento de software de empresas como Microsoft e Apple com outras como Nokia e Motorola.

    realmente nao tem como compararr…

    por isso eu uso LINUX e um N95 com symbian

    hahahaha

    cada uma q eh foda viu

    xD

  27. O Iphone é sim um divisor de águas no mercado de celulares, não tem como comparar a navegação do touch com o do teclado pequeno e estranho do N95. Como informado na matéria, o Iphone é um celular que tem como objetivo ser multimídia em sua totalidade. Tenho o Iphone desbloqueado e via Gift Card consigo assistir seriados como Prison Break e Terminator legalmente via Itunes. Navegar na lista de contatos para fazer uma ligação ou mandar um email é mais que intuitivo, é natural.
    Acho que agora a briga no mercado de celulares tomou um novo rumo o hardware bonitinho (motorolas da vida) não são mais fundamentais, virou comodity. O que importa é o software (o Iphone desligado parece.. um nada) não tem como comparar o nivel de desenvolvimento de software de empresas como Microsoft e Apple com outras como Nokia e Motorola.

    O bom disso é que quem sai ganhando é o consumidor.

  28. Para descarregar a consciência que você escreveu este artigo?

    É muito fácil ocultar nosso erro enfatizando o erro dos outros. Falando sobre gatos em postes, reserva de mercado, atrasos na justiça, monopólio, assuntos que tenho nojo só de pensar. Claro isso parece ser muito pior que pirataria, contrabando, desleixo, falta de ética…

    O problema hoje no iPhone passa por vários aspectos:
    1o se um assunto que já existe uma lei, não foi alterado com uma nova lei revogando-o, ainda é ilegal. Pode haver fóruns, debates, o que for.
    2o a pirataria – não o desbloqueio, a pirataria de estar trazendo para o país um produto não autorizado pelo fabricante. Normalmente o fabricante precisa reconhecer que você está autorizado a utilizar o produto, e se você comprou de alguém, este alguém precisa ter autorização do fabricante para importar e revender. O pior é que você tem o dever de saber disso. Imagina, vou importar 1 milhão de pares de Nike e vender com preço muito bom, a Nike no Brasil (minha concorrente) nem precisa saber, mas a imagem da marca dela está em jogo, isso não importa? Inclusive ela investindo milhões na marca?
    3o desrespeito a lei e contrato – se você não respeita a lei americana, porque respeitariam as nossas? De qualquer forma um contrato nos Estados Unidos tem validade jurídica lá e aqui, devido a tratados internacionais de comercio exterior. Senão poderíamos comprar e dar um calote, que não dá nada.
    4o como o Nicholas falou, não é homologado pela Anatel. Antigamente as operadoras exigiam inclusive a apresentação da NF para habilitar aparelhos, hoje como elas mesmas têm feito a venda dos produtos e o chip também mudou este sistema de habilitação, essa prática foi esquecida.
    Ultimo e não menos grave, como o dusuarez falou, o contrabando é um crime grave, principalmente se pagou apenas os $399+Frete não importa a quantidade. Comprar produtos contrabandeados também.

    Acho que deveria ter pulado algumas justificativas para seu erro, não minimiza-los. Deveria partir para o discurso, comprei e pronto!

    Mas o artigo foi bom para refletir.

  29. O texto é sensacional, Cesar. Sugere uma coisa muito mais profunda do que essa coisa de ser fã de produto A ou produto B. A galera passou batida na reflexão ética e nesse lance da legislação que tu colocou.

    Agora já que estamos aqui, vou engrossar o caldo com outra visão: sem essa de vasco e flamengo (Iphone e N95). Eu teria os dois se tivesse dindim. Iphone imbatível em e-mail, internet e firulas. N95 imbatível como aparelho telefônico e demais funções hightech. São dois produtos bons.

    A Nokia vai ter que ralar pra aprimorar design de produto. E a Apple vai ralar nas próximas versões do Iphone pra aprender a fazer telefone (coisa que a Nokia faz muito melhor). Enfim: Ninguém precisa tomar partido de um só como se fosse futebol. Liberdade de escolha (mesmo que cara pra burro entre essas duas opções).

    Abraços…

  30. Cesar,
    Nao curto o iPhone porque acho que é um aparelho com muitas limitações e uma propaganda maior ainda. Para usar um aparelho desse sem interface bluetooth, prefiro continuar com o meu aparelho atual.
    Quando ao uso ou não do iPhone no Brasil, certa vez recebi a informação de que todos os aparelhos celulares usados no pais devem ser homologados pela Anatel de forma que não entrem em conflito com a legislação de telecomunicações. Por esse mesmo motivo é que não temos os aparelhos originais sendo vendidos aqui, e sim aparelhos customizados pelas operadoras.
    E a cela especial… Isso só vale até o julgamento! Boa sorte! 😀

  31. Ok o Iphone é super legal.

    Mas Cezar acho que você exagerou um pouco na emoção e expos somente o que o aparelho tem de bom.

    Faltou um pouco de senso crítico e pelos artigos que você tem escrito tá claro pra mim que você é um mac maniaco.

    Mas desculpe o Iphone também defeitos, como chip, bateria, o próprio fato de nao ter botoes pode ser um contra pois você precisa estar olhando pra tela.

    Desculpe mas o seu artigo foi passional demais.
    Podia trocar o título por Declaraçao de amor ao meu lindo IPhone

    Pega leve na próxima meu caro

  32. Cada um tem seu gosto e eu entendo até mesmo alguém que ache o iPhone uma maravilha do novo milênio (o que ele não é). Mas a primeira fase do artigo é simplesmente absurda. Muita gente não tem o iPhone e não quer ter.

  33. A ilegalidade do iPhone no Brasil não está no desbloqueio, mas sim no fato de muitos iPhones entrarem no Brasil através de contrabando.

    Se alguém comprar apenas 1 iPhone no exterior pode usá-lo no Brasil sem problemas. O problema são os contrabandistas que trazem centenas de iPhones ilegalmente para o Brasil, sem o pagamento devido de impostos. Quem compra de contrabandista tb não paga imposto.

    As leis brasileiras não proíbem o desbloqueio. Você pode desbloquear um celular comprado no Brasil, desde que respeite o contrato com a sua operadora.

    Ao desbloquear o iPhone no Brasil você estará infringindo apenas o contrato de compra com a Apple, que proíbe o desbloqueio. Mas até aí a Apple não virá atrás de você no Brasil (e talvez nem possa).

    Teoricamente o Brasil também não é contra vender ou divulgar códigos de desbloqueio, pois não se trata realmente de uma pirataria de software. Afinal você comprou o software embutido no iPhone e pode fazer o que quiser com ele.
    Teoricamente, porque no contrato de compra da Apple você afirma que não poderá alterar o sistema. Mas, novamente, como o contrato foi feito no exterior, não sei até que ponto vale no Brasil.

  34. então o iPhone é iLegal. o.O

    essa legislação é fogo, acho que o cuidado que temos que ter com esse aparelho eh tanto quanto ter com os mp3.

  35. Amigo, não vejo essas coisas no iphone, desculpe, mas tem celulares que são muito mais divertidos. Acho que as atenções estão mais voltadas para o nitendo Wii e o notebook ultra fino.

  36. É, infelizmente, como já comentaram, já provamos a capacidade de ilegalizar o iPhone perdendo tempo proibindo CS e Everquest.

    É uma pena que as pessoas que hoje em dia ainda estão no poder sejam da geração anterior e não façam idéia das ações que tomam com relação às novas tecnologias.

  37. Era só o que faltava, só falta um juiz ai aparecer(como aquele que proibiu alguns jogos) e mandar prender os usuários de iPhone..

    vou te contar viu!

  38. ehhhhhhh beleza… ainda tem os cels desbloqueados, os videogames desbloqueados, os videocassetes e tvs desbloqueados para NTSC ou Pal-M e por ai a fora… perseguir usuarios de iphone seria perseguicao (nao configurei ainda meu teclado no OS) politica pois nao haveria outra razao. Me pergunto se o estado eh tao soberano assim para se governar… bom artigo.

  39. Como você pode achar um celular bom que possui uma camera só de 2mp, não tem java, não manda SMS, e não grava video?
    Você vai me desculpar, mas para quem diz que o Iphone é algo que sempre sonhou é ser um pouco ignorante em celulares.
    Ser iludido com um simples touch?
    Já existem celulares hoje no mercado que fazem o que o seu Iphone faz e muito mais com uma qualidade muito superior.

    E você é remunerado pela Apple fazendo esse tipo de propaganda e elogio?

    Para falar tão bem desse aparelho, prova que o senhor é daqueles que são influenciados e sempre acha estar na modinha estando com um celular desses e achando que ele realmente faz tudo como falam. O que apenas falta é conhecimento e muto mais pesquisa no ramo dos celulares.

  40. Num país seqüelado pela reserva de informática dos anos 80, com milhões de ?gatos? em postes de energia elétrica e centenas de milhares de residências com TVs a cabo ?pirata?, é difícil imaginar que perderíamos tempo com os usuários de iPhone. Mas quem duvida?

    Pois eles não foram perder tempo com a proibição e recolhimento do mercado de alguns jogos, supostamente socialmente subversivos, há poucos dias atrás?

  41. Victor,

    (comentou acima). Respeito sua opinião, mas o iPhone está longe de ser um lixo. Não conheço ainda o Nokia N95, que você afirma ser superior, mas sua opinião é radical demais.

    E o texto não é para babar o iPhone, pelo que entendi (pelo menos li até o fim), mas sobre certas situações legais que não fazem sentindo e acabam sendo derrubadas na prática.

  42. Nunca esqueço de um vídeo que ví no youtube, de uma propaganda que circula nos EUA sobre o fascínio de um grupo de pessoas pelo iPhone. Então, quando o dono do aparelho começa a explicar que ele é apenas AT&T compatible, que não dá pra tirar a bateria e nem o chip, entre outras coisas, o povo desanima..

    E eu acho que é isso mesmo, muito estardalhaço só pq ele tem a logo da maçã e pouco em reais funcionalidades.

  43. o iphone eh um lixo, desculpa

    mas nem consegui ler td seu artigo..

    ficou babando o iphone inteiro..

    eu acho o contrario, ele não nada do que eu sonhei, é apenas um aparelho pra quem acha q entende de tecnologia se achar o atualizado.

    sou muito mais feliz com meu N95, que tudo q o iphone e faz e mais um pouco.

    sem mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *